quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Bananeiras e Solânea, na PB, serão abastecidas por carro-pipa, por causa da crise hídrica na região do Brejo

As cidades de Bananeiras e Solânea, na região do Brejo da Paraíba, terão o abastecimento de água suspenso ainda esta semana e só receberão água através de carros-pipa.

De acordo com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), a barragem de Canafístula, reservatório que abastece as duas cidades, secou e não há mais possibilidade de captar água para distribuição. O órgão distribuiu um comunicado nesta segunda-feira (6).

Segundo a Cagepa, a interrupção no abastecimento atingirá aproximadamente de 70 mil unidades consumidoras nestas duas cidades.

Em entrevista o diretor de Operação e Manutenção da Cagepa, Thiago Pessoa, disse que além dos carros-pipa, há uma possibilidade das cidades serem abastecidas através de caixas d'água, que vão servir como uma espécie de chafariz.

“O manancial Canafístula 2, devido à crise hídrica, chegou a um nível que a Cagepa não consegue mais abastecer as duas cidades. O reservatório está numa situação muito crítica e por isso, vamos ficar apenas abastecendo através de carros-pipa.

A Cagepa já pleiteou junto às prefeituras, a instalação de caixas d'água, que vão servir como chafariz e estamos em processo de contratação para perfurar quatro poços em Solânea e outros quatro em Bananeiras”, disse Thiago.

Thiago descarta que este colapso no abastecimento tenha sido por causa do crescimento populacional destas cidades.

Ele garantiu que a Cagepa tem acompanhado este cenário com um projeto de ampliação e nos municípios mais atingidos pelas falhas no abastecimento de água, a cobrança nas contas foi suspensa e o fornecimento de água para as caixas d'água também não está sendo cobrado.

Bananeiras é um dos principais destinos turísticos da Paraíba. Cidade serrana, o local hoje possui vários condomínios de alto padrão.

A curto prazo, segundo Thiago, a solução para a região que está sendo buscada pela Cagepa é a construção de uma adutora para receber a água do Rio São Francisco, via Campina Grande.

“Bananeiras e Solânea vão ser contempladas agora com o projeto da adutora de Campina Grande, que já está em fase de contratação para a obra. Ela vai abastecer todo o Brejo”, falou Thiago.

Fonte: Blog de Marcos Silva

PUBLICIDADE




CNM refuta fala do presidente da República sobre enfrentamento da pandemia por prefeitos

Em postagens publicadas no Twitter, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) rebateu fala do presidente República, Jair Bolsonaro, nesta terça-feira, 7 de setembro, na Avenida Paulista, em relação às medidas adotadas por prefeitos no enfrentamento da pandemia. A entidade destacou que “as ações de restrição de circulação e atividades econômicas adotadas pelos gestores locais salvaram milhares de vidas no Brasil, apesar da postura contrária do chefe do Executivo federal”.

A CNM também lembrou que o Brasil já perdeu mais de 584 mil vidas em decorrência das coronavírus. E alertou que a “ação de prefeitos e prefeitas, embasada pela Constituição e reforçada em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), foi determinante para que esse quadro não fosse ainda mais grave, já que não houve a coordenação nacional necessária para o enfrentamento dessa crise mundial e que transcende o planejamento local”. 

Por fim, a entidade apontou que os “Municípios primaram por medidas que tomaram por base o cunho científico, e não posicionamentos políticos e eleitoreiros, evitando, com isso, uma verdadeira catástrofe no país”.

As postagens foram uma resposta à fala de Bolsonaro na qual ele afirmou que a ação de governadores e prefeitos foi pior do que o vírus e contrária à Constituição Federal.

Fonte Agência CNM de Notícias

PUBLICIDADE




Jovens entre 12 e 17 anos são incluídos no plano de vacinação contra a Covid-19

Nota Técnica do Ministério da Saúde (NT/MS) com orientações sobre a inclusão de crianças e adolescentes, de 12 a 17 anos, no Programa Nacional de Imunizações (PNI) contra a Covid-19 foi publicada nesta quinta-feira, 2 de setembro. As orientações se estendem ao público com ou sem deficiência permanente, comorbidades e os privados de liberdade, bem como as gestantes, as puérperas e as lactantes.

A área de Saúde da Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que a nota traz informações importantes de que o risco de complicações e óbitos pela Covid-19 entre adolescentes é significativamente inferior aos casos registrados nas demais faixas etárias. Com isso, o MS recomenda a conclusão da vacinação de 100% da população maior de 18 anos, com pelo menos a primeira dose, antes de iniciar a imunização dos demais grupos prioritários.

Segundo o ministério, no grupo de 12 a 18 anos existem determinadas condições de saúde que os colocam em risco aumentado de complicações e óbitos pela Covid-19. Em cerca de 50% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19 e 70% dos óbitos por Covid-19, entre pessoas de 15 a 19 anos, foi encontrado ao menos um fator de risco. O que levou a incluir público nos grupos de prioridade para vacinação.

Com o avanço da imunização no Brasil, os grupos prioritários elencados no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) já foram contemplados. A previsão é de que até 15 de setembro seja concluída a distribuição de doses suficientes para vacinar 100% da população maior de 18 anos com pelo menos a primeira dose, incluindo as gestantes, as puérperas e as lactantes, com ou sem comorbidade nesta faixa etária.

Sem comorbidades

A decisão de estender a imunização ao grupo de 12 a 17 anos com ou sem deficiência permanente, comorbidade e os privados de liberdade considerou as discussões realizadas na Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis. Assim, com base na NT e na Lei 14.190/2021, o Ministério da Saúde orienta aos Estados e Municípios em relação a ampliação da oferta da vacinação, a partir de 15 de setembro e exclusivamente com o imunizante Comirnaty do fabricante Pfizer/Wyeth, obedecendo a seguinte ordem de prioridade:

  - 12 a 17 anos com deficiências permanentes

  - 12 a 17 anos com presença de comorbidades

  - 12 a 17 anos gestantes e puérperas

  - 12 a 17 anos privados de liberdade

- 12 a 17 anos sem comorbidades.

Registros

Conforme registros na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Brasil conta com as vacinas dos fabricantes Pfizer/Wyeth e AstraZeneca/Fiocruz com registro definitivo e das fabricantes Sinovac/Butantan e Janssen com uso emergencial. Todas estas vacinas possuem indicação para uso na população acima de 18 anos. Conforme registrado pela Anvisa, considerando dados recentes de efetividade e segurança, a vacina Comirnaty do fabricante Pfizer/Wyeth está autorizada para o uso em crianças e adolescentes. O público deve receber exclusivamente a Pfizer.

Para a CNM, a iniciativa é positiva. A entidade alerta aos Municípios em relação às recomendações para os que não possuem capacidade para uso da vacina da Pfizer, que articulem com os Municípios mais próximos e priorizem a oferta, de acordo com as definições do PNO. Além disso, a entidade recomenda o monitoramento de possíveis eventos adversos e erros de imunização, os quais deverão ser notificados no formulário on-line do e-SUS notifica.

Fonte Agência CNM de Notícias

PUBLICIDADE



RN ultrapassa 1 milhão de pessoas imunizadas

A plataforma RN+ Vacina registrou nesta segunda-feira (6) a marca de mais de um milhão de moradores do estado que tomaram as duas doses ou a dose única da vacinação contra a Covid-19.

Até a tarde eram 1.006.642 pessoas, o que representa 37% da população de adultos estimada pro RN. A plataforma da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) também apontava que 2.160.138 receberam ao menos uma dose de vacina, indicando que 81% iniciou seu processo de imunização.

Os dados apontam para uma aceleração no ritmo da imunização contra a Covid-19 no RN, porém a Sesap reforça o alerta para a necessidade das pessoas procurarem os locais de vacinação com o objetivo de tomar a segunda dose.

O intervalo para completar o esquema vacinal da Astrazeneca/Fiocruz e da Pfizer foi reajustado pela Sesap de 12 para 8 semanas. O levantamento mais recente feito pela secretaria aponta que mais de 60 mil pessoas que estão dentro do período de tomar a segunda dose ainda não for tomá-la.

Novos lotes

O trabalho de vacinação no RN deve avançar ainda mais nos próximos dias. Até a quarta-feira (8) serão recebidas mais 135.750 doses, entre Coronavac/Butantan e Pfizer.

Dois lotes já chegaram ao estado, sendo um com 71.400 unidades da Coronavac no domingo (5) à tarde e outro com 24.570 doses de Pfizer aterrissou no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante às 15h desta segunda-feira.

A previsão é de que mais dois lotes de Pfizer cheguem na quarta-feira pela manhã.

Fonte: SESAP/ASSECOM

PUBLICIDADE