quinta-feira, 10 de junho de 2021

Vereadora Marli de Medeirão em conjunta com o edil Lucinho cabeleireiro solicitaram do prefeito Gilson Dantas que seja instalado comedouros para animais de pequeno porte em alguns pontos estratégicos do município

A vereadora Marli de Medeirão em conjunta com o edil Jose Lúcio Silva mais popularmente conhecido por Lucinho cabeleireiro ambos (MDB) solicitaram do prefeito Gilson Dantas de Oliveira que, seja instalado comedouros para animais de pequeno porte em alguns pontos estratégicos do nosso município em Carnaúba dos Dantas/RN.

Os edis destacaram que; “Tal reivindicação se faz necessária tendo em vista a grande quantidade de animais de pequeno porte soltos nas Ruas de nossa cidade, que sofrem abandono e não dispõe de um lar, comida e água potável”.

Confira abaixo a indicação de nº 200/2021:

PUBLICIDADE




Governo Sanciona lei que torna Carnaúba dos Dantas “Terra da Música” no RN

 

Há 150 anos, no sertão seridoense, nascia o compositor e maestro Antônio Pedro Dantas, eternizado Tonheca Dantas (1871-1940). A programação do seu sesquicentenário, que segue até 13 de junho, foi aberta nesta quinta-feira (10) em cerimônia onde a governadora Fátima Bezerra sancionou lei Nº 10.923, que reconhece o município de Carnaúba dos Dantas como “Terra da Música” no Rio Grande do Norte.

O evento em alusão ao aniversário é realizado pela Prefeitura de Carnaúba dos Dantas, em parceria com o Governo do RN, por meio da Fundação José Augusto. A programação comemorativa inclui na sexta-feira (11) inauguração de uma escultura de Tonheca Dantas com oito metros de altura, assinada pelo artista plástico Guaraci Gabriel, em Carnaúba dos Dantas.

“Evidente que minha geração não teve o prazer de conhecer Tonheca Dantas, mas o conhecemos pela beleza da sua produção artística, que é rica, variada e de grande qualidade. Algumas pessoas podem até não conhecer Tonheca Dantas, mas já ouviram sua valsa mais famosa, Royal Cinema”, destacou a governadora, ao dizer que a homenagem demonstra o respeito que todos devem ter à memória artística e musical do estado.

“Manter viva a memória e a obra desses grandes compositores é manter viva a nossa cultura e o legado que eles plantaram, que eles deixaram. Vamos participar intensamente”, disse a professora Fátima Bezerra no evento híbrido, conectado com gestores municipais, considerados por ela conterrâneos, já que nasceu em Nova Palmeira, limite com Carnaúba dos Dantas.

O projeto de lei foi apresentado pelo deputado estadual Hermano Morais, subscrito pelo deputado Francisco do PT e aprovado pela Assembleia Legislativa em maio. O título é um reconhecimento à vocação musical do município, em especial a duas pessoas que levaram o nome do Rio Grande do Norte para o mundo: Tonheca Dantas e o seu primo Felinto Lúcio Dantas.

“Infelizmente a pandemia não permitiu que fizéssemos uma festa ainda mais grandiosa. Fico muito honrado de poder contribuir para que essa homenagem seja à altura da grandeza da obra de Tonheca. A lei institui aquilo que já é reconhecido pelo povo potiguar”, disse o deputado.

Sesquicentenário

A solenidade contou com a participação do vice-governador, Antenor Roberto; do secretário-chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves; do diretor-presidente da FJA, Crispiniano Neto.

“Às vezes a gente presta homenagens a ícones da cultura e a cidade não entra no clima. Senti que Carnaúba dos Dantas ia abraçar o sesquicentenário quando fizemos uma reunião num sábado à noite”, brincou Crispiniano, acrescentando que quando comunicou à governadora também foi notório o seu entusiasmo.

O gestor cultural compartilhou que centenários de outras personalidades do RN em 2021: a sambista Ademilde Fonseca, o escritor Homero Homem, o professor Veríssimo de Melo, o compositor Janduí Filizola, e ainda o educador Paulo Freire, que é recifense, mas se fez potiguar em Angicos.

Os membros do governo foram contemplados com medalha de honra ao mérito entregues pelos membros da comissão organizadora do Sesquicentenário Pedro Brito e Manoel Cavalcanti Neto.

“O Seridó é um celeiro de música. Dizem que o Seridó é uma civilização, talvez sejamos civilizados porque lá estudamos desde que nascemos, estudamos música. Se há uma linguagem universal no planeta é a música”, disse Pedro Brito, lembrando que comumente crianças são vistas solfejando lições.

“Falar da música é falar de uma arte que faz parte da rotina dos carnaubenses desde tempos afastados, pois nossa cidade é um terreno fértil no âmbito musical e dessas terras férteis surgiu o músico Tonheca Dantas”, disse o prefeito de Carnaúba dos Dantas, Gilson Dantas de Oliveira, na abertura do Sesquicentenário.

O prefeito ressaltou a importância do evento para os valores do município, que tem a música em sua identidade. Também fez referência ao trabalho da Orquestra Filarmônica Onze de Dezembro, conduzida hoje pela batuta do maestro Márcio Dantas.

Os maestros Linus Lerner, da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, e João da Banda, da Banda Sinfônica da Cidade do Natal, também acompanharam a solenidade.

Tonheca Dantas

Nascido em 13 de junho de 1871, em Carnaúba dos Dantas, Antônio Pedro Dantas, conhecido como Tonheca Dantas, faleceu em 07 de fevereiro de 1940 em Natal. Foi um notável compositor e maestro brasileiro, músico autodidata, autor de uma obra de mais de mil peças musicais até hoje executadas pelas bandas filarmônicas do Brasil afora e até mesmo no exterior. É de sua autoria a Valsa Royal Cinema, obra imortalizada, que compôs para um cinema da cidade de Natal.

Seu repertório autoral é formado principalmente pelo gênero musical valsa, mas também dobrados, maxixes, hinos, xotes, polcas, marchas e outros gêneros musicais orquestrados. São obras famosas também a Valsa Delírio, a suíte Melodia do Bosque, Valsa A Desfolhar Saudades, a marcha solene Republicana, dobrado Tenente José Paulino, Embaixador na Paraíba, Correio do Norte.

Fonte: ASSECOM/RN

PUBLICIDADE 

Fonte: ASSECOM/RN

PUBLICIDADE 



Tem prosseguimento na Comunidade Rajada o novenário da Festa de Santo Antônio

 

A comunidade Rajada celebra logo mais as 19:00 hs desta quinta-feira (10) na Capela de Santo Antônio no município de Carnaúba dos Dantas-RN à 7ª novena da Festa de Santo Antônio 2021.

COM O TEMA: Com Santo Antônio a comunidade em missão levando a palavra a todos.  

Atenção os festejos à Santo Antônio estão sendo transmitidos exclusivamente pelo Facebook da Pascom Carnaúba, é só clicar nesse link PascomCarnaúbaCarnaúbadosDantas.

PUBLICIDADE




[INFORME PUBLICITÁRIO] Cirilo do Queijo comunica a toda sua clientela que neste sábado (12) estará vendendo Queijos, nata, manteiga da terra e galinha caipira no Mercadinho J. Rosendo de Pecô e família em Carnaúba dos Dantas

O rei do queijo, Cirilo do Queijo comunica a toda sua clientela que devido ao decreto municipal neste sábado (12/06) ele e Mariana estarão vendendo Queijos de manteiga, colho, nata, manteiga da terra e galinha caipira no Mercadinho J. Rosendo de Pecô e família em Carnaúba dos Dantas/RN.


Org: Cirilo e Mariana.

PUBLICIDADE



Gilvan Peixe solicitou construção de uma galeria no esgoto na Rua José Venâncio, próximo à residência do Senhor Buchudo no Bairro Dom José Adelino Dantas

O vereador José Gilvan Dantas o popular Gilvan Peixe (PROS) usou a tribuna da Câmara de Carnaúba dos Dantas nesta terça-feira (08/06), e solicitou através da indicação nº 204/2021 ao prefeito Gilson Dantas de Oliveira e a Diego Paulo de Medeiros Soares Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos que seja feito uma galeria de esgoto na Rua José Venâncio, próximo à residência do Senhor Buchudo no Bairro Dom José Adelino Dantas em Carnaúba dos Dantas/RN.

O Vereador Gilvan enfatizou que; “A referida Indicação em tela se faz necessária tendo em vista que na citada Rua existe um esgoto a céu aberto e considerando que estão construindo nas proximidades, nada mais que justo que seja construído uma galeria no local”, finalizou o edil.

Confira abaixo a indicação de nº 204/2021:

PUBLICIDADE





Boletim do Hospital Regional do Seridó registra 01 óbito por Covid-19 nesta quarta

Boletim Covid-19

Hospital Regional Telecila Freitas Fontes

09/06/21

Esse boletim é referente a pacientes internados nas últimas 24 horas no Hospital Regional do Seridó.

Óbito por COVID-19 no HRS em 09/06/21:

São Vicente – 01

Use amáscara

não aglomere

higienizeasmãos

@hrserido.

Fonte: Blog da Gláucia Lima

PUBLICIDADE




Alerta CNM: Municípios precisam regularizar Conselhos do Fundeb


Os gestores municipais precisam regularizar os Conselhos de Acompanhamento e Controle Social (CACS) do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O alerta da Confederação Nacional de Municípios (CNM) é necessário, pois ainda há 982 Municípios com situação irregular no cadastro dos CACS-Fundeb, de acordo com os números informados no dia de hoje, 09 de junho, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A CNM lembra que o prazo para a instituição dos Conselhos terminou em 31 de março. Em matéria divulgada em 5 de março, a Confederação esclareceu e orientou sobre a necessidade de os gestores municipais instituírem os conselhos municipais do novo Fundeb. A CNM lembra ainda que os gestores devem providenciar o cadastro dos novos conselheiros, com o envio da documentação no sistema para a devida regularização do conselho o quanto antes, pois a própria legislação prevê a suspensão de repasses federais caso haja alguma irregularidade.

Os Conselhos do Fundeb têm a finalidade de acompanhar e realizar o controle social da aplicação dos recursos recebidos à conta do Fundeb e acompanhar a execução do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate), com emissão de parecer conclusivo sobre as contas apresentadas. Também compete ao CACS-Fundeb supervisionar o censo escolar anual e a elaboração da proposta orçamentária anual.

Regularização
Para normalizar os conselhos que se encontram com mandato vencido, os gestores devem fazer o cadastro dos novos conselheiros e enviar toda documentação digitalizada no sistema CACS-Fundeb.

Em caso de irregularidades, o gestor deve acessar o sistema CACS-Fundeb, identificar a situação de irregularidade e obter orientações sobre o processo de regularização do Conselho. Para obter a senha de transmissão dos dados ao sistema CACS-Fundeb, é necessário digitalizar e enviar, por e-mail institucional do Município, ofício em papel timbrado devidamente assinado pelo gestor municipal ou pelo Secretário Municipal de Educação para o e-mail: senha.institucional@fnde.gov.br, contendo o e-mail institucional do solicitante (Prefeitura ou Secretaria Municipal de Educação para onde será enviada a senha); o contato telefônico e a justificativa da solicitação.

Para consulta sobre a situação dos conselhos do Fundeb, é necessário acessar AQUI

PUBLICIDADE




Prefeituras de Acari proibiram acendimento de fogueiras durante o mês de junho/2021

De acordo com o decreto municipal, fica proibido o acendimento de fogueiras durante o mês de junho/2021 em Acari/RN

Art. 10. Fica proibida, na zona urbana de Acari, nos Povoados de Bulhões e Gargalheiras e em núcleos rurais onde as residências sejam próximas, a queima de fogueiras juninas em todo o mês de junho de 2021, assim como, fogos de artifícios que gerem fumaça e eventuais gases tóxicos.

Art. 11. A medida de proibição da queima de fogueiras visa inibir o agravamento de problemas de saúde respiratórios provocados pela inalação da fumaça e gases tóxicos, o que pode ser um fator agravante nesse período de enfrentamento constante a COVID-19.

FISCALIZAÇÃO

Art. 12. A fiscalização do cumprimento deste Decreto, em relação a queima das fogueiras juninas, ficará a cargo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento e da Vigilância Sanitária, que o fará com o auxílio da Polícia Militar que tomará as medidas para o fiel cumprimento desta norma.

PUBLICIDADE




Vereador Clésio Nelson solicitou melhoramento/alargamento na esquina entre as Ruas Felinto Lúcio e Justino Dantas que dão acesso ao Conjunto Seu Anísio em Carnaúba dos Dantas

O vereador Clésio Nelson (MDB) protocolou a indicação de nº 197/2021 na 20ª Sessão Ordinária da Câmara de Carnaúba dos Dantas realizada nesta terça-feira (08/06), o Nobre vereador Clécio Nelso, solicitou ao prefeito Gilson Dantas de Oliveira, Diego Paulo de Medeiros Soares Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos que seja feito melhoramento/alargamento da esquina entre as Ruas Felinto Lúcio e Justino Dantas que dão acesso ao Conjunto Seu Anísio em Carnaúba dos Dantas/RN.

O edil Clésio destacou que; “Tal reivindicação se faz necessária tendo em vista que tal esquina é muito estreita e hoje bastante movimentada pois além de ser praticamente a principal entrada do Conjunto Seu Anísio é também a Rua de acesso a UBS localizada naquele conjunto”, concluiu Clésio Nelson.

Confira abaixo a indicação de nº 197/2021:


PUBLICIDADE