sábado, 19 de agosto de 2023

Presidente da Câmara de Acari, Paloma Vitória, participou na última sexta-feira(18) da Sessão Solene de Instalação da Procuradoria da mulher na Assembleia Legislativa

A Presidente da Câmara Municipal de Acari, Paloma Vitória, esteve presente na última sexta-feira (18) na Assembleia Legislativa para participar da sessão solene que marcou a instalação da Procuradoria da Mulher. Com essa iniciativa, mais uma porta se abre para fortalecer os direitos das mulheres do Rio Grande do Norte, evidenciando um compromisso sólido com a equidade de gênero.

A Procuradoria Especial da Mulher foi oficialmente inaugurada na ALRN, constituindo um espaço vital onde as mulheres potiguares poderão contar com apoio jurídico, psicológico, social e uma variedade de outras ações. Trata-se de um ambiente de acolhimento, um refúgio seguro para todas as mulheres que tenham sido vítimas de discriminação ou violência, proporcionando suporte integral e especializado.

A instalação da Procuradoria Especial da Mulher é uma realização significativa, reafirmando o comprometimento das autoridades legislativas em criar um ambiente mais inclusivo e justo para todas as cidadãs do Rio Grande do Norte.

PUBLICIDADE 



 

Presidente José Carlos e assessores da Câmara de São José do Seridó participam de encontro regional com gestores públicos ocorrido em Caicó-RN

O Tribunal de Contas do Estado abriu na manhã desta quarta-feira (16/08), em Caicó, o último dos quatro Encontros Regionais com Gestores Públicos Municipais, ciclo de palestras promovido pela Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira, em parceria com as federações dos municípios (Femurn) e câmaras municipais (Fecam/RN), alcançando aproximadamente 1.000 participantes de todas as regiões do Estado.

O municipio de São José do Seridó teve representatividade com a presença do atual presidente da câmara de vereadores do município José Carlos Dantas da Costa,das  servidoras da câmara Keyla Oliveira e Joseane Magna e ainda o servidor Igor Charles.

Este evento é uma realização da Fecam em parceria com o TCE ( Tribunal de Contas do Estado).

Dentre as abordagens do encontro temas como a nova lei de licitações, contas de governo, planejamento estratégico, orçamento público, controle interno e sustentabilidade.

Fonte: site do Carlos Felipe o Fera

PUBLICIDADE



Equipe do programa glaucoma estará em Acari na próxima segunda, dia 21 de agosto

A Prefeitura de Acari, através da secretaria municipal de saúde, comunica aos usuários que a equipe do Programa Glaucoma estará no município nesta próxima segunda-feira, dia 21 de agosto, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, a partir das 07h00.

O programa é responsável pelo acompanhamento periódico dos usuários, onde os mesmos passam por avaliações e recebimentos gratuitos de colírios.

O Glaucoma é uma lesão ocular que, se não tratada, pode levar à cegueira. A doença afeta principalmente pessoas com mais de 40 anos, alto grau de miopia e que sejam diabéticos. O tratamento é realizado através do uso de colírios durante um período de três meses.

PUBLICIDADE



 

Currais Novos sediará 4ª Feira Seridoense dos Pequenos Empreendedores da Gastronomia

A quarta edição da Feira Seridoense dos Pequenos Empreendedores da Gastronomia acontecerá em Currais Novos em 09 de setembro e deverá reunir no Largo do Coreto Guarany dezenas de empreendedores da região que irão comercializar seus produtos, trocar experiências e fechar novas parcerias. O evento conta com apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, e o SEBRAE.

As inscrições para participar do evento acontecem até a próxima quarta-feira (23) através do link disponibilizado no instagram do evento: @fespeg_rn. O objetivo principal da FESPEG é mostrar o potencial gastronômico dos municípios e a comercialização dos produtos, além de fomentar a produção local. O evento acontecerá no final de semana da realização de outro grande evento, a primeira etapa da Copa Nordeste Brasileiro de Voleibol.

Fonte: Blog de Ismael Medeiros

PUBLICIDADE



RN recebe ministros do Desenvolvimento Regional e da Educação na segunda (21)

O Rio Grande do Norte recebe na próxima segunda-feira (21) os ministros da Educação (MEC), Camilo Santana, e da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes. "Os ministros vêm ao nosso estado conhecer e acompanhar importantes investimentos. São ações com forte impacto positivo em duas áreas fundamentais para o desenvolvimento econômico e social, que são a Educação e os Recursos Hídricos", afirma a governadora Fátima Bezerra.

Fátima destaca que no campo da Educação, "as novas escolas de tecnologia e formação profissional vão atender à juventude em todas as regiões do Estado preparando para o trabalho e para a vida. E em relação aos recursos hídricos estamos construindo estruturas que vão garantir abastecimento e segurança hídrica para melhorar a vida das pessoas e gerar oportunidades de produção e renda".

Camilo Santana vem conhecer a sede em construção do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN) localizada no entroncamento da rua do Campo com a avenida Capitão-Mor Gouveia, no bairro Felipe Camarão, em Natal.

Com previsão de ser concluído até dezembro deste ano, a unidade ofertará vagas para a rede estadual de ensino profissional no ano letivo de 2024. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura do RN (SIN) 52% das obras no campus de Natal estão prontas - o que representa R$ 4.384.990,13 do valor total previsto de R$ 9.066.047,41.

O ministro vai tratar também do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica e do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A ação visa a alfabetização de todas as crianças por meio da soma de esforços entre União, Estados e Municípios.

RECURSOS HÍDRICOS

Na segunda-feira à noite, o ministro Waldez Góes participa da abertura da 25ª edição do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas - ENCOB, no Centro de Convenções, e assina, juntamente com a governadora Fátima Bezerra e com o secretário de Estado dos Recursos Hídricos, Paulo Varella, dois importantes documentos para a gestão de águas no RN. Um é o Termo de Adesão ao Pacto pela Governança da Água, um acordo nacional proposto pela Agência Nacional das Águas (ANA). O outro é o convênio para Elaboração de estudos e projetos estratégicos visando a segurança hídrica do RN a partir do Programa de Integração de Águas do Rio São Francisco - PISF.

O Pacto pela Governança da Água é um processo coordenado pela ANA em parceria com os Estados e o Distrito Federal, e objetiva fortalecer a relação entre a ANA e os entes federativos, por meio da cooperação para o aprimoramento da gestão de recursos hídricos, da regulação dos serviços de saneamento e da implementação da política de segurança de barragens.

De acordo com Paulo Varella a assinatura do pacto “é a expressão política da importância do gerenciamento dos recursos hídricos do País, celebrado entre a União e os entes federados”.

Na terça-feira, o ministro Waldez Góes visita a Barragem de Oiticica, em Jucurutu, cujas obras foram incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e se reúne com moradores no Ginásio Poliesportivo de Barra de Santana. Na volta para Natal sobrevoa a barragem Passagem das Traíras e as obras do Projeto Seridó.

PUBLICIDADE