domingo, 24 de setembro de 2023

NOSSOS ENTES: Museu histórico de Acari recebe galeria de fotos homenageando os vaqueiros

No último sábado dia, 23 de setembro, a Prefeitura de Acari, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, promoveu um encontro especial com vaqueiros como parte da programação da 17ª Edição da PRIMAVERA DOS MUSEUS.

O evento, que teve a valiosa colaboração do fotógrafo Pablo Pinheiro, criador deste projeto notável, reuniu vaqueiros, autoridades e a comunidade em geral para apreciar uma galeria de imagens extraordinárias. Essas imagens, mais do que simples fotografias, representam uma homenagem à nossa rica cultura e à memória do povo sertanejo do Seridó. A galeria ficará exposta permanentemente no Museu Histórico de Acari. Conheça nossa cultura, visite o Museu!

Confira a cobertura fotográfica:




















Fonte: Facebook prefeitura de Acari

PUBLICIDADE



Prefeitura de Carnaúba dos Dantas promove palestra sobre segurança no trabalho para profissionais da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, promoveu na manhã desta sexta-feira (22), uma palestra sobre segurança no trabalho direcionada a todos os funcionários lotados na secretaria que atuam no município. O objetivo foi alertar para os cuidados com a saúde e o uso correto dos equipamentos de segurança.

A palestra foi conduzida pelo engenheiro de segurança do trabalho Rafael Fágne, especialista em segurança do trabalho. Foi discutido o tema “A importância da segurança e da saúde do trabalho no dia a dia”, abordando os seguintes pontos: a importância do uso correto do EPI, cuidados com a realização das atividades para evitar acidentes no trabalho, direitos e deveres do servidor, prevenção de acidentes, medidas para preservar a integridade física e uso adequados dos EPIs.

A ação aconteceu no auditório do Centro de Formação Francisca de Assis, contou com a presença de profissionais que fazem a manutenção e limpeza pública da nossa cidade, auxiliares de manutenção, pedreiros, serventes de pedreiros, fiscais de obras, vigilantes, equipe que trabalha na área de coleta de lixo, coordenador de obras e o secretário de obras.

“Essa iniciativa demonstrou mais uma vez a preocupação da gestão em cuidar dos servidores, sempre prezando pela conscientização e bem-estar daqueles que prestam um serviço tão importante para manutenção da limpeza da cidade”, concluiu o secretário de obras Diego Soares.

Diego Paulo secretário de obras e Rafael Fágne engenheiro de segurança do trabalho


PUBLICIDADE


MPRN participa de reunião para criação de gabinete de gestão integrada no dia das eleições dos Conselhos Tutelares

Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONSEC) estima a participação de 20% a 25% do eleitorado potiguar nas eleições dos conselheiros.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) participou, nesta terça-feira (19), de reunião com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), Polícia Militar, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (CONSEC) e Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) para alinhar ações de parceria nas eleições dos membros dos Conselheiros Tutelares nos municípios potiguares.

No encontro, ocorrido na sede do TRE-RN, o MPRN convidou todos órgãos e instituições a comporem um gabinete de gestão que será criado pelo MPRN para atuar no dia das eleições. O Tribunal cederá um servidor para dar suporte em caso de problemas com as urnas. A Polícia Militar também irá reforçar as rondas policiais nos locais de votação para garantir segurança durante o pleito.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Resolução TSE n° 23.719/2023, o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar devem ter a fiscalização do Ministério Público, cabendo à Justiça Eleitoral emprestar e preparar as urnas.

Neste ano, a votação acontecerá no dia 1° de outubro e o CONSEC prevê a participação de 20% a 25% do eleitorado do Estado. O TRE-RN irá apoiar com a preparação e organização do empréstimo de urnas eletrônicas e de lonas para as eleições. Os municípios que utilizarão as urnas eletrônicas serão aqueles com mais de 20 mil habitantes: Apodi, Areia Branca, Assu, Caicó, Canguaretama, Ceará-Mirim, Currais Novos, Extremoz, João Câmara, Macaíba, Macau, Mossoró, Nísia Floresta, Parnamirim, Natal, Nova Cruz, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante, Pau dos Ferros, São José de Mipibu e Touros. Nas demais cidades a votação se dará de forma manual, com a utilização de urnas de lona.

Neste ano, a votação acontecerá no dia 1° de outubro e o CONSEC prevê a participação de 20% a 25% do eleitorado do Estado. O TRE-RN irá apoiar com a preparação e organização do empréstimo de urnas eletrônicas e de lonas para as eleições, além de ter orientado os 167 (cento e sessenta e sete) municípios do RN por ocasião das agregações dos locais de votação e disponibilizado lista de eleitores.

Participaram da reunião a procuradora geral de Justiça, Elaine Cardoso; o desembargador Cornélio Alves, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN); o promotor de Justiça Sasha Alves; Antônio Rivaldo, representante do CONSEC; Ivani Matias, representante da FEMURN; Cel. PM Brito, chefe do Núcleo de Segurança da Presidência do TRE-RN; Cel. PM Josemário, comandante do CPM; Cel. PM Marinho, Comandante do CPC; Cel. PM Linhares, Comandante do CPRI – Região Mossoró; Cel. PM Mendonça, Sub. Comandante da Polícia Militar; Ana Esmera, Diretora-Geral do TRE-RN; e Marcos Maia, da Secretaria de Tecnologia da Informação e Eleições.

Fonte: Site MPRN

PUBLICIDADE




Preparem-se cavaleiros e amazonas, selem seus cavalos e venham participarem da XI cavalgada de Nossa Senhora dos Remédios em Cruzeta

Vem ai a XI cavalgada de Nossa Senhora dos Remédios em Cruzeta/RN dia, 15 de Outubro de 2023.

Confira a Programação:

7 e 30 H - Concentração café da manhã na residência de Ari Júnior - Sítio Pau Lagoa.

9 e 30 H - Saída da cavalgada com destino a Igreja Matriz.

10 e 30 H - Benção dos Cavaleiros e Amazonas.

Logo após a benção os cavalos ficarão no balneário e os cavaleiros irão para a Praça de Eventos Dr Sílvio Bezerra de Melo para o almoço e Forró do Vaqueiro com Zé Macedo.

Fonte: Assessória de comunicação prefeitura de Cruzeta

PUBLICIDADE