segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Abono Salarial “esquecido”: saque pode ser feito a partir de 31 de março

A remissão para o recebimento do dinheiro do Abono Salarial do ano-base de 2019 estará disponível a partir do dia 31 de março, segundo informações do Ministério do Trabalho e Previdência (MPT). De acordo com o governo, cerca de 320 mil brasileiros não fizeram o saque do abono PIS/Pasep referente ao período mencionado.

Os trabalhadores que quiserem fazer o saque dos valores precisarão se dirigir até uma unidade regional do MPT, com documento de identificação. A reemissão pode ser feita também por e-mail, caso o trabalhador não consiga ir até uma unidade.

Após a reemissão do dinheiro, o trabalhador terá o prazo até o dia 29 de dezembro de 2022 para realizar o saque dos valores. Caso o saque não ocorra na data certa, a próxima reemissão somente poderá ser feita no calendário definido de 2023.

Além disso, ainda têm as pessoas que tiveram dificuldades de realizar o saque no ano de 2019, essas pessoas também poderão fazer o saque este ano. Para esses trabalhadores, se as informações estiverem atualizadas, nada precisará ser feito para receber as quantias.

Quem tem direito ao Abono Salarial

Para ter acesso a esse benefício é preciso que o trabalhador esteja cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, que tenha recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base.

Ele precisa ter exercido também atividades remuneradas para uma empresa, por pelo menos 30 dias consecutivos ou não. E o empregador precisa ter enviado de forma correta a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

É possível fazer a pesquisa sobre o direito ao abono pelo Aplicativo Carteira de Trabalho Digital, acessível na versão Android e iOS; pelo portal Gov.br; pelos canais de atendimento da Caixa (PIS) ou Banco do Brasil (Pasesp) ou por enviar um e-mail para o endereço trabalho.uf@economia.gov.br; ou ainda pelo telefone 158.

O PIS é pago para os trabalhadores da iniciativa privada pela Caixa Econômica Federal. Já os servidores públicos recebem o Pasep, pelo Banco do Brasil.

PUBLICIDADE 




Valter Jose Dantas é eleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carnaúba dos Dantas neste domingo (20)


Com expressivo número de votos a favor foi eleita neste domingo (20/02) a nova Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Carnaúba dos Dantas–RN. A eleição se deu com a candidatura de chapa única, tendo como eleito Valter José Dantas, eleito para o biênio 2022 a 2025.

O processo eleitoral foi respaldado por meio de Assembleia Eleitoral a onde voltaram (214) sócios (as) com (01) voto branco e (01) voto nulo Valter foi eleito com (212) votos.

A eleição foi prestigiada pelo Secretário de Formação Sindical do Polo Seridó da (FETAM/RN) Francisco Assis Araújo.

Para Valter José Dantas foi muito gratificante receber a demonstração de confiança dos sócios e sócias. Afirmou que o trabalho do Sindicato e de toda Diretoria será ainda mais comprometido com os trabalhadores (as) Rurais e a Agricultura Familiar. “A responsabilidade e também oferece a oportunidade de dar continuidade a uma série de ações em prol da agricultura e da classe produtora Rural. Vamos lutar cada vez mais para que a Agricultura Familiar seja valorizada e para que consigamos fazer com que as Políticas Públicas cheguem aos trabalhadores Rurais com mais eficácia”, destacou o presidente eleito Valter Jose Dantas.

A nova Diretoria ficou assim constituída para o biênio 2022 a 2025.

PRESIDENTE: Valter José Dantas;

 VICE-PRESIDENTE: Juciara Pereira da Silva;

 SECRETÁRIO: Maria das vitórias Araújo e,

TESOUREIRO: João Batista Dantas Neto.

SUPLENTES DA DIRETORIA:

 Janeide Darc Dantas e Clécia  de Lima Santos.

CONSELHO FISCAL:

1º Membro do Conselho Fiscal: André Gustavo Dantas;

2º Membro do Conselho Fiscal: Gildema Dantas Dias;

3º Membro do Conselho Fiscal: Antônio Ivo de Souza e;

4º Membro do Conselho Fiscal: Maria Lúcia Dantas.

SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL: Tatiana Dantas de Oliveira e Cícero Lino  Souto.

COMISSÃO MUNICIPAL DE MULHERES TRABALHADORAS RURAIS:

1º Membro: Marília Graciele de Araújo Dantas;

2º Membro: Maria das vitórias Dantas;

 3º Membro: Neuma Alves da Silva Gomes e;

4º Membro: José Cleide Campina de Medeiros.

COMISSÃO MUNICIPAL DE JOVENS TRABALHADORES RURAIS:

1º Membro: Girlaile Catarina de Medeiros;

2º Membro: Edineide Costa de Araújo;

3º Membro: Ana Paula Libertato Dantas e;

4º Membro: Jailma Maria da Silva.

COMISSÃO MUNICIPAL DA TERCEIRA IDADE:

1° Membro: José Augusto Filho;

2º Membro: Edilza Medeiros Dantas;

3º Membro: Antônio Pinto de Macedo e;

4º Membro: Inês Maria de Medeiros Dantas.










Fonte: Blog do Fábio Locutor

PUBLICIDADE