quinta-feira, 18 de junho de 2020

Em nota, Conselho Municipal de Saúde recomenda que Município de Caicó não flexibilize medidas de isolamento e distanciamento Social.


Em nota o Conselho de saúde de Caicó/RN decidiu recomendar ao prefeito Robson Araújo (Batata) que sejam mantidas as medidas preventivas de isolamento e distanciamento social, com acompanhamento e avaliação do estágio de aceleração da epidemia dentro do município.

Na mesma nota o Conselho também recomenda que a Secretaria Municipal de Saúde e o Governo do Município, em articulação com a regional de saúde e a Secretaria de Estado de Saúde Pública, adotem e demonstrem posicionamentos firmes sobre a revisão urgente das medidas de isolamento social adotadas, trazendo maior rigidez na fiscalização e aplicação de multas pelo descumprimento.

Outra recomendação da nota sugere que tendo em vista os recursos recebidos para o enfretamento a Pandemia no município, sejam aumentadas ao máximo, o número de testagens realizadas junto a população em geral, e que, em se agravando o número de casos confirmados, de superlotação dos serviços de saúde e de óbitos, que seja analisada o mais breve possível, a adoção de lockdown, no município. 

A nota é assinada pela Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Caicó, Jomara Cíntia de Araújo Carneiro.

Confira a nota completa na integra abaixo:

Caicó (RN), 17 de junho de 2020. 

Exm° Senhor Robson de Araújo- Prefeito de Caicó – RN. Assunto: Revisão urgente das medidas de flexibilização adotadas pelo município em função da Covid 19 e outras medidas.

O Conselho Municipal de Saúde, órgão colegiado, de natureza paritária, deliberativo e de controle social do SUS no âmbito do município, no uso das suas competências regimentais e atribuições conferidas pela Constituição Federal de 1988, pelas Lei Federais 8.080/90, Lei 8.142/90 e Lei Municipal nº 4.208/2006; e, 

a) Considerando a Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 30 de janeiro de 2020, em decorrência da Doença por Coronavírus – COVID-19 (decorrente do SARS-CoV-2, novo Coronavírus;

b) Considerando que é do conhecimento científico que a COVID-19 - decorrente do SARS-CoV-2, detém altíssima taxa de contágio, aliada a uma significativa taxa de letalidade, e que em apenas três meses após o primeiro caso notificado, até esta data, o Brasil tem quase 1 (um) milhão de casos confirmados oficialmente e quase 50 mil mortos, sendo o segundo país no mundo com mais registros;

c) Considerando que no Rio Grande do Norte, na data de hoje, os dados epidemiológicos registram 24.136 suspeitos, 15.690 casos confirmados, e o 2 registro de 626 mortes, sendo 41 nas últimas 24h, com o sistema de saúde já chegando à colapso;

d) Considerando que o município de Caicó, assim como o RN, segue a linha crescente de contaminação, registrando nesta data, 43 novos casos de Covid 19, com 251 registros positivos, 02 óbitos, com 367 suspeitos e 45 aguardando resultados;

e) Considerando o Plano de Contingência do Município de Caicó para o enfrentamento do Covid 19, proposto pelo Conselho Municipal de saúde, elaborado e em execução de suas ações por parte da Secretaria Municipal de Saúde;

f) Considerando que o próprio Governo do Estado do Rio Grande do Norte, prorrogou as regras de isolamento social, condicionando à sua flexibilização ao avanço ou não da Pandemia e à disponibilidade de leitos de UTI, é notório que a flexibilização das medidas de contingenciamento e do isolamento social, inclusive para abertura de templos e academias, NÃO é recomendada neste momento no município de Caicó.

Assim, o Conselho Municipal de Saúde de Caicó, diante de um expressivo número de casos confirmados no município de Caicó e da inexistência de uma testagem mais ampla que indicasse o grau efetivo de contágio da população, 

recomenda:

1. que sejam mantidas as medidas preventivas de isolamento e distanciamento social, com acompanhamento e avaliação do estágio de aceleração da epidemia dentro do município;

2. que a Secretaria Municipal de Saúde e o Governo do município, em articulação com a regional de saúde e a Secretaria de Estado de Saúde Pública, adotem e demonstrem posicionamentos firmes sobre a revisão urgente das medidas de isolamento social adotadas, trazendo maior rigidez na fiscalização e aplicação de multas pelo descumprimento;

3. que tendo em vista os recursos recebidos para o enfretamento a Pandemia no município, sejam aumentadas ao máximo, o número de testagens realizadas junto a população em geral; 

4. e que, em se agravando o número de casos confirmados, de superlotação dos serviços de saúde e de óbitos, que seja analisada o mais breve possível, a adoção de lockdown, no município. 

E, por fim, considerando as constantes reuniões e decisões do Comitê de Crise divulgadas pela imprensa local, recomenda que as reuniões do citado órgão sejam realizadas de forma virtual, por vídeo conferência, ao passo que requer desta gestão municipal:

5. A portaria de nomeação dos membros do Comitê de Crise com a composição de todos os seus membros, incluindo nesta, representantes da sociedade civil e do Conselho Municipal de Saúde, bem como, as atas das reuniões já realizadas; 

6. A agenda de reuniões do Comitê e com a antecedência de cada uma delas, que a pauta seja enviada ao Conselho Municipal de Saúde, para que o representante do Conselho no Comitê, apresente na reunião, o posicionamento do Conselho Municipal de Saúde de Caicó acerca da mesma.

Jomara Cíntia de Araújo Carneiro Presidente do CMS/Caicó – RN. 



Secretaria Municipal de Saúde de Carnaúba dos Dantas/RN confirma o 16º caso do COVID-19 nesta quarta-feira (18)




30º Boletim Epidemiológico.⁣⁣⁣⁣

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, confirmou nesta quinta-feira (18/06), mais um (01) caso positivo para COVID-19 e mais um (01) caso curado no município de Carnaúba dos Dantas/RN.

Até o momento são:

16 pessoas confirmados;

52 pessoas monitoradas;

14 pessoas casos suspeitos;

201 pessoas destacados;

01 pessoa em tratamento;

13 pessoas curados e;

02 óbito.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde, via Facebook prefeitura de Carnaúba dos Dantas.


[INFORME PUBLICITÁRIO] Carnaúba dos Dantas agora dispõem do Disk Fretes, é só chamar o Delim Fretes.


O empresário no ramo de Gás de cozinha Fidélis Izidro de Medeiros Dantas mais popularmente conhecido por (Delim Gás) em Carnaúba dos Dantas/RN agora também está realizando fretes em geral.

Se você está necessitando de realizar fretes não pecam tempo e liga logo para o número DISK FRETE: (84) 98839-9370 é só chamar o Delim Gás fretes.


   

Prefeitura municipal de Ouro Branco/RN adquiriu mais um novo Trator

Imagem ilustrativa
A prefeitura municipal de Ouro Branco/RN adquiriu mais um novo Trator no valor de R$ 97. 500,00 que servirá para aumentar a capacidade de atendimento para o pequeno agricultor.

O apoio ao homem do campo por meio do fortalecimento da agricultura têm sido também uma das prioridades da Gestão de doutora Fátima.

O trator custou R$ 97. 500,00 ficará a serviço da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos naturais e será disponibilizado para as associações do município, de modo a atender às demandas dos agricultores.

Durante os dois mandatos, foram feitas diversas parcerias do Município com órgãos Estaduais e Federais a fim de aumentar a produtividade e facilitar o trabalho dos Agricultores.

Fonte: Site da Prefeitura de Ouro Branco.


Prefeitura de Carnaúba dos Dantas reiniciou as obras da Construção da Praça do Povoado Rajada nesta segunda-feira (15), que estava paralisada desde o final do ano de 2019.





A Prefeitura municipal de Carnaúba dos Dantas/RN atendendo a reivindicação da vereadora (Josiene de Fabinho) e o vereador Fabiano Pacômio (PT) através da indicação nº 036/2020 reiniciou as obras da Construção da Praça do Povoado Rajada no município de Carnaúba dos Dantas-RN nesta segunda-feira (15), a obra foi iniciada no final de setembro de 2019 e paralisada em Novembro de 2019.

A prefeitura municipal inciou a obra utilizando recursos próprios, a onde os funcionários lotado na Secretaria municipal de Obras deram inicio os serviços, e agora a prefeitura contratou a empresa Judson G. da Silva Serviços e Construções Eireli M para realizar a Construção da Praça através da licitação nº 002/2020.

 A obra está orçada no valor  de R$ 61.629,25 (sessenta e um mil seiscentos e vinte e nove reais e vinte cinco centavos), a obra será custeadas com recursos oriundos na dotação orçamentária unidade, funcional/programática, 286 – 02.011.15.451.0010 PROJ/ATIV: 1032 – Construção de Praça/Pavimentação na Rajada, natureza da despesa, 449051 – obras e Instalações, fonte de recursos: 1001 – recursos Ordinários, fonte de Recursos: 1510 – outras Transferências de Convênios ou Contratos de repasses da União.

Indicação da vereadora (Josiene de Fabinho) e o vereador Fabiano Pacômio.

Em 08 de janeiro de 2017 o associado da Associação Comunitária da Comunidade Rajada, José Fábio Dantas de Medeiros mais popularmente conhecido por (Fábio Locutor) apresentou através de requerimento junto a referida Associação que fosse solicitado ao Exmº. Sr. Gilson Dantas de Oliveira, Prefeito Municipal de Carnaúba dos Dantas-RN, Construção de uma Praça na Rua Expedito Paulo de Medeiros no Povoado Rajada.

A construção de uma praça será de fundamental importância para a população, (crianças, jovens e a dutos) ter um espaço de lazer e conversação, e tudo isso reflete diretamente no comportamento das pessoas, livrando-se do mau caminho, especialmente o das drogas, pois nessa praça elas poderão praticar atividades ligadas ao entretenimento, justificou o associado.

Confira abaixo o requerimento:

Confira abaixo o contrato Administrativo N° 018/2020.


ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE CARNAÚBA DOS DANTAS

GABINETE DO PREFEITO
EXTRATO DE CONTRATO

CONTRATO ADMINISTRATIVO N° 018/2020

CONTRATO DE EMPREITADA POR PREÇO GLOBAL QUE ENTRE SI CELEBRAM, DE UM LADO, COMO CONTRATANTE, O MUNICÍPIO DE CARNAÚBA DOS DANTAS/RN, E, DO OUTRO, COMO CONTRATADA, A EMPRESA JUDSON G. DA SILVA SERVIÇOS E CONSTRUÇÕES EIRELLI – ME PARA SERVIÇOS DE CONSTRUÇÃO DE PRAÇA PÚBLICA NA COMUNIDADE RAJADA NA FORMA ABAIXO:

DAS PARTES E SEUS REPRESENTANTES – O MUNICÍPIO DE CARNAÚBA DOS DANTAS/RN, pessoa jurídica de direito público interno, inscrito no CNPJ/MF sob o n.º 08.088.254/0001-15, sediada na Rua Juvenal Lamartine, 200, Carnaúba dos Dantas-RN, neste ato representado pelo Prefeito Municipal, senhor Gilson Dantas de Oliveira, brasileiro, solteiro, portador da Carteira da Identidade n.º 1.823.615, expedida pela SSP/RN e do CPF n.º 009.745.614-44, residente e domiciliado no Sítio Tanquinhos, nº. 45, Zona Rural, Carnaúba dos Dantas/RN, doravante denominada CONTRATANTE, e do outro lado, JUDSON G. DA SILVA SERVIÇOS E CONSTRUÇÕES EIRELLI – ME, inscrita no CNPJ 08.838.881/0001-26, sediada à Rua Maria do Carmo Dantas, n° 46, Bairro Santa Rita, Carnaúba dos Dantas/RN, CEP: 59374-000, neste ato representada por seu representante legal o senhor Judson Gutierre da Silva, inscrito no RG de número 002359306, CPF: 067.710.494-42, residente e domiciliado à Rua Manuel Clementino de Araújo, n° 57, primeiro andar, Bairro Santa Rita, Carnaúba dos Dantas/RN, CEP: 59374-000, conforme documento que fica arquivado no setor competente.
DA FINALIDADE – O presente Contrato tem por finalidade formalizar o relacionamento contratual com vistas à execução dos trabalhos definidos e especificados na CLÁUSULA PRIMEIRA - OBJETO, sendo que sua lavratura foi regularmente autorizada em despacho datado de 18.05.2020 do Prefeito Municipal exarado no Processo Administrativo nº 1171/2020.
DO FUNDAMENTO LEGAL – Esta adjudicação decorre de licitação sob a modalidade de Tomada de Preços nos termos e condições do Edital nº 002/2020 cujo resultado foi homologado em data de 15.05.2020 pela Autoridade Superior do município, conforme consta do Processo Administrativo acima mencionado, submetendo-se as partes e o presente contrato às disposições constantes da Lei nº 8.666, de 21.06.93 e suas alterações, às cláusulas e condições aqui estabelecidas e às Normas vigentes nesta municipalidade.
CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO
Contratação de empreiteira com vistas a executar as obras de construção de praça pública na Comunidade Rajada, em regime de empreitada por preço global, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos e Transportes Públicos, conforme especificações e demais elementos técnicos constantes no Projeto Básico e demais Anexos deste Edital.
Os serviços deverão ser executados em rigorosa observância aos projetos, às normas e especificações técnicas vigentes na PMCD e ABNT, obedecendo às condições da Licitação Nº. 002/2020-PMCD/RN – TOMADA DE PREÇOS e da proposta vencedora.
CLÁUSULA SEGUNDA - DOS DOCUMENTOS
2.1. É parte integrante do presente Contrato a seguinte documentação:
Tomada de Preços Nº. 002/2020 - PMCD/RN, e seus anexos;
Documentos de Habilitação e Proposta de Preços da contratada, devidamente assinados e rubricados;
Projetos, especificações e recomendações fornecidas pelo contratante.
Publicações de seus extratos na Imprensa Oficial.
CLÁUSULA TERCEIRA - DA VINCULAÇÃO AO EDITAL
3.1. A contratante firma o presente Contrato respaldado do Procedimento Licitatório Nº. 002/2020 – PMCD/RN, na modalidade TOMADA DE PREÇOS, do tipo Menor Preço Global, devidamente homologado pelo Prefeito Municipal de Carnaúba dos Dantas/RN, em 18.05.2020.
CLÁUSULA QUARTA - DO PREÇO
4.1. O valor inicial do presente Contrato é de R$ 61.629,25 (sessenta e um mil seiscentos e vinte e nove reais e vinte cinco centavos), de acordo com a Proposta de Preço apresentada pela contratada.
4.2. Os quantitativos das obras referentes à contratação de empresa de engenharia com a finalidade de executar as obras de construção de praça pública na Comunidade Rajada, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos e Transportes Públicos, conforme especificações e demais elementos técnicos constantes no Projeto Básico e demais Anexos deste Edital, poderão sofrer alterações, em virtude de acréscimos, supressões ou serviços não quantificados em planilha em conformidade com o Artigo 65 da Lei Nº 8.666/93 e suas alterações posteriores.
4.3. Os preços unitários correspondentes ao serviço contratado são os constantes da proposta da CONTRATADA, aceita na licitação acima referida, cujas planilhas constituem os anexos integrantes deste instrumento, devidamente rubricados pelos representantes das partes contratantes.
CLÁUSULA QUINTA - DOS RECURSOS FINANCEIROS
5.1. As despesas com a execução das obras, objeto deste contrato, serão custeadas com recursos oriundos na dotação orçamentária Unidade:
FUNCIONAL/PROGRAMÁTICA: 286 – 02.011.15.451.0010
PROJ/ATIV: 1032 – CONTRUÇÃO DE PRAÇA/PAVIMENTAÇÃO NA RAJADA
Natureza da despesa: 449051 – Obras e Instalações
Fonte de Recursos: 1001 – Recursos Ordinários
Fonte de Recursos: 1510 – Outras Transferências de Convênios ou Contratos de Repasses da União.

Previstos no Orçamento Geral do Município de Carnaúba dos Dantas/RN – Prefeitura Municipal, para o exercício de 2020.
CLÁUSULA SEXTA - DO PRAZO
6.1. O prazo de execução deste contrato é de 04 (quatro) meses consecutivos, contados a partir do recebimento da Ordem de Serviço e de execução das obras será de 04 (quatro) meses consecutivos, contados, também, do recebimento da Ordem de Serviço, podendo haver prorrogação nos casos dos §§ 1º, 2º e 3º, do art. 57, da Lei 8666/93 e suas alterações.
6.2. As obras devem iniciar até 10 (dez) dias consecutivos após o recebimento da Ordem de Serviço, sob pena de aplicação de multas.
CLÁUSULA SÉTIMA - DA VIGÊNCIA
7.1. O presente contrato entra em vigor na data de sua assinatura, ficando sua eficácia sujeita à publicação, por extrato, no Diário Oficial da União e Municípios, até o quinto dia útil do mês subsequente à assinatura do contrato.
CLÁUSULA OITAVA - DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA
8.1. Além das disciplinadas no Edital e de outras decorrentes do cumprimento de normas regulamentares, são obrigações da contratada, sem que a elas se limite a sua responsabilidade:
Substituir ou afastar qualquer empregado por recomendação da PMCD/RN, ou que, comprovadamente causar embaraço a boa execução dos serviços contratados;
Comparecer, sempre que solicitada, à Sede da fiscalização, em horário por esta estabelecido, a fim de receber instruções e acertar providências;
Obedecer às normas e especificações constantes do Edital e seus Anexos, bem como respeitar rigorosamente as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, e as normas de execução de obras em vias e logradouros públicos do Município onde será realizada a obra, sujeitando-se a contratada, no caso de não atendimento dessas normas, às penas estipuladas na Cláusula Décima deste Contrato;
Reparar, corrigir, remover, reconstruir ou substituir, dentro do prazo estipulado pela fiscalização, os eventuais vícios, defeitos ou incorreções constatados pela fiscalização nas obras ou nos materiais e equipamentos empregados;
Responsabilizar-se por eventuais danos que vier a causar ao contratante ou a terceiros, decorrentes de sua culpa ou dolo, na execução do Contrato;
Comunicar formalmente à fiscalização, no prazo de 05 (cinco) dias consecutivos a contar da assinatura do contrato, o preposto que, uma vez aceito pelo contratante, a representará na execução do Contrato:
Responsabilizar-se pela guarda e manutenção dos equipamentos e materiais, inclusive os fornecidos pela PMCD/RN, até o recebimento provisório das obras;
Permitir o livre exercício da fiscalização a técnicos credenciados pela PMCD/RN;
Providenciar pagamento de taxas afins junto aos órgãos competentes, às suas expensas;
A contratada se obriga a manter durante a execução do contrato, todas às condições de habilitação e qualificação técnica exigidas na licitação;
Parágrafo Primeiro – Qualquer subcontratação deverá ser justificada e submetida à aprovação da PMCD/RN, com anuência da Contratante. A subcontratação não altera as obrigações da Contratada.
CLÁUSULA NONA - DAS OBRIGAÇÕES DO CONTRATANTE
9.1. Sem que a elas se limite sua responsabilidade, são as seguintes as obrigações do contratante:
Efetuar os pagamentos devidos à contratada, na forma estabelecida neste Contrato;
Garantir à contratada acesso à documentação técnica necessária à execução das obras;
Garantir à contratada acesso às suas instalações.
CLÁUSULA DÉCIMA- DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS
10.1. A recusa injustificada da adjudicatária em assinar o contrato, aceitar ou retirar o instrumento equivalente, dentro do prazo estabelecido pela Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas-RN, caracteriza o descumprimento total das obrigações assumidas, sujeitando-a as penalidades legalmente estabelecidas, o que não se aplica aos licitantes remanescentes.
10.2. As multas a que se refere esta cláusula serão descontadas dos pagamentos eventualmente devidos pela Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas-RN, ou, quando for o caso, cobradas judicialmente.
10.3. Pela inexecução total ou parcial do contrato, a Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas/RN poderá garantida a prévia defesa, aplicar ao contratado as seguintes sanções:
I - Advertência;
II - Multa, salvo previsão diversa no instrumento convocatório ou no contrato, de:
- 0,1% ao dia sobre o valor total do empenho, no caso de atraso injustificado para entrega do objeto, limitada a incidência a 15 (quinze) dias;
- 10% sobre o valor total do empenho, no caso de atraso injustificado por período superior ao previsto na alínea “a”;
- 1,5% ao dia sobre o valor do serviço, no caso de atraso injustificado para substituição, limitada a incidência a 10 (dez) dias;
- 17% sobre o valor do serviço, na hipótese de atraso por período superior ao previsto na alínea “c”;
- 15% sobre o valor total adjudicado, em caso de inexecução parcial da obrigação assumida;
- 35% sobre o valor total adjudicado, em caso de inexecução total da obrigação assumida.
III - Suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com Administração Pública Municipal, por prazo não superior a 02 (dois) anos;
IV - Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base no inciso anterior.
d) As sanções previstas nos incisos I, III e IV da alínea “c”, poderão ser aplicadas conjuntamente com o inciso II, facultada a defesa prévia do interessado, no prazo de 05 (cinco) dias úteis.
e) Ocorrendo a inexecução de que trata da alínea “c”, reserva-se a Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas/RN o direito de optar pela contratação de licitante remanescente, desde que atendida a ordem de classificação da licitação em tela e aceitas as mesmas condições oferecidas pelo licitante vencedor, inclusive quanto ao preço, devidamente corrigido.
f) A sanção estabelecida no inciso IV da alínea “c” é de competência exclusiva da Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas-RN, facultada a defesa do interessado no respectivo processo, no prazo de 10 (dez) dias da abertura de vista, podendo a reabilitação ser requerida após 2 (dois) anos de sua aplicação;
g) Em caso de descumprimento de obrigação contratual cabe ao Procurador do Município a aplicação das sanções estabelecidas, ressalvadas as hipóteses das alíneas “f” e “i”.
h) As sanções contratuais somente poderão ser aplicadas após oportunizar-se ao contratado a apresentação de defesa prévia no prazo de 05 (cinco) dias úteis, sendo tal faculdade expressamente consignada na notificação;
i) As sanções de advertência e multa poderão ser aplicadas pela PMCD/RN;
j) Da decisão de aplicação de sanção pelo Procurador do Município caberá recurso a Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas-RN, devendo tal faculdade ser expressamente consignada na notificação de aplicação da penalidade;
k) O Gestor do contrato deverá encaminhar os autos do procedimento administrativo para análise da Assessoria Jurídica do Município quando decidir pela não aplicação da penalidade, bem como nos casos de requerimento de dilação de prazo de entrega superior a 30% (trinta por cento) do prazo inicialmente estabelecido;
l) Os pedidos de prorrogação de prazo protocolados após o término do prazo ofertado não serão conhecidos;
n) A segunda adjudicatária, ocorrendo a hipótese do item anterior, ficará sujeita às mesmas condições estabelecidas nesta cláusula.
CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA – DAS MEDIÇÕES E DOS PAGAMENTOS
11.1. As medições para efeito de pagamento serão processadas e procedidas, mediante carta de solicitação da contratada ao Órgão fiscalizador, ao término de cada período de 30 dias, abrangendo os serviços executados no período em questão, e após a submissão dos seguintes documentos:
Carta de encaminhamento solicitando o pagamento;
Nota Fiscal/Fatura da CONTRATADA, contendo descrição do objeto da licitação e valor total, mencionando ainda, obrigatoriamente, o número da licitação e do contrato;
Boletim de medição, contendo os serviços executados, conforme modelos apresentados nas Planilhas Orçamentárias;
Apresentação da ART do profissional responsável pela fiscalização da obra designado pelo Órgão Fiscalizador;
Apresentação da ART do profissional responsável técnico pela execução da obra designado pela CONTRATADA;
Cópia do Contrato e seus aditivos atualizados, se houver.
Parágrafo Primeiro - O pagamento dos serviços executados será efetuado no prazo de até 30 (trinta) dias consecutivos, pela Tesouraria do Órgão Contratante ou por depósito bancário, mediante processo de medição, anteriormente citado;
Parágrafo Segundo - A Contratada, para recebimento dos pagamentos devidos, deverá comprovar, ainda, está em dia com as obrigações fiscais, junto a Tesouraria do Órgão Contratante, mediante submissão dos seguintes documentos:
Alvará para licenciamento junto à Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas, local das obras/serviços, referente ao objeto licitado;
Certidão negativa de regularidade perante o INSS e FGTS da Contratada e outras exigidas na habilitação;
Caso o Licitante seja microempresa ou empresa de pequeno porte, optante do simples, apresentar comprovação da opção conforme a Lei 9.317 de 05 de dezembro de 1996.
Parágrafo Terceiro – Toda a documentação citada no parágrafo anterior será de competência, quanto a sua exigência e validade do Fiscal do Contrato, de que trata Cláusula Décima Quinta.
Parágrafo Quarto - Caso haja descumprimento das alíneas “d” e “e”, a entidade ou órgão contratante suspenderá os pagamentos devidos ao contratado e aplicação de multas, a seguir:
Multa de 2% (dois por cento) sobre o valor do contrato em caso de descumprimento do item anterior, sem prejuízo às demais sanções administrativas cabíveis;
Multa de 10% (dez por cento) sobre o valor do contrato, caso haja a condenação judicial da Administração Pública Estadual a adimplir as obrigações previdenciárias ou trabalhistas do contrato, sem prejuízo às demais sanções administrativas cabíveis.
Parágrafo Quinto - A contratada será paga em moeda corrente nacional.
Parágrafo Sexto - As faturas serão mensais, com valores decorrentes de medições mensais e compatíveis com o cronograma físico-financeiro, atestadas pela fiscalização e aprovado pelo CONTRATANTE, descontado o valor da contribuição previdenciária nos termos da legislação pertinente.
Parágrafo Sétimo - A medição final das obras somente será paga após a lavratura do Termo de Aceitação Provisória das mesmas.
Parágrafo Oitavo – Somente será paga a medição final após a apresentação pela CONTRATADA da Certidão Negativa de Débitos da obra, objeto deste contrato, junto ao INSS (Inciso XII, do art. 55, da Lei Nº 8.666/93).
CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - DA RESCISÃO DO CONTRATO
12.1. Constituem motivos para rescisão unilateral do contrato:
O não cumprimento de cláusulas contratuais, especificações, projetos e prazos;
Razões de interesse público, de alta relevância e amplo conhecimento, justificadas e determinadas pela máxima autoridade da esfera administrativa a que está subordinado o contratante e exaradas no processo administrativo a que se refere o contrato;
Ocorrência de caso fortuito ou de força maior, regularmente comprovada, impeditiva da execução do contrato.
Parágrafo Primeiro: a rescisão do contrato poderá ser amigável, por acordo entre as partes, reduzida a termo no processo da licitação, desde que haja conveniência da Administração.
12.2. A rescisão do contrato também poderá ser judicial nos termos da legislação.
Parágrafo Primeiro: A rescisão administrativa ou amigável (distrato) deverá ser precedida de autorização escrita e fundamentada da autoridade competente.
Parágrafo Segundo: Quando a rescisão ocorrer com base nos itens “b” e “c” do 12.1, sem que haja culpa do contratado, será este ressarcido dos prejuízos regularmente comprovados que houver sofrido, tendo, ainda direito a:
Devolução da garantia;
Pagamentos devidos pela execução do contrato até a data da rescisão;
Pagamento do custo da desmobilização.
Parágrafo Sexto: ocorrendo impedimento, paralisação ou sustação do contrato, o cronograma de execução será prorrogado automaticamente por igual tempo.
CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - DO RECEBIMENTO DA OBRA/SERVIÇOS
13.1. O objeto deverá ser recebido:
Provisoriamente, pelo responsável por seu acompanhamento e fiscalização, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes em até 02 (dois) dias consecutivos da comunicação por escrita do contratado;
Definitivamente, por servidor ou comissão designada pela autoridade competente, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes, após o decurso do prazo de 90 (noventa) dias, no máximo, consecutivos de observação, ou vistoria que comprove a adequação do objeto aos termos contratuais, observando o disposto no Artigo 69 da Lei Nº 8.666/93 e alterações posteriores.
CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA – DA DOCUMENTAÇÃO COMPLEMENTAR
14.1. A contratada terá que apresentar na Secretaria Municipal de Infra Estrutura, no prazo de até 05 (cinco) dias após o recebimento da Ordem de Serviço, a seguinte documentação:
Prova do registro do contrato junto ao CREA do Estado do Rio Grande do Norte, bem como cópia da devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART);
Prova de afixação, no local determinado pela fiscalização, de placa alusiva aos serviços contratados;
Prova de afixação de placa da empresa indicando o responsável técnico;
Apresentação da ART do profissional responsável técnico pela execução da obra designado pela CONTRATADA;
Parágrafo Único - A direção dos serviços contratados cabe exclusivamente à contratada, que se obriga a obedecer às normas e especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas e as indicações do Edital.
CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA – DA FISCALIZAÇÃO
15.1. Fiscalização da Obra: A execução das obras de que trata este instrumento convocatório, seráfiscalizada por profissional devidamente habilitado, pertencente ao corpo técnico da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos e Transportes Públicos, formalmente designado pela referida Secretaria.
Fiscalização do Contrato: O contrato será fiscalizado nas questões legais, financeiras e administrativas ligadas entre si, por profissional devidamente qualificado, pertencente ao corpo técnico do Órgão Contratante, formalmente designado pela Autoridade Superior.
CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA – DO REAJUSTAMENTO
16.1. Os preços contratuais serão irreajustáveis pelo período de um ano, contados a partir da data de apresentação da proposta. Após esse período poderão ser reajustados para cobrir flutuações no custo dos insumos, na proporção da variação verificada no Índice Nacional de Custo da Construção Civil da Fundação Getúlio Vargas, no período de um ano, e aplicado nos montantes dos pagamentos mensais, na forma da Lei, obedecendo a seguinte fórmula de reajuste:
R = Pp x (I – Io) Io R = valor do reajustamento procurado.
Pp = valor a preços iniciais contratuais, dos serviços executados a serem reajustados no mês.
= valor do Índice Nacional de Custo da Construção Civil da FGV do mês da conclusão dos serviços.
Io = valor do Índice Nacional de Custo da Construção Civil da FGV do mês da apresentação da Proposta de Preços.
Caso o valor do índice não esteja disponível na data do cálculo do reajuste, utilizar-se-á o índice disponível e o cálculo do reajuste será corrigido no certificado de pagamento seguinte.
No caso de eventuais atrasos de responsabilidade da contratada, os reajustes serão calculados até as datas contratuais do evento gerador do faturamento.
CLÁUSULA DÉCIMA SÉTIMA - DO FORO
17.1. Fica eleito o Foro da Comarca de Acari/RN de onde Carnaúba dos Dantas-RN é termo, para dirimir as questões decorrentes do presente Contrato, renunciando as partes a quaisquer outro, por mais privilegiados que sejam.
Parágrafo Único - E, por estarem, as partes, justas, combinadas e acordadas, assinam o presente instrumento contratual em 03 (três) vias de igual teor e forma, condicionada sua eficácia à publicação na Imprensa Oficial.

Carnaúba dos Dantas/RN 18 de maio de 2020.

GILSON DANTAS DE OLIVEIRA
Prefeito Municipal

JUDSON GUTIERRE DA SILVA
Judson G. da Silva Serviços e Construções EIRELI ME

Publicado por:
Maria da Paz Dantas
Código Identificador:5A8D4A00

Matéria publicada no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte no dia 20/05/2020. Edição 2275
A verificação de autenticidade da matéria pode ser feita informando o código identificador no site:
http://www.diariomunicipal.com.br/femurn/.
Fonte: Blog do Fábio Locutor.






Com queda de 15,30%, prefeituras recebem segundo repasse do FPM na próxima sexta-feira

As prefeituras recebem na próxima sexta-feira, 19 de junho, o segundo repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O montante partilhado será de R$ 1,4 bilhão, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Como era esperada, a transferência apresenta queda de 15,30% quando é levada em consideração a inflação do período. Apesar de estar prevista a recomposição do Fundo, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) pede cautela aos prefeitos na gestão dos recursos, principalmente nesse período de pandemia.
Esse decêndio geralmente é o menor do mês e representa em torno de 20% do valor estimado para o mês inteiro. Ao incluir o Fundeb, o valor bruto do segundo repasse chega a R$1,4 bilhão. De acordo com os dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), essa transferência quando comparada ao mesmo período do ano passado apresenta diminuição de 13,72% em termos nominais (valores sem considerar os efeitos da inflação). No comparativo do acumulado deste mês com junho de 2019 a queda nos repasses dos recursos chega a 28,56%.
No cenário em que leva em conta a inflação do período, a soma do 1º e 2º decêndio mostra que o fundo continua diminuindo, com retração de 29,87% dentro deste mês se comparado ao mesmo período de 2019.
Coeficientes
Do total repassado aos Municípios, os de coeficientes 0,6, que representam a maioria dos entes (2.454 ou 44,07% do total de cidades), recebem o valor de R$ 284, 8 milhões, ou seja, 19,81% do montante transferido. A CNM explica que os valores transferidos aos Municípios de coeficiente 0,6 variam em cada Estado, uma vez que a participação no Fundo é diferenciada. Isso significa dizer que, por exemplo, os Municípios 0,6 de Roraima receberão valores diferentes do FPM em relação aos de mesmo coeficiente do Rio Grande do Sul.
Esse contexto de como funcionam os coeficientes e valores pode ser interpretado neste repasse na situação em que uma cidade de 0,6 do Amapá vai receber o valor bruto de R$ 61.761,99, enquanto uma prefeitura de Pernambuco terá creditada na sua conta o valor também bruto de R$ 129.411,95 sem os descontos. Já os Municípios de coeficientes 4,0 (166 ou 2,98%) ficarão com R$ 184,1 milhões, o que representa 12,81% do que será transferido.
Acumulado do ano
Em relação ao acumulado do ano, o total do FPM tem apresentado forte diminuição.O montante repassado aos Municípios de janeiro até o 2º decêndio de junho de 2020 indica encolhimento de 7,11% em termos nominais (sem considerar os efeitos da inflação) em relação ao mesmo período de 2019. Ao considerar o comportamento da inflação, a queda é ainda mais acentuada e chega a 9,89% na comparação com o ano passado.
Recomposição
Com as sucessivas reduções nos repasses, os gestores municipais ficam cada vez mais preocupados e a situação se agrava com a pandemia que indica perspectiva real de outras diminuições nas transferências do FPM, principal fonte de receita para a maioria dos Municípios. Diante de todos os compromissos assumidos pelos gestores e do fraco crescimento da economia, a angústia só aumenta. A CNM ressalta que os Municípios têm um grande desafio e o atual cenário deve impactar negativamente na economia por um longo período.
É importante destacar que a Medida Provisória (MP) 938/2020 estabeleceu o apoio financeiro em forma de recomposição do FPM e tem a garantia de que sejam transferidos os valores que foram repassados no mesmo período do ano passado como forma de mitigar os efeitos negativos na arrecadação. Depois de intensa atuação da CNM para minimizar a difícil situação vivenciada pelos gestores municipais por conta da pandemia, o governo federal acatou a demanda municipalista no pacote de auxílio aos Estados e Municípios e publicou a ação na MP. O texto também determina que os valores das parcelas sejam transferidos aos Entes municipais e estaduais até o 15º dia útil do mês posterior ao mês de variação. O período de recomposição vale de março a junho de 2020.
Clique aqui para conferir o valor do 2º Decêndio de junho que será creditado para o seu Município. A nota da CNM traz informações por coeficientes e por Estado. Também constam os valores brutos do repasse do FPM e os seus respectivos descontos: 20% do Fundeb, 15% da saúde e 1% do Pasep. Acesse o material com Perguntas e Respostas sobre a recomposição do FPM. Consulte a Nota Técnica 20/2020 que traz orientações da contabilização do auxílio.

Fonte: Site da CNM.