sábado, 30 de março de 2024

Rio São Bento: Movimento intenso na ponte do Bairro Paizinho Maria

Foto: Wendel Gama

O movimento é intenso na ponto sob o Rio São Bento. O açude Dourado está, neste sábado (30), com a sua maior cheia registrada nos últimos anos. Com isso o Rio São Bento, que recebe essas águas, está seguindo com muita água.

A alegria do povo de Currais Novos pode ser vista na internet, nos muitos registros, e na movimentação da ponte que dá acesso ao Bairro Paizinho Maria.

Esta é a cheia mais alta desde 2009.


Fonte: Blog Ismael Medeiros

PUBLICIDADE



Farmácia Popular: saiba como funciona o programa que dá acesso a medicamentos

Foto: Reprodução

Relançado em 2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Farmácia Popular é um dos principais programas do Governo Federal para garantir à população acesso integral à saúde, como distribuição de medicamentos, fraldas geriátricas e absorventes, gratuitamente ou com desconto. A política é fruto de uma parceria entre Ministério da Saúde, farmácias e drogarias, além das Unidades Básicas de Saúde, que disponibilizam os remédios.

Os brasileiros que têm diabetes, asma, hipertensão e osteoporose podem ter acesso a medicamentos gratuitos. E, desde 2023, também para osteoporose e anticoncepcionais. Também no ano passado, foram incorporados remédios novos para pessoas com HIV ou Aids, doenças infecciosas e raras.

O Farmácia Popular também oferece medicamentos subsidiados para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e fraldas geriátricas. Nesses casos, o Ministério da Saúde paga parte do valor dos medicamentos – até 90% do valor de referência tabelado- e o cidadão paga o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia.

De acordo com o Ministério da Saúde, os 55 milhões de brasileiros que são beneficiários do Bolsa Família têm acesso a todos os medicamentos disponíveis no programa gratuitamente. Para retirar, basta o ir até a farmácia credenciada e apresentar a receita médica, documento de identidade e CPF. O reconhecimento do vínculo do beneficiário com o Bolsa Família ocorrerá automaticamente pelo sistema. Não é necessário fazer cadastro prévio.

O guia completo dos medicamentos oferecidos está disponível na página do programa. Clique aqui e acesse.

Já a relação completa de farmácias e unidades de saúde está disponível na página do Programa. Clique aqui para acessar.

Dignidade menstrual

Em janeiro de 2024, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição gratuita de absorventes higiênicos nas farmácias credenciadas. A iniciativa faz parte do Programa Dignidade Menstrual para beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade social extrema ou que têm baixa renda. Poderão receber os absorventes higiênicos estudantes das instituições públicas de ensino, pessoas em situação de vulnerabilidade social extrema e pessoas em situação de rua, com idade entre 10 e 49 anos, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).

Leia também:

• CadÚnico: saiba como se inscrever e acessar os programas do Governo Federal

• Saiba como ter acesso a absorventes gratuitos pelo SUS

Para conseguir os absorventes, a pessoa beneficiária deve comparecer a um estabelecimento credenciado, sempre identificado pela logomarca do Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), apresentando os seguintes documentos: documento oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF e o documento de Autorização do Programa Dignidade Menstrual, em formato digital ou impresso, que deve ser gerado pelo aplicativo ou pelo site do Meu SUS Digital, com validade de 180 dias.

Desde o início da distribuição, o Dignidade Menstrual já beneficiou mais de um milhão de mulheres, meninas e outras pessoas que menstruam em 3,5 mil municípios, por meio da colaboração de 15,2 mil farmácias engajadas. Com um repasse total de R$ 21,7milhões, foram distribuídos mais de 43,6 milhões de absorventes.

Em 8 de março de 2024, o Ministério da Saúde informou que 55 milhões de mulheres utilizam o Farmácia Popular, representando 62% das pessoas beneficiadas com o programa.

Para acessar a cartilha do Programa Dignidade Menstrual, clique aqui.

Ouvidoria e contato do Programa Farmácia Popular

O Ministério da Saúde oferece um canal exclusivo para assistir os beneficiários em casos de eventuais dificuldades, o Disque Saúde 136.

A pasta alerta também que a Coordenação-Geral do Programa Farmácia Popular do Brasil (CGPFP) não realiza contato com as farmácias credenciados por meio telefônico: “As comunicações da CGPFP são feitas apenas somente por meio de Ofício, devidamente assinado via Sistema Eletrônico de Informações – SEI, ou por e-mails oficiais do Ministério da Saúde que possuam o domínio @saude.gov.br”.

Em caso de dúvidas, a orientação é que o representante da empresa entre em contato por meio da Ouvidoria-Geral do SUS, discando 136, ou pelo e-mail analise.fpopular@saude.gov.br.

Com informações do Ministério da Saúde

PUBLICIDADE



 

HOJE SÁBADO DE ALELUIA TEM! Muito forró, axé, xote e reggae na Praça dos Quiosques em Carnaúba dos Dantas

Foto: Reprodução

Vem curtir muito forró, axé, xote e reggae neste sábado dia, 30 de março (sábado de Aleluia) na Praça dos Quiosques em Carnaúba dos Dantas.

Animação será de Josinaldo Silva, “O cabeludo do RN”.

Inicio ás 21:00hs

Você é o nosso convidado!

Leve sua família e seus amigos e vão curtir essa super mega festa ao vivo nos Quiosques.

Totalmente grátis.

Realização:

Quiosques de Castanha, Cacau, Lanchonete do Edjan, Naire Lanches, Jalmir do espetinho e Massas bom Jesus.

PUBLICIDADE



 

Mercado do Artesanato de Acari comemora 02 anos neste sábado

Foto: Reprodução

Hoje sábado, dia 30 de março, prepare-se para uma celebração única e cheia de arte! O Mercado do Artesanato de Acari comemora seus 02 anos, e você é nosso(a) convidado(a) especial para participar desse momento incrível.

A partir das 17h, estaremos esperando a todos(as) para uma festa que promete encantar com muita música e arte, pois teremos a honra de receber a renomada Filarmônica Maestro Felinto Lúcio Dantas, que embalará nossa celebração com melodias envolventes e emocionantes.

Além disso, você terá a oportunidade de apreciar o talento e a criatividade das artesãs do mercado em um desfile de moda exclusivo. Peças únicas e cheias de personalidade serão apresentadas, demonstrando toda a diversidade e qualidade do artesanato local. Cada criação carrega consigo a essência e o amor dedicados por essas habilidosas artistas, tornando este desfile um verdadeiro espetáculo de estilo e autenticidade.

Venha fazer parte deste momento especial, celebrando a arte, a cultura e o talento que fazem do Mercado do Artesanato de Acari um verdadeiro tesouro em nossa comunidade. Junte-se a nós neste sábado (30) e seja parte desta festa inesquecível!

PUBLICIDADE



19 cidades do RN registraram mais divórcios do que casamentos em 2022, aponta IBGE

Pelo menos 19 cidades do Rio Grande do Norte tiveram mais divórcios do que casamentos ao longo de 2022, segundo dados da Pesquisa de Registros Civis, divulgados nesta quarta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A maior diferença registrada foi na cidade de Pendências, que teve 39 divórcios a mais que casamentos – foram 63 contra 24. São Paulo do Potengi ficou logo atrás, com 31 separações a mais que matrimônios.

A cidade potiguar que teve o maior número de divórcios em 2022 foi Mossoró, com 676. O município, no entanto, registrou um número maior de casamentos (1.225) e, por isso, não consta na lista. A mesma situação ocorreu em Parnamirim, segunda cidade com o maior número absoluto de divórcios no RN, com 571. Já a capital Natal teve 179 divórcios, segundo a pesquisa, número também abaixo dos 3.250 casamentos – o maior número absoluto no estado.

Cidades com mais divórcios que casamentos no RN

Areia Branca – 88 divórcios e 77 casamentos

Apodi – 112 divórcios e 84 casamentos

Alexandria – 49 divórcios e 30 casamentos

Almino Afonso – 30 divórcios e 10 casamentos

Acari – 29 divórcios e 19 casamentos

Assu – 193 divórcios e 188 casamentos

Campo Grande – 25 divórcios e 13 casamentos

Cruzeta – 25 divórcios e 9 casamentos

Florânia – 26 divórcios e 14 casamentos

Jardim de Piranhas – 29 divórcios e 16 casamentos

João Câmara – 142 divórcios e 117 casamentos

Lajes – 30 divórcios e 9 casamentos

Martins – 34 divórcios e 19 casamentos

Monte Alegre – 71 divórcios e 63 casamentos

Parelhas – 54 divórcios e 49 casamentos

Pendências – 63 divórcios e 24 casamentos

Pau dos Ferros – 122 divórcios e 109 casamentos

São Paulo do Potengi – 58 divórcios e 27 casamentos

Upanema – 24 divórcios e 17 casamentos

Fonte: Blog do Seridó

PUBLICIDADE