quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Câmara autoriza manutenção de contratos do Mais Médicos devido a pandemia da Covid-19

 

Ao analisar a Medida Provisória (MP) 1.059/2021, os deputados federais incluíram no texto autorização para recontratar, renovar ou prorrogar por um ano contratos de médicos intercambistas do Programa Mais Médicos. A medida - se também validada pelo Senado e sancionada - poderá ser adotada em contratos vencidos em 2021 ou que ainda vão vencer e valerá independentemente do período de atuação dos profissionais.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) entende que essa medida poderá refletir positivamente nas gestões municipais, em especial, aquelas que ficaram excluídas do Mais Médicos na mudança dos parâmetros de elegibilidade dos Municípios.

A inclusão no texto foi feita por meio da apresentação do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 24/2021, da relatora deputada Carmen Zanotto (CIDADANIA/SC). A parlamentar acatou a emenda apresentada pelo deputado Jorge Solla (PT-BA) com a sugestão.

Além do acréscimo, o projeto mantém o texto da MP 1.059/2021, que prorroga o prazo para adoção das medidas excepcionais previstas na Lei 14.124/2021 para a compra de vacinas, medicamentos e insumos para o combate à Covid-19. O texto da legislação estabeleceu o prazo de 31 de julho de 2021. Agora, a alteração da MP - aprovada no PLV - é para que as normas sejam válidas enquanto durar “a declaração de emergência em saúde pública de importância nacional”, declarada em razão da pandemia da Covid-19.

A Lei 14.124/2021 instituiu medidas excepcionais para agilizar o processo de contratação administrativa dos imunizantes contra a Covid-19, como a dispensa de licitação, além de inúmeros dispositivos que permitem a aquisição com procedimento administrativo simplificado, desde que atendidos os requisitos de transparência.

PUBLICIDADE




Vereador Clésio Nelson propõe conserto da rede de esgoto da Rua João Justino Dantas no Conjunto Seu Anísio

Por meio da Indicação nº 336/2021, apresentada na 12ª Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (9), o vereador Clésio Nelson Dantas (MDB), propôs que o prefeito municipal que seja feito o conserto da rede de esgoto da Rua João Justino Dantas no Conjunto Seu Anísio em Carnaúba dos Dantas/RN.

Para o vereador Clésio Nelson, a reivindicação é um apelo feito pelos moradores da citada Rua, tendo em vista que a escassa rede de esgoto vem causando transtornos aos moradores, considerando que a rede de esgoto é de extrema importância para saúde e higiene da população, informou o parlamentar.

Confira abaixo a Indicação nº 336/2021.


PUBLICIDADE




Vereador José Evangelista requer colocação de refletor na Rua Manoel Martiniano Dantas em Carnaúba dos Dantas


Por meio da (Indicação nº 339/2021), o vereador José Evangelista de Arruda Dantas (MDB) solicitou ao prefeito Gilson Dantas de Oliveira e ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos Diego Paulo de Medeiros Soares que seja colocado um refletor na Rua Manoel Martiniano Dantas em Carnaúba dos Dantas/RN.

Tal reivindicação se faz necessária tendo em vista a escuridão de parte da Rua, pois os postes não dão conta de iluminar toda rua por causa das arvores deixando um lado da rua escuro, a senhora Maria das Vitórias de Medeiros residente na casa número 70 falou que pode colocar o refletor na coluna do medidor em frente à casa dela pois este barrote está sem funcionalidade, frisou o vereador José Evangelista.

Confira abaixo a Indicação nº 339/2021.


PUBLICIDADE




Do Povoado Ermo para o Rio Grande do Sul, Goleiro Vitor Manoel está treinando na equipe do Marítimo

O jovem atleta goleiro natural do Povoado Ermo município de Carnaúba dos Dantas-RN, Vitor Manoel filho do casal Adriana e Carlos residente no Povoado está treinando na equipe do Marítimo em Canoas Rio Grande do Sul.

O Blog do Fábio Locutor deseja ao atleta goleiro Vitor Manoel muito sucesso, que ele obtenha o seu objetivo de ser um atleta profissional, um jovem merecedor, humilde e de uma garra enorme, sucesso Vitor Manoel!.

PUBLICIDADE