quarta-feira, 14 de abril de 2021

Vereadores de Carnaúba dos Dantas aprovam lei que impede fechamento de igrejas e templos durante pandemia

 A Câmara Municipal de carnaúba dos Dantas aprovou nesta terça-feira (13), em regime de urgência, dos projetos de lei que reconhece as atividades  de   igrejas, templos e congêneres  onde  se  realizem  qualquer  tipo  de culto ou cerimônia religiosa no município de Carnaúba dos Dantas/RN como atividade essencial durante situações como a pandemia de Covid-19.

Os projetos de lei nº 018/2021 e 019/2021 foram apresentados pelos vereadores José de Azevedo mais popularmente conhecido por Dué e José Evangelista de Arruda ambos (MDB) aprovado com 08 votos favoráveis, e um (01) contra.

Em situações de Estado de Calamidade, de Emergência e correlatos decretados pelo Poder Executivo, fica vedada a determinação do fechamento total destes locais, sendo possível, regulação de sua  capacidade  e ocupação, consoante às necessidades e protocolos de saúde e sanitárias exigidas pelas condições transitórias.

As decisões de limitação de capacidade e outras regulamentações devem   emanar   da   autoridade   competente, devidamente fundamentado,   sempre concedendo  prazo apto  para  a  adequação das  igrejas, templos  ou  congêneres  às  novas normas  momentâneas,  nunca  inviabilizando  o  atendimento  e/ou  exercício  das  atividades presenciais neste município.

Os vereadores José de Azevedo (Dué), Clesio Nelson, José Evangelista, José Lúcio Luizinho, José Gilvan, Barbara Dantas e Thabatta Pimenta voltaram a favor, já o vereador Marcelo de Zé Dantas (PROS) voltou contra.

O Projeto nº 019/2021, reconhece as academias de ginástica, estúdios  de musculação    e    de    esportes,    artes    marciais    e congêneres,   de   pequeno,   médio   e   grande   porte, voltados  à  atividade  física  como  serviço  essencial à saúde  pública,  no  âmbito  do  município  de  Carnaúba dos Dantas/RN.

Reconhece a atividade das academias de ginástica, estúdios de musculação e de esportes, artes  marciais  e  congêneres,  de  pequeno,  médio  e  grande porte,  como  serviço  essencial  à  saúde  pública  e  privada,  no  âmbito  do  município  de Carnaúba  dos  Dantas/RN,  em  tempos  de  crise  ocasionada  por  moléstias  contagiosas  e catástrofes.

Parágrafo único. A essencialidade estabelecida no caput deste artigo abrange todas as manifestações e práticas corporais nesses locais orientadas por profissionais habilitados e registrados no respectivo  conselho  profissional,  realizadas  em ambientes  públicos  e  privados,  conforme  estabelece a  Resolução  nº  046,  de  18  de fevereiro  de  2002,  do  Conselho  Federal  de  Educação Física,  ficando  limitados  a  uma quantidade de 50% (cinquenta por cento) da capacidade de lotação do local.

Os projetos serão encaminhados ao Poder Executivo Carnaubense, a onde o prefeito municipal poderá regulamentar a lei no que lhe couber e entender necessário.

O vereador Marcelo de Zé Dantas voltou conta os referidos projetos, o edil justificou seu voto contra, "o município não dispõe de medico infectologista para quê dê parecer favorável às aberturas das igrejas, sou católico praticante mais vejo que o momento da pandemia onde se fala em aglomerações, essa parte de decreto pertence ao executivo que tem autoridade para dizer quem fecha ou quem abre, meu voto é contrário a esse projeto, não tenho nada contra vossa excelência presidente, é meu aparecer e respeito o Supremo Tribunal Federal e o Estado", finalizou o edil Marcelo

Confira abaixo os projetos:

Projeto do edil Dué

Projeto do edil José Evangelista 

PUBLICIDADE


 



Municípios do RN identificam frascos da CoronaVac com quantidade menor de doses; Currais Novos é uma das cidades

Segundo a Sesap, as três maiores cidades do RN estão entre as que notificaram a possível falha

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) recebeu notificações de 23 municípios potiguares relatando que frascos da vacina CoronaVac estariam com menos doses do que o indicado pelo fabricante, o Instituto Butantan, de São Paulo. Ao todo, a perda seria de 633 doses. Essas vacinas estão sendo utilizadas para a campanha de vacinação contra a covid-19 em todo Brasil. 

Segundo a Sesap, as três maiores cidades do RN estão entre as que notificaram a possível falha. Os relatos apontam que algumas ampolas deveriam vir com 10 doses cada, mas que foram constatadas apenas nove. O mesmo relato também aconteceu em estados como Paraná, na Bahia, Goiás e Tocantins, entre outros. No entanto, o Instituto nega. 

Em nota publicada no último domingo (11), o Instituto Butantan atribuiu como falsa a informação de que haveria “envase inferior a 10 doses na quantidade de cada frasco da vacina do Butantan contra a covid-19″. De acordo com o instituto, os frascos reúnem 5,7 ml, que podem render até 11 doses, já que cada dose contém 0,5ml, autorizadas pela Anvisa. 

Ainda segundo o Instituto, análises são realizadas constantemente nos processos de produção e liberação dos lotes da vacina, a fim de garantir “o compromisso com a qualidade, e com a quantidade, da vacina que mais tem salvado vidas no Brasil”. O Butantan, ainda na nota, alertou para a necessidade de realizar a aspiração correta do imunizante que está nos frascos. 

A Sesap comunicou que fará a reposição das doses utilizando a reserva de contingência do estado, mas vai informar a situação ao Ministério da Saúde e solicitar a compensação.

Municípios que notificaram casos do tipo à Sesap:

Jaçanã
São Gonçalo do Amarante
Mossoró
Parnamirim
Felipe Guerra
Natal
Monte Alegre
São Paulo do Potengi
Serra Negra do Norte
Ceara Mirim
Caiçara do Norte
Santo Antônio
Encanto
Serra do Mel
Afonso Bezerra
Tabuleiro Grande
Currais Novos
Caicó
Assu
Felipe Guerra
São José do Mipibu
Água Nova
Goianinha

Fonte: Blog de Ismael Medeiros 

PUBLICIDADE



Vereador Clésio Nelson solicita manutenção e restauração na Praça Pública que fica localizada em frente ao Instituo Municipal João Cândido Filho

O vereador Clésio Nelson (MDB), apresentou três indicações na 12ª Sessão Ordinária, realizada na noite terça-feira (13/04) na Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas, uma delas foi à indicação de nº 110/2021 que solicita do Prefeito municipal Gilson Dantas de Oliveira que seja feita á  manutenção, restauração, pintura da estrutura da Praça Pública que fica localizada em frente ao Instituo Municipal João Cândido Filho (IMJCF) – Centro - Carnaúba dos Dantas/RN.

Tal reivindicação se faz necessária á recuperação, restauração, pintura de toda estrutura da Praça, tendo em vista, que não é de hoje que a mesma encontra-se danificada. Que o Poder Executivo tome as devidas providências, a referida restauração irá proporcionar um pouco de conforto a todos os usuários, alunos, moradores e visitante, enfatizou o vereador Clésio Nelson.

Veja abaixo a indicação de nº 110/2021 na íntegra:

Fonte: Assessoria da Câmara Municipal.

PUBLICIDADE




Vereador Gilvan cobra do Prefeito Gilson Dantas construção de redutor de velocidade (lombada), na Rua Chica Peba no Conjunto Seu Anísio Bairro em Carnaúba dos Dantas

O vereador Gilvan Peixe (PROS), apresentou a indicação de nº 114/2021 cobrando do Prefeito Municipal de Carnaúba dos Dantas que seja feita a construção de 01 (um) redutor de velocidade (lombada), na Rua Chica Peba no Conjunto Seu Anísio Bairro São José em Carnaúba dos Dantas/RN.

Tal pleito está sustentado na necessidade de evitarmos possíveis acidentes automobilísticos, motos e veículos de tração humana, tendo em vista que alguns motoristas trafegam em alta velocidade nessa artéria, colocando em risco principalmente os pedestres, que muitas vezes são submetidos ao medo de caminharem livremente, exatamente em função do fluxo acentuado de veículos, disse o Vereador Gilvan.

Veja abaixo a indicação de nº 114/2021 na íntegra:

Fonte: Assessoria da Câmara Municipal.

PUBLICIDADE




Governo e municípios vão reforçar fiscalização de protocolos sanitários

Foto ilustrativa

Ao se reunir com prefeitos do Rio Grande do Norte, representados pelos presidentes da Federação dos Municípios e de associações regionais de municípios, nesta terça-feira (13), a governadora Fátima Bezerra relatou a dificuldade que o Governo está enfrentando para abrir novos leitos Covid no Estado e defendeu ações mais efetivas para cumprimento dos protocolos sanitários, medida essencial na luta contra o coronavírus.

Ela informou que o RN tem em funcionamento, hoje, 857 leitos na rede pública, sendo 394 UTIs e 463 críticos, mas que outros 56 ainda não foram abertos por falta de profissionais médicos para fechar as escalas de trabalho e das dificuldades para aquisição de equipamentos.

"Precisamos retomar a fiscalização para que não haja retrocesso no trabalho de enfrentamento da pandemia. E o governo está aberto a parcerias para ajudar os municípios em sua efetivação", disse a governadora Fátima Bezerra. "É preciso aumentar a fiscalização em relação aos protocolos, senão corremos o risco de destruir todo o esforço que está sendo feito pelo Governo do Estado e pelas prefeituras", reforçou o coordenador das ações do Pacto pela Vida e secretário de Estado (Segri), Fernando Mineiro.

Sobre sugestões de prefeitos em relação às medidas restritivas, Fátima observou que o momento requer cautela, diante da elevada taxa de ocupação dos leitos, e reafirmou que as decisões do governo são sempre adotadas de forma democrática e transparente, após ampla consulta aos segmentos representativos da sociedade.

"O momento realmente é de cautela, de observar um pouco mais a situação. As medidas estão corretas, estamos no caminho certo", defendeu o secretário da Saúde de Natal, George Antunes. O presidente da Associação dos Municípios do Seridó, Ivanildo Filho, complementou: "percebemos que não houve o resultado tão esperado por todos nós, que era a redução da necessidade de leitos de UTI. Por isso, quero me solidarizar com sua preocupação, governadora", disse, citando o crescimento dos casos de covid em Timbaúba dos Batistas, cidade administrada por ele.

As medidas contidas no Decreto N° 30.458/21, que restabeleceram o toque de recolher das 20h às 6h00 de segunda a sábado e em tempo integral nos domingos e feriados, e permitiram a reabertura gradual do comércio, sob rigoroso protocolo sanitário, estarão em vigor até o dia 16 de abril.

Na reunião, o secretário estadual da Saúde Pública (Sesap) Cipriano Maia fez uma análise do atual quadro da pandemia no Rio Grande do Norte, e a subsecretária de planejamento e gestão da Sesap, Lyane Ramalho, explicou a sistemática de distribuição dos estoques de vacinas aos municípios. Os prefeitos disseram que o lento processo de distribuição das vacinas pelo Ministério da Saúde - que agora começa a faltar - estão se refletindo nos municípios.

A governadora Fátima Bezerra lamentou a burocracia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em relação à vacina russa Sputnik, que está sendo adquirida pelo Consórcio Nordeste para ampliar a cobertura vacinal no Brasil. “Nestes tempos que estamos vivendo, o produto mais desejado, mais imprescindível para o Brasil é a vacina. É ela que vai permitir o retorno à normalidade de nossas vidas, no campo da educação, das atividades religiosas, da atividade econômica.”

Participaram da reunião o vice-governador Antenor Roberto; presidente da Femurn, Anteomar Pereira; os prefeitos Rivelino Câmara (Patu), Fernando Bezerra (Acari), Marina Marinho (Jandaíra), Ivanildo Filho (Timbaúba dos Batistas), Kerle Jácome Sarmento (Marcelino Vieira) e Luciano Santos (Lagoa Nova); Cipriano Maia, secretário estadual da Saúde; George Antunes, secretário de Saúde de Natal; Morgana Dantas, secretária de Saúde (Mossoró); Altair Filho (GAC), Lyane Ramalho (Sesap), Fernando Benevides (Natal), Joham Xavier e Maria Eliza Garcia (Cosems-RN).⁣⁣

Fonte: ASSECOM-RN

PUBLICIDADE




04 novos casos da COVID-19 foram registrados nesta terça-feira (13/04) em Carnaúba dos Dantas

109º BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO.⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣

⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, confirmou nesta terça-feira (13/04), mais 04 (quatro) casos positivo para COVID-19 e mais 04 (quatro) casos curados no município de Carnaúba dos Dantas/RN.⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde do município de Carnaúba dos Dantas, via Facebook.

PUBLICIDADE