domingo, 25 de julho de 2021

AMSO realiza encontro com prefeitos onde debate Projeto Hídrico Seridó e viabilidade de Policlínica Regional

A Associação dos Municípios da Microrregião do Seridó Oriental reuniu, nesta sexta-feira (23), diversos prefeitos na reunião do mês de julho. O encontro aconteceu na sede da instituição em Currais Novos. O presidente da AMSO, Fernando Bezerra, que é prefeito de Acari, abriu a assembleia desejando boas vindas a todos e em seguida apresentou a pauta do encontro.

Na conversa assuntos de interesse da região como a parceria com o Sebrae no Projeto Seridó Econômico, o Consórcio Interfederativo de Saúde, além dos encaminhamentos do Projeto Hídrico do Seridó, com a participação virtual do técnico da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Rodrigo Vieira, que representou o Ministério do Desenvolvimento Regional.

De acordo com Fernando Bezerra, avaliação positiva de todas as abordagens e decisões tratadas no encontro. “Foi uma das nossas melhores reuniões onde contamos com a participação técnica da Codevasf, por vídeo conferência, onde foram expressos todos os pontos do Projeto Seridó de Adutoras, que é revolucionário para a região. Ele nos disse que uma das dificuldades atuais é o processo de licenciamento ambiental. Nós vamos nos somar ao Ministério do Desenvolvimento Regional e ao Governo do Estado para que ocorra esta agilidade. Outro assunto foi o Projeto Seridó de Oportunidades, onde faremos um diagnóstico com o Sebrae, junto aos dezesseis municípios, para divulgarmos melhor nossos roteiros turísticos e outras potencialidades em um ambiente virtual e em outros meios”, contou.

Odon Júnior, prefeito de Currais Novos, falou sobre a recente visita que fez, junto com outros gestores, ao estado do Ceará, para ver de perto o funcionamento do Consórcio Interfederativo de Saúde. Estiveram presentes além de Fernando Bezerra e Odon Júnior, os prefeitos: Hudson Brito de Santana do Seridó, Professor Cletson de Equador, Luciano Santos de Lagoa Nova, Joaquim de Medeirinho de Cruzeta, Inácio Macedo de Tenente Laurentino, Amazan de Jardim do Seridó, Jane Maria de São Vicente, bem como o vice-prefeito de Carnaúba dos Dantas, Luis Eduardo e o prefeito de Jucurutú Iago Queiroz.

Fonte: Blog de Ismael Medeiros

PUBLICIDADE 




Alerta: Walfredo Gurgel continua superlotado e Sesap se reúne com direção da unidade para traçar estratégias

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior serviço hospitalar público do Rio Grande do Norte, tem enfrentado, nas últimas semanas, um cenário de superlotação. Em imagens divulgadas por pacientes e funcionários, é possível ver os corredores lotados e macas improvisadas inclusive na recepção da unidade.

Dados apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), nesta sexta-feira (23), mostraram que houve um aumento de 24% nas demandas que são atendidas corriqueiramente na unidade. Além disso, segundo a secretaria, cerca de 26,7% dos pacientes que chegam à unidade, chegam sem nenhum atendimento ou avaliação anterior.

Diante dessa realidade, a equipe de gestão da Sesap esteve reunida, nesta sexta-feira, com o corpo diretivo do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel para discutir as ações que serão realizadas a curto e médio prazo, visando qualificar o acesso e ampliar a oferta assistencial da unidade hospitalar.

Nesse sentido, de acordo com a Sesap, serão tomadas as seguintes medidas estratégicas:  ampliação da oferta de vagas no Deóclecio Marques para suprir a demanda vinda do Walfredo; incremento de cirurgias ortopédicas na Rede SUS RN, já partir do mês de agosto, com incremento de   cirurgias ortopédicas  (Walfredo Gurgel e Deoclécio Marques), além dos hospitais de Pau dos Ferros e Assu, este último passará a fazer esse tipo de procedimento; além do retorno de pacientes de baixa complexidade; e a regulação na porta do Walfredo Gurgel.

A regulação da porta do Walfredo classificará os casos que chegam no Hospital Walfredo Gurgel. Os casos recebidos na unidade serão previamente avaliados pelas UPAs, hospitais municipais e regionais. Para isso, a Sesap estará discutindo a regulação da porta com municípios, Ministério Público, Conselho Estadual de Saúde e Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern).

A secretária-adjunta de saúde do RN, Maura Sobreira, explicou que “a Sesap juntamente com a direção do Hospital tem adotado um conjunto de medidas que impactam a rede e o hospital, para que possamos qualificar o acesso e assistência. A previsão é que possamos dar início a regulação da porta do Walfredo. E, assim, poderemos melhor direcionar o Hospital para atender os casos mais complexos”.

O Walfredo tem o papel de atender os casos mais complexos especialmente vinculados à linha de cuidado de Traumato-Ortopedia, mas também tem atendido outras demandas. “Toda equipe de dirigentes e profissionais tem feito esforço para atender essa demanda que tem chegado à unidade. A partir da regulação da porta, vamos melhor classificar os pacientes que chegam na unidade. Até ser efetivado, estaremos dialogando com os municípios, órgãos de controle externo, num movimento de alinhamento com as unidades que podem receber pacientes que não deveriam ser atendidos no Walfredo, mas que por diversas razões acabam chegar no hospital”, informou a secretária-adjunta de saúde.

A Sesap ainda informou que a empresa responsável pela contratação dos maqueiros já foi paga e os profissionais retornam ainda hoje (23) ao hospital. Ao longo da semana, profissionais terceirizados, como maqueiros e higienistas, entraram em greve por atrasos salariais.

PUBLICIDADE