quarta-feira, 26 de julho de 2023

Fabiano Pacômio disponibiliza seu nome para disputar a prefeitura de Carnaúba dos Dantas em 2024

O ex-vereador Fabiano Pacômio (PT) participou do Jornal da 93 fm na ultima quarta feira (26/07), e em entrevista ao repórter Toscano Neto afirmou que o seu nome está disponível para disputar o Executivo Municipal em 2024.

"Meu nome sempre esteve a disposição da população Carnaubense, do Partido dos Trabalhadores (PT) e do nosso grupo político como pré-candidato a prefeito, sempre buscando trabalhar cada vez mais em favor do desenvolvimento de Carnaúba dos Dantas/RN". - Disse Fabiano ao responder o repórter Toscano Neto.

O ex-vereador já exerceu a função de Secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca do município de Carnaúba dos Dantas/RN, e atualmente vêm exercendo um ótimo trabalho como Coordenador Municipal de Meio Ambiente e Proteção e Defesa Civil do Município de Currais Novos/RN. Fabiano Pacômio já tem 10 (dez) anos de vida pública.


PUBLICIDADE 


 

Vereadores José Erivan e Rudyson Ric juntamente com o prefeito Fernando Bezerra cumprem nessa terça feira (25) agenda administrativa no Detran em Natal para tratar sobre parceria visando educação de trânsito nas escolas

Nessa terça-feira, 25 de julho, os vereadores José Erivan e Rudyson Ric,  juntos com o prefeito Fernando Bezerra, cumpriram agenda administrativa no Detran em Natal. O objetivo da agenda foi estabelecer uma parceria entre o município e aquela instituição, visando promover a educação de trânsito nas escolas locais. Conscientes da importância da formação dos futuros condutores, vale a pena iniciar desde cedo, esse processo de educação, sobre as responsabilidades no trânsito, como representantes políticos, devemos direcionar esforços que visem trazer benefícios para toda a comunidade.

A parceria entre o município de Acari e o Detran representa uma estratégia valiosa para aperfeiçoar a formação dos estudantes quanto ao trânsito seguro e cidadão. Através de ações educativas, palestras, cursos e atividades práticas, espera-se disseminar o conhecimento sobre regras de tráfego, respeito ao pedestre, importância do uso do cinto de segurança e capacete, além de dispositivos de retenção para crianças, e outras práticas que são essenciais para um comportamento responsável ao volante.

PUBLICIDADE



Consórcio Nordeste realiza seminário e reúne cadeia produtiva do algodão

Em vias de se tornar o carro-chefe de um grande projeto integrado para o Semiárido brasileiro, incluindo parte de Minas Gerais, o algodão agroecológico e orgânico cultivado em alguns estados do Nordeste, especialmente no Rio Grande do Norte e na Paraíba, está sendo discutido em rede dado o seu potencial econômico e sustentável. Realizado em Campina Grande, região da Borborema na Paraíba, o Seminário Técnico sobre Algodão Agroecológico/orgânico e seus Consórcios Agroalimentares no Semiárido, proposto pela Câmara Temática da Agricultura (CTAF), no âmbito do Consórcio Nordeste, transcorrerá até esta quarta-feira (26), na sede da Embrapa Algodão.

O evento tem o objetivo de socializar as ações desenvolvidas no Nordeste, bem como a construção de parcerias no arranjo produtivo do algodão agroecológico e seus consórcios agroalimentares. A programação, iniciada na manhã desta terça-feira (25), trata de todas as etapas e desafios que permeiam a retomada da cultura algodoeira no Nordeste brasileiro: desde o cultivo e controle de praga, principalmente relacionado ao chamado “bicudo”, quanto os processos de escoamento da produção para as empresas parceiras, que é feito em articulação com os movimentos sociais e organismos internacionais.

O secretário Alexandre Lima, titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF-RN) e coordenador da Câmara Temática da Agricultura Familiar, destacou a importância do encontro, que se propõe também a planejar em rede as ações da Safra 2023/24 do algodão agroecológico/orgânico no semiárido. No período da tarde, ele apresentou o Projeto Algodão Agroecológico Potiguar, que para esta safra de 2023 tem adesão de 689 famílias, mais de 100 municípios potiguares, que juntas plantam quase mil hectares de algodão consorciado. 

“Esse projeto representa uma iniciativa importante e fundamental das parcerias que compõem os arranjos produtivos e o Consórcio Nordeste, que visa justamente construir uma unidade e potencializar o cultivo do algodão e consórcios agroalimentares. O algodão é de uma cultura que faz parte da essência da agricultura familiar e agora está sendo resgatada em bases agroecológicas”, afirmou Lima. Ele informou que o estado retomando uma usina de beneficiamento, em Apodi, numa da unidades da EMPARN, que se soma à unidade instalada no município de Lajes. 

Lançado em dezembro 2021, na safra de 2022 o projeto integrou 248 famílias agricultoras, de 48 municípios, que cultivaram 276 hectares de algodão consorciado a culturas alimentares. A produção chegou a 131 toneladas de algodão em rama e 11,5 toneladas da pluma. O primeiro ano do projeto movimentou cerca de R$ 500 mil. Coordenado pelo Governo do RN, por intermédio da SEDRAF-RN e Emater-RN, é constituído por um arranjo institucional que envolve Embrapa Algodão, Instituto Riachuelo, Sebrae, Diaconia, Acopasa, Vert, Unicafes, Instituto Casaca de Couro, Norfil, FAO, Rede Xique-Xique, Justa Trama e prefeituras.

Em seguida, o secretário executivo Bivar Duda e o gerente de projetos Jailson Lopes, da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS-PB), apresentaram dados do algodão agroecológico da Paraíba.

EXPERIÊNCIAS – O Seminário Técnico é uma ação proposta pela Câmara Temática da Agricultura Familiar (CTAF), do Consórcio Nordeste, sendo co-realizado pela SEAFDS-PB e pelo Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) da Secretaria Nacional da Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), representado pelo pesquisador da Embrapa Algodão, Marenilson Batista. Na ocasião, ele adiantou que o MDA está articulando com o Consórcio Nordeste um projeto “guarda-chuva” envolvendo o algodão agroecológico e seus consórcios agroalimentares, que contemplará todo o Semiárido brasileiro.

A mesa de abertura foi coordenada pelo secretário da CTAF, Reginaldo Alves, e contou com a presença do secretário anfitrião, Frei Anastácio; da chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Algodão, Nair Arriel; da coordenadora da Rede Xique Xique, Neneide Lima (RN); da gerente de comunicação para o desenvolvimento da FAO, Fernanda Scherer; e do agricultor Severino Vicente, o Biu, que contou sua experiência como cultivador de algodão, no município de Ingá, situado no agreste paraibano. Na plateia, gestores de todos o Nordeste, incluindo o diretor da EMATER-RN, Cesar Oliveira, acompanhado da analista de extensão rural Adriana Américo, e o coordenador de Agroecologia e Convivência com o Semiarido (CACS/SEDRAF), Marcílio Lemos.

O primeiro dia do evento encerrou com diálogo com as empresas parceiras, compradoras do algodão agroecológico/orgânico no semiárido. Para esta quarta-feira (26), está prevista uma discussão com as equipes técnicas da Embrapa Algodão, do MDA, Governos Estaduais e convidados para planejamento de ações da Safra 2023/24 do algodão agroecológico/orgânico no semiárido.

PUBLICIDADE