terça-feira, 27 de junho de 2023

Secretaria municipal de saúde de Cruzeta faz prestação de contas e apresentação dos Relatórios das Ações e Serviços de Saúde, referentes aos 3º quadrimestre de 2022 e 1º Quadrimestre do ano de 2023

A Casa Legislativa Municipal recebeu na manhã dessa terça-feira, 27 de Junho a Secretária de Saúde Francisca Lopes, a Coordenadora de Vigilância Sanitária Francimaria Moisés e a Assessora Técnica da Saúde Ilaionária Márcia. Eles prestaram esclarecimentos e informações referentes à prestação de contas e apresentação dos Relatórios das Ações e Serviços de Saúde, referentes aos 3º quadrimestre de 2022 e 1º Quadrimestre do ano de 2023.

Em Audiência Pública a Secretária de Saúde Francisca Lopes e equipe apresentaram os relatórios das ações e serviços de saúde desenvolvidos nos últimos meses e suas respectivas prestações de contas dos recursos públicos que foram investidos na saúde local: custeio da unidade de saúde, redes de atenção básica, exames de média e alta complexidade, medicamentos, vacinação contra a COVID-19 e etc.

O Vereador Hutson Barbosa conduziu os trabalhos ao lado da vereadora Arilúzia Sasnara, Presidente da Câmara Municipal Itan Lobo, debateram e tiraram suas dúvidas acerca do assunto exposto na audiência pública.

“Em mais um ano, viemos a casa do povo para prestarmos contas das ações desenvolvidas pela pasta da saúde, mostramos a realidade enfrentada pelo o município com relação aos recursos, esclarecermos à população como está o andamento das ações da Secretaria Municipal Saúde, cada centavo investido e os reais valores que esta pasta já recebeu e investiu ao longo desses meses. Em diálogo aberto e priorizando a marca da transparência, estou à disposição do poder legislativo e da população para prestar qualquer esclarecimento relacionada à pasta da saúde”, destacou a Secretária de Saúde Francisca Lopes.














Fonte: Assessória de comunicação da prefeitura

PUBLICIDADE




Confira agenda para este final de semana da cantora Karoll Sultunum, nesta quarta-feira (28) Gravata no Pernambuco, sexta-feira (30) Natal e dia 01 de julho Carnaúba dos Dantas no Motofest

A cantora Karoll Sultunum está com uma grande agenda de shows para este final de semana. Encerrando o mês de junho a cantora estará nesta quarta-feira dia, 28 (amanhã) fazendo show em Grava no estado de Pernambuco.

Já na sexta-feira dia, 30 será a vez de Natal, sendo assim encerrando seus shows neste mês de junho.

Iniciando o mês de julho dia, 01 ela estará na terra da música em Carnaúba dos Dantas no Motofest. A cantora promete iniciar o mês de julho realizando um grande show na noite deste sábado dia, 01 de julho em Carnaúba dos Dantas.  

Telefone para contato (81) 9-9137-6637 é só chama no WhatsApp.

Siga-nos no instagram, @karollsultunam e Facebook Karol Sultanum

PUBLICIDADE



MPRN recomenda que Estado garanta aplicação de provas para candidatos a conselheiros tutelares


Etapa que deve ocorrer em 23 de julho é obrigatória para definição dos candidatos que efetivamente concorrerão à eleição em outubro

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou ao Estado que garanta a aplicação das provas de conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nos processos de escolha dos Conselheiros Tutelares dos Municípios no RN. A eleição acontecerá em 1º de outubro de 2023, de forma unificada em todo o país. Mas, a etapa para habilitar os candidatos por meio da prova, está marcada para 23 de julho.

A recomendação é direcionada para a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH) e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Consec).

O documento foi feito após o Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância e Juventude (Caopij) informar à 21ª Promotoria de Justiça de Natal que ainda não há definição com relação à prova de conhecimentos sobre o ECA. A SEMJIDH tem um prazo de 5 dias úteis para informar ao Ministério Público as providências tomadas para atender o que foi orientado ou apresentar as razões que impedem o cumprimento do que foi recomendado.

Cabe ao Consec providenciar essa prova, no entanto a SEMJIDH havia sinalizado que poderia cuidar dessa etapa. Porém, a indefinição permanece mesmo se estando a menos de um mês da realização da prova no RN.

Além disso, a fase para os Municípios manifestarem interesse no modelo único de prova distribuído pelo Consec, por meio de assinatura de termo de adesão, não foi cumprida. O prazo foi encerrado na última quarta-feira (20).

Tudo isso coloca em xeque o andamento dos processos de escolha dos conselheiros no Estado. Isso porque pode gerar uma reação em cadeia: o adiamento da prova pode resultar no atraso da definição dos candidatos habilitados, afetando o envio dos dados para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e, consequentemente, a entrega das urnas e possivelmente a execução do próprio pleito.

A data da eleição está nacionalmente fixada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para o primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial.

Fonte: Site do MPRN

PUBLICIDADE



É hoje! 22ª mutirão de limpeza urbana em Cruzeta

Ação cidadã acontecerá na tarde de hoje terça-feira (27), deixando o Bairro Alto dos Remédios limpo, organizado e pronto para o seu festejo que iniciará no próximo dia 29 de Junho.

Venha participar

Fonte: Assessória de comunicação da prefeitura

PUBLICIDADE



Serviço de inspeção municipal será gerenciado por Consórcio de Municípios do Seridó

O Serviço de inspeção municipal será gerenciado por Consórcio de Municípios do Seridó. A decisão foi tomada em reunião nesta segunda-feira (26), em Currais Novos, realizada pelo Consórcio Multifinalitário do Seridó – CIM, em parceria com AMS e AMSO, SEDRAF, EMATER, IDIARN, FUNCITERN, FEMURN e CNM.

A audiência foi presidida pelo prefeito de Serra Negra do Norte Serginho, pelo presidente da Associação dos Municípios do Seridó- o prefeito de Timbaúba dos Batistas, Ivanildo Filho e o presidente da AMSO – prefeito de Cruzeta, Joaquim de Medeirinho. Na oportunidade foi explicado que a medida possibilitará o controle sanitário e a certificação de qualidade para vários produtos de origem animal que são fabricados na região.

O objetivo é uniformizar a legislação, a fim de permitir um órgão gerenciador através do compartilhamento de tarefas e despesas. O serviço de inspeção através de consórcio já é uma realidade em outros estados da federação e no Rio Grande do Norte, o Seridó sairá na frente com essa medida fortalecendo e enaltecendo os produtos da região.

Fonte: Blog do Seridó

PUBLICIDADE



Deputada Natália apresenta projeto da integração de trens e ônibus de Natal para presidente da Assembleia do RN

A deputada federal Natália Bonavides se reuniu nesta segunda-feira (26) com o presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ezequiel Ferreira, para apresentar o projeto da CBTU que amplia a oferta de trens na Grande Natal. O objetivo é unir forçar para viabilizar a obra.

“Os trens urbanos podem ser uma opção para toda Natal, inclusive para a população que hoje sofre com as obras na Felizardo Moura, que trava todo o trânsito na região. A Zona Norte da nossa capital está esquecida em vários aspectos pela prefeitura, e o transporte público é um deles”, afirmou Natália Bonavides.

O deputado estadual Ezequiel Ferreira acertou de enviar uma carta ao Governo Federal em nome da Assembleia Legislativa para reforçar a necessidade da obra para a capital potiguar e Região Metropolitana.

Trata-se do projeto da CBTU que melhora as condições das ferrovias do estado e também integra os trens com as outras modalidades de transporte. Na ideia, será possível, inclusive, construir uma linha até o campus da UFRN.

De acordo com a proposta, a ampliação das ferrovias vai permitir, por exemplo, que pessoas de diferentes municípios da Grande Natal, e de diferentes bairros da capital, cheguem até os locais de maior circulação da cidade de trem gastando uma só passagem. Além disso, o projeto vai aumentar a oferta de trens urbanos e diminuir o tempo de espera.

*Ministério das Cidades*

No mês passado, a deputada Natália Bonavides entregou o projeto da CBTU ao Ministério das Cidades. A parlamentar tem articulado em Brasília a viabilização de recursos para a obra.

“Seguimos nessa articulação e o apoio da Assembleia Legislativa é mais um reforço para conseguimos concretizar esse plano, que vai modificar completamente a realidade de Natal”, destacou a deputada.

PUBLICIDADE