quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Deputado Kleber Rodrigues ressalta importância da Frente em Defesa das Pessoas com Deficiência

Crédito da(s) Foto(s): João Gilberto

A instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte ganhou destaque na sessão plenária da Casa, nesta terça-feira (17). Escolhido presidente do colegiado, o deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB) ressaltou a importância da iniciativa, que vem para colaborar com debates e projetos que promovam a inclusão dessas pessoas no Estado.

“Barreiras são quebradas com construção de unidades e fortalecimento de propósito comum. A nova frente parlamentar está longe de ser apenas um palco de discussões. O objetivo é de avançar na legislação e criar novo ambiente para pessoas com deficiência. Este colegiado chega com grande desafio, tem responsabilidade de zelar direitos de população com deficiência que é a maior proporcionalmente entre os estados brasileiros”, disse o parlamentar.

Ainda de acordo com Kleber, a Assembleia Legislativa tem realizado um grande trabalho neste tema nos últimos anos, aprovando uma série de projetos voltados a inclusão. “Mas esta Casa ainda tem muito a contribuir”, completa. “A Frente vem ao encontro e abraça nossa gente a partir da verdade absoluta que é respeitando as diferenças e observando as desigualdades impostas é que avançaremos”, finalizou.

PUBLICIDADE



Deputado Ezequiel apresenta requerimento para garantir água ao município de Boa Saúde

Crédito da(s) Foto(s): Assessoria de Comunicação

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), apresentou requerimento com o objetivo de garantir o abastecimento de água ao município de Boa Saúde. O documento solicita uma série de materiais e equipamentos com o objetivo de implantar um desvio de subadutora na cidade.

Segundo o ofício, a obra citada tem como objetivo levar água para as comunidades de Picadinhas e Rua do Fogo. As duas localidades de Boa Saúde encontram-se com escassez hídrica atualmente. "Garantir água para os cidadãos potiguares precisa ser uma prioridade absoluta. É um item básico para a sobrevivência humana e nosso mandato está junto dos munícipes de Boa Saúde nesta luta", disse Ezequiel.

A solicitação do material para a obra de desvio da subadutora foi apresentada a Ezequiel pelo prefeito da cidade, José Wellington, e lideranças do município.

PUBLICIDADE



Deputado Francisco do PT celebra visita de ministros e investimentos do Governo Federal no RN

Crédito da(s) Foto(s): João Gilberto

O deputado Francisco do PT destacou nesta terça-feira (17), durante o horário destinado aos oradores, as visitas dos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Renan Filho (Transportes) ao Rio Grande do Norte. Ao lado da governadora Fátima Bezerra (PT), eles lançaram nesta segunda-feira (16) o Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) no Estado.

O deputado avaliou o evento como um “novo momento das relações institucionais” e de “republicanismo” no Brasil. Segundo o parlamentar, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se diferencia pelo diálogo com todos os entes federativos, independentemente de partido político ou ideologia.

Sobre as obras previstas no Novo PAC, o Francisco celebrou os anúncios referentes à conclusão da duplicação da Reta Tabajara, que deverá ser finalizada até o final deste ano, com exceção da passagem de Macaíba e de algumas adequações nos viadutos que já estão prontos.

“Essa é uma obra importante a ser celebrada, é uma obra que foi retomada agora. Quem passa pela Reta Tabajara agora está vendo que a obra está a todo o vapor, não é como no passado recente, que a obra vivia praticamente paralisada ou se arrastando a passos muito lentos”, declarou o líder do Governo.

O parlamentar também destacou investimentos na segurança hídrica, como as obras da Barragem de Oiticica, além do Projeto Seridó e da obra do Ramal do Apodi.

“Vivemos, de fato, um novo momento no Brasil, um momento de respeito à diversidade, de respeito à tolerância, um momento de relações republicanas diferenciadas, sem nenhum tipo de preconceito, de discriminação como o momento que vivemos até bem pouco tempo no nosso país”, afirmou.

PUBLICIDADE



Lagoa Nova se prepara para sediar a 1ª Conferência Municipal de Cultura com o tema "Democracia e Direito à Cultura"

Foto: Reprodução

Lagoa Nova, está se preparando para um evento que promete enriquecer ainda mais sua vida cultural. Nos dias 18 e 19 de outubro, a cidade vai sediar a 1ª Conferência Municipal de Cultura com o tema "Democracia e Direito à Cultura", um encontro que promete ser marcante para a comunidade local.

O evento tem como objetivo reunir artistas, gestores culturais, entusiastas da cultura e cidadãos interessados em discutir o papel da cultura no desenvolvimento da cidade, bem como garantir o direito à cultura para todos os lagoanovenses. A conferência promete ser um espaço de diálogo e troca de ideias, onde a participação cidadã é valorizada e incentivada.

Programação do Evento:

18 de outubro - Cerimônia de Abertura

A conferência terá início no dia 18 de outubro, com a cerimônia de abertura marcada para as 18h00. O local escolhido para esse momento é a Praça de Eventos, um espaço que já faz parte da história cultural da cidade. Durante a cerimônia de abertura, os participantes poderão desfrutar de um sarau cultural, com apresentações artísticas que celebram a diversidade cultural de Lagoa Nova.

19 de outubro - 1ª Conferência Municipal de Cultura

No segundo dia, a programação começa cedo, às 7h00, no Centro Pastoral da cidade. Os participantes serão recepcionados e credenciados a partir das 7h30, e às 8h00, haverá a leitura do regimento interno, estabelecendo as regras e diretrizes do evento.

Às 8h30, está programada a palestra magna com o tema "Democracia e Direito à Cultura". O palestrante convidado abordará a importância da cultura na construção de uma sociedade mais democrática e inclusiva.

Às 9h30, os participantes se dividirão em grupos de trabalho, onde terão a oportunidade de discutir temas específicos relacionados à cultura local. Esses grupos são cruciais para a elaboração de propostas que visam fortalecer a cultura em Lagoa Nova.

Às 10h30, os grupos apresentarão suas propostas e as submeterão a votação, proporcionando um ambiente democrático de tomada de decisões. Isso garantirá que as ações a serem implementadas sejam representativas dos desejos e necessidades da comunidade.

Às 11h00, será realizada a eleição dos delegados que irão representar o município na conferência estadual. Essa é uma oportunidade para que os participantes tenham voz em nível estadual e contribuam para a formulação de políticas culturais mais amplas.

E para finalizar o evento, às 11h00, haverá um coffe break para os participantes.

Fonte: Lagoa Nova Destaque

 PUBLICIDADE




 

Governo dialoga com sindicatos sobre política salarial

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), recebeu, de 25 de setembro a 16 de outubro, sindicatos, associações e comissões de servidores públicos estaduais para recepcionar demandas, dialogar sobre finanças públicas, responsabilidade fiscal e política de pessoal a partir de 2023 até 2032. Ao todo, foram realizadas 20 reuniões, mais de 40 horas de agendas, com segmentos que representam cerca de 70 mil servidores ativos e aposentados do Poder Executivo.

O secretário da Administração, Pedro Lopes, informou que as agendas fazem parte da política do Governo de promover diálogo permanente com as representações classistas, buscando conciliar durante a gestão os anseios dos servidores públicos e as possibilidades e responsabilidades do Executivo Estadual. “Apesar do alto comprometimento do gasto de pessoal do Governo, sendo o mais alto do país, constatamos que cerca de 20 mil servidores não conseguiram acompanhar o crescimento da receita corrente líquida nos últimos 15 anos, enquanto que outras dezenas de milhares estouraram em mais de três vezes, explicando o porquê de chegarmos a essa situação”, afirmou.

Pedro Lopes, que conduziu pelo Governo todas as reuniões, iniciou os encontros explicando como deveria ser a trajetória de crescimento de gasto com pessoal até 2032 para o Estado voltar a se posicionar abaixo do limite legal de comprometimento em relação a receita corrente líquida, que, segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, é de 49%.

“No último relatório, do 2º quadrimestre de 2023, o indicador registrou 57%, mas considero irreal, porque está contaminado com oito meses de receita de ICMS baixa devido a redução da alíquota sobre combustível e energia elétrica. Nos próximos dois quadrimestres esses valores serão expurgados e naturalmente chegaremos na casa dos 53%. Contudo, ainda estaremos quatro pontos acima do limite legal”, explicou o secretário.

Segundo o art. 15 da Lei Complementar nº 178, de 2021, os entes federados que estão com gasto de pessoal acima do limite legal devem eliminar o excesso em, pelo menos, 10% a cada exercício a partir de 2023, sob pena de não poder receber transferências voluntárias, obter garantia, direta ou indireta, de outro ente e contratar operações de crédito, ressalvadas as destinadas ao pagamento da dívida mobiliária e as que visem à redução das despesas com pessoal.

Nesse sentido, a meta do Governo do RN é registrar no 3º quadrimestre o comprometimento de gasto com pessoal em relação a receita corrente líquida em 54,01%, o que na avaliação do secretário Pedro Lopes “será bem difícil devido a queda do ICMS sobre combustível e energia elétrica, que nos primeiros meses do ano frustrou mais de R$200 milhões em receitas. A perca foi amenizada somente a partir do mês de maio, com elevação da alíquota modal de 18% para 20%, que se torna absolutamente necessária manter nos próximos anos, uma vez que as despesas também são permanentes”.

A Sead acolheu as demandas das representações classistas, que apontam redução do poder de compra dos salários entre 20 a 70%, dependendo da categoria. No entanto, Pedro Lopes alertou que o Governo apresentará propostas cujo crescimento do gasto com pessoal não ultrapasse 80% da evolução da receita corrente líquida. 

“Apesar de reconhecer a legitimidade dos pleitos dos servidores, temos uma meta a cumprir”, afirmou o secretário, ressaltando não serem eles os culpados pela atual situação fiscal do Estado. “A falta histórica, e até negligente, de governantes que não deram a devida atenção e justeza à política de pessoal, concedendo pouco para alguns e demais para outros – muitas vezes acuado num movimento paredista e sem tempo hábil para analisar e dialogar sobre os conteúdos das legislações aprovadas –, levaram o Estado a essa situação”, reflete.

Pedro Lopes considera que os governos daqui para frente precisam mudar de tática e passar a ter uma postura proativa, adotando efetivamente uma política de pessoal. “Neste sentido, estamos trabalhando para, a partir do mês de novembro, voltar à mesa de negociação com modelos que concedam recomposição salarial a partir de 2024, com pontuais adequações de carreiras. Mas, tudo dentro de um tamanho que o Governo possa cumprir financeiramente e o faça entrar em uma trajetória de redução do comprometimento do gasto de pessoal até 2032”.

As reuniões realizadas entre setembro e outubro foram com os representantes dos servidores da Administração Direta do Rio Grande do Norte (Sinsp/RN), da Administração Indireta (Sinai-RN), da Saúde (entidades - Sindisaúde, SOERN, Sindern, Sinfarn), da Polícia Civil (entidades - Adepol, Assesp, Sinpol), Polícia Penal (Sindppen/RN), Polícia Militar e Bombeiros (entidades - ASSPMBM/RN e ABM/RN), Bandern, Datanorte, DER (Asder-RN), Detran (Astran), Emater (Assema), Emparn, FJA (Asfuja), Fundase, Idema (Assidema), Idiarn (AFA), Ipern (Assipern), Itep (entidades - Sinditep e Sindiperitos) e Jucern.

Fonte: ASCOM/SEAD

PUBLICIDADE



Presidente da Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas Marli de Medeirão participou nesta segunda-feira (16), da assinatura de um acordo de cooperação técnica com a Federação das Câmaras Municipais do RN FECAM-RN e FIERN

Foto: Guilherme Arnaud

A presidente da Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas Marli de Medeiros mais popularmente conhecida por (Marli de Medeirão), participou nesta segunda-feira (16), da assinatura de um acordo de cooperação técnica com a Federação das Câmaras Municipais do RN (FECAM-RN). O presidente da FIERN, Amaro Sales, junto ao diretor 1º tesoureiro e presidente eleito da FIERN, Roberto Serquiz, e gestores executivos do Sistema FIERN, recebeu o presidente da FECAM-RN, Wolney França, e diretores da instituição.

O acordo firmado entre as federações é ancorado no Observatório da Indústria Mais RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da FIERN, mas também prevê ações conjuntas às quatro casas do Sistema Indústria — FIERN, SENAI, SESI e IEL. A parceria vai possibilitar a troca de dados e informações entre as instituições para a tomada de decisões.

“O Mais RN é um instrumento importantíssimo para o estado. A partir dele dialogamos com toda a sociedade e construímos o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, comenta o presidente da FIERN. “Essa parceria com a FECAM-RN é mais um passo nessa construção e vai auxiliar os presidentes do Poder Legislativo de todos os municípios na tomada de decisões, com dados e informações sobre a economia”, acrescentou a vereadora e presidente Marli de Medeirão.

PUBLICIDADE