quarta-feira, 4 de março de 2020

Conferência sobre pessoa com deficiência deve ocorrer nos Estados e nos Municípios até dezembro

Publicado na última sexta-feira, 28 de fevereiro, o Decreto 10.255/2020 convocou a 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a ser realizada em Brasília, em dezembro deste ano. No entanto, antes do debate nacional, a conferência Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivodeve ocorrer em nível municipal e estadual.
Sob a coordenação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humano (MMFDH), a conferência terá data definida pela pasta e as diretrizes gerais para organização e realização do debate serão divulgadas nos próximos dias. O decreto traz expressamente a competência dos governos municipais, estaduais e distrital, de promoção dos debates em nível regional e local, respectivamente.
Em parágrafo único, o decreto destaca que a eventual impossibilidade de realização das conferências regionais não será impedimento para a realização da Conferência Nacional. Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a ferramenta – conferências – é essencial para a promoção de avanços e melhorias a essas pessoas nos Municípios, onde a vida realmente acontece, tendo como os Entes municipais os executores das políticas públicas, inclusive de tema transversal.
Diante disso, a consultora de Assistência Social da entidade, Rosângela Ribeiro, sinaliza a necessidade de se prever recursos técnicos e financeiros para que os encontros ocorram em nível municipal. Inclusive, a CNM será representada por ela no Fórum de Políticas Públicas para Mulheres com Deficiência promovido pelo MMFDH. Rosângela pretende abordar essas questões durante o Fórum, agendado para próxima sexta-feira, 6 de março.
“É muito importante ter uma previsão de financiamento porque não tem como operacionalizar sem recursos”, explica a especialista da CNM. Ela aponta ainda que o custo operacional de divulgação e mobilização, de estrutura e de transporte para que essas pessoas participem do debate é elevado para a realidade local. “Infelizmente, as prefeituras não disponibilizam de orçamento para este fim”, explica. A consultora da CNM espera pautar o assunto também na XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que será de 25 a 28 de maio, 
03032020 forum politicas para mulheres deficienciaDeficiência 
De acordo com a Lei 13.146/2015, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. E sua participação na sociedade em igualdade de condições pode ser afetada por uma ou mais barreiras. Antes, no final da década de 90, o Decreto 3.298/1999 regulamentou a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência criada pela Lei 7.853/1989.
A legislação de 1989 assegurou o pleno exercício dos direitos básicos a essas pessoas, inclusive à maternidade e ao bem-estar pessoal, social e econômico. Assim, legislações municipais, políticas públicas e instrumentos de planejamento local precisam estar enquadradas com as normas vigentes. Como por exemplo, deste 2015, planos diretores municipais, de transporte e trânsito, de mobilidade urbana e de preservação de sítios históricos – elaborados e/ou atualizados – devem observar as regras de acessibilidade.
Fonte: Agéncia da CNM de Noticias.

Vereador Fabiano Pacômio (PT) oficializa Emenda Parlamentar do Senador Jean Paul (PT) junto a Secretaria Municipal de Saúde de Carnaúba dos Dantas/RN.


Durante uma visita a Secretaria Municipal de Saúde de Carnaúba dos Dantas, o vereador Fabiano Pacômio, oficializou a Emenda Parlamentar do Senador Jean Paul Prates (PT) para Saúde- investimento, no valor de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) que será destinada para o Fundo Municipal de Saúde de Carnaúba dos Dantas/RN.

O vereador agradeceu a importância do (PT) local, aos esforços e empenho do Senador, a todos que estão contribuindo direto e indiretamente para os resultados positivos do mandato e a Ana Letícia, Secretária municipal de saúde pela atenção e o acolhimento para com o nosso mandato.

A referida emenda irá contribuir para a melhoria da saúde do nosso município.
Fonte: Assessoria do Senador e Blog do Fábio Locutor.


FPM é bloqueado em 1.268 Municípios por ausência de homologação do Siops; veja como regularizar

Gestor municipal, como já divulgado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o prazo para homologar as informações do 6º bimestre de 2019 no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops) encerrou no último domingo, 1º de março. O Município que não conseguiu homologar ou descumpriu o que estabelece o art. 7º da Lei Complementar 141/2012 sofrerá a suspensão dos repasses federais de financiamento da saúde.
Vale lembrar que, além da inscrição do Município no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc), há bloqueio das demais transferências voluntárias e constitucionais, a exemplo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Segundo levantamento da entidade, a região Sudeste lidera com 441 Municípios que não homologaram os dados do Siops, o que representa 34,78% do total de Municípios nessa condição. As regiões Sul (22,4%) e Norte (22,40%) aparecem em seguida.
Tabela CNMOs cinco Estados com o maior número de Municípios sem homologação são: Goiás (59,63%); Minas Gerais (46,26%); Mato Grosso (40,37%), São Paulo (40,17%) e Paraná (38,62%). No portal do Siops, é possível verificar a situação do Ente quanto à entrega em tempo hábil dos bimestres de 2019. Nele, está disponível o Relatório de Entes Subnacionais com as Transferências Constitucionais Condicionadas.
Condicionamento
Outra sanção prevista na Lei Complementar 141/2012 aos Municípios que deixarem de aplicar o mínimo de 15% das suas receitas próprias em saúde é o condicionamento, que equivale a parcela de recursos financeiros que deixou de ser utilizada no setor. O valor é descontado em parcela única da conta do FPM e repassado para uma conta específica do Fundo Municipal de Saúde.
Se o seu Município está com recursos financeiros condicionados, é necessário repor no atual exercício o montante que deixou de ser aplicado em 2019 e ainda comprovar a sua efetiva aplicação no Siops utilizando as modalidades de aplicação 36, 46, 76 e 96. Confira as formas:
1. Condicionamento/redirecionamento das transferências constitucionais da União;
2. Condicionamento/redirecionamento das transferências constitucionais do Estado para o Município;
3. Depósito efetuado pelo próprio ente.
Ressalta-se que essa reposição deverá ser realizada mediante as contas abertas pelo Banco do Brasil para crédito de recursos provenientes de redirecionamento de transferências constitucionais. Acesse a relação das contas, por Município.
Para mais esclarecimentos, entrar em contato com a área técnica da Saúde da CNM pelo telefone (61) 2101-6000 ou saude@cnm.org.br.
Fonte: Agência da CNM.

[INFORME PUBLICITÁRIO] Hoje é dia de promoção em Delim Gás, a melhor opção para Gás de cozinha

Em busca de Botijão de Gás de qualidade em Carnaúba dos Dantas? Então não perca tempo e ligue para Delim GÁS. Lá o cliente encontrará o botijão mais famoso do Brasil, botijão do SUPER GÁSBRAS, e sem esquecer do atendimento diferenciado e a entrega mais rápida da cidade.

No DELIM GÁS você tem GÁS de qualidade e aprovado:

Nesta quarta-feira dia 04 de março de 2020 é o dia do cliente, na compra de um botijão o cliente receberá dos brindes na hora.
Então você já sabe, faltou Gás de cozinha é só ligar para o DELIM GÁS pelo telefone: e WhatsApp (84) 98839-9370

Delim Gás fica localizado na Rua: José Matias nº 154, no centro de Carnaúba dos Dantas-RN.



Oposição deve oficializar Juarez Alves e Gilson Bezerra para disputa da Prefeitura de Acari.


A Oposição em Acari decidiu se unir em uma única chapa. Juarez Alves (PRB) e Gilson Bezerra (PT) deverão oficializar nos próximos dias a disputa para Prefeitura de Acari no pleito municipal 2020.
.
“Sábado vamos fazer uma reunião grande para anunciar oficialmente Juarez e Gilson da Farmácia”, contou Gilson, ao blogueiro Marcos Dantas.

Fonte: Blog do Davi Neto


O GIGANTE DESPERTA! Açude Gargalheiras se aproxima dos 9% de sua capacidade.


O Açude Marechal Dutra, o Gargalheiras em Acari, saiu de 6,72% de sua capacidade hídrica para 8,41% nas últimas horas, de acordo com o Instituto de Gestão das Águas (Igarn). O Relatório de Situação Volumétrica dos Principais Reservatórios Estaduais foi divulgado nesta terça-feira, 03/Mar. A capacidade total do Gargalheiras é de 44.421.480,00 m³ e atualmente o manancial está com 3.733.640,00 m³.
.
O seu volume deve aumentar nas próximas horas, em razão do transbordamento do Açude Dourado em Currais Novos. A 3ª maravilha do RN espera de braços abertos cada gota da sangria e saciar a sede da garganta de Serra mais bela do Seridó.

Fonte: Blog do Davi Neto


Vereador Fabiano Pacomio (PT) participa de reunião com a Coordenadora do Território do Geoparque Seridó para debateram os últimos detalhes da Mostra Cultural do Geoparque Seridó em Carnaúba dos Dantas/RN, que irá acontecer no próximo dia 13 de março.



Na manhã desta terça-feira (03/03) o vereador Fabiano Pacômio (PT) se reuniu com a Coordenadora do Território do Geoparque Seridó da Prefeitura Municipal de Currais Novos/RN, Janaína Medeiros, o Secretário Municipal de Turismo do município de Carnaúba dos Dantas-RN, Kleyton Medeiros, e o coordenador de turismo, Dean Carvalho, o vice diretor da Escola Estadual João Henrique Dantas (JHD) de Carnaúba dos Dantas, Adriano, a qual debateram os últimos detalhes da Mostra Cultural do Geoparque Seridó em Carnaúba dos Dantas/RN, que irá acontecer no próximo dia 13 de março.

O objetivo do evento é de compartilhar conhecimentos e valorizar o patrimônio para todos da comunidade.

Fonte: Edil Fabiano Pacômio.