quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Vereadora Bárbara Dantas requer a possibilidade de aderir o Projeto “Guarda Mirim” ou similar ao Jovem Aprendiz, para o município de Carnaúba dos Dantas

Em sessão da Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas realizada nesta terça-feira (28/09), a vereadora Bárbara de Medeiros Dantas (PROS), por meio da indicação de nº 307/2021, solicitou do prefeito Gilson Dantas de que estude a possibilidade de aderir o Projeto “Guarda Mirim” ou similar ao Jovem Aprendiz, para o município de Carnaúba dos Dantas/RN.

Na proposição, Bárbara Dantas relata que a Guarda Mirim é um projeto social com mais de 50 anos de existência no auxilio de adolescentes/jovens e é uma realidade em diversos municípios brasileiros. Iniciou-se como um projeto meramente assistencialista, contudo, com o tempo foi ganhando novas dimensões e perspectivas, tornando-se um agente importante na formação moral, profissional e ética dos assistidos. O Projeto fundamenta-se numa abordagem intersetorial que articula ações no âmbito das políticas de assistência social e de educação.

Seu público alvo de atendimento são crianças e adolescentes dos 11 aos 16 anos, matriculados em Escola Municipal ou Estadual, com frequência escolar assídua e o devido aproveitamento/rendimento. Prioritariamente deverá atender a crianças e adolescentes integrantes de famílias assistidas nos dispositivos da política de assistência social, podendo abranger aos demais jovens de camadas sociais diversificadas. Visa promover a inclusão social, geração de emprego e renda, prevenção e diminuição da violência, proporcionando condições favoráveis.

Que auxiliem na formação e qualificação de crianças e adolescentes. Tem como principais objetivos a socialização, a complementação/reforço educacional e a inserção no trabalho na modalidade de aprendiz, além da contribuição para o desenvolvimento das crianças e adolescentes estimulando o aprendizado e o desenvolvimento de atitudes sociais positivas, tais como: disciplina, hierarquia, respeito ao próximo, ética, cooperação mútua, amizade, cidadania, entre outros. (2021)

Por esta razão e certa de contar com a sensibilidade do Prefeito Municipal na sua aprovação antecipo meus agradecimentos acreditando que o Poder Público irá viabilizar a melhor forma para execução  do presente projeto de cidadania.

Confira abaixo indicação de nº 307/2021



PUBLICIDADE 


 

 


Vereador José Evangelista requer que seja feito Pintura nos pontos de Moto Taxi

Foto: Blog do Fabio Locutor

Em indicação, apresentada nesta terça-feira (28/09) na 8ª Sessão da Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas, o vereador, José Evangelista (MDB), solicitou ao Prefeito Gilson Dantas de Oliveira e Diego Paulo de Medeiros Soares Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, que seja feito uma Pintura nos pontos de Moto Taxi em Carnaúba dos Dantas/RN.

O vereador José Evangelista, enfatizou que a reivindicação se faz necessária tendo em vista a necessidade de uma pintura em cada ponto que estão localizado no centro da cidade, concluiu o edil.

Confira abaixo a indicação nº 304/2021

PUBLICIDADE



Vereadora Marli de Medeirão requer do Diretor e Presidente da CONAB RN e do Secretário Estadual de Agricultura, da Pecuária da Pesca, que seja feira a redução ou estabilização do valor do milho em grãos para município

Foto: Ilustrativa 

A vereadora Marli de Medeirão (MDB) reivindicou através do requerimento de nº 117/2021 ao Sr. Guilherme Augusto Sanches Ribeiro Diretor/Presidente da CONAB RN e ao Exmº. Sr. Guilherme Moraes Saldanha – Secretário Estadual de Agricultura, da Pecuária da Pesca do RN, que seja feira a redução ou estabilização do valor do milho em grãos para município de Carnaúba dos Dantas/RN.

Para a vereadora, a reivindicação se faz necessária tendo em vista que o preço do grão está subindo de forma assustadora, trazendo uma instabilidade aos pequenos agricultores que são os mais prejudicados.

A vereadora protocolou o requerimento na 8ª Sessão Ordinária do segundo Período Legislativo de 2021, realizada nesta terça-feira (28)

Confira abaixo o requerimento de nº 117/2021

PUBLICIDADE


 


Vereador Gilvan Peixe solicita mudança dos brinquedos infláveis da Rua Antônio Dantas para ao lado da Escola Estadual Caetano Dantas

O vereador José Gilvan Dantas o popular Gilvan Peixe, (PROS), protocolou a indicação de nº 297/2021 na 8ª Sessão Ordinária do segundo Período Legislativo de 2021, realizada nesta terça-feira (28), solicitando ao prefeito municipal Gilson Dantas que seja mudado o local dos brinquedos infláveis da Rua Antônio Dantas para a Rua José Venâncio (ao lado da Escola Estadual Caetano Dantas no Centro de Carnaúba dos Dantas/RN.

Para o edil, a reivindicação em tela se faz necessária tendo em vista o apelo dos moradores da citada Rua, enfatizou o edil Gilvan.

Confira abaixo a indicação de nº 297/2021

PUBLICIDADE



Vereador Clésio Nelson quer aquisição de carro para servir a Secretaria de Agricultura e ao homem do campo

Fotos: Ilustrativas

O vereador Clésio Nelson Dantas, (MDB), solicitou através da indicação nº 296/2021 na 8ª Sessão Ordinária do segundo Período Legislativo de 2021 realizada nesta terça-feira (28), ao prefeito Gilson Dantas e a Srª. Gildemara Dantas Dias da Silva Secretária Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca que seja feita aquisição de um carro aberto com carroceria para que possa servir a Secretaria de Agricultura e ao homem do campo do município de Carnaúba dos Dantas/RN.

“Tendo em vista que, aquisição deste veiculo será de grande importância para atende os agricultores que necessitam de tal pedido”, justificou o vereador Clésio Nelson.


Confira abaixo a indicação de nº 296/2021

PUBLICIDADE



Mais de 1.000 pessoas participam do 10º Fórum de Inclusão Social

Com recorde de público, a Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo (EGRN), realizou nesta terça-feira (28) o 10º do Fórum de Inclusão Social - edição Almino Afonso, Antônio Martins, Areia Branca, Assú, Baraúnas, Carnaubais e Itajá. Foram 1.204 inscritos no evento, entre gestores e servidores públicos, representantes e membros de associações, de sindicatos e de instituições culturais, além das comunidades locais.

Na cerimônia de abertura, a titular da Sead, Virgínia Ferreira, disse que os fóruns são resultado de um trabalho focado na ideia de trazer uma melhor qualidade de vida para os municípios e para os norte-rio-grandenses através da qualificação profissional. A secretária destacou que o primeiro passo para alcançar as melhorias já foi dado, a partir do interesse dos participantes e dos municípios envolvidos em agregar ao Plano RN Inclusivo. “Acredito muito na força de vontade das pessoas de mudança e, na hora em que ousamos querer mudar, nós conseguimos. Vivenciamos um momento no Brasil no qual é uma questão de necessidade querer exercer essa mudança. E é através da educação que nós conseguimos realizar essa transformação”, declarou.

O diretor da Escola de Governo, João Emanuel Evangelista, salientou que o evento se mostrou essencial para descobrir as necessidades dos municípios e, assim, levar proposições de capacitação adequadas a cada um. “Nós poderíamos chegar com propostas prontas, mas optamos por ouvir as comunidades para saber exatamente quais são as necessidades de capacitação, a fim de que nós pudéssemos atender aquilo que é de fato considerado fundamental para promover a cidadania ativa e o desenvolvimento local”.

Os prefeitos e representantes dos municípios abrangidos no 10º Fórum de Inclusão Social prestigiaram o evento e elogiaram a iniciativa. “Com essa inclusão social, com essas capacitações, é que vamos conseguir chegar aos nossos objetivos. Agradeço ao Governo do Estado pela parceria, desejando que os nossos munícipes sejam agraciados com mais conhecimento e mais ações sociais”, pontuou Alaor Pessoas Neto, prefeito de Itajá.

A prefeita de Areia Branca, Iraneide Xavier, lembrou que incluir tem relação com combater as desigualdades, visando uma sociedade cada vez mais participativa e igualitária. “O conceito de inclusão não se trata de ajuda eventual, de assistencialismo, de dar o peixe. Trata-se de ensinar a pescar, planejar e realizar políticas públicas em várias dimensões, a fim de oferecer oportunidades iguais para todos. Nós acreditamos no desenvolvimento coletivo, na igualdade social e na oportunidade para todos”, concluiu.

Também marcaram presença na solenidade os secretários municipais de Educação de Antônio Martins, Silvaleno Bezerra, e de Assú, Cláudia Cezário de Medeiros; Wildson Tardelli, chefe de gabinete da Prefeitura de Almino Afonso; o assessor jurídico de Carnaubais, Rui Vieira Neto; e a assessora técnica da Escola de Governo, Lúcia Pessoa, que é também coordenadora do Plano RN Inclusivo. A mediação foi realizada pela professora voluntária Giovana Paiva.

O 10º Fórum de Inclusão Social encerrou um ciclo de eventos programados com a participação de todos os municípios que firmaram termo de cooperação técnica com a Sead interessados na ampliação da oferta de capacitação da EGRN. Esse convênio atesta a participação dos munícipios no Plano RN Inclusivo, por meio do qual os signatários receberão atividades voltadas para qualificação técnica de forma gratuita promovidas pela instituição governamental.

“Além do âmbito estadual, propomos levar cursos e outras atividades em prol do desenvolvimento aos municípios, pois entendemos que é o começo para mudanças significativas na região. Nossa intenção é, a partir da capacitação, provocar melhorias na gestão pública e promover a consolidação da cidadania ativa”, explica João Emanuel Evangelista.

Programação

O 10º Fórum de Inclusão Social foi transmitido via canal do Youtube da Sead e também por sistemas de videoconferência. Na abertura, foram exibidos vídeos institucionais de cada município abrangido, destacando as potencialidades locais. Outro momento da programação foi referente ao webinário “Objetivos do RN Inclusivo: Cidadania Ativa e Desenvolvimento Local”, ministrado pelo diretor da Escola de Governo.

João Emanuel Evangelista discorreu sobre os conceitos basilares do Plano RN Inclusivo, destacando que a junção da cidadania ativa e do desenvolvimento local é a grande responsável por suscitar as mudanças positivas nos territórios. Também contextualizou a situação do Brasil, explicando como o país de dimensões continentais engloba situações tão desiguais.

Após a palestra, os participantes foram divididos em grupos focais, momento em que puderam interagir uns com os outros e apontar demandas e propor sugestões quanto a capacitações necessárias aos municípios. A Escola de Governo vai sistematizar todas as proposições apresentadas para, posteriormente, submeter as propostas de capacitação.

RN Inclusivo

Lançado em 2019, o Plano RN Inclusivo tem como finalidade ampliar o aperfeiçoamento profissional e a consciência social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais consciente, justa e igualitária. É uma política pública estadual que objetiva promover atividades educativas, voltadas para a qualificação profissional, melhoria da gestão pública e consolidação da cidadania para todas as regiões geográficas do Rio Grande do Norte, a partir da atuação de diferentes órgãos da Administração Pública Estadual.

Os municípios que já aderiram ao RN Inclusivo são: Acari, Água Nova, Almino Afonso, Antônio Martins, Alto do Rodrigues, Areia Branca, Arez, Assú, Baraúna, Bodó, Canguaretama, Carnaubais, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Equador, Florânia, Frutuoso Gomes, Goianinha, Grossos, Guamaré, Itajá, Japi, Jucurutu, Jundiá, Lagoa Nova, Luís Gomes, Macaíba, Macau, Monte das Gameleiras, Olho d’água do Borges, Paraná, Paraú, Parnamirim, Pau dos Ferros, Pedra Grande, Pedro Velho, Portalegre, Porto do Mangue, Pureza, Rafael Fernandes, Riacho de Santana, São Bento do Norte, São Fernando, São Gonçalo do Amarante, São João do Sabugi, São José de Mipibu, São José do Seridó, São Tomé, São Vicente, Senador Georgino Avelino, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino Cruz, Tibau, Umarizal e Viçosa.

Mais informações sobre o Plano, bem como a lista de capacitações ofertadas aos municípios signatários poderão ser acessadas em www.rninclusivo.rn.gov.br.


PUBLICIDADE