terça-feira, 23 de maio de 2023

Gestão do prefeito Joaquim de Medeirinho e da vice-prefeita Elismária Catarina tem aprovação de mais de 80% em Cruzeta/RN


Segundo os dados da pesquisa realizada pelo Instituto AgoraSei, nos dias 11 e 12 de maio 2023, 88,3% da população de Cruzeta/RN aprova a gestão do prefeito Joaquim de Medeirinho, da Vice-Prefeita Elismária Catarina e sua equipe.

A pesquisa do Instituto AgoraSei e do Blog Jair Sampaio, entrevistou 400 pessoas em todas as regiões do município, sendo 328 pessoas da zona urbana e 72 pessoas da zona rural. Os grandes investimentos em obras já executadas e outras em andamento, a relevância e a qualidade dos serviços prestados à população, nas áreas da educação, limpeza urbana, saúde, agricultura, organização administrava, assistência social, pagamento em dia e o equilíbrio das finanças, foram o diferencial para que a aprovação externasse um percentual tão alto.

Do total de pessoas entrevistadas, os números são esses:

88,3% (aprovam a gestão do prefeito);

5,7% (sem opinião ou não responderam);

6,0% (desaprovam a gestão).

A pesquisa também fez o levantamento acerca das eleições de 2024, que indica uma ampla margem de liderança para o prefeito Joaquim e a Vice-Prefeita Elismária Catarina, em um dos cenários Joaquim chega aos 64,0 % ante 6,8 % do segundo colocado Sally Araújo, Isa Carneiro 4,0 %, Dedyce Góes 0,3%,

Elismária 0,3%,

Medeirinho 0,3% sem opinião ou não respondeu 21,3 % e nenhum, branco ou nulo 3,0 %.

Na pesquisa, foram ouvidas 400 pessoas, sendo que o intervalo de confiança estimado (nível de significância) é de 95%, com margem de erro de 4% para mais ou para menos.

O Prefeito Municipal Joaquim de Medeirinho recebeu com alegria os números da pesquisa: ”A nossa Gestão segue trabalhando, fazendo a diferença na vida dos Cruzetenses e realizando ações em várias áreas, isso é fruto de muita dedicação e amor à nossa terra”, finalizou.


PUBLICIDADE



Governo do RN implantará feiras da agricultura familiar em 58 municípios

O Projeto Estadual de Feiras da Agricultura Familiar, que integra o Programa Estadual Mais Mercados, vai ampliar a oferta de alimentos saudáveis em todo o Rio Grande do Norte. O processo seletivo viabilizado pelo Edital 03/2023, direcionado à sociedade civil, foi concluído pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF) com 17 propostas aprovadas, que resultarão no incremento de 76 novas feiras da agricultura familiar, em 58 municípios, correspondendo a 35% dos municípios do estado. A seleção garante a presença do projeto nos 10 territórios potiguares.

“Esta ação amplia a oferta de alimentos saudáveis, além de contribuir para geração de trabalho e renda. Contemplamos uma comunidade quilombola [Lagoa de Pedra], do município de Luís Gomes, e uma comunidade indígena no município de João Câmara [Amarelão], bem como mulheres e jovens”, informou o secretário Alexandre Lima, referindo-se aos aspectos de igualdade racial e paridade de gêneros, cumpridos na chamada pública. Para esta iniciativa, financiada com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, via projeto Governo Cidadão, o Governo do RN está investindo R$ 1,4 milhão em infraestrutura. Cada feira terá o seu kit, composto por barracas, balanças, monoblocos, carrinhos de transporte e lixeiras.

De acordo com os termos do edital, são priorizadas as iniciativas sedimentadas em bases agroecológicas, que resultem em produtos orgânicos. O projeto de feiras, gerido na SEDRAF pela Coordenadoria de Acesso a Mercados, Agroindústrias e Cooperativismo, prevê a criação da Rede Estadual de Feiras da Agricultura Familiar. ”Para consolidar a criação das novas feiras, iremos a cada município contemplado para realizar oficinas com as famílias participantes. E em breve, lançaremos o edital voltado às prefeituras”, completou o coordenador, Emerson Cenzi.

Foram contempladas as propostas inscritas pelas entidades: Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e de Economia Solidária do RN - UNICAFES; Associação de Comercialização Solidária Xique Xique; Associação da Cooperativa da Agricultura Familiar da Fazenda Paz – ACAPAZ; Cooperativa Agropecuária Cacho de Ouro – COOPERCACHO; Cooperativa Agropecuária do Seridó – CAPESA; Cooperativa de Produtos Agropecuários de Umarizal – COOPAU; Instituto de Cooperação Agrícola Familiar do RN – ICAF; Cooperativa de Produção, Agroindustrialização e Comercialização dos Assentamentos de Reforma Agrária do Mato Grande e Grande Natal – COOAP; Cooperativa de Agricultura Familiar e da Economia Solidária do Potengi – COOPPOTENGI; Associação de Desenvolvimento de Mulheres Rurais do Sítio Castanha; Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Currais Novos – STTR/CN; Associação Comunitária do Amarelão; Federação dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar do RN – FETARN; Associação Beneficente de São José da Passagem; Associação dos Pequenos Produtores do Sítio de Santo Antônio e Lagoa de Pedra; Associação dos Artesãos de Santa Cruz; Associação de Desenvolvimento Cultural, Social e da Agricultura Familiar e Produtos Fitoderivados da Biodiversidade da Caatinga – AGROFITO.

MAIS MERCADOS - Amparado pelo Decreto Estadual Nº 32.509, de 20 de março de 2023, o Programa Estadual de Apoio ao Acesso a Mercados Privados pela Agricultura Familiar – Mais Mercados tem por objetivo fomentar e fortalecer a capacidade da agricultura familiar apoiando mercados já existentes e contribuindo para a construção de novos pontos de venda.

As ações são voltadas para ampliar a oferta de alimentos saudáveis por meio de apoio e implantação de feiras e mercados públicos, e ainda a inserção via mercado atacadista para inserir a agricultura familiar em supermercados, restaurantes e outras empresas de preparo de alimentos.

PUBLICIDADE



De 01 a 03 de junho acontece o "São João na Praça" em Acari

Vem aí a época mais esperada do ano! Prepare-se para viver momentos de pura alegria e celebração, porque o São João na Praça está chegando! De 01 a 03 de junho, a nossa cidade será palco de um verdadeiro espetáculo de tradição, cultura e muita empolgação.

Nesses três dias, as escolas municipais, secretarias de educação, assistência social e saúde estarão juntas para levar até você apresentações culturais e muita alegria, movimentando a Praça de Eventos no bairro Padre José Dantas Cortez. É a oportunidade perfeita para apreciar e valorizar o talento e o trabalho dos nossos estudantes, que brilharão no "terreiro junino" com suas danças folclóricas, quadrilhas juninas encantadoras, apresentações e músicas típicas que enchem o coração de emoção, sem contar que teremos muitas comídias típicas deliciosas.

E não para por aí! No dia 03, prepare-se para soltar o pé no forró ao vivo! A Praça de Eventos se transformará em um verdadeiro arrasta-pé, com as vozes e a animação de Nara Castro e Manú Arrocharme.

Confira a nossa programação:

01/junho (quinta) - EDUCAÇÃO

 Arraiá do CMEI;

 Arraiá da Terezinha;

 Arraiá da Porfíria Pires.

02/junho (sexta) - EDUCAÇÃO

 Arraiá da MHB;

Arraiá da Cantídia Auda Pires;

Arraiá do Cipriano Santa Rosa.

03/junho (sábado) - ASSISTÊNCIA E SAÚDE

 Apresentações culturais dos projetos e serviços desenvolvidos na Assistência Social e Saúde;

Tradicional Casamento Matuto da Assistência Social;

Escolha da Rainha do Saúde em Movimento;

Estreia do Arraiá do Seu Zé e Arraiá do Gonzagão;

 Forró ao vivo com Nara Castro e Manú Arrocharme.

PUBLICIDADE 



Prefeitura de Carnaúba dos Dantas realiza Audiência Pública “Lei Paulo Gustavo” nesta segunda-feira (22)

A Prefeitura de Carnaúba dos Dantas, através da Secretaria de Cultura, realizou na noite desta segunda-feira (22), na Câmara municipal de Vereadores uma importante Audiência Pública “Lei Paulo Gustavo”. A pauta foi para discutirem a elaboração de projetos da lei Paulo Gustavo

Segundo o secretário municipal de Cultura Marfran Medeiros a audiência Pública foi bastante participava e discutida pelos artistas da terra.

PUBLICIDADE