terça-feira, 7 de dezembro de 2021

PARELHAS: "Avião está sendo restaurado através do vereador Felisberto e parceiros"

O vereador Felisberto Nascimento, iniciou na última semana a restauração do avião que fica na Praça ao lado da Matriz de São Sebastião.

A obra esta sendo possível, graças a parceria do mandato do nobre edil com, a Brasil Paraíba Mine, Eufrásio Medeiros, Chicola Valentim e os deputados General Girão e Coronel Azevedo.

Segundo o vereador Felisberto a obra não terá nenhum custo para o município.

Foto: Blog de Ivanildo Souza

PUBLICIDADE




TARIFA SOCIAL: Mais 11 milhões de famílias terão conta de luz reduzida em até 65%

Foto: André Corrêa/Agência Senado

Agora será automática agora a inclusão de famílias de baixa renda na Tarifa Social de Energia Elétrica, o que deve acrescentar mais de 11 milhões de famílias às 12,3 milhões já beneficiadas.

Podem receber a Tarifa Social de Energia famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional; idosos com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC); ou família inscrita no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos, que tenha membro portador de doença ou deficiência.

A principal mudança é que, a partir de janeiro de 2022, as famílias que se enquadrem nos critérios para recebimento do benefício, mas que ainda não estejam cadastradas serão incorporadas por meio do cruzamento de dados dos sistemas do Ministério da Cidadania e das distribuidoras de energia. O cadastramento automático ocorrerá mensalmente.

A tarifa traz descontos no valor mensal do consumo das famílias beneficiadas. Para famílias que consomem até 30 quilowatts/hora, a redução é de 65%; de 31 a 100 kWh/mês, o valor fica 40% menor; de 101 kWh a 220 kWh, a redução é de 10%. Acima dos 220 kWh/mês o custo da energia é similar à dos consumidores que não recebem o benefício.

As famílias indígenas e quilombolas têm descontos maiores. As famílias inscritas no CadÚnico têm desconto de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês, de 40% para consumo a partir de 51 kWh/mês, de 10% para consumo de 101 kWh a 220 kWh.

 

Para indígenas e quilombolas que consomem acima dos 220 kWh/mês o custo é similar à dos consumidores sem o benefício.

Segundo a Aneel, ninguém será descadastrado com a nova regra. Só deixará de receber o benefício quem deixar de atender aos critérios previstos na lei ou não fizer as atualizações cadastrais do Ministério da Economia.

Uma família pode ser impedida de se cadastrar na tarifa se ninguém da casa tiver o nome na conta de luz recebida por mês. Nesse caso é preciso procurar a distribuidora local e regularizar as informações.

Se a família estiver com o endereço desatualizado no CadÚnico também é preciso fazer a regularização. Para receber o benefício não pode haver ligação irregular de energia, também conhecido como “gato”.

Fonte: Diário do Poder

PUBLICIDADE




VEM AI: 33° Corrida prata da casa em homenagem ao Sargento Fernando Jorge da Silva

Todo ano, no mês de dezembro, acontece em Acari a tradicional corrida Prata da Casa", um evento esportivo que há décadas incentiva os atletas amadores locais. Uma realização da Prefeitura de Acari com o apoio das equipes de corrida de rua da cidade.

A corrida, agora entitulada "Sgt Fernando Jorge da Silva (in memorian), uma homenagem a ele que sempre participava junto à sua família e era amante do esporte, acontecerá no próximo dia 19 de dezembro (domingo).

Para participar, os interessados (acarienses) deverão se inscrever na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, das 08h às 13h, de segunda a sexta, até o dia 17/12. Os remanescentes poderão se inscrever no dia e local da prova, se ainda houver vaga.

Concentração:

Todos os inscritos deverão estar no Coreto da Praça Cipriano Pereira, a partir das 15h00.

A corrida terá um percurso de 4km. Sua largada será a partir das 17h00, saindo de frente ao Centro Interpretativo Geoparque Seridó (Antigo Terminal Turístico). Os atletas serão transladados, por veículos municipais, para o local da largada, as 16h30, saindo da Praça Cipriano Pereira (Coreto).

Premiação:

Todos os atletas participantes - adulto e infantil - receberão medalhas. Os Troféus serão para categorias masculino e feminino geral 1° ao 10° lugar.

Garanta já sua vaga! Serão 150 vagas Adultos (a partir de 14 anos) e 30 vagas Infantil (De 5 anos a treze anos).

Fonte: Facebook prefeitura de Acari

PUBLICIDADE




Falta d’água afeta 30 cidades do RN após atentado em adutora

As 30 cidades atendidas pela Adutora Monsenhor Expedito estão com o abastecimento suspenso nesta segunda-feira (6), depois que a Estação de Bombeamento 1 (EB-1), localizada na Lagoa do Bonfim, sofreu um atentado. Tiros foram disparados contra os dois transformadores da estação, provocando avaria nos equipamentos e paralisação no funcionamento do sistema de abastecimento.

A Companhia de Águas e Esgoto do RN (Caern) informou que está tomando as providências necessárias na esfera policial, com a comunicação de um boletim de ocorrência, ao mesmo tempo em que técnicos da companhia fazem um levantamento da situação para colocar os equipamentos novamente em funcionamento. A previsão é que o serviço seja restabelecido até esta quarta-feira (8).

Depois da retomada do fornecimento, será necessário aguardar até 48 horas para que o abastecimento esteja completamente normalizado.

Lista de cidades afetadas:

As cidades atendidas pela Adutora Monsenhor Expedito são Rui Barbosa, São Pedro, São Tomé, São Paulo do Potengi, Japi, Coronel Ezequiel, Jaçanã, São Bento do Trairi, Lajes Pintadas, São José de Campestre, Serrinha, Sítio Novo, Boa Saúde, Serra Caiada, Lagoa de Velhos, Barcelona, Bom Jesus, Lagoa Salgada, Lagoa de Pedras, Tangará, Santa Cruz, Monte das Gameleiras, Serra de São Bento, Passa e Fica, Lagoa D`anta, Monte Alegre, Ielmo Marinho, Santa Maria, Senador Eloi de Souza e Campo Redondo.

Fonte: Blog da Gláucia Lima

PUBLICIDADE