terça-feira, 21 de setembro de 2021

Município de Acari recebe máquina Scraper adquirida por meio de devolução de recursos da Câmara Municipal

Na manhã desta segunda-feira (20), o Presidente da Câmara, José Rivaldo, juntamente com os vereadores Erivan, Marineide e Zuil, assim como o prefeito em exercício José Ari, receberam uma máquina modelo Scraper adquirida por meio de devolução de recursos da Câmara Municipal.

"Ficamos muito felizes com a chegada da Raspadeira Agrícola, pois sem sombra de dúvidas vem para ajudar cada vez mais o nosso município e o homem do campo", afirmou o presidente Bada. A iniciativa recebeu o apoio de todos os presentes.

No ano de 2020 a Câmara Municipal de Acari realizou a maior devolução de recursos da sua história para o Poder Executivo, fruto da economia feita pela Casa. Ao todo, foram devolvidos R$ 138.747,50 (cento e trinta e oito mil, setecentos e quarenta e sete reais e cinquenta centavos).

PUBLICIDADE




STF é acionado em relação à vacinação de adolescentes

O Supremo Tribunal Federal (STF) foi acionado, no último sábado, 18 de setembro de 2021, com o objetivo de suspender a recomendação do Ministério da Saúde (MS), contida na Nota Informativa n° 1/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS, para que não sejam vacinados contra a Covid-19 adolescentes, entre 12 e 17 anos, sem comorbidades. A petição foi apresentada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). 

A medida liminar (tutela de urgência incidental) foi interposta na Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 756, que já tramita na Corte, sobre a temática de vacinação, com relatoria do ministro Ricardo Lewandowski. Desse modo, o partido requer que o Supremo mantenha a orientação nacional de que a vacinação para este grupo etário, de 12 a 17 anos, seja realizada conforme aprovado e recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

No pedido ressalta-se ainda, que a orientação do Ministério da Saúde tende a comprometer o programa de imunização, visto que vai na "contramão das evidências técnico-científicas", ao retirar este grupo etário. Assim, destaca que “é consenso entre os órgãos sanitários e especialistas que a ampliação da cobertura vacinal é fator primordial para o arrefecimento da pandemia. Isso posto, garantir e estimular a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos é essencial não apenas para assegurar direitos fundamentais à vida e à saúde, previstos nos arts. 5º, caput, 6º, caput, 196 e 227, da Constituição Federal, como também para viabilizar o retorno seguro dos jovens às escolas, de forma a materializar o direito fundamental à educação (art. 205 da CF)”.

Além disso, alega-se que a orientação do MS para suspender a vacinação de adolescentes sem comorbidades viola normas constitucionais: o direito à saúde, principalmente de pessoas nesta faixa etária; e o direito à educação, tendo em vista que a medida pode dificultar o retorno seguro às escolas, na modalidade presencial.

O posicionamento da Anvisa diverge da decisão do MS, a qual limitou o uso do imunizante apenas para os grupos prioritários (deficiência permanente, comorbidades e privados de liberdade). Ressalta-se que após a decisão do Ministério da Saúde, na última quinta-feira (16), a Anvisa se manifestou afirmando que não há "evidências" que justifiquem a alteração da recomendação para uso do imunizante da Pfizer em todos os adolescentes entre 12 e 17 anos. Assim, reafirmou que manterá a recomendação de vacinar adolescentes contra a Covid-19.

Desse modo, requer que seja deferida a tutela de urgência, determinando a imediata suspensão da NOTA INFORMATIVA Nº 1/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS e, por conseguinte, mantendo-se a orientação nacional para vacinação do grupo etário de 12 a 17 anos, conforme aprovado e recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Salienta-se que o requerimento do partido vai ao encontro da Nota da Confederação Nacional de Municípios sobre a vacinação de adolescentes.

PUBLICIDADE


Municípios já podem preencher o Censo Suas 2021

O Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas) de 2021 já está disponível para preenchimento. Apesar de a data final para atender a demanda seja 10 de dezembro, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) recomenda que os gestores municipais cumpram com os prazos estipulados para não sofrerem sanções, como interrupção do repasse dos recursos federais.

A área de Assistência Social explica que o envio das informações vai até o dia 10, e o período de retificação é de 13 a 17 de dezembro. O processo de aprimoramento tanto de gestão quanto da operacionalização das políticas públicas depende de investimento em ferramentas e estratégias que proporcionem aos gestores uma leitura ampla sobre sua realidade.

O Censo Suas é uma ferramenta fundamental para que o órgão gestor federal acompanhe os serviços, programas e projetos de assistência social realizados no âmbito das unidades públicas de assistência social e das entidades e organizações. Ele permite um monitoramento quantitativo, pode auxiliar na atuação dos Conselhos de Assistência Social e subsidiar a construção e manutenção de indicadores de monitoramento e avaliação.

Promovido anualmente, o Censo fornece dados para melhor análise da estrutura de funcionamento do Suas, especialmente sobre demandas apresentadas, articulações com outras políticas setoriais, perfil dos recursos humanos e capacidades de ofertas da rede socioassistencial em âmbito nacional. Também monitora a execução e os resultados dos programas sociais e serviços oferecidos à população.

A CNM defende a utilização da ferramenta pelo próprio território, ou seja, o protagonista tanto no preenchimento quanto na utilização dos dados deve ser o Município. É oportuna a utilização dos dados para elaboração dos instrumentos de planejamento, tais como o Plano Plurianual, Plano Municipal de Assistência Social, Plano de Ação de Assistência Social, diante da necessidade de se planejar com base em diagnóstico socioterritorial.

Por fim, a Confederação destaca que, para preencher os questionários, é preciso ter cadastro na conta gov.br e, para preencher o Censo SUAS 2021, Estados e Municípios devem acessar os questionários eletrônicos disponíveis no site do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O descumprimento da obrigatoriedade pode acarretar penalidades para os Entes que impactem na continuidade da execução dos serviços socioassistenciais do Município.



PUBLICIDADE



Prefeito Odon Júnior discute sobre a Semana Nacional do Trânsito com autoridades

Dando continuidade as ações da Semana Nacional de Trânsito, a equipe da 4ª Ciretran, juntamente com representantes da Subcoordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran RN; da 9ª Direc; e do 2°GPRE, participaram na manhã desta segunda-feira (20), de uma reunião com o Prefeito de Currais  Novos, Odon Júnior.

O encontro teve por objetivo realizar a entrega simbólica dos kit’s de livros educativos de trânsito, a serem utilizados nas escolas municipais e estaduais de Currais Novos.

Também participaram do encontro, a Vice-Prefeita Ana Albuquerque; a Secretária Municipal de Educação, Lourdes Julião; e o Chefe de Gabinete, Dr Rodolfo Lucena.

Fonte: Blog do Carlos Eduardo

PUBLICIDADE




Presidentes das Câmaras do Seridó se reúnem em Acari para debater criação de Associação Regional

Na manhã desta segunda-feira (20), os presidentes das câmaras municipais da região do Seridó e vereadores participaram de uma reunião no plenário Antônio Ferreira da Costa - Câmara Municipal de Acari para discutir a criação de uma associação legislativa regional.

A reunião, que contou com a presença também de assessores jurídicos, foi um pontapé inicial para aproximar as câmaras da região e iniciar a discussão do formato dessa associação, cujo objetivo é dar centralidade às reivindicações dos legisladores do Seridó.

Na oportunidade, estiveram presentes 10 presidentes e 6 vereadores. A cidade de Acari esteve representada pelo prefeito em exercício José Ari, pelo presidente da Câmara José Rivaldo e pelos vereadores José Erivan, Marineide Alves, Paloma Baracho, Rafael Bezerra e Zuil Ribeiro.

PUBLICIDADE




Alô nação forrozeira, vem ai na Arena São João em Carnaúba dos Dantas dia, (02/10) Forró da terceira idade com Forrozão Molejo Nordestino e Trio Vênus

Será realizado no dia 02 de outubro na Arena São João em Carnaúba dos Dantas, um grande Forró da terceira idade.

Animação ficará por conta de:

Forrozão Molejo Nordestino da Paraíba e Trio Vênus é de Caicó/RN

Inicio às 20:30hs

Entrada R$ 15,00 reais

Organização: Rubens Macedo, Jajá, Lourdes Cunha

PUBLICIDADE