quarta-feira, 4 de outubro de 2023

É lei: Festa do Boi é reconhecida como Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico do RN

Crédito da(s) Foto(s): Eduardo Maia

A Festa do Boi, também conhecida como a maior exposição agropecuária do Nordeste, agora é Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico do Rio Grande do Norte. A lei nº 11.549, de autoria do deputado estadual Taveira Júnior (União), foi sancionada pela governadora Fátima Bezerra e publicada no Diário Oficial do Estado da quarta-feira (27). O reconhecimento se deu a poucos dias da 61ª edição do evento, que acontecerá entre os dias 7 e 14 de outubro de 2023.

“A primeira Festa do Boi aconteceu na cidade de Parnamirim em 1962 e conta hoje com centenas de expositores e empresas que se instalam no Parque Aristófanes Fernandes durante o evento, além de comerciantes informais que ganham uma importante renda extra nos oito dias de festa, oferecendo uma vasta programação cultural, desde a instalação de parques para a diversão das crianças, até as feirinhas de artesanato, degustação de comidas típicas e show de artistas famosos que acontecem até a madrugada. Sem dúvida, trata-se de um evento de extrema relevância turística, cultural e econômica”, listou o propositor da lei, deputado Taveira Júnior.

A Festa do Boi 2023 é uma realização da Anorc em parceria com o Governo do Estado do RN, Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, SEBRAE e Prefeitura de Parnamirim. Patrocinam o evento: Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Governo Federal, Idiarn, Agência de Fomento do RN, Faern Senar, Assembleia Legislativa do RN, Fecomércio e Câmara Municipal de Parnamirim.

PUBLICIDADE


50 gestores do RN participam da mobilização municipalista em Brasília

Nesta terça-feira (3), Brasília torna-se o centro das discussões sobre os desafios enfrentados pelos municípios do Brasil. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reúne mais de 2,5 mil gestores municipais, incluindo 50 prefeitos e prefeitas do Rio Grande do Norte, na Mobilização Municipalista.

O principal objetivo dessas agendas é denunciar a crise financeira que afeta os municípios e buscar soluções efetivas para essa realidade.

A programação do dia 3 de outubro foi intensa e repleta de encontros estratégicos:

10h – Abertura da Mobilização “Municípios sem estrutura, população desassistida”

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães

15h – Audiência com a Controladoria-Geral da União (CGU)

Local: Gabinete do ministro da CGU

16h – Concentração no Salão Verde, seguida de caminhada em direção ao TCU

17h30 – Audiência no Tribunal de Contas da União (TCU)

Local: Auditório do TCU

O evento de abertura da Mobilização Municipalista reúne um expressivo número de prefeitos, ultrapassando 2,5 mil participantes. Essa mobilização, que se estende até amanhã, aborda uma ampla gama de questões cruciais enfrentadas pelos municípios brasileiros e envolve reuniões com representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, bem como órgãos de controle.

“Esse auditório tem quase três mil prefeitos, e isso mostra que essa mobilização tem força, e nossa luta vai levar melhorias para os cidadãos que estão lá em nossos Municípios”, disse o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, durante a abertura da Mobilização Municipalista.

Nesse contexto, os gestores municipais têm a oportunidade de se unir, compartilhar experiências e buscar soluções concretas para os desafios financeiros que afetam diretamente a qualidade de vida das populações locais.

A presença dos 50 prefeitos e prefeitas do Rio Grande do Norte demonstra o engajamento ativo do estado nesse movimento nacional em prol do fortalecimento dos municípios brasileiros.

Fonte: Blog Ismael Medeiros

PUBLICIDADE



𝗜𝗜 Feira empreendedorismo JEPP acontecerá nesta sexta-feira (06) em Acari

É com grande entusiasmo que convidamos a todos para a II Feira de Empreendedorismo do Projeto JEPP - Jovens Empreendedores Primeiros Passos, de Acari/RN, que acontecerá no dia 06 de outubro, às 18 horas, no espaço da rua Otávio Lamartine. Este evento é o resultado do esforço e dedicação dos alunos das escolas municipais em parceria com o SEBRAE ao longo de todo o ano letivo.

O Projeto JEPP tem como objetivo principal estimular o empreendedorismo desde cedo, fornecendo aos jovens estudantes as ferramentas e o conhecimento necessários para criar e gerir seus próprios negócios no futuro. Durante o ano, os alunos participaram de aulas e atividades práticas que os capacitaram a desenvolver suas ideias de negócios de forma criativa e sustentável.

Nesta 2ª edição da feira, os visitantes terão a oportunidade de conhecer os projetos empreendedores elaborados pelos alunos, que abrangem uma ampla gama de setores, desde produtos artesanais e serviços inovadores até iniciativas sociais. Além disso, será uma oportunidade única para apoiar e incentivar esses jovens talentos em seus primeiros passos no mundo dos negócios.

A II Feira do Projeto JEPP promete ser um evento inspirador e repleto de energia empreendedora. Esperamos contar com a presença de toda a comunidade, pais, amigos, empresários e todos aqueles que desejam apoiar o futuro brilhante desses jovens empreendedores. Venha fazer parte deste momento especial e conhecer as ideias inovadoras que estão surgindo em nossas escolas.

Contamos com a sua presença no dia 06 de outubro, às 18 horas, no Otávio Lamartine, para celebrarmos o empreendedorismo dos nossos jovens e juntos construirmos um futuro mais promissor para todos. Não perca esta oportunidade de se inspirar e apoiar nossos futuros líderes empresariais!

PUBLICIDADE



Mulheres defendem avanço de políticas públicas para construção da autonomia econômica

Crédito da(s) Foto(s): João Gilberto

A proposta inovadora da Política Nacional de Cuidados e o Plano Nacional de Cuidados, lançados recentemente pelo governo federal, com a missão de formular um diagnóstico sobre a organização social dos cuidados no Brasil, permearam as discussões da audiência pública realizada pelo mandato da deputada Isolda Dantas (PT), na manhã desta sexta-feira (29), na sede da OAB, em Mossoró.

A “Autonomia econômica das mulheres e o trabalho do cuidado” foi o tema do debate. “É um tema que sempre esteve presente na nossa luta. E como o Brasil voltou, estamos no momento de reconstrução do país e não é coisa pouca, porque foi destruído em todos os lugares, nos campos, na educação, na saúde, inclusive na luta das mulheres e temos que reconstruí-los em todos os cantos em que a gente está e isso não pode acontecer sem as políticas públicas para as mulheres. Mas a gente quer política pública qualificada, que possa de fato alterar as nossas vidas, porque não somos inesgotáveis, assim como os recursos naturais e estamos num momento muito propício para isso, porque é de reconstrução do país”, afirmou Isolda.

Depoimentos de mulheres de diversas categorias profissionais sobre a sobrecarga diária de trabalho fizeram parte da audiência pública. Elas exemplificaram situações do cotidiano na eterna luta para conciliar carreira ou estudo com o trabalho de cuidar da casa, dos filhos, familiares doentes, das tarefas domésticas, entre outros afazeres, impedindo, inclusive, muitas de terem a sua autonomia financeira. E com isso  engrossando as estatísticas de pobreza, “uma situação que não pode e nem deve ser naturalizada”, defenderam, por isso a necessidade de políticas públicas e do papel do Estado nesse debate.

A secretária nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres, Rosane da Silva, saudou a iniciativa do debate que lotou o espaço da OAB e disse que o presidente Lula tem trazido com centralidade o debate para retomar políticas públicas que de fato mudem a vida das mulheres. “Vários países têm desenvolvido essa política de cuidados e o presidente nos deu esse aval, de construir a partir de um diálogo social o que seria uma política nacional de cuidados, sabendo que o tema cuidado tem se transformado um assunto de Estado”, afirmou Rosane.

Conceição Dantas, titular da subsecretaria de Mulheres Rurais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) disse que para se discutir a autonomia econômica das mulheres rurais é preciso interligar a discussão entre o trabalho que elas fazem na roça, no quintal, com o trabalho doméstico. “Muitas vezes nossas reivindicações não cabem nas leis do estado, mas o movimento social está aqui pra isso”, afirmou, comemorando o anúncio de 90 mil “quintais produtivos”.

O Programa Quintais Produtivos é voltado para a promoção da segurança alimentar e nutricional e da autonomia econômica das mulheres rurais. Conceição também informou sobre o projeto piloto das lavanderias coletivas que o governo irá criar nos assentamentos: “A sociedade e o estado têm que se responsabilizar pelo trabalho doméstico e não somente as mulheres”, pontuou.

A secretária das Mulheres, da Juventude, Igualdade Racial e dos Direitos Humanos do RN, Olga Aguiar, representando a governadora Fátima Bezerra no evento afirmou: “A gente poderia sintetizar um assunto complexo e amplo em duas palavras: desconstrução e construção, pois foi um tema que teve avanços significativos nas duas gestões de Lula mas foi desconstruído a partir do golpe contra a presidente Dilma, mas estamos vivendo um momento muito importante, de resgatar, de reconstruir e não podemos perder essa oportunidade e a presença e participação dos movimentos sociais com pautas tão caras é fundamental”, afirmou.

Paula Rafaela Couto Duarte, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Mossoró, elencou as iniciativas sociais da OAB em prol das mulheres e que há avanços nos tribunais “que nas ações têm compreendido o trabalho invisível da mulher no lar para que também seja objeto de partilha”, disse.

A professora doutora Fernanda Marques, da UERN, afirmou que a universidade está atuando para avançar nessa pauta de direitos das mulheres e que discussões como essas de hoje são muito pertinentes: a universidade criou inclusive a UERN Mulheres. “O trabalho do cuidado a gente discute sempre de forma mais individualizada e não sob o ponto de vista do papel do estado como estamos fazendo agora”, elogiou. Ela faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as Relações Sociais de Gênero e Feminismo (GEF).

A coordenadora da Marcha das Margaridas do RN, que também é secretária de Mulheres da Fetarn, Jocélia Maria da Silva, disse da gratificação do movimento social em ter pautas atendidas pelo atual governo. “Ficamos felizes por saber que vamos ser ouvidas e temos um feedback dessas políticas, pois nada mais justo que essa pauta esteja num ministério, que foi uma das mais importantes conquistas e teremos oportunidades reais de apresentar nossas demandas tendo essa visibilidade que temos agora no governo”, citou.

A professora Mirla Cisne, também da UERN e do Grupo de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres,  disse que a Marcha das Margaridas trouxe mais oxigênio na reconstrução do Brasil. “A democracia que a gente defende precisa ser construída pelas mãos das mulheres. É importante o estado intervir, pois existe essa ‘responsabilidade natural’ da mulher para conseguir administrar  o trabalho de casa com suas carreiras e isso culmina numa falta de tempo inclusive para descansar, e de culpa também. O fim dessa sobrecarga é fundamental para se discutir economia, porque não basta boa vontade, mas condições e políticas públicas”, defendeu.

PUBLICIDADE


Resultado preliminar de habilitação da Lei Paulo Gustavo em Carnaúba dos Dantas, prazo para recurso é de hoje 04 até amanhã 05

Já se encontram disponíveis os resultados preliminares de habilitação da Lei Paulo Gustavo. O prazo para recurso é de 04 a 05 de outubro.

Confira abaixo os editais:

 

LISTA PRELIMINAR – EDITAL 001

LISTA PRELIMINAR – EDITAL 002

Fonte: Site da prefeitura de Carnaúba dos Dantas

PUBLICIDADE 



 

Carnaúba dos Dantas recebe o festival curta Caicó

O festival Curta Caicó tem o objetivo de fomentar a produção audiovisual na região Seridó com a realização de mostras de filmes, para estimular a formação de público, além da realização de oficinas de formação em cinema e debates com realizadores do segmento. Em sua 6ª edição, o festival expandiu suas atividades para diversas cidades do Seridó.

Na noite deste domingo (01), o projeto esteve em Carnaúba dos Dantas, na Praça Caetano Dantas, onde foram exibidos os seguintes filmes para o público:

Ternário (filme que foi resultado da oficina na escola João Henrique Dantas)

Tutuca, de Romualdo Queiroz (São João do Sabugi)

Tia Lica (Jardim do Seridó)

Ao final do evento, foi feita a entrega dos certificados aos alunos da Oficina de Cinema.

Fonte: Site da prefeitura de Carnaúba dos Dantas

PUBLICIDADE



RN abre 5,9 mil postos de trabalho com carteira assinada em agosto, diz Caged

Setor agropecuário foi o que mais contratou no RN em agosto — Foto: Wilson Moreno/PMM

O Rio Grande do Norte abriu 5.975 vagas de emprego com carteira assinada em agosto deste ano. É o que aponta o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta segunda-feira (2) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O resultado do mês foi o melhor de 2023, mas ficou abaixo das 6.857 vagas formais abertas em agosto do ano passado no estado, uma queda de 12%.

O saldo líquido é o resultado do número de contratações menos o número de demissões no período.

Ao todo, foram registradas em agosto:

22.036 contratações;

16.061 demissões.

Desde o mês de abril, o RN tem fechado, consecutivamente, os meses com saldo positivo. Janeiro e março foram os únicos meses do ano com saldo negativo (mais demissões que contratações) até o momento.

Cidades

A cidade de Mossoró foi a que registrou o maior saldo positivo em agosto. Ao todo, foram 1.409 novos postos de trabalho, oriundos de 3.862 admissões e 2.453 demissões no perído. Logo atrás, a cidade de Baía Formosa foi quem registrou o segundo maior saldo: 887 novos postos de trabalho em agosto.

Atividade econômica

A atividade da Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura foi a que mais abriu postos de trabalho em agosto no Rio Grande do Norte, segundo o Caged. Ao todo, foram 2.387 novas vagas.

As demais áreas, todas com saldo positivo, foram:

Indústria geral: 1.102

Construção: 677

Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas: 641

Serviços: 1.168

Fonte: G1RN

PUBLICIDADE