segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil de Currais Novos solicitará reconhecimento de emergência pela seca

A situação emergencial do município de Currais Novos em decorrência da seca prolongada e o comprometimento do abastecimento pelos reservatórios foi tema de discussão e deliberação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil Municipal na manhã desta segunda-feira (12), em reunião no Auditório “Dr. Adriano Brandão”, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMAAB).

O encontrou contou com a presença do secretário Lucas Galvão (SEMAAB), Rodolfo Lucena (Gabinete Municipal), do vereador Iranilson Medeiros, e de representantes da EMATER RN e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Currais Novos.

“Estamos solicitando o reconhecimento federal da situação emergencial através do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, para realizarmos as ações necessárias que amenizem essa situação”, comentou Fabiano Pacômio, coordenador do COMPDEC.

De acordo com o secretário da SEMAAB, Lucas Galvão, a Prefeitura irá solicitar à órgãos como IGARN, SEMARH e Defesa Civil, vistorias e estudos técnicos de barragens, barreiros e açudes do município, além da limpeza e manutenção das estruturas destes mananciais.

Fonte: Instagram Prefeitura de Currais Novos

PUBLICIDADE 



Tradicional acendimento das luzes Natalinas marcou o lançamento da 2ª edição da magia do Natal em Cruzeta

A cerimônia repleta de luzes e com músicas que embalaram o primeiro desfile natalino, com a presença do Papai e da Mamãe Noel, atraiu centenas de famílias na noite deste sábado (10), no município de Cruzeta. O cortejo natalino marcou o início da programação inovadora e atrativa.

Trazendo o encanto da época natalina, a cidade recebeu a decoração inspirada no tema, atrelando a inovação de cores e brilhos, que trazem o clima de amor e esperança, na mistura do aconchego e do lúdico, do nascimento do Menino Jesus, transformando os pontos turísticos e de grande fluxo de pessoas.

A estrutura conta com três árvores natalinas, fixadas em pontos estratégicos da cidade, manjedouras que retratam o nascimento do Menino Deus, casa do papai Noel, casa de doces e anjos que anunciam a Boa Nova. O evento iniciou com acendimento das luzes na praça Centenária, em seguida, o cortejo natalino, composto por estudantes do município, usuários da secretaria de assistência social, funcionários da administração pública e a filarmônica 24 de Outubro, seguiram pela avenida Dr. Sílvio Bezerra de Melo.

Uma observação pontual é que a árvore de Natal, na Praça de Eventos, possui cerca de 13 metros de altura e o presépio iluminado, representa o momento do nascimento de Jesus e a chegada dos  03 Reis Magos, para lhes entregar as oferendas, sendo elas, o Ouro (que simboliza a realeza), Incenso (atribuindo-lhe divindade) e Mirra (que representava a imortalidade).

O momento final ocorreu na praça João de Góes, ao som de Nayara Gaziely, Miriam Renilda e a filarmônica 24 de Outubro; as luzes foram acesas culminando com o início da programação natalina.

O prefeito, Joaquim de Medeirinho, em seu discurso enfatizou a importância do evento: “Esse momento foi preparado com muito carinho, foram vários dias de muito trabalho. O mais importante de tudo isso é o brilho no olhar das crianças, adultos e idosos, e ver a alegria em estarem participando da 2ª edição da Magia do Natal em Cruzeta”, finalizou.

A decoração concentra-se em estruturas e equipamentos luminosos na praça centenária, canteiros da avenida Dr. Sílvio Bezerra de Melo, Praça de Eventos e Praça João de Góes, que pôde contar com a parceria do artista plástico e decorador Cruzetense, Paulo César, e de tantos outros artistas da terra, que contribuíram para que esse momento acontecesse.

Estavam presentes na solenidade o Prefeito Municipal, Joaquim de Medeirinho, a Vice- Prefeita, Elismária Catarina, a Primeira Dama e Vereadora, Arilúzia Sasnara, o Presidente da Câmara Municipal, Itan Lobo, o vereador Walfredo Cesino, a equipe da gestão, Cruzetenses e visitantes.



























Fonte: Assessória de comunicação da prefeitura de Cruzeta

PUBLICIDADE



Francy Lima a Voz Romântica do Forró estará neste domingo (18) no Balneário Martins Bar em Jaçanã

Balneário Martins Bar em Jaçanã/RN apresentará neste domingo (18) muita musica ao vivo com a cantora mais top da Paraíba Francy Lima a Voz Romântica do Forró.

Inicio ás 14:00hs

Leve sua família e passe um domingo diferente num ambiente aconchegante. E deguste a comida e os melhores tira gosto do Balneário Martins Bar em Jaçanã.

A organização é de Aninha e Verinha

PUBLICIDADE



Produtores Rurais de Carnaúba dos Dantas participaram da primeira Unidade de Aprendizagem e pesquisa participativa do 2º Ciclo do Projeto AgroSertão

 Na última quarta-feira (07), os produtores rurais atendidos pelo Projeto AgroSertão participaram da 1ª UAP- Unidade de Aprendizagem e Pesquisa Participativa, realizada no município de São José do Seridó/RN.

As atividades são conduzidas pelo pesquisador da Embrapa Algodão, Marenilson Batista, e neste 1º módulo foram abordadas as seguintes temáticas: Arranjo institucional, conservação do solo e fabricação e o uso do biofertilizante.

O evento contempla uma sequência de encontros mensais que objetivam capacitar os produtores rurais sobre como desenvolver a cultura do algodão em sistemas de produção de base agroecológica.

Fonte: Instagram Prefeitura de Carnaúba dos Dantas

PUBLICIDADE



Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas realizará próxima sexta-feira (16) 1º Encontro de Vereadores do RN e PB

A Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas/RN realizará próxima sexta-feira dia, 16 de dezembro o 1º Encontro de Vereadores do Rio Grande do Norte e da Paraíba em Carnaúba dos Dantas/RN.

Confira a programação:

07:00hs- Recepção e café da manhã;

09:00hs- Inicio das palestras;

13:00hs- Pausa para o almoço;

14:00hs- Visita ao Museu e Santuário do Monte do Galo.

PALESTRANTES:

Cristiano Barros- Advogado

Tema: Responsabilidade e obrigações dos gestores de Legislativo Municipal perante os órgãos de controle externo.

Gilson Dantas- Administrador

Tema: A importância do Consorcio Intermunicipal de saúde como apoio rentável para gestão.

Israel Moura- Contador

Tema: O planejamento financeiro sob a ótica do Legislativo Municipal.

Realização: Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas

PUBLICIDADE



Corrida “Prata da Casa” aconteceu na sua 34ª edição em Acari neste domingo (11)

Mais uma vez os atletas acarienses, "corredores de rua", se reuniram para uma grande festa esportiva que acontece anualmente: a Corrida Prata da Casa, que chegou na sua 34ª edição. O evento esportivo, organizado e promovido pela Prefeitura de Acari, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, movimentou a tarde desse domingo, dia 11 de dezembro, com a participação de quase 200 atletas.

Desde a edição anterior, a Corrida Prata da Casa, passou a homenagear o Sargento Fernando Jorge da Silva (in memorian). Com percurso de 4 km, a corrida tem largada em Gargalheiras e chegada na Praça Cipriano Pereira.

Confira os primeiros colocados em cada categoria:

GERAL FEMININO:

1ª - DANUBIA LIMA DE SOUZA (17'09)

2ª - HANNA LOUISE DE ANDRADE MOURA (19'34)

3ª - MARINETE JANECLEIDE DA SILVA (19'47)

GERAL MASCULILNO:

1º - JULIO CESAR ARAUJO DANTAS (13'01)

2º - UBIRATAN HUNDRI ARAUJO SALES (13'16)

3º - JOSÉ ARIMATEIA DOS SANTOS (13'44).

























Fonte: Facebook Prefeitura de Acari

PUBLICIDADE