sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Programa +APS Potiguar garantiu R$ 86,4 em investimentos para o RN

A atenção primária à saúde (APS) é a primeira porta aberta para receber a população dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, em 2023 a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) resolveu apostar, de mãos dadas com os municípios e o Ministério da Saúde, em uma revolução na APS do Rio Grande do Norte, nascendo assim o programa +APS Potiguar.

A partir de articulações feitas desde o início do ano passado, a Sesap conquistou junto ao Ministério da Saúde a primazia do RN ser o estado-piloto da política de expansão da APS no Brasil. Assim, o estado conquistou, apenas em 2023, um investimento fixo de R$ 86,4 milhões para ampliação da capacidade de atendimento nos municípios.

Os resultados do investimento do +APS Potiguar já podem ser vistos de maneira prática com o aumento da capacidade de atendimento à população. De acordo com os dados mais recentes, o RN saiu de uma cobertura, no início de 2023, de 65,3% da população para 76,2% em dezembro passado.

O montante de recursos que proporcionou este aumento foi aplicado principalmente na habilitação e financiamento de aproximadamente 300 equipes profissionais, sendo cerca de 200 de saúde da Família e de Atenção Primária e outras 100 de saúde bucal, além de recursos para informatização e modernização (Informatiza APS) das unidades de saúde em mais de 100 municípios e o custeio de centros de especialidades odontológicas.

Também houve reforço no financiamento para atuação de 109 agentes comunitários em 18 municípios, assim como a instalação de equipes de atenção primária prisional. Dentro da política de expansão dos serviços proposta pelo Ministério da Saúde, o +APS Potiguar também conquistou a verba para custeio, além de ter cooperado com o apoio técnico para instalação, de 52 equipes multidisciplinares, que são compostas por profissionais de saúde de diferentes áreas que atuam de maneira complementar e integrada.

Para 2024, o planejamento feito pela Sesap é para que as ampliações das equipes e, consequentemente, da cobertura sigam sendo realizadas, em parceria com os municípios e o Ministério da Saúde, incluindo no processo um extenso programa de qualificação dos servidores das unidades básicas, tendo como objetivo final a cobertura de 100% da população Potiguar pela política de atenção primária à saúde.

Fonte: SESAP/ASSECOM

PUBLICIDADE 



 

Hoje (12) Tem inauguração do Boteco75 em Carnaúba dos Dantas, com cardápio inovador e o melhor atendimento da cidade.

Será inaugurado na noite desta sexta-feira (12) em Carnaúba dos Dantas/RN o Boteco75, será o melhor boteco do Seridó. Com aquele cardápio top, gastrobar, cardápio inovador e o melhor atendimento da cidade.

O Boteco75 fica localizado no Centro da cidade na Rua José Azevedo no “antigo Quiosque do Deda”.

O empreendimento é do jovem Eduardo Vinícius filho de Deda do bar 

PUBLICIDADE



Prefeito Álvaro Dias divulga a programação oficial do Carnaval 2024

Ao som do tradicional frevo e chuva de confetes, o prefeito Álvaro Dias divulgou oficialmente a programação do Carnaval 2024, no Sesc da avenida Rio Branco. A manhã festiva desta quinta-feira (11), contou com a presença de artistas locais, nacionais, secretários, representantes do legislativo municipal, imprensa e convidados. Este ano a festa homenageia a Banda Independente da Ribeira, símbolo de luta e tradição do carnaval de rua de Natal.

O carnaval será aberto oficialmente com o tradicional Baile de Máscaras, na quinta-feira, dia 8 de fevereiro, no Polo Petrópolis (que este ano será na lateral da Praça Pedro Velho) com shows da Banda Independente da Ribeira, Spok e Banda do Giba e Convidados, Lia de Itamaracá e Elba Ramalho. É o tradicional momento em que o prefeito Álvaro Dias faz e entrega das chaves da cidade ao Rei e à Rainha, dando início oficial ao período de folia.

A programação divulgada pela Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria de Cultura (Secult/Funcarte) vai até a quarta-feira de cinzas (14), com blocos, desfiles de escolas de samba e de índios, shows locais e nacionais distribuídos nas quatros zonas da cidade. A programação segue a partir da sexta-feira (9) nos polos, de forma simultânea, além dos blocos de ruas e orquestras de frevo incentivados pela Prefeitura através de Editais, Seleções Públicas e projetos da Lei Djalma Maranhão.

O prefeito Álvaro Dias celebrou o lançamento do carnaval e projetou que esta será a maior e melhor edição dos últimos anos na cidade. Para o chefe do executivo municipal, a implementação de investimentos na área cultural representa a valorização dos artistas locais e suas produções, bem como gera um forte impacto positivo na economia criativa da cidade: “O carnaval de Natal é uma realidade e cresce a cada ano. Como prefeito, tenho orgulho de proporcionar essa festa para a população da nossa cidade que merece. Não tenho dúvidas que a edição deste ano de 2024 será um sucesso e a maior de todos os tempos”, afirmou.

O Carnaval 2024 reúne em torno de mil artistas que vão se apresentar nos sete polos espalhados da cidade: Petrópolis, Ribeira, Redinha, Rocas, Ponta Negra, Centro Histórico e Nazaré, e conta com dez palcos nas quatros zonas da capital. Além da questão econômica, o Carnaval de Natal levou em consideração o estímulo à valorização da cultura local. “A maioria da grade do nosso Carnaval tem a presença e o talento musical dos nossos artistas”, relembra o prefeito.

A Lei Djalma Maranhão, da Prefeitura do Natal, incentiva projetos de Prévias e Blocos no Carnaval 2024. As Prévias começam no dia 2 de fevereiro com Kd Xoxó e seguem no dia 3 com Nem se Acaba nem Fica Pouco, Bloco Cheia de Manias, Enquanto Campos Corre, Sales Só Caminha, Patuscada e Troça do K-1.  No domingo (4) tem Me Leva Mamãe e Patotinha. Na terça-feira, dia 6, é a vez de Se Parar eu Caio e na quinta-feira, dia 8, Segura que Deu Onda.

Os Blocos incentivados pela Lei Djalma Maranhão começam no sábado dia 10 com Submarino Amarelo, Petrópolis Folia (segunda-feira, dia 12) e na terça-feira (13) seguem com A Banda e Muitos Carnavais.

Segundo o secretário de cultura do município, Dácio Galvão, o Carnaval é realizado, por intermédio de recursos da Lei Djalma Maranhão, para projetos de Prévias e Blocos, emendas parlamentares e recursos próprios. “A contratação de artistas potiguares responde por mais de 90% do volume de atrações. O carnaval segue mantendo o padrão estético e artístico que a população espera e democratiza o acesso do público a Pólos e do artista à cadeia produtiva dos recursos utilizados”, disse o secretário de Cultura.

Um desses artistas que irá se apresentar é o músico Anderson Foca, integrante da Orquestra Greiosa e ressaltou a importância do carnaval quando falou da expectativa da estreia do bloco infantil “A Greiosinha”. “Criamos a banda em 2016 para e pelo carnaval que é um grande encontro de outros artistas da cidade que apresentam a sua arte. Este ano estamos preparando um EP que será lançado antes do carnaval e vamos trazer de novidade o bloco infantil “A Greiosinha”, que irá desfilar na Praça Pedro Velho em seu primeiro ano. Estamos animados e este ano o carnaval promete”, comentou Anderson Foca.

A Prefeitura do Natal oferece toda a estrutura, logística e coordena o Carnaval em todos os Polos e palcos. Os filões terão à disposição 5 postos médicos, 5 ambulâncias com UTI e 8 ambulâncias básicas, além de 60 brigadistas, 350 seguranças, estrutura de 350 banheiros químicos, áreas com PCD, intérpretes de Libras, sonorização e projeto de iluminação cênica.

Confira a programação completa nos Polos culturais:

PETRÓPOLIS

A folia em Petrópolis segue na sexta-feira (9) com show de Carlinhos Brown, Roberta Sá no sábado (10), Chico César se apresentando no domingo (11) e Almir Rouche na terça-feira, dia 13. O Polo recebe também prévias carnavalescas e Blocos de Rua. Na quinta-feira (8) o Cortejo Carnavalesco, na sexta (9) a novidade projeto Full Chico (Jorge Negão e Gilberto Cabral) que sai do Bar 294 em direção ao Palco Petrópolis, no domingo tem Bloco da Greiosa, segunda-feira (12) Vão me Levando-Frevo do Xico e na terça-feira (13) Muitos Carnavais.

PONTA NEGRA

O tradicional palco na praça do Gringo’s (Praça Ecológica) terá shows a partir da sexta-feira (9) indo até a terça (13). Ricardo Chaves sobe no palco no sábado (10), Alexandre Pires se apresenta no domingo (11), Geraldo Azevedo na segunda-feira (12) e Paralamas do Sucesso fechando a programação na terça-feira (13). O Polo recebe também prévias carnavalescas e Blocos de Rua.

CENTRO HISTÓRICO

O tradicional ponto de encontro da boemia da cidade, o Centro Histórico de Natal receberá programação variada de shows de sexta (9) a terça-feira (13). No sábado (10) tem Majur, no domingo (11) o lendário Desfile das Kengas com show de Fafá de Belém, na segunda-feira (12) é a vez de Mv Bill e fechando a grade no Centro tem Sergynho Pimenta na terça-feira, dia 13.

O Polo recebe também prévias carnavalescas e Blocos de Rua durante todos os dias. No sábado, dia 10, tem Transfolia, no domingo (11) As Kengas e na terça-feira (13) o Galo dos Perturbados. 

POLO RIBEIRA ESCOLAS E TRIBOS

A avenida Duque de Caxias (Passarela do Samba), na Ribeira, recebe o desfile das Escolas de Samba e Cortejo das Tribos de Índios na semana seguinte ao Carnaval. Na sexta-feira (16), das 18h às 20h, tem a apresentação das tradicionais Tribos de Índios. Das 20h até 1h o público terá o desfile das Escolas de Samba de Acesso e do Grupo B. No sábado (17), é a vez do desfile das Escolas do Grupo A.

POLO NAZARÉ ZONA OESTE

O bairro de Nazaré recebe um dos polos mais animados do Carnaval de Natal. Na rua lateral do Terminal Rodoviário de Natal, se apresentam a partir de sábado (10) Léo Patrício, Circuito Musical, Thiago Freitas e Thabata Medeiros. No domingo (11) é a vez de Luizinho Nobre, Sergynho Pimenta e Érika Silva. E na segunda-feira (12) tem Bira Santos, banda Grafith e banda Feras.

POLO REDINHA

O tradicional Palco do Buiú, na Redinha, tem programação musical variada a partir da sexta (9), com shows de Spok Frevo e Orquestra e Circuito Musical, com Fantasmão e Giannini Alencar no sábado (10); Sergynho Pimenta e Thabata no domingo (11); Banda Grafith e Érika Silva na segunda-feira (12) e fechando a programação na terça (13) tem Monobloco e Banda Feras.

POLO ROCAS

Berço do samba e do futebol, o bairro das Rocas tem folia na segunda-feira com o consagrado Segunda de Vagabundo (segunda, dia 12), desfile dos Blocos As Guerreiras, banda Carcará e bloco Os Grávidos.

EDITAIS E SELEÇÕES PARA O CARNAVAL

A Prefeitura do Natal disponibiliza editais públicos e seleções voltadas para o Carnaval de 2024. Artistas e produtores ligados à folia poderão participar do processo. Serão lançadas seleções públicas e editais voltados para todos os segmentos e este ano com homenagens especiais. A Escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval, Coordenador de Reinado e Corneteiro, cuja escolha acontece sempre no pátio da Funcarte com muita música e animação, vai homenagear Severino Galvão.

A Seleção Pública para Tribos de Índios irá homenagear o Mestre Raimundo Brasil e para as Escolas de Samba será Mestre Lucarino. Na seleção de bandas de frevo a homenagem será para o Maestro Neemias Lopes e de atrações musicais o compositor Dosinho. Haverá também edital para Blocos e Troças.

O edital para Reinado de Momo vai selecionar e premiar a Rainha e o Rei, Corneteiro, Figurinista e Coordenador do Reinado.

O edital para Orquestras de Frevo vai selecionar e apoiar financeiramente 50 Orquestras de Frevo. Já a Seleção Pública para Tribos de Índios vai premiar 9 tribos de índios de reconhecimento de Patrimônio Cultural do Município.

O edital para Escolas de Samba premia e incentiva financeiramente as agremiações e  o credenciamento e apoio financeiro para atrações musicais atende grupos percussivos, dj’s, mc’s e rappers que se apresentam nos Polos e ruas, além do edital para Blocos e Troças que disponibiliza Orquestras  de Frevo que desfilarão nos Polos Carnavalescos, Avenidas e Ruas.

Os detalhes e documentação necessária estarão disponíveis no www.natal.rn.gov.br/dom e www.blogdafuncarte.com.br.

Fonte: Blog do Pássaro

PUBLICIDADE