segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Presidente da Câmara Marli de Medeirão se reuniu com a Secretaria Municipal de Educação Rúbia Raquel para discutir a implementação do Programa Câmara Mirim

Em visita a Secretária Municipal de Educação nesta segunda-feira (09) a Srª Rúbia Raquel, a Presidente da Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas Marli de Medeiros juntamente com sua equipe fez a apresentação do Plano de Ações do Legislativo para o biênio 2023/2024.

Discutiram sobre o Programa Câmara Mirim, criado pela Lei 1.210, de 22 de dezembro de 2022 , que trata de uma ação desenvolvida pela Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas/RN, por meio da Escola do Legislativo “Emília de Rodat Dantas de Souza”, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e tem como objetivo despertar no jovem a consciência da cidadania aliado ao entendimento dos aspectos políticos da vida em sociedade, como também permitir aos estudantes compreender as funções.

PUBLICIDADE



“I Festival de Pipas” Movimentou manhã deste domingo (08) em Carnaúba dos Dantas

Uma manhã dedicada para as crianças e adolescentes! A Prefeitura de Carnaúba dos Dantas, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, deu total apoio aos organizadores para a realização do “I Festival de Pipas”. A ação reuniu cerca de 72 de participantes de Carnaúba dos Dantas e da Paraíba no Estádio José Henrique Dantas.

O secretário de esportes, Martins Félix, avaliou de forma positiva a ideia dos organizadores do evento (Wellington, Tarcísio, Marcos Junior e Jô da Cerâmica do Castelo), e disse que a secretaria segue cumprindo um planejamento onde prioriza as mais diferentes modalidades esportivas






PUBLICIDADE 


 

UTILIDADE PÚBLICA: Rádio 93 FM está fora do ar devido manutenção nos equipamentos, em breve a programação voltará normal

Comunicado importante

A Rádio 93 FM está fora do ar devido a manutenção nos equipamentos, voltaremos com nossa programação normal assim que nossa equipe técnica concluir o serviço. Provavelmente ela voltará ao ar na próxima quarta-feira (11).

Grato pela atenção de todos nossos ouvintes e anunciantes.

Atenciosamente agradece:

Francisco Cirilo dos Santos (Cirilo Santos)

Diretor da Rádio 93 FM

PUBLICIDADE



Prefeito Amazan assinou (03) termos de colaboração e fomento de apoio a projetos de cunho social voltadas à Politica dos Direitos da Criança e do adolescente


O Prefeito Amazan assinou na manhã desta quinta-feira (5) de janeiro, na sede da Prefeitura de Jardim do Seridó, 3 (três) termos de colaboração e fomento de apoio a projetos de cunho social, complementares e inovadores, voltadas à Politica dos Direitos da Criança e do adolescente.

O apoio da Prefeitura por meio dos Termos de colaboração, só são possíveis graças a transferência de parte do imposto de renda na hora da declaração direcionado ao FIA.

Projetos das Escolas Municipais Maria de Lourdes Medeiros Cunha, Calpúrnia Caldas de Amorim e do Hospital e Maternidade Dr. Ruy Mariz, foram comtemplados com os termos de colaboração e fomento.





PUBLICIDADE



CNM destaca as principais mudanças no eSocial para 2023

Os Municípios precisam ficar atentos às diversas mudanças implementadas na rotinas dos contadores públicos municipais com a implementação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Cabe ressaltar que o sistema é essencialmente pertencente à área de recursos humanos, por se tratar de informações relativas ao trabalhador, entretanto, o contador deve auxiliar a área de pessoal para a entrega dessas obrigações. 

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra que, desde julho de 2021, os órgãos públicos foram obrigados a aderir ao eSocial e que isso consiste na unificação das obrigações trabalhistas e previdenciárias em uma única plataforma. Para 2023, a entidade destaca algumas mudanças. O sistema foi dividido em quatro fases, cuja última tornou-se obrigatória para os órgãos públicos em 1º de janeiro de 2023. Trata-se dos dados de segurança e saúde no trabalho (SST) e o gestor deve se organizar para enviar esses eventos em 2023. Mais detalhes desta fase está disponível aqui

A CNM também alerta que a opção “S-1200 - Remuneração de trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previdência Social”, com a competência de janeiro/2023, está suspensa temporariamente até que seja publicada uma nova portaria com as alíquotas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do salário família para 2023. A portaria governamental deve conter as alíquotas de desconto previdenciário do segurado, que podem variar de 7,5% a 14%.

Novos eventos
Foram acrescentados novos eventos referentes a processos trabalhistas que podem ser conferidos no manual do eSocial. Segundo as orientações, o período de convivência entre as versões S-1.0 e a S-1.1 será até 19 de março de 2023. Ou seja, alguns eventos podem ser enviados em uma versão e outros na outra versão até essa data. A partir de 16 de janeiro 2023, as tabelas do eSocial vigentes - relacionadas no Anexo I do Leiaute - serão as da versão S-1.1, independentemente da versão do evento transmitido. Acesse o manual aqui e confira também as principais alterações.

Login por código
A partir de abril deste ano, o login por código de acesso será descontinuado definitivamente do eSocial. Isso mudará em 13 de fevereiro 2023, não sendo mais possível o envio dos eventos trabalhistas (afastamentos, férias e alterações contratuais), a não ser por meio do login pela plataforma Gov.br com a conta ouro ou prata. Saiba mais aqui.

PUBLICIDADE