quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Cantora Francy Lima a Voz Romântica do Forró será uma das atrações confirmada na noite desta quarta-feira (18), no Pavilhão da Festa São Sebastião em Picuí/PB

A cantora mais top da Paraíba Francy Lima a Voz Romântica do Forró será uma das atrações confirmada na noite desta quarta-feira (18), no Pavilhão da Festa São Sebastião em Picuí/PB, além de Francy Lima terá também Sérgio Araújo.

Francy Lima convida toda região da Paraíba e Rio Grande do Norte para irem curtir este grande Show no Pavilhão da Festa São Sebastião em Picuí/PB.

Vale ressaltar que a Prefeitura Municipal de Picuí - Governo da Paraíba é apoiadora da Tradicional Festa de São Sebastião.

PUBLICIDADE



 

Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Jardim do Seridó realizou em 2022 distribuição de 467 mudas, sendo elas: 98 plantas nativas, 330 plantas frutíferas e 39 espécies distribuídas entre plantas ornamentais, exóticas e/ou medicinais

A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca durante o ano de 2022 realizou a distribuição de 467 mudas em Jardim do Seridó, sendo elas: 98 plantas nativas, 330 plantas frutíferas e 39 espécies distribuídas entre plantas ornamentais, exóticas e/ou medicinais.

O projeto de distribuição de mudas segue em 2023 e já entregou, apenas durante os primeiros dias do mês de janeiro, 42 mudas, sendo elas 19 frutíferas e 23 nativas.

A Secretaria informa que continua buscando a cada dia mais incentivar o plantio por parte dos munícipes com ações de distribuição de mudas na feira livre e realizando parcerias com Universidades afim de promover ações como essa que beneficiem o meio ambiente.


PUBLICIDADE 



 

Carnaúba dos Dantas: Será hoje audiência pública para debater implantação de Complexos Eólicos no RN

Será realizado hoje quarta-feira (18) em Carnaúba dos Dantas mais uma audiência pública para debater a implantação de complexos eólicos no RN. O empreendimento abrange uma grande área territorial no Seridó Potiguar e Paraibano, contando com 372 aerogeradores, 664,50km de rede de média de transmissão (RMT) e 269,89km de acessos, ocupando 1.599,31 hectares de área total, nos municípios de Carnaúba dos Dantas/RN, Parelhas/RN, Acari/RN, Currais Novos/RN, Picuí/PB, Nova Palmeira/PB, Pedra Lavrada/PB e Frei Martinho/PB.

O empreendimento muito nos preocupa, pois pretende se instalar numa área de serras com Caatinga preservada, que conta também com diversas comunidades e moradores, entre as quais de quilombolas, além de possuir uma das principais e mais estudadas concentrações de sítios arqueológicos do Brasil.

É muito importante que a população participe para conhecer e debater sobre o projeto e seus impactos. Principalmente considerando que, apesar do empreendimento abranger 8 municípios do RN e PB, essa é a única audiência pública prevista para escuta da população.

Seridó Vivo estará presente!

Local: Centro de Atividades Recreativas (CENAR)

Inicio ás 14:00hs

PUBLICIDADE 



 

Prefeitura de Cruzeta realizou reunião noite desta terça-feira (17) com os dirigentes de blocos Carnavalescos.

 Na noite desta terça-feira (17), foi realizado no centro de múltiplo uso a reunião com os dirigentes de blocos carnavalescos.

Em ampla discussão, os representantes em forma consensual aprestaram suas ideias para o bom êxito do evento, a gestão municipal acatou as sugestões e ficou definido os horários dos shows, local do evento, desfile da rainha e quenga do carnaval, arrastão com trio elétrico e data para anúncio oficial da programação.

O Prefeito Municipal Joaquim de Medeirinho agradeceu as pessoas que se fizeram presente e falou dos preparativos para o evento. “Para que possamos ter um bom êxito do nosso evento, com planejando e organização nos reunimos com os presidentes de blocos definimos o formato da festa carnavalesca, será um evento participativo e animado” finalizou o gestor

Estiveram participando da reunião o Prefeito Municipal Joaquim de Medeirinho, Secretária de Educação, Cultura e Esporte Maria Rosa, Secretário de Administração e Tributação Balfran Kattson, Assistência Social Francineide Medeiros, Coordenador de Eventos John Lennon, Subcoordenador de Eventos Sociais e Culturais Erivanildo Almeida e Chefe de Gabinete Franco Bareze.

Veja as fotos na integra:









Fonte: Assessória de comunicação da prefeitura de Cruzeta

PUBLICIDADE



Lei que regulamenta a produção agroecológica e orgânica no RN é sancionada

Avançar na produção de alimento sustentável, economicamente viável e socialmente justo. É com este objetivo que a governadora Fátima Bezerra sancionou a Lei nº 11.362, de 2023, que institui no Rio Grande do Norte a Política Estadual de Produção Agroecológica e Orgânica (Peapo). A matéria segue para publicação na edição do Diário Oficial desta quarta-feira (18). O objetivo é regulamentar o segmento no Estado.

“Isso é valorização e reconhecimento do papel dos agricultores e agricultoras familiares na produção de alimentos saudáveis, com o desenvolvimento do potencial que nosso estado tem. Vamos facilitar e promover a transição agroecológica, gerando trabalho e renda com respeito à natureza, ao meio ambiente e à saúde do povo potiguar”, afirmou a chefe do poder executivo estadual.

De autoria da deputada estadual Isolda Dantas, a lei busca articular e implementar programas e ações que estimulem a produção já existente no estado colaborando com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população.

“Essa política é uma garantia de que a agricultura familiar poderá contar com políticas públicas para facilitar e promover a transição agroecológica que significa, na prática, que a sociedade potiguar vai ter a produção de alimentos saudáveis”, explica o secretário estadual da Agricultura Familiar (Sedraf), Alexandre Lima.

A existência da Política Estadual proporciona condições legais para que sejam desenvolvidas ações de governo e alocados recursos do estado para implementação da Política, inclusive da política de crédito rural para a expansão dos produtos agroecológicos, orgânicos e da sociobiodiversidade. Com o aumento e melhoria da produção e do processamento desses produtos apoiados pela lei, o acesso a outros mercados deve potencializar aumento de volumes comercializados, gerando mais empregos, renda e tributos.

Dentre as principais diretrizes estabelecidas no Peapo estão: direito humano à alimentação adequada; a promoção de sistemas justos e sustentáveis de produção, a distribuição e consumo de alimentos, a garantia da autonomia e gestão da agricultura familiar, o fomento à criação de territórios livres de transgênicos e agrotóxicos e o incentivo a pesquisas aplicadas ao tema, dentre outros.

PUBLICIDADE



Prefeitura de Acari convida Coordenadores e equipes de Blocos Carnavalescos para reunião hoje quarta-feira (18)

Convidamos os coordenadores de blocos e de equipes para participarem de uma reunião amanhã, 18/01/2023, (Quarta-feira), no Prédio em frente aos Correios, na antiga Secretaria de Turismo, às 18h00, para tratarmos assuntos referentes ao Carnaval 2023. Sua presença é de grande importância!

Atenciosamente,

Coordenação do Carnaval 2023.

PUBLICIDADE