quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

CRI/CRA faz seminário de renovação técnica dos servidores

O Centro de Reabilitação Infantil e Adulto (CRI/CRA) realizou, nestas terça (10) e quarta-feira (11), das 8h às 17h30, no auditório da UNI-RN, o XIII Seminário de Reabilitação do Rio Grande do Norte e o IV Encontro de Gestores dos Centros Especializados de Reabilitação do RN. O tema foi “Habilitar e reabilitar: superando na prática os desafios". O público alvo foi de servidores do CRI/CRA e de todos os Centros Especializados em Reabilitação do RN. A abertura ocorreu na terça-feira com a palestra magna: “A Atenção integral no contexto de reabilitação: desafios e possibilidades”, proferida por Lilian Meire de Oliveira de Cristo, mestrado em Psicologia da Saúde e doutorado em processos do desenvolvimento humano e saúde pela UNB.


De acordo com o diretor do CRI/CRA, Ítalo Targino, o XIII Seminário de Reabilitação é um evento tradicional dentro do contexto do Centro de Reabilitação, que tem a proposta de renovação técnico e científica do servidor que atua na área de reabilitação em todo o RN. No seminário, ocorreu o encontro de diretores dos Centros Especializados em Reabilitação. Segundo Ítalo, por ser o primeiro e o maior centro de reabilitação, o CRI/CRA tem a missão de não apenas ofertar o serviço como também atuar como centro formador para os demais centros do Estado.

“Temos a missão de reunir todos os servidores dos centros especializados de reabilitação do RN para discutir a renovação técnico-científica, bem como a gerência desses serviços de uma forma integrada e regionalizada, assim como os princípios da rede da pessoa com deficiência do sistema único de saúde”, explicou.

O evento discutiu sobre as diversas temáticas que envolvem a reabilitação da pessoa com deficiência. Na programação, houve palestras sobre “Fluxograma na Atenção ao paciente com doença vascular periférica”, “Ampliação dos serviços no Centro de Reabilitação do RN,  “Atividade aplicada em pacientes estomizados”, “Construindo próteses de forma sustentável para pessoas com deficiência”, “Inovações no tratamento da Doença de Alzheimer”, “Microcefalia: Indicador para o diagnóstico de Doenças raras”, “Projeto de desenvolvimento humano por meio das atividades e terapias assistidas com equinos”, dentre outros temas.

 Fonte: ASCOM/SESAP



Hospital Giselda Trigueiro promove atividades de prevenção ao HIV/AIDS

Google Imagens
O Hospital Giselda Trigueiro (HGT), unidade referência no atendimento de doenças infectocontagiosas no Rio Grande do Norte, realiza uma intensa programação de atividades em alusão ao Dezembro Vermelho. De 16 a 27 de dezembro as ações serão realizadas em consonância com a nova Campanha de Prevenção ao HIV/AIDS do Ministério da Saúde que estimula o público jovem a realizar a testagem.

Na segunda-feira (16), a partir das 9h30, acontece a abertura oficial da programação com o Coral Vozes da Vida e Saúde, roda de conversa e testagem rápida para HIV. Até o dia 27 serão realizadas atividades como exposição dialogada na sala de espera do Serviço de Assistência Especializada (SAE), abordagem dos acompanhantes de pacientes no refeitório, Tenda do Conto para os trabalhadores do hospital, além de festa de Natal para as crianças internadas, encerrando na sexta-feira (27) com literatura de cordel e apresentação de talentos.

Será distribuído material educativo voltado para a prevenção, testagem e formas e tratamento ao HIV/AIDS e informações sobre a rede existente para tratamento. Nas rodas de conversa do Projeto “Vamos conversar sobre HIV/AIDS” serão abordados temas como: Profilaxia Pré- Exposição – PreP e Profilaxia Pós- Exposição- PEP.



Essa é uma ação conjunta do Hospital Dia, Núcleo de Educação Permanente, Coral do HGT, usuários, trabalhadores e gestores. “Esse trabalho da equipe pretende mobilizar o público jovem, estimulando a prevenção e orientando sobre a importância do diagnóstico precoce e adesão ao tratamento”, explicou a gerente do Hospital Dia do HGT, a enfermeira Roberta Cerejo.