quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Vereadora Bárbara Dantas solicita nivelação da pavimentação da Rua Toinho de Nozinho no Bairro São José

A vereadora Bárbara de Medeiros Dantas mais popularmente conhecida por Barbara de Marcos de Elita (PROS) solicitou do prefeito Gilson Dantas de Oliveira e Diego Paulo de Medeiros Soares Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos que seja feita a reparação e nivelação da pavimentação da Rua Toinho de Nozinho no Bairro São José em Carnaúba dos Dantas/RN, mais precisamente ao lado da Praça da Rua Monte Alegre.

A pavimentação possibilita qualidade de vida e desenvolvimento as ruas beneficiam a conquista e ocupação de regiões e promove ligações, além de auxiliar na valorização de áreas.

A Rua Toinho de Nozinho no Bairro São José em Carnaúba dos Dantas/RN, mais precisamente ao lado da casa de Joelson de Rita e da Praça da Rua Monte Alegre, recebeu a pavimentação há alguns anos. “No entanto, um trecho específico ao lado da casa de Joelson é altamente desnivelado e os carros e motos que por transitam, passam pelo desconforto de “balançar” o carro inteiro e às vezes até arrastar o motor, pelo fato do desnível ser elevado. É um serviço tecnicamente simples e de utilidade para a população”, enfatizou a vereadora Bárbara Dantas.

A vereadora protocolou a (Indicação nº 333/2021) na 12ª Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (9), na Câmara municipal de Carnaúba dos Dantas

Confira abaixo a Indicação nº 333/2021.


PUBLICIDADE




Vereadora Marli de Medeirão solicita do Poder Executivo Carnaubense conserto do calçamento da Rua Manoel Martiniano, mais precisamente em frente à oficina de Dedé de Paulo

A vereadora Marli de Medeirão (MDB) solicitou do prefeito Gilson Dantas de Oliveira e do Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos Diego Paulo de Medeiros Soares, na 12ª Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (9), que seja feito o conserto do calçamento da Rua Manoel Martiniano, mais precisamente em frente à oficina de Dedé de Paulo - Carnaúba dos Dantas/RN. (Indicação nº 331/2021).

Nesta indicação, a vereadora Marli reivindica que a prefeitura faça o conserto do calçamento da Rua Manoel Martiniano “Tal reivindicação se faz necessária tendo em vista que o calçamento da citada rua se encontra com depressão, principalmente na citada oficina”, disse a vereadora Marli

Confira abaixo a Indicação nº 331/2021.


PUBLICIDADE




Vereador Gilvan Peixe requer da Gestão municipal conclusão da pavimentação da Rua Cipriano Dantas no Bairro Santa Rita

O vereador José Gilvan Dantas o popular Gilvan Peixe (PROS) solicitou do prefeito Gilson Dantas de Oliveira e do Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos Diego Paulo de Medeiros Soares, na 12ª Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (9), que seja feita a conclusão da pavimentação da Rua Cipriano Dantas no Bairro Santa Rita em Carnaúba dos Dantas/RN. (Indicação nº 337/2021).

Nesta indicação, o edil Gilvan Peixe propõe que a prefeitura conclua a  pavimentação, “ a pavimentação irá evitar a poeira e lama, trazendo mais saúde, para os moradores da citada rua”, frisou o edil Gilvan Peixe

Confira abaixo a Indicação nº 337/2021.

PUBLICIDADE




Mais de 1600 Municípios do país participam de consórcios públicos com atuação em Iluminação Pública

Pelo menos 106 consórcios públicos intermunicipais têm prospecto de atuação na área de Iluminação Pública (IP) em seus protocolos de intenções, alcançando 1.695 Municípios. O Sudeste representa 48% dos consórcios desse segmento, seguido do Nordeste com 22%, Sul (17%) e Centro-Oeste (5%), a região Norte, pelo levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), não possui nenhum consórcio com protocolo de intenções em IP. A informação faz parte da nova edição do mapeamento dos Consórcios Públicos Brasileiros publicado pela entidade, disponível no Portal  Observatório de Consórcios Públicos Intermunicipais.

Vale destacar que o setor de Iluminação Pública, na última década, passou por profundas transformações em relação à competência e segurança jurídica que contribuíram para que o setor seja considerado pelos especialistas um dos mais atrativos para os parceiros privados para viabilizar Parcerias Público-Privadas (PPPs), em função das fontes de receitas vinculadas advindas da contribuição de iluminação pública (COSIP), mas que traz a segurança jurídica e mecanismos claros para o custeio das contraprestações e de apoio do governo federal na modelagem dos projetos.

O segmento de Iluminação Pública é o primeiro em concentração de projetos de PPPs, com 400 iniciativas identificadas no país e 53 contratos, segundo levantamento realizado pela instituição Radar PPP até maio de 2021.

Já em relação aos consórcios públicos com previsão para atuar na área de Iluminação Pública, foi a primeira iniciativa do governo federal para a abertura de um chamamento público de apoio à estruturação de projetos de PPPs com o apoio do  Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de projetos de Concessões Privadas (FEP) exclusiva para Municípios em regime de consórcio.

A CNM explica que o FEP é o Fundo federal de apoio à estruturação e ao desenvolvimento de projetos de concessões e PPPs, criado pela Lei 13.529 em 2017 e administrado pela Caixa Econômica Federal. No ano de 2019, 15 consórcios públicos se inscreveram no chamamento, representando o universo de 149 Municípios e como potencial de beneficiários diretos de mais de 5 milhões de pessoas. Os consórcios da região Nordeste lideraram as inscrições. Destes, 9 consórcios foram habilitados, assim como 5 consórcios vinculados ao estado da Bahia que aguardam a convocação. Atualmente, o FEP é a única iniciativa no país que estimula formas inovadoras de atender serviços de Iluminação Pública em regime consorciado para concessões e PPPs, em caráter de Fábrica de Projetos, ou seja, estimular novas modelagens para avaliar a escalabilidade e apoio os entes subnacionais.

A entidade chama atenção no sentido de que os consórcios públicos que desejem implementar uma concessão, seja ela tradicional ou PPP, é necessário verificar se o contrato do consórcio atende ao que está previsto no art. 2º, §3º da Lei 11.107/2005: “Os consórcios públicos poderão outorgar concessão, permissão ou autorização de obras ou serviços públicos mediante autorização prevista no contrato de consórcio público, que deverá indicar de forma específica o objeto da concessão, permissão ou autorização e as condições a que deverá atender, observada a legislação de normas gerais em vigor”. Em complemento, deve-se atenção também ao previsto no art. 20 do Decreto 6.017/2007, sobretudo, em relação à previsão do §1º que estabelece a necessidade de observar “metas de desempenho e os critérios para a fixação de tarifas ou de outros preços públicos”.

Para a CNM é importante avaliar e testar modelagens financeiras para identificar aderência e aprimoramento de determinados tipos de serviços na modalidade consórcio conectada a parceria público-privadas.

PUBLICIDADE




Vereador Clésio Nelson pede reforma e cobertura da Quadra de Esporte (Dedezinho de Amélia) no Povoado Rajada


O vereador Clésio Nelson (MDB) solicitou do prefeito Gilson Dantas de Oliveira e da secretária de educação Rúbia Raquel Dantas Roque, na 12ª Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (9), a reforma geral, como também a cobertura da Quadra de Esporte José Franciélio (Dedezinho de Amélia) no Povoado Rajada em Carnaúba dos Dantas/RN (Indicação nº 334/2021).

Nesta indicação, o vereador Clésio Nelson propõe que a prefeitura promova no Povoado Rajada melhorias da quadra de esportes, como seja feita a cobertura para a realização de esporte e lazer, para que os moradores da localidade possam realizar suas atividades esportivas e de lazer.

“Nessa linha de pensamento, a referida Indicação tem em vista as crianças da creche que possam brincar no espaço coberto, como também para que o local possa servir para realização de eventos, temos que ter a consciência que se o município dispuser de locais adequados e favoráveis à prática esportiva, iremos contribuir e incentivar o desenvolvimento humano, além de oferecer condições dignas para a prática do esporte e lazer”, frisa o legislador Clésio Nelson.




Confira abaixo a Indicação nº 334/2021.

PUBLICIDADE