sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Moto Taxi com rapidez e segurança em Carnaúba dos Dantas, é Moto Taxi União!

Moto Taxi mais tradicional da cidade Civanildo vem trabalhando com qualidade e responsabilidade, em Carnaúba dos Dantas. Precisou de um Moto Taxi para uma boa viagem, ou para encomendas ligue para (84) 8896-4105 e chama o Civanildo, rapidez e segurança.

O Moto Taxi União, fica localizado no Centro de Carnaúba dos Dantas.

Organização: Civanildo.

PUBLICIDADE



“ SEXTOU NO VILA GRILL” Chama sua galera e vão pra o Vila Grill Espetos & Cervejaria curtir mais um Karaokê hoje

O Vila Grill Espetos & Cervejaria realizará logo mais a noite mais um Karaokê, mostrando o seu talento!. Telão, som e microfone.

Local: Espaço Vila Grill Espetos & Cervejas em frente ao Cemitério Publico em Carnaúba dos Dantas/RN

Leve sua família e seus amigos e vão degustar os melhores espetos e cervejas da Cidade.

Você é o nosso convidado!

Organização é de Fabinho filho de Preá e Luciana.

PUBLICIDADE

Prefeitura de Acari lança novo Processo Seletivo para admissão de psicopedagogo

Candidatos prestam prova da Fuvest. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

No período de 13 a 15 de setembro de 2021, a Prefeitura de Acari, no Rio Grande do Norte, torna pública a abertura de um novo Processo Seletivo Simplificado que visa preencher uma vaga no cargo de psicopedagogo.

Quando contratado, o profissional deverá desempenhar atividades em carga horária de 40 horas e será beneficiado com vencimento mensal no valor de R$ 1.200,00. Dessa forma, para concorrer, é fundamental possuir curso de graduação e especialização na área da psicopedagogia.

De forma gratuita, os interessados em participar devem efetuar as inscrições no período mencionado anteriormente, via internet, por meio do envio do formulário de inscrição preenchido, digitalizado em formato PDF, com todos os documentos comprobatórios especificados no edital para o endereço eletrônico da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Semece): semecacari@yahoo.com.br.

A seleção dos candidatos inscritos nesta seleção será feita mediante avaliação curricular de títulos e experiência profissional, conforme os critérios de pontuação estabelecidos no edital de abertura. O prazo de validade do presente Processo Seletivo Simplificado de um ano e poderá ser prorrogado pelo tempo necessário a atender a necessidade de interesse público por mais um ano.

Fonte: Blog de Ismael Medeiros

PUBLICIDADE




Blitz educativa abre a Programação das ações da Campanha "Setembro Amarelo" em Acari

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

Com o objetivo de prevenir e reduzir os números de suicídios - 13 mil por ano no Brasil - a campanha Setembro Amarelo cresceu e hoje conquista o país inteiro. Para isso, o apoio de toda a sociedade é muito importante.

Em Acari, nesta sexta-feira, dia 10, foi escolhido para ser a abertura das ações que serão desenvolvidas, onde ocorrerá uma Blitz Educativa, pela manhã, a partir das 08h00, na faixa de pedestre da Praça dos Taxistas, com o apoio de equipes da secretaria de Assistência Social.

Haverá também, com apoio da secretaria de Saúde, no Centro de Fisioterapia, Auriculoterapia (uma terapia natural que consiste na estimulação de pontos nas orelhas, sendo por isso muito semelhante à acupuntura), benefícios para a saúde do corpo e da mente, com a fisioterapeuta Lécia Laiane, das 08h00 às 10h00. 

RÁDIO

Seguindo a programação, às 13h00, equipe técnica do CREAS participará do programa Sintonia Acari, na Rádio Cabugi do Seridó.

Fonte: Facebook PMA

PUBLICIDADE




RECONLHECIMENTO: Vereador José Evangelista propõe Moção de Congratulação à funcionária da Câmara Municipal Juliana Maria Dantas de Carvalho

Em homenagem a “uma grande mulher que vem desempenhando um grande trabalho nas suas funções como ASG na Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas”, o vereador José Evangelista de A. Dantas (MDB) apresentou na sessão realizada no dia, 31 de agosto de 2021, a Moção de Congratulação de nº 095/2021 a Senhora Juliana Maria Dantas de Carvalho.

Para o vereador José Evangelista, a profissional (a) Auxiliar de Serviços gerais, incansavelmente presta seus serviços diariamente preparando todos os ambientes de trabalho para ser possível iniciar as atividades diárias de todos os outros profissionais do trabalho, dos mais diversos cargos existentes.

Com seus gestos de caráter humano, Juliana Maria Dantas de Carvalho sempre demonstrou o elevado espírito de cooperação às pessoas a quem prestou e ainda executa seus relevantes serviços como ASG.

Queremos prestar nossa homenagem a essa profissional responsável , referência de amor e cuidado para com o próximo.  Juliana Maria Dantas de Carvalho não é apenas uma ASG… É uma das chaves mais importantes de todo o mecanismo que move o órgão a quem dedicou anos de sua vida. Agradecemos profundamente toda a dedicação, zelo e apreço pelo seu trabalho! Obrigado!

Por meio desta Moção de Louvor, fica registrada a nossa consideração, o nosso respeito e os nossos agradecimentos, além do reconhecimento de que tais ações seguramente impactaram positivamente a vida de cada pessoa que foi ajudada no momento oportuno.

Por isso que a Senhora Juliana Maria Dantas de Carvalho é merecedora do reconhecimento do Poder Legislativo Carnaubense.

Confira abaixo a Moção de Congratulação nº 095/2021.

PUBLICIDADE



Presidente da CNM apresenta demandas dos Municípios aos participantes da Expointer

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, participou na tarde desta quinta-feira, 9 de setembro, da programação da 44ª edição da Expointer, considerada uma das mais importantes feiras do agronegócio do país. O líder municipalista atualizou os participantes sobre a atuação do movimento municipalista pelo avanço de demandas prioritárias dos Entes locais, dentre elas, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), ações do Comitê Gestor das Obrigações Acessórias do ISS (CGOA), as reformas Tributária e do Imposto de Renda (IR) e a regulamentação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

O líder municipalista ressaltou que a CNM tem acompanhado de perto todos os projetos que tramitam no Congresso e enfatizou que os gestores precisam continuar somando esforços para que sejam aprovadas pautas que possam minimizar as dificuldades dos gestores, principalmente diante dos impactos que a pandemia trouxe às gestões locais. Ao mencionar o FPM, Ziulkoski mostrou as projeções para os próximos meses e lembrou que a Confederação atua pela aprovação de mais 1% do Fundo para o mês de setembro. Essa matéria aguarda votação em segundo turno na Câmara dos Deputados para que o recurso extra chegue às contas municipais.

Ziulkoski também preside o CGOA e aproveitou a oportunidade para informar o trabalho do comitê para que o Imposto sobre Serviços (ISS) seja melhor distribuído com a descentralização da arrecadação. O líder municipalista voltou a informar a tendência de crescimento das receitas oriundas do tributo e que os Grupos de Trabalho (GTs) estão concluindo as análises e as propostas de Obrigações Acessórias para que os contribuintes possam prestar o pagamento do ISS incidente sobre as operações de cartões de crédito/débito, leasing, planos de saúde e fundos de investimentos, que passarão a ser recolhidos no destino das operações e não mais na sede da entidade financeira. Uma nova reunião do CGOA deve ocorrer neste mês para homologar as ações dos GTs.

Imposto de Renda

Ao mostrar preocupação com a aprovação na Câmara do PL 2.337/2021, que estabelece mudanças no IR, Ziulkoski citou que o novo texto reduz receitas e pode significar perdas anuais de R$ 9,3 bilhões para os Municípios. Ele pediu o apoio dos prefeitos para que estejam atentos às mobilizações promovidas pela CNM e que entrem em contato com os parlamentares senadores da bancada gaúcha para barrar a matéria que agora tramita naquela Casa.

Reforma Tributária

Detalhes das duas propostas que tramitam no Congresso e versam sobre a Reforma Tributária foram explicadas pelo líder municipalista. O presidente da CNM destacou que a entidade vai continuar atuando por mudanças mais justas e que evitem perdas para os Municípios.

Regulamentação do novo Fundeb

Foram listados no encontro dispositivos da Lei 14.113/2020 do Novo Fundeb. Com prazo até o dia 31 de outubro para que ocorra a atualização da legislação, a CNM tem mostrado preocupação com alguns pontos, dentre eles, a distribuição da complementação-VAAT às redes de ensino. Recentemente, representantes da entidade participaram de debates na Câmara sobre os indicadores do Fundeb. O presidente da CNM também voltou a mencionar os impactos dos reajustes do piso nacional do magistério em razão dos Municípios não receberem recursos suficientes do governo federal para o pagamento dos profissionais da Educação.

Débitos previdenciários

O parcelamento em 240 meses para os Municípios com o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), previsto na Proposta de Emenda à Constituição 15/2021, foi outro ponto destacado pelo presidente da CNM. O líder municipalista também pediu apoio dos participantes para a aprovação dessa demanda. A programação da 44ª edição da Expointer vai até o próximo domingo, 12 de setembro.

PUBLICIDADE




CONFIRMADO NO PARADISE CLUB: Evan, Douglas Pegado, Hugo e Heitor, Kabra Bom, Nathan Vi, dias 23 e 24 de outubro

O Paradise Club em Carnaúba dos Dantas/RN realizará grandes festas nos dias 23 e 24 de Outubro de 2021, dentro da programação da Festa da Padroeira Nossa Senhora das Vitórias, confira as atrações;

Sábado dia, 23 às 21:00hs Evan, Douglas Pegado e Hugo e Heitor;

Domingo dia, 24 às 21:00hs vésperas da festa Kabra Bom, Nathan Vinicius e Woxton Nóbreg

Vai se preparando, nos festejos de Nossa Senhora das Vitórias 2021, vai da só o Paradise Club.

Paradise Club realizará seu 39º aniversário na cidade na cidade da musica Carnaúba dos Dantas.

A organização é de Marcelo e seu filho Mcluhan Dantas.

PUBLICIDADE 




Lei permite que servidores com familiares com deficiência solicitem horário especial no RN

A governadora do Rio Grande Norte, Fátima Bezerra (PT), sancionou nessa quarta-feira (8) uma nova lei que concede direito a horário especial ao servidor público estadual com deficiência ou que tenha cônjuge, filho ou dependente com deficiência de qualquer natureza.

De acordo com a Lei Complementar nº 685, o benefício de horário especial não terá exigência de compensação de horário e prejuízo da remuneração. O direito inclui os responsáveis por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A publicação está no Diário Oficial desta quinta-feira (9).

O texto também amplia as hipóteses do período de ausência para realização de exames preventivos de câncer, sem exigência de compensação de horário e prejuízo da remuneração. A partir de agora, os servidores podem se afastar por até 3 dias, a cada 12 meses de trabalho, para a realização desses exames.

O projeto de lei foi enviado pelo Executivo e aprovado pela Assembleia Legislativa em agosto. A iniciativa atende a pedidos subscritos e encaminhados ao governo por deputados estaduais.

Na mensagem enviada à Assembleia, a governadora afirmou que, segundo o IBGE, cerca de 27% da população do RN tem algum tipo de deficiência, seja motora, auditiva, visual ou cognitiva, sendo aproximadamente 882.022 pessoas nessa condição. O mesmo estudo aponta ainda que destes, aproximadamente, 20 mil pessoas estão no espectro autista.

“Esse conjunto de medidas se soma ao Estatuto da Pessoa com Deficiência, sancionado em 2015, assim como com a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, Tratados de Direito Internacional incorporados ao ordenamento jurídico brasileiro”, declarou a governadora.

A legislação estadual já assegurava o horário especial ao trabalhador estudante, quando comprovada a incompatibilidade entre o horário escolar e o trabalho, e ao servidor com deficiência, quando comprovada a necessidade por Junta Médica Oficial, independentemente de compensação de horário.

Embora o direito fosse extensível aos que têm cônjuge, companheiro, filho ou dependente nessa condição, eles precisavam compensar o horário.

Segundo o governo, a perícia continuará sendo obrigatória e não será concedido o horário especial quando a deficiência não prescindir de tratamento ou acompanhamento, conforme recomendação no laudo pericial.

De acordo com a nova lei, o horário especial poderá ser concedido sob forma de jornada reduzida em dias consecutivos ou intercalados, ou ausência ao trabalho em dia específico por semana, conforme necessidade ou programa de atendimento médico ou terapêutico, desde que seja cumprida a jornada de trabalho mínima de 20 horas semanais por cada vínculo ocupado.

Por G1 RN

PUBLICIDADE




Governo do RN assina ordem de serviço e garante mais 141 moradias em 10 cidades, Parelhas é unica no Seridó contemplada.

A governadora Fátima Bezerra assinou nesta terça-feira (9) a Ordem de Serviço (OS) para construção de mais 141 residências do Programa Pró-moradia. A ação, que garante habitação digna para a população mais vulnerável do Rio Grande do Norte, estava paralisada havia 12 anos. As pendências jurídicas foram destravadas nesta gestão e o programa foi retomado graças à articulação do órgão executor, a Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano (Cehab), ligada à Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), em parceria com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sin).

Dividido em cinco contratos, o valor desta terceira fase é de R$ 8 milhões, entre recursos do Governo do Estado e do Governo Federal. As novas residências serão construídas nos municípios de Bom Jesus, Extremoz, Jandaíra, Marcelino Vieira, Maxaranguape, Parelhas, Santana dos Matos, São Bento do Trairi, São Bento do Norte (cada município será beneficiado com 14 unidades) e Senador Eloi de Souza (com 15 unidades). As casas possuem 41 metros quadrados, divididos em dois quartos, cozinha, área de serviço, sala e banheiro.

O investimento total do Pró-moradia, após a conclusão dos cinco contratos, é de R$ 51 milhões — sendo R$ 44 milhões da Caixa Econômica Federal (CEF) e R$ 11 da contrapartida estadual via Fundo de Combate à Pobreza. Ao todo, serão construídas 765 habitações em 46 municípios do Rio Grande do Norte. “Me alegra saber que valeu a pena o esforço incomensurável de nossa equipe para salvar um programa, um investimento que ultrapassava os R$ 50 milhões. Isso é ação do Estado para que as pessoas realizem um dos sonhos mais dignos que uma pessoa tem, que é ter direito a uma casa”, afirmou a governadora, professora Fátima Bezerra.

Programa Pró-Moradia estava paralisado há 12 anos. Após destravar pendências jurídicas, governo do RN retoma construção de residências. Foto: Elisa Elsie/Assecom-RN

A governadora afirmou que ficou sensibilizada ao saber da possibilidade de perda do recurso, caso não fosse feita a contrapartida do Governo para viabilizar o projeto. “Ainda na época da campanha, busquei todas as informações para salvar o projeto. Depois assumimos e desenvolvemos as tratativas com o Governo Federal e o diálogo prosperou”, relembrou. 

O deputado estadual Francisco do PT representou a Assembleia Legislativa e afirmou que o momento é importante para a vida da população do Rio Grande do Norte. “O Brasil já viveu dias muito melhores na área da habitação. Mas, a governadora resgata esse Programa e traz para o Rio Grande do Norte esse conjunto de ações importantes e relevantes”, afirmou. 

Pró-moradia

O Pró-Moradia está dividido em cinco fases e contratos. A primeira fase contemplou 18 municípios, sendo oito desses municípios na região Central e 10 da região Oriental Sul. Ao final desta fase, serão construídas 287 moradias. Já em março passado, foi iniciada a construção de outras 131 casas na região Central. Em abril, mais 156 na Oriental Sul. Estão previstas construções em todas as regiões do Rio Grande do Norte. A assinatura de hoje garante o início da execução do terceiro contrato. Segundo o secretário estadual da Infraestrutura, Gustavo Coelho, o quarto contrato está em fase de publicação. “Esta é uma obra de grande importância, pois está trazendo não só moradia, mas representa emprego e geração de renda para a população local”, ressaltou.

Nessa terceira fase, o programa beneficiará 10 municípios do RN com 141 moradias. Foto: Elisa Elsie/Assecom-RN.

Representando 10 municípios contemplados nesta terceira fase do Pró-moradia, a prefeita de Jandaíra e vice-presidente da Federação dos Municípios do RN (Femurn), Marina Dias, disse que a data de hoje representa um dia histórico. “A região do Mato Grande volta a ser olhada por um governo e por termos a sorte de ter uma govenadora que conhece de fato a realidade do povo do nosso estado e que dialoga de forma permanente e contínua com todos os setores.”

“Aqui há um governo que tem à frente uma professora, que não nasceu em berço de ouro, e que sabe o que significa para essas famílias pobres ter direitos básicos garantidos, como o da moradia. Valeu o sonho, valeu a luta!”

Governadora Fátima Bezerra

Também estiveram presentes ao evento: o diretor da Cehab, Pablo Cruz; as secretárias-adjuntas Socorro Batista (GAC) e Maria Luiza Toneli (Sethas).   Representando as câmaras municipais estavam os vereadores Vanderley Silva (São Bento do Trairi), Edinaldo Vieira (Marcelino Vieira), Ozias Gomes (Senador Eloi de Souza), Damares de Sales (Extremoz).

Regularização

Na última quinta-feira (2), o governo do Rio Grande do Norte entregou 208 títulos de regularização fundiária do Conjunto Eldorado, no bairro Pajuçara, em Natal. A ação beneficiou 832 pessoas. Os títulos já foram registrados em cartório e são os primeiros dos cerca de 11 mil que serão entregues na Zona Norte, dos quais serão entregues 3 mil até o final deste ano. O conjunto Eldorado é composto de 153 unidades habitacionais e 167 lotes urbanizados. Algumas destas residências têm quase 30 anos.

O Governo também já entregou em Natal 202 títulos referentes a imóveis do Conjunto Residencial Praia Mar, localizado na zona Oeste da capital — onde os moradores esperavam pela documentação há 12 anos — e regularizou outras 79 casas no município de Extremoz.

Em 2019, foram entregues 550 títulos no município de São Gonçalo do Amarante, beneficiando aproximadamente de 2 mil pessoas no Conjunto de Todos, empreendimento que existia há mais de 10 anos no município.

Vila da Alcanorte

O Governo do Estado desapropriou e promoveu a regularização fundiária das casas habitadas por 159 famílias na Vila Industrial da Alcanorte, em Macau. Uma luta com mais de 3 décadas. As famílias ocupam os imóveis há 35 anos e vivem em situação de vulnerabilidade social.

Para efetivar a desapropriação, a administração estadual realizou um amplo diagnóstico da situação e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) elaborou o decreto que foi assinado pela governadora professora Fátima Bezerra no dia 20 de agosto, em ato na Vila Industrial, que contou com a presença das famílias beneficiadas pela desapropriação.

PUBLICIDADE




Escola de Contas capacita gestores para utilização da ferramenta eletrônica SIAI Obras

O Tribunal de Contas do Estado, por meio da Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira, em parceria com a Secretaria de Controle Externo, está oferecendo aos gestores potiguares um curso de capacitação para utilização do Sistema Integrado de Auditoria de Obras e Serviços de Engenharia (SIAI Obras), ferramenta eletrônica voltada para prestação de contas da despesa e auxiliar no gerenciamento, acompanhamento e controle das obras e serviços de engenharia no setor público no Estado e municípios.

O curso “SIAI-OBRAS: Ferramenta de apoio às informações das obras e serviços de engenharia” será realizado no próximo dia 15 de setembro, das 9h30 às 11h30, em formato on-line, com transmissão ao vivo pelo canal do TCE no YouTube. As inscrições estão abertas no link http://www.tce.rn.gov.br/EscolaContas/Inscricoes#gsc.tab=0.

O objetivo é conscientizar e capacitar os jurisdicionados quanto aos padrões de qualidade exigíveis na execução de obras e serviços públicos de engenharia, especialmente quanto ao uso do sistema, contribuindo com uma prestação de contas otimizada perante o Tribunal de Contas.

O SIAI Obras foi desenvolvido pelo TCE, com participação de integrantes do curso de Residência em TI, fruto de parceria com o Instituto Metrópole Digital da UFRN. O envio das informações com o uso da ferramenta foi regulamentado pela resolução n° 025/2020-TCE, passando o seu uso a ser obrigatório a partir de 01/01/2021.

A capacitação será aberta pelo presidente do TCE, conselheiro Paulo Roberto Alves e o diretor da Escola de Contas, conselheiro Carlos Thompson, além do secretário de Controle Externo, Jaílson Tavares. Logo em seguida serão realizadas as palestras, ministradas pelos auditores de controle Externo, José Monteiro Coelho Filho e Francisco Marcelo Assunção Queiroz, respectivamente diretor da Inspetoria de Controle Externo e coordenador de auditorias especiais do TCE, além da presidente do CREA/RN, Ana Adalgisa Dias Paulino. 

A programação constará de palestras focando temas como: “O profissional de engenharia e sua atuação nas obras públicas: aspectos a serem observados pela administração pública nas obras e serviços de engenharia”, a cargo da presidente do CREA, seguido pela palestra “A necessidade do acompanhamento das obras e serviços de engenharia na administração pública e o papel do SIAI-OBRAS”, por José Monteiro, e “SIAI OBRAS: O sistema e suas funcionalidade”, a cargo de Francisco Marcelo. Após as palestras, será aberto um espaço para responder as eventuais dúvidas e questionamentos que surgirem durante o chat.

Na oportunidade, também será lançado o Painel de Obras, um espaço virtual onde serão disponibilizados os dados coletados pelo SIAI Obras, por meio do qual qualquer cidadão poderá acompanhar o andamento das obras cadastradas.

Fonte: Site do TCE

PUBLICIDADE