quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Imagens do Boqueirão em Parelhas feitas por drone mostram baixo volume de água do reservatório.

Parelhas, está enfrentando uma grave crise hídrica por causa da estiagem prolongada que afeta a região. A barragem Boqueirão, que abastece a cidade e os municípios vizinhos, está com o nível de água muito baixo, colocando em risco a segurança e a qualidade de vida da população.

A barragem Boqueirão, que oficialmente recebe o nome de Ministro João Alves, foi construída em 1988, com o objetivo de garantir o abastecimento de água da região, além de promover o desenvolvimento da agricultura e da piscicultura. A barragem tem capacidade para armazenar 84,8 milhões de metros cúbicos de água, mas atualmente está com apenas 10% desse volume, segundo dados da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH).

O blog Atualize Notícias registrou de drone, nesta terça-feira (28), a real situação da barragem, que é preocupante. As imagens mostram a grande extensão de terra seca, onde antes havia um espelho d’água. O rio Seridó, que é barrado pela estrutura, também está com o fluxo reduzido, dificultando a navegação e a pesca.

A situação da barragem Boqueirão é reflexo do fenômeno climático El Niño, que provoca o aquecimento das águas do Oceano Pacífico e altera os padrões de chuva em várias partes do mundo. Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), o El Niño se desenvolveu rapidamente em 2023 e pode atingir seu pico no primeiro semestre de 2024, sendo um dos mais fortes já registrados. A previsão é que 2024 seja um ano ainda mais quente que o atual, que já caminha para se tornar o mais quente da história.

Para Parelhas, isso significa que as chuvas devem continuar escassas nos próximos meses, agravando a situação hídrica. De acordo com o site Tempo Agora, a previsão para o fim de novembro de 2024 é de sol com algumas nuvens e não há expectativa de chuva. A temperatura deve variar entre 21°C e 34°C, com umidade relativa do ar entre 30% e 70%.

Diante desse cenário, é fundamental que a população adote medidas de economia e uso racional da água, evitando desperdícios e vazamentos. Além disso, é preciso cobrar das autoridades competentes ações de gestão e planejamento dos recursos hídricos, como a manutenção e a fiscalização das barragens, a implantação de sistemas alternativos de captação e distribuição de água, e a conscientização ambiental da sociedade.

A barragem Boqueirão é um patrimônio histórico e ambiental de Parelhas e do Rio Grande do Norte, e precisa ser preservada para garantir a sustentabilidade e o bem-estar das gerações presentes e futuras.

Imagem de drone do blog atualize notícias mostra situação crítica da barragem Boqueirão em Parelhas

Fonte: Blog do Pássaro

PUBLICIDADE



RN registra maiores acumulados de chuva no Brasil em vinte e quatro horas

O Rio Grande do Norte registrou nas últimas 24 horas, os maiores volumes de chuva em apenas um dia no mês de novembro, classificado pela climatologia como quente e seco.  Foram 321 milímetros em Brejinho, no Agreste Potiguar, sendo o mais chuvoso do Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). Durante o ano inteiro o município registrou em torno de 600 mm.

No município de Extremoz (Litoral Potiguar) foram 261mm;

Monte Alegre (Agreste) 285;

Lagoa de Pedras (Agreste Potiguar) 250mm;

Lagoa Salgada (Agreste Potiguar) 241 mm;

 Natal choveu 194 mm;

Macaíba 197 mm;

São Gonçalo do Amarante 161;

Parnamirim 129 mm.

Esses volumes foram registrados nas estações da Emparn no período compreendido entre 7h00 do dia 27/11 às 7h00 desta terça-feira, dia 28/11/2023.

“Esse volume de chuva não foi detectado em nenhum sistema de previsão de tempo tendo sido influenciado pelo fenômeno El Niño. A chuva foi acompanhada de trovões e relâmpagos causados por formação de nuvens Cumulus Nimbus que não são formações comuns em áreas equatoriais e litorâneas. Este é mais um efeito do fenômeno”, explicou o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

A previsão para o restante da semana é de chuvas com volumes menos intensos. “Nunca tivemos chuvas com esses volumes no mês de novembro”, esclareceu Bristot.

A Emparn publica diariamente cinco boletins pluviométricos diários divulgados no seguinte endereço eletrônico: emparn.rn.gov.br, aba Meteorologia ou meteorologia.emparn.rn.gov.br

A Defesa Civil vem acompanhando as chuvas desde a segunda-feira (27) em contato com as coordenadorias de Defesa Civil dos municípios e fazendo atendimentos. O coronel Marcos Carvalho, coordenador da Defesa Civil, explica que os atendimentos são feitos diretamente por equipes do Corpo de Bombeiros Militar. “Estamos reunidos nesta manhã acompanhando a situação do Estado, com atualizações das previsões meteorológicas junto à sala de situação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), setor de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) e da própria Defesa Civil”, ressaltou.

O coordenador da Defesa Civil informou ainda que o Corpo de Bombeiros, disponibilizou equipes extras, que continuam de sobreaviso. “A madrugada foi toda de trabalho e apesar do volume das chuvas e do número considerável de pessoas afetadas, não tivemos nenhuma ocorrência de maior gravidade”, conforme dados da Defesa Civil, principalmente de Natal e Corpo de Bombeiros Militar.

Previsão dia a dia

28/11/23 - Terça-feira - Céu nublado com chuvas e trovoadas, céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.

29/11/23 - Quarta-feira - Céu parcialmente nublado com chuvas no Litoral, Vale do Açu e região de Mossoró, demais regiões céu parcialmente nublado a claro.

30/11/23 - Quinta-feira - Céu parcialmente nublado com chuvas no Litoral, demais regiões céu parcialmente nublado a claro.

01/12/23 - Sexta-feira - Céu parcialmente nublado a claro em todo estado.

02/12/23 - Sábado - Céu parcialmente nublado com chuvas no litoral, céu nublado a claro em nas demais regiões do estado.

Com informações da Defesa Civil

Fonte: EMPARN/ASSECOM

PUBLICIDADE



EMISSÃO DE IDENTIDADES: Câmara municipal de Acari comunica que as emissões de RG serão realizadas até amanhã quinta-feira (30)

A Câmara Municipal de Acari comunica à comunidade que as emissões de RG serão realizadas na Câmara Municipal de Acari até amanhã quinta-feira dia 30 de novembro. Portanto, aqueles que desejarem obter uma identidade, solicitamos que antecipem o processo e aproveitem esta oportunidade disponível na Câmara Municipal.

Os agendamentos podem ser feitos através do link disponibilizado na bio do Instagram da Câmara e também pelo WhatsApp (84) 3433-2207.

Para fazer seu agendamento através do link, acesse AQUI

PUBLICIDADE