quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Deputado Luiz Eduardo requer ações em segurança e infraestrutura para Santana do Matos

Crédito da(s) Foto(s): Eduardo Maia

O deputado estadual Luiz Eduardo (SDD) fez uso do horário dos oradores na Sessão Plenária desta quarta-feira (13) para destacar os requerimentos protocolados por seu mandato a partir de solicitações de moradores da cidade de Santana do Matos.

Entre os requerimentos, o parlamentar solicitou à Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesed) a disponibilidade de uma nova viatura policial do tipo caminhonete, além do aumento do efetivo da PM no âmbito do município.

“É necessário aumentar, urgentemente, na cidade de Santana do Matos, o efetivo policial. Isso é um requerimento feito pelo nosso amigo vereador Miro”, disse o deputado.

O parlamentar solicitou ainda à Secretaria de Infraestrutura (SIN-RN) a realização de um convênio com a prefeitura para a pavimentação de ruas nos distritos urbano e rural da cidade de Santana do Matos.

Fonte: Assecom RN

PUBLICIDADE



Projeto social “Boa Visão” ofertará exames de vista gratuitos no dia 15 de setembro na Câmara municipal de Acari

O projeto social Boa Visão, ofertará no dia 15 de Setembro, exames de vista gratuitos para a população acariense, no qual conta com o apoio da Câmara Municipal de Acari para realização.

Para realizar o agendamento, basta entrar em contato com o WhatsApp da Câmara (84) 3433-2207, ou comparecer ao local, e informar o Nome completo e o Telefone.

Informação: Somente as lentes serão pagas.

Data: 15/09/2023

Horário: 14h às 17h

Local: Câmara Municipal de Acari

Fonte: Facebook Câmara Municipal

PUBLICIDADE 



 

Está chegando o grande dia cavaleiros e amazonas, é este final de semana a final do Circuito Jacu de vaquejada na Parque Ana Francisca Dantas

Está chegando o grande dia para a maior e melhor festa de vaquejada do interior do Rio Grande do Norte, será no Parque de Vaquejada Ana Francisca Dantas no Povoado Rajada em Carnaúba dos Dantas neste final de semana a grande final do Circuito Jacu de vaquejada.

Na sexta-feira dia, 15 terá inicio a vaquejada com a previsão para terminar no domingo dia 17.

Na parte social teremos na sexta-feira dia 15 a inauguração da Churrascaria do vaqueiro, a animação será de Klenivaldo & Fagundes.

Ai no sábado dia, 16 no Clube do vaqueiro a festa vai ser de estouro, estarão subindo ao palco grandes artistas, são eles:

Rey vaqueiro, Placillio Diniz e Arnardinho Neto.

Não fique de fora! Venha comemorar este grande evento!

Realização: Parque Ana Francisca Dantas e Pulsação Eventos.

PUBLICIDADE 



 

Boletim CNM de setembro destaca união de prefeitos em busca de soluções para a crise nos Municípios

Já está disponível para download na Biblioteca digital da Confederação Nacional de Municípios (CNM) a edição de setembro do Boletim CNM. A publicação traz como principal destaque a mobilização que reuniu mais de dois mil gestores municipais na sede da entidade, em Brasília, em busca de soluções para a crise financeira que os Entes locais enfrentam atualmente. Nesse contexto, a publicação traz o alerta sobre o impacto de R$ 4,75 bilhões em 2024 no salário mínimo nas prefeituras brasileiras.

Uma grande reportagem apresenta os detalhes de um estudo da Confederação que aponta: 51% dos Municípios com dificuldades financeiras. “Mais da metade dos Municípios estão no vermelho, as receitas estão caindo e as despesas, muitas delas criadas contra nossa vontade pela esfera federal, só crescem”, aponta o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

A atuação da entidade no Congresso Nacional, encontro com bancadas e entidades estaduais, além de diversas reportagens sobre a CNM estão entre os destaques desta edição do Boletim.

Fonte: Agência CNM de Notícias

PUBLICIDADE



Pesquisa da Ufersa concorre a prêmio mundial de dessalinização

Uma pesquisa que beneficia diretamente três comunidades rurais do Rio Grande do Norte com tecnologias que promovem o uso adequado dos rejeitos gerados pelo processo de dessalinização é finalista do Prémio Global para Inovação na Dessalinização da Água (GPID, na sigla em inglês). Idealizada e coordenada pelo professor Nildo Dias, da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa), a pesquisa foi iniciada em 2009 e beneficia os moradores de Boa Fé, na cidade de Campo Grande (RN); do Assentamento Santa Elza e de Serra Mossoró, ambos localizado em Mossoró (RN).

“São várias investigações sobre a dessalinização”, detalha o professor Nildo Dias, que irá participar da cerimônia de premiação na Arábia Saudita, entre os dias 01 e 03 de outubro. “São pesquisas para destinar adequadamente o rejeito salino dos dessalinizadores em comunidades rurais como, também, estudos sobre os impactos ambientais do descarte do rejeito salino e avaliação da eficiência do uso das membranas de osmose reversa no processo da dessalinização”, complementa o pesquisador.

A tecnologia criada ao longo da pesquisa permite o aproveitamento de todo o rejeito gerado no processo de dessalinização. Além da água potável que chega aos moradores, as comunidades se beneficiam com a criação de peixes, com o cultivo de plantas e hortaliças e com a alimentação de animais.

Por Saulo Valle- Jornalista

Fonte: Carlos Felipe o fera da noticia

PUBLICIDADE



RN reforça parcerias para desenvolvimento de energia eólica offshore

O Governo do Estado reforçou nesta terça-feira (12) a parceria com dois gigantes das energias renováveis para a produção de energia eólica offshore no Rio Grande do Norte. A assinatura do aditivo com a Ocean Winds e de memorando de entendimento com a Neoenergia ocorreu durante a 14ª edição do Brazil Windpower 2023 que está sendo realizado em São Paulo, cujo tema central é “política industrial verde e transição energética justa: o protagonismo basileiro.”

O Rio Grande do Norte é líder nacional em potência instalada com 261 usinas eólicas em operação, totalizando 8.4 Gigawatts de potência instalada com mais de 2.800 turbinas eólicas em funcionamento. Além disso, estão em fase de construção 45 novos parques. A expectativa é que em 2026 o RN atinja 13,4 GW.  “Quando falamos de energia renovável, também estamos falando de desenvolvimento socioeconômico, soberania e qualidade de vida com uma dimensão de classe, étnica e de gênero”, disse a governadora Fátima Bezerra.

Ela lembrou que o memorando de cooperação mútua com a Ocean Winds foi assinado pela primeira vez em 2021. No primeiro momento o objetivo era estabelecer um marco regulatório e condições propícias ao desenvolvimento conjunto de projetos de energia eólica offshore no Estado. "Esta parceria se alinha com os objetivos regionais de aumentar a segurança energética e o avanço do setor no Rio Grande do Norte, ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento econômico e oportunidades de emprego para a população", ressaltou a governadora.

O Rio Grande do Norte é conhecido por seus recursos eólicos consistentemente fortes e confiáveis. A localização costeira da região oferece um ambiente privilegiado para o aproveitamento da energia eólica offshore. Nesse sentido, a OW busca atualmente a licença para o próximo projeto do Rio Grande do Norte, o Maral (2 GW).

“O Rio Grande do Norte está comprometido com a transição energética, sendo o estado que mais evoluiu na geração de energias renováveis nos últimos 10 anos. Temos uma nova fronteira a ser explorada. Temos convicção que esta parceria trará muitos frutos para o Brasil e para o Rio Grande do Norte, sendo uma oportunidade de desenvolvimento da cadeia de valor para a eólica offshore”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Jaime Calado.

Rafael Munilla, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Ocean Winds, destacou a importância da parceria. “Temos orgulho de estarmos com o Estado do Rio Grande do Norte, com o objetivo de garantir que nossos projetos eólicos offshore tenham o melhor impacto regional, apoiem a transição energética e proporcionem oportunidades de longo prazo. Para nós, é sempre uma prioridade incentivar a criação de uma indústria que seja sustentável, com foco em oportunidades de emprego locais diretas e indiretas", disse o executivo.

A segunda assinatura foi com a empresa Neoenergia. O Memorando de Entendimento (MOU) envolve o desenvolvimento de estudos para projetos offshore, além de apoio e logística para a infraestrutura portuária focado principalmente na cadeia industrial e cadeia de valor.

A governadora Fátima Bezerra destacou que a assinatura do memorando de entendimentos com a Neoenergia faz parte de uma sequência de desdobramentos de conversas e de reuniões com a companhia. “Sempre foi nossa intenção manter o Rio Grande do Norte na liderança brasileira na produção de energia limpa, e isso se dará através de interesses mútuos como, por exemplo, o que tem demonstrado o Grupo Neoenergia por meio de troca de informações e missões técnicas envolvendo as equipes da Neoenergia e as do Governo do Estado. Portanto, esse memorando vai ser muito importante para darmos segmento a essas conversas, sobretudo para o desenvolvimento de projetos offshore, além de apoio logístico para a infraestrutura portuária", enfatizou a chefe do executivo estadual.

A Neoenergia é parte do grupo espanhol Iberdrola, no Brasil desde 1997, sendo uma das líderes do setor elétrico. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, atua nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização.

“Essa é mais uma parceria que está alinhada à estratégia da Neoenergia. Somos protagonistas da transição energética no Brasil. Acreditamos que as novas oportunidades de negócios sejam pautadas pela descarbonização, inovação e desenvolvimento de novas tecnologias para geração de uma energia limpa, segura e confiável”, afirmou o diretor de Hidráulica e Offshore da Neoenergia, Marcelo Lopes.

Palestra

Pela manhã, a governadora participou da plenária "Panorama das Energias Renováveis no Brasil", ao lado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; do diretor executivo de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Mauricio Tolmasquim; de Luiza Demôro da Head of Energy Transitions; Fernando Elias, presidente do Conselho de Administração da Abeeólica.

"Considero este debate um dos mais importantes para nosso País e para o mundo. Nós, governadores do Nordeste, estamos todos muito antenados. O protagonismo que o Brasil aos olhos do mundo no contexto das energias renováveis é especial. O Nordeste está no centro principal desta agenda, pois vem do Nordeste a principal base. E tenho muito orgulho de dizer que o Rio Grande do Norte celebrará em 2024 uma década de liderança na produção de energia eólica no Brasil", ressaltou a governadora Fátima Bezerra.

Em sua fala, Fátima destacou a importância da realização de novos leilões de linhas de transmissão para escoamento da energia e a prorrogação adequada das medidas tributárias, proposta que está em curso no governo federal. O ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, com quem ele se encontrou no evento, reiterou o compromisso nesse sentido.

A governadora lembrou ainda que no primeiro mandato foi desenvolvido o projeto inovador do Polo Indústria Verde, o primeiro do Brasil originalmente para a produção do Hidrogênio Verde e seus derivados. "Eventos como este renovam cada vez mais nossa esperança e nossa confiança. Estamos diante do maior desafio da nossa geração. São três agendas imprescindíveis para consolidar o Brasil como a bola da vez, assumindo o papel da vanguarda no contexto da transição energética. O primeiro é a aprovação marco regulatório, em diálogo com o governo, com o setor produtivo e sociedade. A outra agenda é discutir o contexto da reforma tributária. É um debate que se faz necessário de forma justa e sensata. E, por fim, a transição precisa passar pelo crivo da transição justa energética", ressaltou.

Fátima Bezerra reforçou a importância da discussão com a sociedade.  "É preciso atentar que a transição precisa ser sustentável, inclusiva e justa. Os impasses do ponto de vista ambiental e social é o nosso grande desafio hoje. E para vencer esse desafio, somente com um debate feito com as comunidades tradicionais, com a sociedade, feito com transparência e sinceridade, buscando equacionar e mitigar o impacto do ponto de vista ambiental e social, para que este projeto inclua a população em suas regiões", destacou.

Fonte: SEDEC/ASSECOM

PUBLICIDADE