sábado, 17 de junho de 2017

ALCOÓLICOS ANÔNIMOS DE CARNAÚBA DOS DANTAS COMPLETA 26 ANOS DE EXISTÊNCIA








Quem passa pela Rua Juvenal Lamartine, nº 225, (antigo prédio do FUNDEC), centro de Carnaúba dos Dantas talvez nem perceba que existe uma importante entidade que é conhecida pelo anonimato de seus membros.

Estamos falando do AA (Alcoólicos Anônimos), uma irmandade que luta há anos pela recuperação das pessoas que caíram no vício da bebida e que não conseguem sozinhas encontrar o caminho da sobriedade.

Em Carnaúba dos Dantas o Grupo 8 de Setembro foi criado em 1991 e este ano completa 26 anos de existência.

O blog teve a honra de visitar o AA e bater um longo papo com seus membros regado a um saboroso chá, e assim ter tido a oportunidade de conhecer a história e o trabalho resistente da irmandade.

"No dia 27 de Julho do ano de 1975, os Alcoólicos Anônimos chegavam ao Rio Grande do Norte. No município de Caicó, região Seridó do Estado, um grupo de bebedores-problemas se reuniu, procurando uma maneira de manter-se sóbrio. Foi então formado o Grupo Seridó de A.A., abrigado no Sobrado Velho da Praça da Liberdade, naquela cidade." (http://aarn.org.br)

Este ano, o AA de Caicó, o mais antigo do RN, completará 42 anos de existência.

Naturalmente, o blog respeita a tradição do AA ao manter os membros no anonimato porque o mais importante é divulgar a irmandade e a sua importância para nossa comunidade.

A comunidade será sempre bem vinda à entidade, que todos os sábados está aberta entre 20 às 22 horas, avisam.

Fonte: Blog Carnaúba Notícias

CONTABILIDADE: PREFEITURA DE CARNAÚBA DOS DANTAS NÃO ENVIOU RELATÓRIOS AO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

Acabou-se o mês de maio/2017 e a Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas ainda não publicou no Diário Oficial da Femurn o Relatório de Execução Orçamentária (RREO) referente ao segundo bimestre (março e abril) do corrente ano, assim como o RGF (Relatório de Gestão Fiscal) referente ao primeiro quadrimestre de 2017 (jan, fev, mar e abril), descumprindo assim o que preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Além de publicar esses relatórios da contabilidade da prefeitura no Diário Oficial, todo prefeito deve enviar ao Tribunal de Contas esses relatórios via sistema eletrônico e, também através de cópias, o que não aconteceu até agora com o nosso município.

O não envio ou envio fora de prazo desses documentos trará consequências sérias ao gestor por parte da Corte de Contas do Estado (MULTAS), além de prejudicar o recebimento de recursos por parte do ente municipal.

Numa rápida pesquisa aleatória no site da FEMURN constatamos que a Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas é a única dos municípios pesquisado da Região do Seridó a não publicar tais documentos.

Veja abaixo os municípios pesquisados:
                                          PREFEITURA DE ACARI ENVIOU
                                         PREFEITURA DE JARDIM DO SERIDÓ ENVIOU
                                         PREFEITURA DE LAGOA NOVA ENVIOU
                                          PREFEITURA DE PARELHAS ENVIOU

                                                       PREFEITURA DE CURRAIS NOVOS ENVIOU
Fonte e pesquisa: Blog Carnaúba Notícias

CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE CARNAÚBA DOS DANTAS APROVARAM PLANO DE AÇÃO E O PLANO DE APLICAÇÃO.





O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Carnaúba dos Dantas se reuniu na manhã desta última terça-feira (13/06) na Sede da Casa dos Conselhos Municipais de Carnaúba dos Dantas/RN, ao lado do conselho Tutelar, para discutir vários assuntos de interesse da comunidade Carnaubense, sob a presidência da ilmª Valquiria Medeiros de Melo.

Na oportunidade foram, tratados vários assuntos sobre a Criança e do Adolescente, também foi discutido o calendário anual das reuniões, atualização dos dados dos conselheiros, cadastramento das entidades no edital do ITAU SOCIAL.

Participaram da reunião as conselheiras do Conselho Tutelar de Carnaúba dos Dantas Maria Ivonete e Celânia Maria de Souza a qual é a presidenta, além do vereador Fabiano Pacômio.

Ao final foi aprovado por unanimidades o Plano de Ação e o Plano de Aplicação, a jovem e presidenta do referido Conselho Valquiria Medeiros disse que estava muita feliz de está conduzindo os trabalhos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ao lado de todos os conselheiros (as), juntos vamos realizar muitos trabalhos em prol das nossas crianças e adolescente disse Valquiria.

A presidenta do Conselho Tutelar Celânia Maria mais popularmente conhecida por (Branquinha de Carlota) disse, juntos Conselho Tutelar e Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente faremos um trabalho melhor em prol da Criança e do Adolescente do nosso município finalizou Branquinha.

Por fim, o vereador Fabiano Pacômio disse que estava muito feliz de sempre esta presentes nas reuniões dos conselhos municipais, pois faço parte de comissões na câmara municipal e é de grande importância de não só eu, como os demais meus colegas sempre estarem presentes nas reuniões dos conselhos municipais disse o vereador.  


Fotos e Texto: Fábio Locutor