quinta-feira, 28 de março de 2024

Gargalheiras acumula 36,98% da sua capacidade

Foto: Reprodução

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), realiza o monitoramento dos principais reservatórios responsáveis pelo abastecimento e atendimento às diversas necessidades de uso dos municípios potiguares. O Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do RN, divulgado nesta quinta-feira (28), indica que o açude Marechal Dutra, popularmente conhecido como Gargalheiras, acumula 16.428.067 m³, percentualmente, 36,98% da sua capacidade total, que é de 44.421.480 m³. Este já é o maior acumulado de águas no manancial dos últimos 12 anos.

O açude público de Cruzeta acumula 11.391.701 m³, correspondentes a 48,38% da sua capacidade total, que é de 23.545.745 m³, o que também representa a maior reserva hídrica do manancial, no mês de março, desde 2012, em que apresentou um acumulado de 58,51% da sua capacidade no dia 28 de março.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior manancial do RN, acumula 1.454.869.247 m³, equivalentes a 61,3% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.000 m³. No mesmo período do ano passado o reservatório estava com 1,286 bilhão de m³, correspondentes a 54,20% da sua capacidade total.

A barragem Santa Cruz do Apodi acumula 377.678.200 m³, percentualmente, 62,97% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No mesmo período do ano passado, o reservatório acumulava  266.835.315 m³, correspondentes a 44,49% da sua capacidade total.

Os reservatórios monitorados pelo Igarn, que continuam com 100% da sua capacidade são: Campo Grande, em São Paulo do Potengi; Pataxó, em Ipanguaçu; Dourado, em Currais Novos; Passagem, em Rodolfo Fernandes; Beldroega, em Paraú; o açude público de Encanto. O açude Santa Cruz do Trairi, localizado em Santa Cruz, que já chegou a  sangrar no mês de março, voltou a atingir 100% da sua capacidade. 

PUBLICIDADE


  

 

Prefeitura de Cruzeta realiza tradicional distribuição de pescado na semana santa

Quinta-Feira da Semana Santa em Cruzeta foi de peixe na mesa. A tradicional distribuição do pescado já íntegra o Calendário Oficial do Município. Beneficiando toda a população cruzetense, a ação foi coordenada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, e, na data de hoje, distribuiu 4.000kg (quatro mil quilos) de peixe da espécie tilápia.

A Secretaria de Assistência Social montou, estrategicamente, equipes de apoio e logística de entrega do pescado de modo descentralizado: com postos de distribuição na cidade e nas comunidades rurais. Tal conduta beneficiou centenas de famílias que realizaram cadastro prévio, disponibilizado em vários locais, ficando aptas a receber o peixe na manhã desta quinta-feira, 28/03/2024

Por toda a cidade, vê-se famílias satisfeitas, com olhares de esperança e gratidão, estampando sorrisos de dias mais tranquilos, aguardando a Páscoa.

Para Ana Gorete, dona de casa, receber esse peixe é uma felicidade. “Hoje vou saborear com minha família, só temos que agradecer a Deus a Gestão Municipal por esse importante gesto de solidariedade”.

A ação contou com a auxílio de servidores e voluntários, alcançando o maior número de pessoas e garantiu alimento de qualidade para que as famílias possam se alimentar durante a Sexta-feira Santa.









Fonte: Comunicação da prefeitura Municipal de Cruzeta

PUBLICIDADE



Mudanças na chapa do grupo de situação em Jardim do Seridó: Vereadores Cássio de Zequinha e Ronaltty Neri desistem de disputar vice-prefeitura

Vereadores: Ronaltty Neri e Cássio de Zequinha. Foto — ©Divulgação.

Após a recente troca na chapa do grupo de situação em Jardim do Seridó, os vereadores Cássio de Zequinha e Ronaltty Neri anunciaram que não mais concorrerão ao cargo de vice-prefeito.

Essa decisão marca um novo capítulo na dinâmica política local, gerando especulações sobre os motivos por trás da desistência dos vereadores. A mudança na composição da chapa pode refletir reajustes estratégicos dentro do grupo de situação, impactando diretamente o cenário das eleições municipais.

A renúncia dos vereadores à disputa pela vice-prefeitura também pode sinalizar discordâncias internas ou divergências em relação aos rumos políticos do grupo. Essa reviravolta pode gerar questionamentos entre os apoiadores e eleitores sobre a estabilidade e coesão do grupo de situação em Jardim do Seridó.

Agora, resta aguardar novos desdobramentos e a definição de quem ocupará o posto de vice na chapa do grupo de situação. Essa mudança certamente impactará o curso da campanha eleitoral e a corrida pela prefeitura municipal.

Fonte: Blog Seridó No Ar.

PUBLICIDADE 



 

Cavalo de Pau e Pedrinho & Guilherme serão as atrações da Festa do Pescado em Acari

Foto: Reprodução

A espera acabou! A Prefeitura de Acari tem a satisfação de anunciar às atrações que irão animar a tão aguardada Festa do Pescado, marcada para o dia 11 de maio (sábado), no encantador Povoado Gargalheiras.

Compartilhe com todos, reúna a família e os amigos para desfrutarem de uma festa imperdível, pois com a chegada das águas, é hora de celebrar em grande estilo!

Em breve, divulgaremos a programação completa!

PUBLICIDADE 



 

Prefeitura de Cruzeta assina ordem de serviço de obra de drenagem e pavimentação a paralelepípedo

A Prefeitura de Cruzeta vai iniciar mais duas obras de pavimentação à paralelepípedo e drenagem superficial de vias situadas nos Bairros de Santo Antônio e Novo Horizonte, nos seguintes trechos: Ruas Maria Josefina, Projetada 01, Projetada 02 e José Sebastião de Maria. Ao todo, esses trechos receberão intervenções orçadas em quase R$ 1.500.000,00 (um milhão e meio de reais), dentro do Programa Cruzeta Faz Mais.

Na tarde dessa quarta-feira (27), houve o ato simbólico de assinatura na sede do Centro Administrativo. Os serviços de execução da obra de pavimentação e drenagem superficial garantirão mais conforto e dignidade à população, diminuindo a poeira e melhorando as condições de circulação; além disso, a drenagem vai melhorar a situação dos alagamentos decorrentes das chuvas e impactarão positivamente na qualidade de vida das pessoas.

A obra foi autorizada para ser iniciada pelo o Prefeito, Joaquim de Medeirinho, Secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Alcion Medeiros. estiveram também participando o Engenheiro  Civil, Bento Josué, responsável técnico da construtora Alicerce, vereadores, secretários e equipe da Gestão Municipal.

A obra de drenagem e pavimentação foi viabilizada através de emenda parlamentar do Deputado Federal Paulinho Freire e será conduzida pela empresa Constral Construtora Alicerce.



Fonte: Comunicação da prefeitura Municipal de Cruzeta

PUBLICIDADE 



 

Paixão de Cristo 2024 será realizada hoje quinta-feira e amanhã sexta-feira no Monte do Galo, em Carnaúba dos Dantas

Foto: Reprodução

Na Semana Santa, você e sua família são convidados a visitar Carnaúba dos Dantas!

Será realizada nesta quinta-feira (28) e amanhã sexta-feira (29) a 46ª edição da Paixão de Cristo do Monte do Galo, em Carnaúba dos Dantas-RN, é mais tradicional do Rio Grande do Norte.

Hoje quinta-feira Santa (28) - 20h30

E amanhã sexta-feira da Paixão (29) - 17h

 O cenário será a nova Praça dos Romeiros, agora reformada com o erguimento do Santuário de Nossa Senhora das Vitórias.

A realização da Paixão de Cristo é da Associação de Desenvolvimento Cultural Dom José Adelino Dantas e da Paróquia de Carnaúba dos Dantas, com patrocínio da Lei Câmara Cascudo, Fundação José Augusto e Governo do Rio Grande do Norte, e apoio da Prefeitura de Carnaúba dos Dantas e Geoparque Seridó.

E o evento será totalmente gratuito.

PUBLICIDADE 





 

Mais uma indicação da vereadora Paloma de Lanzinha é atendida pela gestão municipal

Foto: Reprodução

A vereadora e presidente da Câmara Municipal de Acari, Paloma Vitória da Silva Baracho mais popularmente conhecida por “Paloma de Lanzinha” agradece a gestão municipal de Acari pelo serviço da pintura no piso da Quadra do Ginásio Upilezão no Bairro Petrópolis.

“Não existe melhor forma de começar o dia que não seja exercendo a gratidão e o reconhecimento, desta vez a pintura do piso da Quadra do Ginásio Upilezão, mais uma indicação da vereadora Paloma sendo atendida pela gestão municipal, buscando sempre o melhor para os desportistas acarienses”, ressaltou a vereadora.

PUBLICIDADE



 

Deputado Luiz Eduardo fala sobre déficit nas contas do governo e cobra vacinação contra dengue

Foto: Reprodução

Pelo segundo mês consecutivo, o Governo Federal registrou déficit nas contas, totalizando R$ 58,4 bilhões em fevereiro, o pior resultado para o mês em 28 anos. Durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do RN nesta quarta-feira (27), o deputado estadual Luiz Eduardo (SDD) expressou sua preocupação com essa situação alarmante.

"Isso é um absurdo", afirmou o parlamentar, destacando a gravidade da situação financeira do país.

Além disso, Luiz Eduardo também cobrou medidas urgentes para a ampliação da vacinação contra a dengue. Ele ressaltou que o Brasil enfrenta um cenário preocupante, com mais de 2 milhões de pessoas contaminadas pela doença, representando o pior índice da história do País para a contaminação por dengue e chikungunya.

"O povo brasileiro está sofrendo por falta de vacina", enfatizou o deputado, instando o governo a agir com celeridade para garantir a proteção da população contra essas enfermidades transmitidas por mosquitos.

PUBLICIDADE



RN 1500 abre a temporada 2024 do rally brasileiro, nas praias de São Miguel do Gostoso e Touros (RN)

A temporada deste ano começa em São Miguel do Gostoso e Touros - Foto: Edivan Junior

Com mais de 1000 km de prova, a 26ª edição do RN 1500 apresenta as magníficas paisagens do RN para o mundo

Velocidade, adrenalina, paisagens exuberantes, um clima descontraído e de muito amor pelo esporte. Essas podem ser algumas das muitas definições do RN 1500, a segunda maior prova de rally cross-country do Brasil, que acontece entre os dias 15 e 20 de abril, nos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba, abrindo a temporada 2024 do rally brasileiro.

Com um percurso completo e bem elaborado, explorando dunas, serras e sertão, o evento vai promover seis dias intensos, onde os participantes serão desafiados em diversos aspectos. Desde as vistorias administrativas, passando pelo prólogo e pelos quatro dias de corrida de fato, cada momento será repleto de emoção.

Em 2024, a 26ª edição do Rally tem como ponto de apoio principal o Condomínio Vela Santo Cristo, localizado na divisa entre as praias de Touros e de São Miguel do Gostoso, no litoral norte do Rio Grande do Norte, e percorre ainda as cidades de Galinhos (RN), Guamaré (RN), Frei Martinho (PB), Acari (RN), Santa Luzia (PB), São Mamede (PB) e Patos (PB), onde será realizada a premiação final do evento.

Além de um evento esportivo o Rally RN 1500 fomenta o turismo, pois divulga o destino não apenas para os participantes, mas para toda a imprensa especializada que acompanha e divulga todas as etapas da competição. “Abrir a temporada 2024 do rally brasileiro com a chegada de um dos principais eventos esportivos do país é uma excelente vitrine para o Rio Grande do Norte. O evento é uma oportunidade de mostrar ao Brasil e ao mundo as nossas belezas, explorando todo o potencial do RN, fortalecendo também todo o seguimento de turismo de aventura, envolvendo não apenas o segmento sol e mar, mas como também, a fomentação da interiorização com outros territórios do estado, movimentando a cadeia de comércio e serviços, supermercados, bares, lojas, um incremento importante para a economia local”, ressaltou a secretária de Turismo Solange Portela.

“O Rally RN 1500 não é apenas uma competição de rally, é uma celebração da paixão pelo esporte, pela comunidade e pela beleza natural do Nordeste brasileiro. Cada momento é, sem dúvidas, uma experiência única”, comenta Kleber Tinoco, organizador do evento. “Nossa missão vai além das pistas empoeiradas e das trilhas desafiadoras. Queremos mostrar ao mundo a habilidade dos pilotos, mas também a riqueza cultural e paisagística da nossa região em uma prova de descoberta, superação e conexão com as raízes do Brasil”.

PUBLICIDADE 



 

Pelo que se ouve nas ruas Iron Jr. Caminha para uma grande vitória em Jardim do Seridó em 2024

Onde se chega na cidade de Jardim do Seridó,  e se pergunta ao povo.  pode ser no centro, na zona rural nos bairros mais afastados,  quem será o prefeito de Jardim em 2024?   a resposta é quase unânime , Iron , iron iron!  E quem achar que não é verdade é só fazer o teste, e perguntar nas ruas ou nas bulandeiras pela cidade, com certeza esse foi um dos fatores que fez o candidato do grupo de situação o empresário Joaci Filho sair da disputa  pois política é momento e o momento hoje em Jardim do Seridó é Iron Jr.

Quem diz não sou eu , quem diz é a grande maioria da população Jardinense

Fonte: Blog do Pássaro

PUBLICIDADE