quinta-feira, 29 de junho de 2023

RN será sede da primeira fábrica da Shein no Brasil


 O Rio Grande do Norte será o primeiro estado no Brasil a fabricar as roupas da varejista de moda Shein. A parceria com a Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas) foi firmada nesta quinta-feira (29), no Palácio do Planalto. A escolha da primeira fábrica foi anunciada após reunião da governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra com o presidente Luís Inácio Lula da Silva, o dono da Coteminas, Josué Alencar e com o presidente do Conselho para a América Latina da Shein, Marcelo Claire.

O projeto-piloto, que selará as parcerias comerciais com dois mil fabricantes brasileiros e prevê gerar 100 mil novos empregos nos próximos três anos, começa na unidade da Coteminas, em Macaíba, município brasileiro localizado na Região Metropolitana de Natal, e se estende com as oficinas de costura para o interior do estado. Os principais municípios que vão atuar nesse projeto piloto estão localizados na região do semiárido nordestino, especialmente o Seridó.

“Importante destacar o aspecto da interiorização do emprego. Significa mais cidadania e mais oportunidades de emprego para as diversas regiões do estado. E é assim que está desenhado nosso programa de incentivos fiscais. Quanto mais o emprego vai para o interior, maior o incentivo que ele vai receber”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

Ao demonstrar confiança no sucesso da parceria da Shein com Coteminas, a chefe do Executivo estadual apontou a expertise que o Rio Grande do Norte tem nessa área. “Esse programa de interiorização de emprego no setor da indústria têxtil vai completar 10 anos e se realiza através das oficinas de costura”, afirmou a governadora.

A Shein promete investir R$ 750 milhões para aumentar a competitividade da indústria têxtil no Brasil. “O primeiro estado que estamos fazendo parceria no Brasil é o Rio Grande do Norte”, afirmou o presidente da varejista na América Latina, Marcelo Claure.

Entre os principais produtos a serem produzidos estão o jeans e malhas de algodão. O Brasil é um dos maiores produtores de algodão do mundo.

“Os cálculos iniciais de custos que fizemos apontam que os produtos serão muito competitivos. Acreditamos também na qualidade, graças à mão de obra qualificada que temos no Rio Grande do Norte”, avaliou o presidente da Fiesp, Josué Alencar, dono da Coteminas.

Também participaram da audiência os deputados federais Natália Bonavides e Fernando Mineiro.

PUBLICIDADE


Coordenador Municipal de Meio Ambiente de Currais Novos Fabiano Pacômio, participou de Audiência Pública para tratar sobre a Lei Estadual que dispõe sobre a Politica Estadual de Recursos Hídricos

O Coordenador Municipal de Meio Ambiente e Proteção e Defesa Civil, Fabiano Pacômio, participou no ultimo dia (26/06) da Audiência Pública para tratar sobre a Lei Estadual de nº 6.908, de 1º de junho de 1996, que dispõe sobre a Politica Estadual de Recursos Hídricos e institui o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos – SIGERH e dá outras providências.

A Audiência Pública teve como propositor o vereador GCharles e contou com a participação de várias representatividades, entre elas: CAERN, STTR e lideranças comunitárias.

Para Fabiano, “faz-se necessário uma revisão na Lei, e que a participação popular é importante para encontrarmos alternativas e assim, um equilíbrio para todos os usuários das águas, em especial os membros da agricultura familiar e os pequenos produtores. A Prefeitura Municipal de Currais Novos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, estará sempre somando forças em favor da população rural”.

Fonte: Fabiano Pacômio

PUBLICIDADE



Idosos do abrigo de Acari participaram de uma grande festa junina nesta quarta-feira (28)

Na tarde e noite dessa quarta-feira, dia 28 de junho, a cidade de Acari vivenciou momentos de pura animação e tradição com uma das programações alusivas ao São Pedro, foi o Arraiá do Abrigo de Idosos. A prefeitura, por meio das secretarias de Educação, Cultura e Esportes (SEMECE) e Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), promoveu mais uma edição do Apadrinhamento Carinhoso e Arraiá dos Idosos, repletos de alegria e festividades, que contou com a participação entusiasmada da comunidade junto aos idosos institucionalisados,

A festa teve início com o Pitstop Junino, realizado em parceria com a Drogaria Acari. Desde às 16h, as pessoas se reuniram para desfrutar de um ambiente festivo, com músicas tradicionais e decoração temática. O clima era contagiante, repleto de sorrisos e brincadeiras entre os presentes.

Em seguida, às 17h, ocorreu o emocionante Apadrinhamento Carinhoso no Abrigo de Idosos. Foi um momento especial, onde os moradores do abrigo receberam carinho e atenção de voluntários e da comunidade em geral. O gesto de amor e solidariedade aqueceu os corações de todos os envolvidos.

Às 18h, o largo do Abrigo de Idosos se transformou em um verdadeiro Arraiá. A música animada e as comidas típicas aguçaram os sentidos dos participantes, que se deliciaram com quitutes juninos. O Grupo de Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) presenteou a plateia com uma linda apresentação, demonstrando a vitalidade e alegria dessa fase da vida.

E como ponto alto da noite, a Filarmônica Maestro Felinto Lúcio Dantas proporcionou um Concerto Junino inesquecível. As notas musicais encheram o ar e envolveram a todos. Foi um espetáculo emocionante, que trouxe nostalgia e alegria para o público presente.

O evento foi marcado por momentos de confraternização, união e valorização da cultura local. A comunidade de Acari se reuniu para celebrar o São Pedro de maneira especial, mantendo viva a tradição junina e fortalecendo os laços comunitários.

Essa noite de festa e celebração foi um verdadeiro sucesso, proporcionando a todos os presentes uma experiência única e memorável. A prefeitura de Acari e as secretarias envolvidas estão gratas pela participação de cada um, reafirmando o compromisso em promover eventos que valorizem a cultura e o bem-estar da comunidade.

Confira alguns registros fotográficos desse Arraiá do Abrigo de Idosos.

Prefeito Fernando prestigiando o evento 



Prefeito Fernando prestigiando o evento 























Prefeito Fernando prestigiando o evento 



Mundoca forrozeiro 
Filarmônica Maestro Felinto Lúcio Dantas 
Filarmônica Maestro Felinto Lúcio Dantas 

PUBLICIDADE



Prefeito de Cruzeta Joaquim de Medeirinho estiveram participando do encontro festivo entre agricultores dos municípios na comunidade Caatinga Grande

Na manhã dessa terça-feira (27), o Prefeito Municipal Joaquim de Medeirinho, Secretário de Agricultura João Maria e Coordenadora de Apoio a Agropecuária Aline Caline estiveram participando do encontro festivo entre agricultores dos municípios participantes do projeto Agro Sertão.

O evento foi realizado na comunidade rural Caatinga Grande, reuniu a Coordenadora do Instituto Riachuelo, Renata Fonseca, a analista técnica do Sebrae/RN, especialista em Gestão do Agronegócio e Certificação Orgânica, Sergina Dantas, Pesquisador da EMBRAPA Marenilson Batista e agricultores de outros municípios.

Durante o encontro, os participantes visitaram os campos de algodão e desfrutaram de aulas, sorteios e foi servido almoço ao som de Vinícius Celestino.




Fonte: Assessória de comunicação da prefeitura de Cruzeta

PUBLICIDADE



 

Região do Seridó tem 296.667 habitantes. Tenente Laurentino teve o maior crescimento populacional e Equador a maior perda

Os 24 municípios da região do Seridó, de acordo com o Censo do IBGE 2023 juntos somam uma população de 296 mil, 667 habitantes. A cidade que registrou o maior crescimento populacional foi Tenente Laurentino Cruz com 13,79%.

Confira a relação do Seridó:

Acari 10.597 – diminuiu 3,97%

Bodó 2.306 – diminuiu 4,91%

Caicó 61.146 – diminuiu 2,49%

Carnaúba dos Dantas 7.990 – cresceu 7,55%

Cerro Corá 11.000 – cresceu 0,77%

Cruzeta 8.005 – cresceu 0,48%

Currais Novos 41.318 – diminuiu 3,13%

Equador 5.360 – diminuiu 7,94%

Florânia 10.196 – cresceu 4,97%

Ipueira 2.035 – diminuiu 2,02%

Jardim de Piranhas 13.977 – cresceu 3,49%

Jardim do Seridó 11.655 – diminuiu 3,78%

Jucurutu 17.793 – cresceu 0,57%

Lagoa Nova 15.573 – cresceu 11,37%

Ouro Branco 4.913 – cresceu 4,55%

Parelhas 21.499 – cresceu 5,63%

Santana do Seridó 2.696 – cresceu 6,73%

Santana do Matos 12.456 – diminuiu 6,23%

São Fernando 3492 – cresceu 2,68%

São João do Sabugi 5956 – cresceu 0,57%

São José do Seridó 4558 – cresceu 7,73%

São Vicente 6310 – cresceu 4,68%

Serra Negra do Norte 7597 – diminuiu 2,23%

Tenente Laurentino Cruz 5891 – cresceu 13,79%

Timbaúba dos Batistas 2348 – cresceu 2,31%

Fonte: Blog de Robson Pires

PUBLICIDADE



 

Já estão abertas ás inscrições do Edital de chamamento Público para o Programa Tempo de Aprender em Parelhas

A Prefeitura de Parelhas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, da Cultura e do Esporte, tem o prazer de anunciar o lançamento do Edital de Chamamento Público para o Programa Tempo de Aprender. Este programa visa promover a qualidade da educação em nosso município, proporcionando oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para nossos estudantes.

Estamos convidando todos os interessados a participarem deste importante projeto. As inscrições deram inicio ontem dia 28 de junho de 2023, e devem ser realizadas presencialmente na Secretaria Municipal de Educação, da Cultura e do Esporte.

Para obter informações detalhadas sobre o processo seletivo, requisitos, documentação necessária e demais orientações, recomendamos a consulta do Edital completo. Ele estará disponível no site oficial da Prefeitura de Parelhas, na aba CONCURSOS. Basta acessar o seguinte endereço:

https://www.parelhas.rn.gov.br/index.php/concursos

O Programa Tempo de Aprender é uma iniciativa que valoriza a educação e busca aprimorar a qualidade do ensino em nossa cidade. Estamos comprometidos em oferecer uma formação sólida e de excelência aos nossos alunos, preparando-os para os desafios do futuro.

Não perca esta oportunidade de contribuir para a transformação educacional em Parelhas. Participe do Programa Tempo de Aprender e faça parte dessa jornada rumo a um futuro promissor.

Prefeitura de Parelhas

Secretaria Municipal de Educação, da Cultura e do Esporte.

PUBLICIDADE



Deputado Francisco do PT destaca avanço das obras de saneamento em Parelhas

Crédito da(s) Foto(s): João Gilberto

A importância da retomada das obras de saneamento básico, por parte do governo estadual, no município de Parelhas, foi o destaque no pronunciamento do deputado Francisco do PT. O parlamentar ressaltou a importância do conjunto da obra para o município e cidades próximas durante a sessão plenária desta quarta-feira (28) na Assembleia Legislativa.

"Essa obra vem da época do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), da então presidenta Dilma, teve início no governo de Rosalba e ficou paralisada quase nove anos para adequações técnicas do projeto, seja do ponto de vista da estação de tratamento de esgoto quanto das estações elevatórias não contempladas no projeto original", afirmou Francisco.

O deputado citou que o governo estadual, através da Caern, está oferecendo uma contrapartida financeira de cerca de R$ 26 milhões. "Essa obra é de suma importância e beneficia não somente Parelhas, mas diversos outros municípios. Não tem mais como contemplar 100% da área urbana, em razão do tempo que ficou paralisada, mas alcançará um percentual superior a 90%", destacou.

Francisco também agradeceu aos colegas parlamentares, em nome do presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), pela aprovação da lei que possibilitou a contrapartida financeira do governo estadual, fundamental para a retomada dos serviços.

PUBLICIDADE