terça-feira, 17 de outubro de 2023

Secretaria de saúde realizou palestra sobre "Outubro Rosa" e "Novembro Azul" para público da Zona Rural de Acari

No último sábado, dia 14, um evento de grande relevância ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Acari, reunindo 25 participantes, todos agricultores e agricultoras familiares. A odontóloga Dra. Ana Paula e a Técnica de Saúde Bucal Ana Kaline, ministraram uma palestra abordando temas cruciais relacionados à saúde: o "Outubro Rosa" e o "Novembro Azul".

Durante a palestra, a Dra. Ana Paula destacou a importância de prevenir o câncer de boca, um problema de saúde que afeta inúmeras pessoas, além dos outros tipos da doença, destacando a importância dos cuidados com o câncer de pele, para os que ficam mais expostos a luz solar, como por exemplo o uso de protetor solar, chapéu de aba, protetor labial, camisa de manga, luva. A palestrante ressaltou como as práticas de prevenção estão em perfeita sintonia com as campanhas do "Outubro Rosa" e do "Novembro Azul", que visam conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer.

A iniciativa de trazer essa palestra para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Acari demonstra a preocupação com a comunidade agrícola em estar bem informada sobre questões de saúde e em adotar medidas preventivas em suas vidas. A Dra. Ana Paula proporcionou valiosos momentos de informação sobre como os agricultores e agricultoras familiares podem cuidar de sua saúde bucal, contribuindo para uma vida mais saudável.

Esse encontro reforça a importância de trazer informações de qualidade e conscientização sobre questões de saúde para as comunidades rurais, promovendo assim uma maior qualidade de vida e bem-estar também para o homem e a mulher do campo.




PUBLICIDADE 


 

Vereadores de Acari participam de evento de lançamento do novo PAC no Rio Grande do Norte

Na manhã desta segunda-feira (16), os vereadores Rudyson Ric e José Erivan, juntamente com as vereadoras Marineide Alves e Albervânia Medeiros, bem como o prefeito Fernando Antônio, participaram do evento de lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no estado do Rio Grande do Norte.

Este programa é composto por uma série de iniciativas públicas e privadas, todas com o objetivo de acelerar o crescimento do país. O evento foi realizado no Centro Administrativo do Estado.

PUBLICIDADE 



 

FIERN e FECAM-RN assinam acordo de cooperação técnica para intercâmbio de informações, estudos e dados

Fotos: Guilherme Arnaud

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) assinou, nesta segunda-feira (16), um acordo de cooperação técnica com a Federação das Câmaras Municipais do RN (FECAM-RN). O presidente da FIERN, Amaro Sales, junto ao diretor 1º tesoureiro e presidente eleito da FIERN, Roberto Serquiz, e gestores executivos do Sistema FIERN, recebeu o presidente da FECAM-RN, Wolney França, e diretores da instituição.

O acordo firmado entre as federações é ancorado no Observatório da Indústria Mais RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da FIERN, mas também prevê ações conjuntas às quatro casas do Sistema Indústria — FIERN, SENAI, SESI e IEL. A parceria vai possibilitar a troca de dados e informações entre as instituições para a tomada de decisões.

“O Mais RN é um instrumento importantíssimo para o estado. A partir dele dialogamos com toda a sociedade e construímos o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, comenta o presidente da FIERN. “Essa parceria com a FECAM-RN é mais um passo nessa construção e vai auxiliar os presidentes do Poder Legislativo de todos os municípios na tomada de decisões, com dados e informações sobre a economia”, acrescenta Amaro.

O diretor 1º tesoureiro e presidente eleito da FIERN destacou que o Observatório da Indústria pode contribuir para os municípios desenvolverem as vocações produtivas e estabelecerem planos de ação. “Um tema muito importante para os municípios é a reforma tributária, que pretende encerrar a guerra fiscal e vai fazer valer a vocação de cada município. Por isso, é preciso identificar essas aptidões para trabalhar a mão de obra qualificada dentro dessa capacidade”, aponta Serquiz.

Já o presidente da FECAM-RN agradeceu pela oportunidade de firmar a parceria junto à FIERN e afirmou que o acordo vai trazer benefícios para os municípios potiguares. “Todas as 167 câmaras municipais do Rio Grande do Norte são associadas à federação e o interesse é comum pelo desenvolvimento. Tenho certeza que essa parceria vai ser de grande valia para nossas câmaras”, avalia Wolney.

O Observatório da Indústria Mais RN trabalha frequentemente com o firmamento de ACTs com diversas instituições do estado para o intercâmbio de dados e informações estratégicas. Os documentos são uma forma de proteger e garantir que as informações se mantenham íntegras e resguardadas. Entre os parceiros com acordos em andamento estão universidades, prefeituras, instituições financeiras e secretaria e órgãos ligados aos governos Estadual e Federal.

Além do presidente da FECAM, Wolney França, o encontro contou com a participação dos presidentes das Câmaras Municipais de Carnaúba dos Dantas (Marli Dantas), Goianinha (Alexandre Veras), São Gonçalo do Amarante (Geraldo Veríssimo), Ceará Mirim (Kaio César Carneiro) e da diretora-executiva da FECAM, Erineide Sá.



PUBLICIDADE 



Ministros e governadora lançam programa que terá recursos para obras no RN

Com investimentos previstos no valor de R$ 45 bilhões em 141 obras e ações, os ministros Rui Costa e Renan Filho, e a governadora Fátima Bezerra lançaram nesta segunda-feira (16) o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3) no Rio Grande do Norte. São obras de infraestrutura viária, segurança hídrica, de ampliação da rede escolar e de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A solenidade ocorreu na Escola de Governo, em Natal, com a presença do vice-governador Walter Alves; do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara; presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos; vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Inês Magalhães; representantes da bancada potiguar no Congresso Nacional, de deputados estaduais, prefeitos, lideranças empresariais e movimentos sociais.

Entre as obras que receberão recursos federais ao longo dos próximos anos, estão a duplicação da rodovia BR-304, entre Natal, Mossoró e a Divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará; a implantação da BR-104, que vai de Macau (RN) até Aracaju (SE), interligando os principais polos de econômicos do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco; o Ramal do Apodi da Transposição; a conclusão da Barragem Oiticica e a construção do sistema adutor que vai garantir o abastecimento de água na região Seridó potiguar pelos próximos 50 anos.

"É um dia importante neste novo tempo que estamos vivendo no Brasil, de cooperação federativa. As obras aqui anunciadas são importantes não só pelo caráter estruturante que têm, mas pelo o quanto elas representam para a geração de empregos em nosso estado, para o bem-estar da população e desenvolvimento do Rio Grande do Norte. A parte de infraestrutura hídrica é emblemática porque envolve duas importantes obras do projeto da transposição, iniciado pelo presidente Lula: o Ramal do Apodi e a Barragem Oiticica", disse a governadora Fátima Bezerra, lembrando que todos os projetos prioritários apresentados por ela foram acolhidos pelo Governo Federal.

“O Rio Grande do Norte está pronto. Vamos trabalhar 24 horas por dia para fazer o dever de casa. Vamos somar esforços junto aos prefeitos e prefeitas para que durante esses três anos possamos entregar o maior legado em matéria de cidadania e dignidade para o nosso povo”, reforçou a governadora.

Responsável pela coordenação do PAC no âmbito federal, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, disse que as obras vão gerar emprego e renda para milhares de pessoas, além de melhorar a mobilidade e o atendimento à população.

“O Presidente Lula, ao fazer o PAC, ele junta várias ações em uma ação só, que busca gerar emprego, gerar renda, capacitar pessoas, melhorar a vida e cuidar de gente, porque essas obras não só ativam as cadeias produtivas com milhares de empregos, mas tão importante quanto é depois que a obra estiver pronta, o povo utilizando hospital, utilizando o metrô, as vias, melhorando a economia”, ressaltou o ministro.

Orçada em cerca de R$ 3 bilhões, a duplicação da BR-304 será dividida em quatro lotes, segundo informou o ministro dos Transportes, Renan Filho. Um dos lotes — a Reta Tabajara — visitada hoje pelos ministros —, está em fase de conclusão. "Quando cheguei aqui, uma pessoa perguntou: ministro, quando vai ser concluída a duplicação da Reta Tabajara? Vamos fazer uma entrega muito importante este ano, deixando para 2024 apenas os viadutos remanescentes (acesso ao aeroporto) e a travessia de Macaíba, já com recursos assegurados para essas obras", explicou Renan Filho.

O programa lançado em Natal também contempla a construção do Hospital de Urgências e Emergências em Trauma e Neurocirurgia da Grande Natal; ampliação do Hospital Universitário Onofre Lopes; federalização de um trecho de rodovia sob responsabilidade estadual encravado no leito da BR-226, entre Currais Novos e Florânia; ampliação dos sistemas de abastecimento de água de Parnamirim, Ceará-Mirim, Mossoró, Apodi e Assu, além da retomada de 18 obras de Unidades Básicas de Saúde em 14 cidades e a finalização de 111 escolas, creches e quadras esportivas em 59 municípios do RN.

“Destaco aqui também o papel da região Nordeste, em particular o Rio Grande do Norte, de uma atividade econômica que tem sido a alavanca de desenvolvimento, a geração de energia renovável eólica e solar.  Nesta área, o governo federal está fazendo, só em linha de transmissão, três grandes linhas, representando uma licitação de 50 bilhões de reais, que vão conectar o Rio Grande do Norte e o NE ao Sudeste do País. Com isso, destravaremos vários projetos que estavam dependendo dessas linhas para começarem a operar, trazendo ainda mais desenvolvimento”, finalizou o Ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.

Participaram da solenidade na Escola de Governo, Maurício Muniz, secretário de articulação da Presidência da República, Marcos Cavalcante, secretário do Programa de Parcerias para investimentos e concessões do Governo Federal. secretariado e auxiliares do governo do Rio Grande do Norte, o presidente dos Correios Fabiano Silva, a senadora Zenaide Maia; os deputados federais João Maia, Natália Bonavides, Fernando Mineiro e Benes Leocádio; deputados estaduais Francisco Medeiros, Isolda Dantas, Bernardo Amorim e Divaneide Basílio; Antenor Roberto, procurador-geral do Estado e o adjunto José Duarte Santana; Superintendente regional do DNIT/RN, Getúlio Batista; diretora-geral do DER/RN, Natécia Nunes; presidente do Banco do Nordeste no Brasil Paulo Câmara, vice-presidente da Caixa Econômica Inês Magalhães. Também compareceram o presidente da Femurn – Federação dos Municípios do RN, Luciano Santos, presidente eleito da FIERN Roberto Serquiz, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, prefeita de Jandaíra, Marina Marinho, prefeito de Currais Novos, Odon Júnior e prefeitos de todas as regiões do Estado, além do representante do movimento de luta pró–Moradia.

Fonte: ASSECOM/RN

PUBLICIDADE