segunda-feira, 17 de outubro de 2022

SUCESSO! Cavalgada de Cruzeta respondeu as expectativas

Aconteceu neste domingo (16), a décima cavalgada de Nossa Senhora dos Remédios na cidade de Cruzeta.

Valorizando a cultura do vaqueiro, figura importante tradicional quando se fala em sertão e que carrega consigo a riqueza cultural.

O evento reuniu centenas de cavaleiros  e amazonas de todas as idades do RN e PB, a concentração aconteceu na borracharia do canção, onde foi realizado leilão e seguiu ao som dos aboios e repentes de Ciza Aboioador, Francisco Damião, Zé Lúcio e locução de Mozanir Gomes rumo à igreja matriz culminando com benção do Padre Givanildo Medeiros e na praça de eventos houve apresentações artistas e culturais e foi servido delicioso almoço.

Estiveram participando do evento o Prefeito Municipal Joaquim de Medeirinho, Primeira Dama e Vereadora Arilúzia Sasnara, Vice Prefeita Elismária Catarina, Vereadores Walfredo Cesino, Cypriano Pinheiro e Coordenadora de Apoio a Agropecuária Aline Caline.
















Fonte: Assessória de comunicação da prefeitura de Cruzeta

PUBLICIDADE



SUCESSO: Thiago Marttins deu show na tardinha realizada neste domingo (16) em Carnaúba dos Dantas

Foi realizada com muito sucesso na tardinha e noite deste domingo (16) em frente ao Depósito de bebidas Seridó em Carnaúba dos Dantas uma festa que reuniu muita gente. Quem esteve animado o público foi o cantor Thiago Marttins que deu um show e a sonorização ficou por conta do Paredão Moral o mais estourado do Seridó.

O evento foi realizado pelo Depósito de bebidas Seridó, Juninho Moral e parceiro.

Toda a equipe organizadora do evento agradece a todos os presentes e parceiros do evento.




PUBLICIDADE



Cavalgada de Nossa Senhora das Vitórias 2022 em Carnaúba dos Dantas foi um sucesso

Aconteceu neste domingo (16), a XIV Cavalgada de Nossa Senhora das Vitorias em Carnaúba dos Dantas.

Valorizando a cultura do vaqueiro, figura importante tradicional quando se fala em sertão e que carrega consigo a riqueza cultural.

O evento reuniu centenas de cavaleiros e amazonas de todas as Cidades do RN e PB, a concentração aconteceu no Horto Florestal com música ao vivo, os participantes foram recepcionados com muito forró e arrasta-pé. Inicialmente quem subiu ao palco foi Baú Forrozeiro e Banda Loketa e em seguida fechando com chave de ouro foi a vez do sanfoneiro Evan e Forró do Namoro, a onde ele fez alegria presentes irem ao delírio.

Estiveram participando do evento o Prefeito Municipal Gilson Dantas, vice-prefeito Luiz Eduardo, Vereadores, Secretários (a) e Coordenadores (a).

Aelson um dos coordenadores do Grupo Cavalgada Nossa Senhora das Vitórias enfatizou a grande importância desta cavalgada. “Esta foi a XIV Cavalgada de Nossa Senhora das Vitorias em Carnaúba dos Dantas que realizamos em nossa cidade, queremos agradecer a prefeitura municipal através das Secretarias municipais de Turismo, cultura e Agricultura que deram total apoio e especial a todos os cavaleiros e amazonas que participaram se não fossem eles o evento não aconteceria”, frisou Aelson.

Assista ao vídeo


Fonte: Blog do Fábio Locutor

PUBLICIDADE 

Inscrições para 240 vagas em cursos de especialização no IFRN começam nesta segunda-feira 17

Vagas são para vários tipos de cursos. Foto: José Aldenir

A Coordenação de Acesso Discente do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Cadis/IFRN) publicou na última sexta-feira 14 o Edital nº  Edital nº 42/2022, referente ao processo seletivo para os Cursos Superiores de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização.

As inscrições podem ser realizadas a partir das 14h de segunda-feira 17 até às 17h do dia 7 de novembro deste ano.

Ao todo, são ofertadas 240 vagas distribuídas entre os cursos de Ensino de Ciências Naturais na Educação Básica, no Campus Caicó; Educação Ambiental e Geografia do Semiárido e Ensino de Ciências Naturais na Educação Básica, no Campus João Câmara; Ensino de Ciências Naturais e Matemática, no Campus Macau; e Ensino de Ciências Naturais e Matemática e Ensino de Teatro, no Campus  Parnamirim.

Distribuição das vagas

No mínimo 20% das vagas disponibilizadas aos cursos ofertados são destinadas aos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas de acordo com a Resolução nº 03/2017-CONSUP/IFRN. No mínimo 5% das vagas disponibilizadas aos cursos ofertados são destinadas a Pessoas com Deficiência conforme Resolução nº 05/2017-CONSUP/IFRN. No mínimo 50% das vagas disponibilizadas aos cursos ofertados são destinadas a professores efetivos em exercício docente na rede pública de ensino ou profissionais efetivos da rede pública de ensino.

A autodeclaração dos candidatos negros (pretos ou pardos) e indígenas realizada no ato da inscrição do processo seletivo será confirmada mediante procedimento realizado por Comissão de Heteroidentificação constituída, conforme dispõe a Resolução nº 88/2022-CONSUP/IFRN.

Mais informações podem ser consultadas no edital ou através do telefone (84) 4005-4228.

Agora RN

PUBLICIDADE 



Prefeitura de Carnaúba dos Dantas realizará hoje no Pavilhão Cultural a mais bela voz, e depois haverá muito com Netinho Lima

Nesta segunda-feira (17) no Pavilhão Cultural da Festa de Nossa Senhora das Vitória na Praça Caetano Dantas logo após a novena será realizada a mais bela voz, e para fechar à noite com chave de ouro terá Netinho Lima tocando muito forró.

Netinho Lima

 Realização: Prefeitura de Carnaúba dos Dantas através das Secretarias municipais de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico.

PUBLICIDADE



 

Portaria altera PCASP para 2023 com objetivo de dar mais transparência às despesas com OS


A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) publicou nesta sexta-feira, 14 de outubro, a Portaria 1.633/2022, que estabelece normas gerais para o registro contábil e transparência das despesas referentes aos recursos repassados a organizações sociais e entidades congêneres por Estados, Distrito Federal e Municípios .

A norma aprovou alteração no Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) a ser adotado no exercício financeiro de 2023, e incluiu contas de controle da prestação de contas de organizações sociais e entidades congêneres.

De acordo com a Portaria, a alteração não afasta a competência dos órgãos supervisores para fins da regulamentação dos demais procedimentos referentes às prestações de contas das organizações sociais e entidades congêneres quanto aos recursos transferidos. Dessa forma, continuam a valer regras próprias estabelecidas pelos tribunais de contas para acompanhamento, controle e transparência desses recursos.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) avalia que o registro nas novas contas de controle criadas proporcionará maior transparência dos recursos repassados às organizações sociais e entidades congêneres pelos Municípios, e o registro segregado por tipo de contrato e estágio da prestação de contas servirá de instrumento para um melhor acompanhamento e gerenciamento das parcerias. O Ente poderá detalhar ainda mais as contas dos repasses às OS ́s caso necessite, no entanto, precisa observar que essa prática só poderá ser possível após o nível descrito na relação de contas do PCASP.

Desafios dos Municípios
Durante reunião entre a área de Contabilidade da CNM e a equipe da STN sobre a Portaria, foi colocado que neste primeiro momento muitos Municípios podem ter dificuldades em segregar as informações no nível de detalhamento das contas de controle criadas pela STN. Isso acontece porque geralmente as informações são enviadas pelas OS’s de forma agregada, o que dificulta o envio das informações.

A CNM explica que, apesar da exigência de que para todos os contratos firmados com as OS’s sejam enviadas prestação de contas mensais relativas aos contratos de gestão, separando as despesas de custeio das despesas de pessoal - previsto na Lei Complementar 141/2012 - para que haja transparência dos recursos repassados pela União e que devem ser aplicados em ações e serviços públicos de saúde, na prática isso não acontece. Uma pesquisa realizada pela CNM mostra que menos de 50% dos Municípios que mantêm contratos de gestão com OS’s recebem esse relatório mensalmente.

Na reunião entre os técnicos da CNM e da STN ficou estabelecido que ações serão feitas para alertar aos gestores municipais sobre a necessidade de esses relatórios serem enviados detalhando as informações conforme as contas criadas pela STN. Ficou acordado também que será feita uma força tarefa entre a STN, a CNM e a Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) para criar um modelo de detalhamento de informações que devem constar dos contratos firmados entre as OS’s e Municípios, de forma que as informações enviadas facilitem o registro na Prefeitura.

Para acessar o Plano de Contas válido para 2023 clique aqui

PUBLICIDADE 



Governo do RN promove professores e anuncia pagamento de precatórios do Fundef

No Dia dos Professores, este sábado, 15 de outubro, o Diário Oficial do Rio Grande do Norte traz a promoção vertical de 1.615 profissionais que cursaram especialização, mestrado ou doutorado em Educação. Os contemplados passam a receber, a partir do mês de novembro, o salário com o acréscimo referente à progressão de carreira reivindicada pelos profissionais que têm o direito.

A medida atinge servidores efetivos nos cargos de Professor e de Especialista de Educação que desempenhem, no âmbito das unidades escolares de educação básica e da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (Seec), incluindo as Diretorias Regionais de Ensino e Cultura (Direc) e as Diretorias Regionais de Alimentação Escolar (Drae), as atividades de docência ou as de apoio pedagógico à docência, compreendendo as funções educacionais de direção; administração; planejamento; inspeção; supervisão; orientação; e coordenação.

O anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra ainda na sexta-feira (14) e, ao lembrar a data comemorativa, avisou também sobre o pagamento de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) ainda no mês de outubro.

“Como professora que sou, investida no cargo de governadora, quero dedicar toda a minha gratidão e meu compromisso às professoras e professores, reafirmando nossa luta irrenunciável em prol da educação pública, gratuita e de qualidade. Isso só se faz com respeito e valorização profissional. Viva às professoras e professores. Contem com o nosso governo”, disse a governadora.

No Dia dos Professores, este sábado, 15 de outubro, o Diário Oficial do Rio Grande do Norte traz a promoção vertical de 1.615 profissionais que cursaram especialização, mestrado ou doutorado em Educação. Os contemplados passam a receber, a partir do mês de novembro, o salário com o acréscimo referente à progressão de carreira reivindicada pelos profissionais que têm o direito.

A medida atinge servidores efetivos nos cargos de Professor e de Especialista de Educação que desempenhem, no âmbito das unidades escolares de educação básica e da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (Seec), incluindo as Diretorias Regionais de Ensino e Cultura (Direc) e as Diretorias Regionais de Alimentação Escolar (Drae), as atividades de docência ou as de apoio pedagógico à docência, compreendendo as funções educacionais de direção; administração; planejamento; inspeção; supervisão; orientação; e coordenação.

O anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra ainda na sexta-feira (14) e, ao lembrar a data comemorativa, avisou também sobre o pagamento de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) ainda no mês de outubro.

“Como professora que sou, investida no cargo de governadora, quero dedicar toda a minha gratidão e meu compromisso às professoras e professores, reafirmando nossa luta irrenunciável em prol da educação pública, gratuita e de qualidade. Isso só se faz com respeito e valorização profissional. Viva às professoras e professores. Contem com o nosso governo”, disse a governadora.

PUBLICIDADE