sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Deputado Francisco do PT requer ao DER recuperação e sinalização da RN 023

Foto: Divulgação

Destacando a RN-023 como importante via de circulação e de produção no Estado, o deputado Francisco do PT solicita ao governo estadual, através do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), a recuperação e sinalização da estrada. O parlamentar encaminhou o pleito através de requerimento ao órgão estadual.

“A via passa por várias regiões do RN. Apesar dos esforços do DER, a precariedade atual do trecho entre os municípios de João Câmara e Touros reduz a potencialidade econômica da cidade e dificulta o transporte cotidiano de trabalhadores, estudantes e a distribuição da produção que necessita do deslocamento pela rodovia”, justifica o deputado.

O parlamentar cita falhas no asfalto e buracos, que estão prejudicando o tráfego no local. “Este trecho necessita de reparos urgentes, pois não se encontra em condições adequadas para tráfego, em especial onde é necessária a recuperação asfáltica e a instalação de sinalização e melhorias”, argumenta ele.

PUBLICIDADE



Governadora empossa novos integrantes do Conselho Estadual de Cultura

Conselho é composto por sete comissões, em áreas como Literatura, Teatro, Cinema, Música, Artes Plásticas, Ciências Sociais e Patrimônio Histórico - Foto: Sandro Menezes.

A governadora Fátima Bezerra deu posse nesta terça-feira (05) a cinco novos integrantes do Conselho Estadual de Cultura (CEC), órgão colegiado que atua na defesa do patrimônio histórico, artístico e cultural do Rio Grande do Norte.

Segundo a governadora Fátima Bezerra, o colegiado tem um papel na formulação de políticas públicas para o fortalecimento cultural do Estado. “Esta é uma cerimônia de enorme simbolismo, pois empossar os novos integrantes [do Conselho] reafirma o meu compromisso irrenunciável com a cultura e a educação. A cultura é algo fundamental para a nossa sociedade; é a identidade de um povo”, disse.

A solenidade, que aconteceu na sede da Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANL), marcou a chegada dos novos conselheiros, que terão mandato de seis anos. Foram incorporados os educadores João Batista de Morais Neto, Rejane Sousa, Josimey Costa da Silva, Eulália Duarte Barros, além do juiz estadual Cícero Martins de Macedo Filho.

O Conselho, que é atualmente vinculado à Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC), foi instituído pelo decreto de nº 4.793, em 4 de abril de 1967. A função primordial é assessorar o Governo do RN em questões culturais, embora não possua caráter deliberativo, atuando de forma consultiva.

Atualmente, o conselho é composto por sete comissões, abrangendo áreas como Literatura, Teatro, Cinema, Música, Artes Plásticas, Ciências Sociais e Patrimônio Histórico.

Criação da Secretaria Estadual de Cultura

A governadora aproveitou a solenidade para defender a criação da Secretaria Estadual de Cultura, cujo projeto de lei está em análise pela Assembleia Legislativa do Estado (ALRN). Após a sanção do projeto instituindo a nova pasta, o Conselho Estadual de Cultura deixará a Educação e passará a integrar o novo órgão da administração direta.

“A criação da secretaria não é gasto, mas investimento. Investir em educação e cultura é muito importante para o fortalecimento da nossa identidade”, justificou a governadora.

Segundo a secretária extraordinária de Cultura do Estado, Mary Land Brito, o conselho tradicionalmente dialoga com as pautas em defesa do patrimônio artístico potiguar, mas se espera que, com a criação da secretaria estadual, o colegiado possa integrar a estrutura do futuro Conselho Estadual de Política Cultural. “De forma que esses dois conselhos possam fazer parte da secretaria, onde a política cultural potiguar seja vista de forma mais abrangente”, enfatizou.

O atual presidente do Conselho, Valério Mesquita, conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), comemorou que o organismo terá agora quórum completo — 15 membros — para definir os rumos da defesa do patrimônio histórico potiguar.

Atualmente em recesso, o grupo de conselheiros voltará a se reunir em 06 de fevereiro. “O Conselho Estadual de Cultura é um órgão de grande expressão e significado no âmbito geral da cultura do Rio Grande do Norte, sendo responsável pela preservação do patrimônio histórico e artístico do estado”, reforçou.

O juiz Cícero Martins de Macêdo Filho, da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal, falou da importância do organismo na defesa da memória potiguar. “Iremos trabalhar pela conservação dos nossos bens materiais e imateriais culturais de um estado. Contem com todos os conselheiros para salvar a cultura. Contem com o nosso trabalho, com o nosso esforço, para lutar por esse bem tão caro a todos os brasileiros”, salientou.

Para a professora universitária Josimey Costa da Silva, os novos membros assumem o compromisso crucial de dar voz às diversas expressões culturais da nossa sociedade. “Os conselheiros estão prontos para desempenhar um papel vital na promoção e proteção da riqueza cultural do Rio Grande do Norte, guiados pela missão de garantir a inclusão e preservação dos patrimônios culturais e das manifestações emergentes”, disse.

A solenidade de posse teve a presença do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico do Rio Grande do Norte, Armando Hollanda, do presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras, Diógenes da Cunha Lima, além do presidente Fundação José Augusto, Gilson Matias, e do deputado estadual Francisco do PT. Também participou o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio Grande do Norte (Iphan/RN), José Clewton do Nascimento.

Colegiado desempenha papel na formulação do Plano Estadual de Cultura e também na defesa do patrimônio histórico, artístico e cultural

PUBLICIDADE



Governo reúne CEF e Prefeituras para agilizar Minha Casa Minha Vida

O Rio Grande do Norte tem 4.603 Unidades Habitacionais selecionadas para a Faixa 1 do Novo Minha Casa, Minha Vida - Foto: Carmem Felix

O Governo do RN e a Caixa Econômica Federal (CEF) apresentaram na manhã desta quinta-feira (07) as orientações para prefeitos e gestores dos 18 municípios contemplados acessarem o programa Minha Casa Minha Vida (MCMV).

Na ocasião, o Governo do Estado e dirigentes da CEF alertaram para as normas legais, técnicas e prazos a serem cumpridos para a contratação dos serviços e aprovação pelo Ministério das Cidades.

“A retomada do Minha Casa Minha Vida, após 5 anos desativado, é motivo de comemoração por que ainda vivemos no RN e no Brasil o desafio de superar o déficit habitacional. Com o novo Governo Federal, em menos de um ano estamos retomando o programa na faixa 1 e vamos realizar o sonho de muitas famílias de ter a casa própria, e, ao mesmo tempo, movimentar a economia e gerar empregos com a aplicação de R$ 625 milhões”, destacou a governadora Fátima Bezerra em reunião no auditório da Escola de Governo.

Fátima acrescentou que “o MCMV atende um dos direitos básicos que são negados a muitos brasileiros, como a moradia digna. Então, digo aos prefeitos e gestores que cumpram os prazos e condições. E aos empresários que cuidem bem, construam as casas com qualidade e carinho para dar a dignidade que nossa população merece. Queremos todos de mãos dadas, e o nosso governo continua dando todo o apoio, para cumprir os trâmites e entregar as moradias”.

Os municípios selecionados no RN são: Grande Natal – Natal, Parnamirim, Macaíba, Ceará-Mirim, Extremoz, Nísia Floresta, São Gonçalo do Amarante. Cidades polo – Apodi, Assu, Baraúna, Caicó, Canguaretama, Currais Novos, João Câmara, Mossoró, Santa Cruz, São José de Mipibu e Touros.

CHAMAMENTO PÚBLICO

Ainda como iniciativa do Governo do Estado, a Secretária de Infraestrutura publicou no Diário Oficial deste dia 07, aviso de chamamento público para selecionar empresas construtoras para os lotes do MCMV.

O Rio Grande do Norte tem 4.603 Unidades Habitacionais selecionadas para a Faixa 1 do Novo Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Esta faixa é voltada para famílias com renda mensal de até dois salários mínimos (R$ 2.640 em valores atuais). As residências vão contemplar 18 municípios do estado.

Natal concentra boa parte das novas moradias. São 1.288 unidades. Os outros três municípios selecionados com mais unidades são Mossoró (740), Parnamirim (632) e São Gonçalo do Amarante (480).

Tiago Pereira, superintendente da Caixa Econômica Federal também alertou os municípios para o cumprimento das exigências e prazos, inclusive adequações no IPTU e licenciamentos.

PRAZOS DO PROGRAMA

Os agentes públicos e as construtoras que tiveram seus projetos selecionados pelo Ministério das Cidades na 1ª etapa do Novo Minha Casa, Minha Vida para a Faixa 1 têm 30 dias para confirmar, junto à Caixa, o interesse em prosseguir com as propostas apresentadas.

Esse prazo começa a contar a partir da publicação da Portaria MCID Nº 1.482, que ocorreu no dia 23 de novembro de 2023 no Diário Oficial da União.

Após demonstrarem interesse em seguir com a proposta, os entes públicos e construtoras terão um prazo de 150 dias, a partir da data de publicação da Portaria, para apresentar os projetos e a documentação necessária para aprovação na Caixa.

A Caixa, por sua vez, terá o prazo de 150 dias para analisar e encaminhar ao Ministério das Cidades as propostas que estiverem com a documentação aprovada e, consequentemente, aptas à contratação.

A partir daí, o Ministério das Cidades autorizará a contratação das propostas aprovadas por meio da publicação de portaria específica no Diário Oficial da União. Uma vez publicada a portaria, a Caixa celebrará o contrato junto aos proponentes, possibilitando o início das obras.

A reunião, no auditório da Governadoria em Natal, contou também com a participação dos secretários de Estado da Administração, Pedro Lopes, da Semjidh, Olga Aguiar, adjuntos da Sethas, Adriano Oliveira, do GAC, Ivanilson Maia,  secretária de receita da Sefaz, Jane Araújo, coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Marcos Carvalho, do diretor presidente da Cehab/RN, Pablo Cruz, diretora-geral do DER, Natécia Nunes.

Pela CEF ainda participaram José Ricardo Barbosa, superintendente Executivo de Habitação, Ítalo Bruno, da Gerência Executiva de Habitação da Caixa Natal. Os prefeitos de Baraúna, Umarizal, Canguaretama, São José de Mipibu, Nísia Floresta, Macaíba. Representantes das prefeituras de Santa Cruz, Apodi, São Gonçalo do Amarante, Natal, Touros, Extremoz, Assu. Os deputados federais Natália Bonavides e Fernando Mineiro e o deputado estadual, Francisco Medeiros. Ainda representantes das construtoras Elite, 2MS, LCM, Morar Bem e Avançar Construções.

PUBLICIDADE




Convite da presidente: Câmara Municipal de Acari realizará sessão de encerramento do Projeto Câmara Mirim 2023.


 Foto: Divulgação

A presidente da Câmara Municipal de Acari, Vereadora Paloma Baracho, convida a comunidade para prestigiar na próxima quinta-feira (14), às 19h, a sessão de encerramento do Projeto Câmara Mirim 2023. O evento acontecerá no Plenário da Casa Legislativa.

PUBLICIDADE 


Deputado Francisco do PT apresenta emenda para reduzir alíquota de ICMS para 19%

Foto: Divulgação

O deputado Francisco do PT apresentou na tarde desta quarta-feira (6) uma emenda ao projeto de lei do Governo do Estado que trata sobre a manutenção do ICMS em 20%. A proposta do parlamentar é reduzir a alíquota para 19% e manter esse valor até o dia 31 de dezembro de 2026. No dia primeiro do ano seguinte, passaria para o percentual de 18%.

Francisco, que é líder do Governo Fátima Bezerra na Assembleia, tem sido o principal articulador no parlamento para a aprovação da matéria do Governo, por reconhecer a necessidade de manter o equilíbrio nas contas do Estado.

“Este é um assunto que merece toda a nossa atenção, porque não se trata apenas do presente, mas também do futuro de nosso Estado e entendemos que é preciso buscar os melhores caminhos para a sua aprovação. A partir dos diálogos que temos mantido com nossos colegas parlamentares, entendemos que precisaríamos fazer mudanças e, por isso, estou apresentando essa proposta”, disse o líder do Governo.

PUBLICIDADE