quinta-feira, 10 de março de 2022

Sesap e municípios discutem instalação do consórcio de saúde do Agreste Potiguar

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) reuniu na manhã desta quarta-feira (9) prefeitos e secretários e secretárias municipais de saúde do Agreste Potiguar para discutir a implantação do consórcio interfederativo de saúde da região.

O encontro, realizado no campus de Canguaretama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), foi o primeiro entre Sesap e municípios para tratar da iniciativa de fortalecimento da saúde no Agreste, que é representado pela I Região de Saúde Pública e reúne cerca de 390 mil potiguares.

O Governo do Estado está garantindo ao futuro consórcio a infraestrutura física para instalação da policlínica integrada. A estrutura será instalada no antigo hospital regional de Canguaretama, que passará em breve por uma reforma com investimentos de R$ 3,1 milhões apenas na obra física. A futura policlínica terá 15 consultórios de especialidades, laboratórios, setor de exames, entre outras áreas.

"Nós precisamos trabalhar em conjunto para organizar as regiões, com o objetivo de que sejam resolvidos os problemas nelas mesmas, otimizando os recursos utilizados e, principalmente, dando um atendimento de qualidade à população. Os consórcios são centrais nesse sentido, pois com a dificuldade do financiamento da saúde pública a saída é a união", afirmou o secretário de Saúde Pública do RN, Cipriano Maia.

Ao longo da reunião, as equipes técnicas da Sesap e da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do RN (Funcitern), órgão ligado à Universidade do Estado do RN (UERN) que está trabalhando na implantação dos consórcios, apresentaram as questões técnicas, legais e de gestão que envolvem a implantação da estrutura e dos serviços de saúde em parceria. .

A proposta envolve uma divisão de orçamento entre a gestão estadual e as prefeituras, sendo 40% do investimento para manutenção dos serviços e o restante rateado entre os municípios integrantes do consórcio.

Os gestores locais também apresentaram suas dúvidas e sugestões, que foram debatidas. Sesap e municípios firmaram uma agenda de trabalho, que envolve uma visita a uma policlínica no Ceará, que trabalha com o modelo de consórcio há mais de uma década, além de reuniões de trabalho técnicas até o fim de abril para consolidação do modelo de consórcio que funcionará no Agreste.

PUBLICIDADE




Prefeito de Cruzeta Joaquim de Medeirinho visitou os PSF 1 e 2 nesta segunda-feira (7)

Na manhã desta segunda-feira, 7 de março, o Prefeito Joaquim de Medeirinho esteve visitando o PSF 1 - Lilita Fernandes, no Bairro Novo Horizonte, e PSF 2 - Geraldina, no Bairro Santo Antônio. O Secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos Alcion Medeiros, a Secretária de Saúde Francisca Lopes, o enfermeiro José Erivam e a coordenadora de vigilância sanitária Francimaria Moisés acompanharam o Gestor Municipal nas unidades de saúde.

Nos próximos dias, os locais vistoriados receberão serviços de restauração para que possam melhor atender a população e proporcionar conforto aos servidores que ali atuam. O Gestor já deu o aval para que o início da reparação no PSF 1 - Lilita Fernandes ocorra no dia 14 de março, com o PSF  2 - Geraldina logo em seguida.

Os serviços irão consistir em pinturas, calçadas, restauração na infraestrutura e instalações elétricas.








Fonte: Assessoria de comunicação da prefeitura de Cruzeta

PUBLICIDADE




Detran realiza nesta nesta sexta-feira (11) leilão virtual com 221 lotes de veículos

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) realiza nesta sexta-feira (11), a partir das 10h, mais um leilão de veículos na modalidade online, através do site www.lancecertoleiloes.com.br. Dessa vez serão leiloados 221 lotes, sendo 141 veículos que continuam em circulação e 80 destinados exclusivamente para o sistema de sucata.

Os interessados já podem nesta quarta-feira (09) e na quinta-feira (10), no horário das 8h às 14h, visitar os lotes que vão à leilão e que estão nos pátios do Detran situados em Natal (Av. Capitão Mor Gouveia, 545 - Esquina com a Rua Henrique Dias, Zona Oeste da cidade – Lotes 01 a 113) e na cidade de Currais Novos (Delegacia de Trânsito DPRE - Rua Teotônio Freire, s/n – Lotes 114 ao final). Para ter acesso aos pátios é preciso que o cidadão esteja utilizando máscara de proteção facial, esteja com ciclo vacinal em dia e siga os protocolos de prevenção à Covid-19.

A presidente da Comissão de Leilão do Detran, Celeyde Diniz, informou que dos 141 lotes de veículos que continuam em circulação 14 são carros e 127 são motocicletas. Já os destinados à sucata somente podem ser adquiridos por empresas credenciadas para manusear e comercializar sucatas, conforme à legislação vigente. “Outro ponto importante é que os arrematantes deverão se cadastrar no site www.lancecertoleiloes.com.br e cumprir todas as exigências cadastrais do mesmo com antecedência mínima de 48 horas, da abertura do leilão”, explicou.

O candidato que for responsável pelo arremate de qualquer bem deve assinar um comprovante de arrematação contendo número, valor e descrição do lote, como também efetuar o pagamento de sinal correspondente a 20% do valor do lote adquirido e após a data do pregão, em até três dias úteis, concluir a compra quitando os 80% que restarão. O custo de cada lote arrematado deve ser acrescido de 5%, referente à comissão do leiloeiro, além de 0,9% de ICMS, se o veículo for de circulação, ou 18% se o lote for destinado à sucata.

Deverá o arrematante custear ainda licenciamento, IPVA, Seguro DPVAT, tudo que envolva a transferência de propriedade, mudança de município, referente ao exercício de 2021. Já a sucata, o arrematante tem somente a obrigação de pagar as baixas da sucata e de gravame (caso haja), não pagando nenhuma outra taxa ao Detran.

Outro ponto importante é que os veículos tipo ciclomotores que porventura não estiverem devidamente emplacados somente serão liberados para retirada após o emplacamento, como determina a legislação vigente. Para isso o arrematante deve estar ciente de que todas as custas que envolvam esse processo correm por sua conta.

Os Editais e todas as informações do leilão, inclusive a relação completa dos carros e motocicletas com imagens e as especificações de marca, placa, ano de fabricação e valor inicial do bem podem ser conferidas clicando no link: AQUI (veículos) AQUI (sucata).

PUBLICIDADE