sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Relação de Municípios afetados pela mineração foi publicada; prazo para recorrer termina dia 11

relação de Municípios afetados pela atividade de mineração que terão direito à Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) foi divulgada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) nesta terça-feira, 29 de setembro. Esses Municípios terão até 11 de outubro para questionar o percentual apurado.


Os critérios para definir as alíquotas constam da Nota Técnica (NT) 25/2021, também divulgada pelo MME, que trata da relação. Municípios listados poderão requerer ainda a inclusão na relação de beneficiários, se preenchidos os requisitos, até o próximo dia 11. O Decreto 9.407/2018 estabelece a compensação pela mineração. De acordo com inciso III, do art. 7º, terão direito a verba indenizatória quando, em seus territórios, estiverem localizadas as pilhas de estéril, as barragens de rejeitos, as instalações de beneficiamento de substâncias minerais e as demais instalações referidas no plano de aproveitamento econômico.


A área de Finanças da Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que a relação dos Municípios considerados afetados pela mineração, mas que não têm produção em seus territórios, é feita pela Agência Nacional de Mineração (ANM), anualmente. A lista já deveria ter sido publicada, por isso, suas definições valeram para o período de vacância. De todo o valor arrecadado, 15% é repassado a essas prefeituras. Dentre os aspectos que podem mudar os cálculos dos repasses destacam-se: mudanças no valor da produção ou áreas adicionais concedidas, exaustão da jazida, suspensão da lavra ou encerramento da atividade empresarial.

Para auxiliar os gestores, a Confederação publicou aNota Técnica 27/2020. O material traz orientações aos Municípios afetados pela presença de estruturas de mineração que viabilizem o aproveitamento industrial da jazida.

Fonte: Site da CNM

PUBLICIDADE 




Petrobras vai ajudar famílias de baixa renda a comprar gás de cozinha

A Petrobras aprovou a criação de um programa social de apoio a famílias em situação de vulnerabilidade social, para permitir o acesso a insumos essenciais, com destaque para o gás liquefeito de petróleo (GLP), o gás de bujão ou gás de cozinha. O programa contará com R$ 300 milhões.

De acordo com a Petrobras, a iniciativa visa ampliar a atuação social da companhia, alinhando-a às ações praticadas por outros atores do mercado, e se justifica pela situação excepcional e de emergência decorrente da pandemia da covid-19.

O presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, salientou que a companhia é “socialmente responsável e comprometida com a melhoria das condições de vida das famílias, particularmente das mais vulneráveis. A pandemia e todas as suas consequências trouxeram mais dificuldades para as pessoas em situação de pobreza. Tal fato alerta a Petrobras para que reforce seu papel social, contribuindo ainda mais com a sociedade”.

O programa se encontra em fase final de estudos. Estão sendo definidos os critérios de escolha das famílias em situação de vulnerabilidade e de busca de parceiros do setor que possam somar esforços e ampliar o valor a ser investido.

De acordo com a estatal, a iniciativa reafirma o compromisso da Petrobras com o bem-estar da sociedade, particularmente das comunidades em sua área de influência.

Fonte: Blog da Gláucia Lima

PUBLICIDADE




A. J. Eventos Locação lançou super promoção para o final do ano, corre já e agenda suas mesas, Cadeiras, Freezer e Pula Pula na @JAEVENTOS

A. J. Eventos Locação de Mesas, Cadeiras e Freezer em Carnaúba dos Dantas/RN, comunica a toda sua clientela e população de Carnaúba dos Dantas e região do Seridó que mês de outubro iniciou, e daremos inicio o super sorteio de final de ano.

Vai fazer seu aniversario de outubro a dezembro? Corre já e agenda suas mesas, Cadeiras, Freezer e Pula Pula na @JAEVENTOS.

Pontualidade na entrega, melhor atendimento, preço imbatível e sem falar na melhor higienização    é na @JAEVENTOS

Quem deseja á alugar Mesas, Cadeiras e Freezer para Casamentos, Aniversários e Recepções é só entra em contato com Jemmifran e Amanda pelo telefone (084) 98843-7599. ORG. Jemmifran e Amanda.

PUBLICIDADE