terça-feira, 16 de novembro de 2021

Governo Cidadão troca experiências com a primeira queijeira artesanal certificada no RN

O secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro, coordenador do Projeto Governo Cidadão, conheceu o processo produtivo da Fazenda Caju, onde funciona a primeira queijeira do tipo artesanal certificada pelo Governo do RN. A visita técnica ocorreu nesta sexta-feira, 12, e promoveu um importante intercâmbio de experiências, já que o Projeto é responsável pela construção e equipagem de 39 queijeiras pelo Seridó.

Localizada no distrito de Gravatá, em Ceará-Mirim, na Região Metropolitana de Natal, a unidade processa, artesanalmente, cerca de 30 litros de leite por dia que resultam em sete ou oito peças de queijo, segundo Marinho de Sousa, proprietário da fazenda.

Atualmente, a queijeira passa por uma espécie de entressafra e dos seus tachos estão saindo apenas queijos de coalho e ricota. No entanto, a unidade já produziu mais de dez tipos da iguaria, a maioria delas curadas durante pelo menos 30 dias, feitas com leite cru extraídos de vacas da raça Gir Leiteiro. Seus queijos têm receitas únicas e levam nomes de localidades da região, como Vale Verde, Guaporé, Mucuripe e Oiteiro e ganharam visibilidade nacional este ano, quando foram mostrados em reportagem no programa do chef Edu Guedes, na Band. “Enquanto uma queijeira industrial pasteuriza o leite, a artesanal usa o leite cru, mantendo os tais lactobacilos vivos”, explica Marinho. “Dessa forma, temos um produto vivo e rico em nutrientes e em sabor”.

Lei do Queijo

Esse processo artesanal foi certificado pela primeira vez pelo Governo do RN em 2019, quando a governadora Fátima Bezerra entregou pessoalmente a Marinho o documento e o selo emitido pelo do IDIARN - Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN atestando que a propriedade é livre de tuberculose e brucelose e que seguiu os parâmetros traçados na Lei Estadual nº 10.230, de 7 de agosto de 2017, que trata da produção e da comercialização de queijos e manteiga artesanais do Rio Grande do Norte – Lei Nivardo Mello.

Na época, a certificação foi considerada um marco histórico, pois atendeu um anseio antigo dos produtores artesanais já que expande sua produção e qualificação, mantendo a tradição artesanal e preservando a cultura gastronômica norte-rio-grandense. Marinho faz parte da quinta geração de uma família seridoense produtora de queijo a partir do leite cru e buscava há anos a certificação.

39 queijeiras no Seridó

Por meio de duas cooperativas - Agropecuária do Seridó (Capesa) e dos Agricultores Familiares do Seridó (Coafs) – o Governo do Estado está investindo R$ 20 milhões na construção e equipagem de 39 queijeiras situadas, não por acaso, no Seridó, região da família de Marinho, conhecida pela alta qualidade de seus queijos de manteiga, de coalho e manteiga do sertão.

Todas as 39 unidades são beneficiárias do Edital de Leite e Derivados do Governo do Estado, Governo Cidadão e Secretaria de Estado da Agricultura da Pecuária e da Pesca (SAPE), com recursos estaduais viabilizados junto ao acordo de empréstimo com ao Banco Mundial, e passarão a atuar em prédios que atendem os padrões sanitários vigentes. Além disso, as sedes da Coafs e da Capesa ainda receberam, respectivamente, reforma e usina fotovoltaica para fornecimento de parte da energia consumida. No caso da Capesa, a usina servirá ao funcionamento das unidades de beneficiamentos ligadas à cooperativa. As queijeiras já estão em fase de instalação dos equipamentos.

Este é um fomento que incentiva a produção agropecuária, proporciona a geração de trabalho e renda, agrega valor e fomenta uma cadeia produtiva que envolve outros setores como os de embalagens e distribuição.

Intercâmbio

As queijeiras estruturadas com verba estatal atuarão como mini-indústrias e também poderão adotar a produção artesanal e pleitear a certificação conquistada pela Fazenda Caju. “Viemos conhecer a experiência da Fazenda Caju para compartilhá-la com os nossos beneficiários e apontar mais esta possibilidade de mercado aos seus negócios”, disse Fernando Mineiro.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estima um total de 170 mil produtores de queijos artesanais no Brasil. De acordo com a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE), há 315 unidades produtivas deste tipo nos 17 municípios desta região.

PUBLICIDADE




Governo segue promovendo capacitações para o fortalecimento da pecuária leiteira do RN

O Governo do RN segue trabalhando pelo fortalecimento da pecuária leiteira, por meio da melhoria genética do rebanho potiguar. Nesta terça-feira (9), o secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro esteve em Cruzeta, no sindicato dos trabalhadores rurais, para estabelecer a próxima capacitação que vai tratar de inseminação artificial de bovinos e caprinos.

Acompanhado do gerente da UES SAPE RN, Fabiano Lima, do analista em Extensão Rural da EMATER-RN, Cláudio Lima, e do veterinário da EMPARN, Márcio Medeiros, o secretário tratou da qualificação que acontecerá entre os dias 04 e 10 de dezembro de 2021, em uma parceria do Poder Executivo Estadual com a Prefeitura do município.

Participaram do encontro beneficiários do Edital do Leite do Projeto Governo Cidadão e proprietários de queijeiras em Cruzeta, Roseane Soares, Natanael Medeiros e Cypriano Araújo – que também é vereador de Cruzeta; o prefeito Joaquim José de Medeiros; o secretário e a coordenadora municipal de Agricultura, João Maria de Araújo e Aline Caline; e a presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais, Kátia Albertina.

A capacitação seguirá os moldes da que ocorreu no município de Paraú, em outubro passado, quando 12 produtores rurais foram qualificados na área com aulas teóricas e práticas.

PUBLICIDADE


Projeto “Cinema no Bairro” Será reiniciado hoje terça-feira (16) em Carnaúba dos Dantas


Será realizado nesta terça-feira (16) ás 19:00hs próximo ao Supermercado Zé Cardoso em frente ao Studio do Dj Oksom em Carnaúba dos Dantas a 5ª edição Projeto “Cinema no Bairro”. O projeto foi iniciado em 2019 pelo empresário no ramo de Gás de Cozinha (Delim Gás)

Todos os presentes poderão assistir o filme Godzilla Kong, lembramos que haverá sorteios para todos os que estiverem presentes no local.

1º sorteio um Gás de cozinha doado por Delim Gas,

2º sorteio um vale compras no valor de R$ 50,00 reais no Vila Grill. Haverá distribuição de pipoca grátis para todos os que estiverem presentes no local.

Realização: Delim Gás & Vila Grill.

PUBLICIDADE