domingo, 19 de dezembro de 2021

RECONHECIMENTO: Auta Rodrigues é homenageada com Voto de Congratulação Louvor e Aplausos pela Vereadora Marli de Medeirão

A vereadora Marli de Medeirão (MDB) congratulou com Votos de Congratulação Louvor e Aplausos a Senhora Auta Rodrigues de Carvalho, pelo desenho da Bandeira Oficial do Município de Carnaúba dos Dantas/RN.

A vereadora Marli enfatizou que a Senhora Auta Rodrigues desenhada há 50 anos, a Bandeira Oficial do Município de Carnaúba dos Dantas teve como ilustradora a artista Auta Rodrigues de Carvalho, e foi implantada enquanto lei no dia 26 de julho de 2021, pelo então prefeito da época Valdemar Cândido de Medeiros.

Dona Auta Rodrigues de Carvalho perpetuava assim o seu traço na história de Carnaúba dos Dantas, mas não apenas isso. Ela foi por mais de 50 anos a catequista por excelência da cidade, sem detrimento de todas as demais, atuanto ativamente no desenvolvimento da Capela de São José, hoje Paróquia. Também, foi professora de diversas gerações de alunos carnaubenses, que hoje já são pais e mais de famílias, desenvolveu projetos culturais diversos, autos de natal e de outros feitos, tratros diversos, além de ser poetisa com muita solidez. Dona Auta ainda vive, em seu apogeu de quase 95 anos, representando a força da mulher e da história de Carnaúba dos Dantas.

“Diante deste cenário, não poderíamos deixar de render nossas homenagens”, comentou a vereadora Marli de Medeirão.

A Moção foi protocolado na 18ª Sessão Ordinária do Segundo Período Legislativo de 2021, realizada no dia, 14 de dezembro de 2021.

Confira abaixo a Moção nº 151/2021:



PUBLICIDADE 



Vereador Gilvan Peixe solicita sinalização de trânsito na Rua José Vitor ao lado das Escolas Estadual João Henrique Dantas e Clívia Marinho Lopes

Foto ilustrativa 

O Vereador José Gilvan o popular (Peixe) requereu através requerimento nº. 151/2021 ao Poder Executivo Carnaubense que a Lei Municipal nº 938 que dispõe sobre a sinalização de trânsito na Rua José Vitor Escola Estadual João Henrique Dantas e Escola Municipal Clívia Marinho Lopes, seja executada nos horários dos intervalos das aulas em Carnaúba dos Dantas/RN.

O edil José Gilvan enfatizou que a reivindicação se faz necessária tendo em vista proteger os estudantes de possíveis acidentes, visto que se trata de Ruas bem movimentadas.

O requerimento foi protocolado na 18ª Sessão Ordinária do Segundo Período Legislativo de 2021, realizada no dia, 14 de dezembro de 2021.

Confira abaixo o requerimento nº. 151/2021


PUBLICIDADE 


RN terá nova fábrica de cerâmicas

A governadora Fátima Bezerra discutiu na tarde desta quinta-feira (16) sobre a instalação de uma fábrica do Grupo Fragnani Cerâmicas no estado. O grupo, com fábricas presentes nos estados de São Paulo e Bahia, chega ao Rio Grande do Norte com objetivo de se aproximar ainda mais da região Nordeste e atender uma crescente demanda de produtos cerâmicos.

A empresa será a 20ª instalada no Centro Industrial Avançado de Macaíba, após o trabalho de revitalização da área e aplicação de incentivos fiscais para empresas, concretizado na atual gestão. “O Proedi tem se revelado instrumento atrativo para a promoção do desenvolvimento econômico do nosso estado. É com muito prazer que dou boas-vindas ao Grupo Fragnani, que vai contribuir ainda mais com crescimento do RN, principalmente na geração de emprego”, disse a governadora Fátima Bezerra, que completou: “o RN é líder na produção energética nacional e assume protagonismo na diversificação das matrizes energéticas, o que torna o estado ainda mais atrativo para empresas.”

Para o diretor superintendente do Grupo Fragnani, Fernando Cardoso, a chegada ao Rio Grande do Norte também pode incluir um futuro projeto inovador ligado a energias renováveis. “Temos objetivo de trazer ainda mais inovação, com um sistema de produção diferenciada a seco do porcelanato, utilizando o sistema de placas solares, o que pode reduzir o custo do produto. Vamos colocar em prática na Bahia e o objetivo é levar para o Rio Grande do Norte em grande escala”, explicou.

Também participaram da reunião pelo Grupo Fragnani, o diretor comercial Durval Cardoso; o assessor jurídico, Daniel Maia; o gerente executivo, Emerson Boava. Acompanharam a governadora: a secretária adjunta Socorro Batista (GAC); o procurador geral Luiz Antônio Marinho; Jaime Calado e Silvio Torquato (secretário e secretário adjunto da SEDEC), Leon Aguiar (diretor do Idema), Neil Armstrong (Set), Flaubert Torquato (chefe de gabinete da Seplan).

Grupo Fragnani

O Grupo possui três indústrias cerâmicas: Tecnogres e Incenor, instaladas em Dias d’Ávila, na Bahia, e a empresa sede Incefra, localizada em Cordeirópolis, em São Paulo. Além da Mineradora Água Branca, que foi criada para suprir a demanda de matéria prima da Incefra. As marcas desenvolvem produtos com formatos mais adequados ao mercado, maior velocidade de aplicação, melhor estética de assentamento e menores perdas. É considerado o 8º maior produtor de revestimentos cerâmicos do mundo, segundo dados divulgados em outubro de 2020 pela revista Ceramic World Review.

Proedi

Ao todo, 67 novas empresas foram cadastradas desde a criação do novo Programa. Criado em 2019 na gestão da governadora, professora Fátima Bezerra, o Proedi visa desenvolver a atividade industrial no Rio Grande do Norte. Assim como outros incentivos criados ou modernizados pelo Estado, o Programa tem como uma de suas metas a interiorização do desenvolvimento econômico, fomentando o crescimento industrial nas 10 regiões do estado.  

A redução na carga tributária permite às empresas beneficiárias a realização de novos investimentos, favorecendo o aumento na produtividade e a expansão de mercado.

Centro Industrial Avançado (CIA)

O Centro Industrial Avançado (CIA) localizado no município de Macaíba, compõe atualmente, juntamente com Distrito Industrial de Natal (DIN), o Programa de Áreas Industriais, ambos com características de infraestrutura similares e de fácil acesso às grandes rodovias. O Centro Industrial Avançado (CIA) de Macaíba é do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e estava parado há alguns anos, sem movimentação e, a atual gestão quando assumiu, determinou como meta fazer com que o CIA voltasse ao seu funcionamento total.

PUBLICIDADE


Governo do RN firma parcerias para fortalecer bordados do Seridó

Como parte da política de apoio aos pequenos e microempreendedores do Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra firmou neste sábado (18) parceria com a Prefeitura de Timbaúba dos Batistas para construção de dois galpões destinados aos artesãos do município e cessão do Mercado do Artesão.

O Governo do RN vai investir, com recursos próprios, R$ 400 mil na construção dos galpões industriais. A prefeitura entra com o terreno e uma contrapartida de R$ 90,3 mil. Os galpões vão dar mais visibilidade e ampliar as oportunidades de comercialização da produção.

Ao assinar o protocolo de intenções dos galpões e o termo de cessão do mercado, a governadora saudou as parcerias para fortalecer a atividade em Timbaúba. "É um pleito mais que justo porque trata do presente e do futuro. A construção dos galpões significa criar condições para fazer florescer e brilhar essa atividade tão bonita e importante". Fátima disse que ficou encantada a Mostra de Bordado de Caicó, exposta no início do mês no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) no Rio de Janeiro, onde estavam expostas 200 peças.

Em Timbaúba, 800 pessoas, o equivalente a 35% da população, vivem do bordado, a quase totalidade são mulheres. No Seridó, são aproximadamente 2.700 distribuídas em 12 cidades. Para 40% delas, o bordado já é a principal fonte de renda da família. A atividade é tão importante para a economia municipal que a secretária de Cultura, Esportes, Lazer, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Salmira Torres disse que é "preferível uma seca do que uma crise no bordado." Ela aproveitou para solicitar incentivos ao bordado de Timbaúba.

A governadora disse que isso será feito em 2022, através de emenda parlamentar do deputado Francisco Medeiros, complementada pelo governo do Estado.

Fátima Bezerra também entregou barracas padronizadas do projeto Feiras da Agricultura Familiar, anunciou a entrega de implementos agrícolas; visitou um posto de saúde da prefeitura e a Escola Estadual Basílio Batista. Ela anunciou a destinação de duas viaturas policiais para reforçar a segurança no Seridó, uma para Timbaúba e outra para Jardim de Piranhas.

"Esses galpões servirão de oficina de costura, de apoio logístico para o artesanato, de showroom do que temos de mais bonito", afirmou o prefeito Ivanildo Albuquerque Filho, destacando outras parcerias com o governo do Estado para melhoria da infraestrutura do município.

Selo de Qualidade

Timbaúba está inserida na "Rota do Bordado", juntamente com Caicó e outras dez cidades da região. As bordadeiras da região conquistaram há pouco mais de um ano um certificado de qualidade, o "Bordados de Caicó", um selo de Indicação Geográfica, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O selo é um diferencial para criar identidade e abrir novos mercados para o artesanato potiguar.

A principal característica do bordado do Seridó é que ele é um trabalho artesanal, feitos em máquinas de costura de pedal, sem uso da informática, explicou o analista técnico do Sebrae/RN, José Rangel de Araújo. "O nosso bordado tem como origem a Ilha da Madeira e era feito para uso familiar. A comercialização começou cerca de 70 anos atrás", informou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, disse que a governadora Fátima Bezerra, o prefeito Ivanildo Filho e o Sebrae "estão dando brilho a essa riqueza incomensurável." Os galpões - disse ele - vão abrigar 40 pessoas, cada um deles, que poderão trabalhar com segurança e conforto.

Artesanato

As bordadeiras de Timbaúba dos Batistas são reconhecidas nacionalmente pela alta qualidade dos trabalhos produzidos no município. Entre os trabalhos produzidos no município, destaque para a toalha colocada sobre a mesa do Papa Bento XVI, durante a visita do pontífice ao Brasil em 2007.

Acompanharam a governadora os secretários estaduais Iris Oliveira (Sethas), Jaime Calado (Sedec) e Alexandre Lima (Sedraf); os adjuntos Silvio Torquato (Sedec) e Marcelo Júnior (Sape); o deputado Francisco do PT, representando a Assembleia Legislativa. Representando Timbaúba dos Batistas, tomaram parte na solenidade: o prefeito, Ivanildinho, o vice-prefeito, Wellington Cruz e a secretaria de cultura esporte e desenvolvimento, Salmira Torres.

Participaram ainda o diretor do Sebrae/RN, João Hélio e o analista técnico, José Rangel de Araújo; prefeito de Jardim de Piranhas, Rogério Couro Fino, e o vice-prefeito, João Alves Filho; prefeito de Jardim de Piranhas, Rogério Couro Fino, e o vice-prefeito, João Alves Filho;prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, e o vice-prefeito, Toinho Santiago; prefeito de São Fernando, Genilson Maia, e  o vice- prefeito, Isaque Alexandre; vice-prefeito de São João do Sabugi, Paulo Eduardo; o vice-prefeito de Ipueira, Duduca Leite; o pároco da cidade, Padre Ivanof Pereira; o Pastor José Maria; o coordenador da Casa do Artesão do Seridó, Padre Gerlúcio e a diretora da 10ª Direc, professora Suenira.

PUBLICIDADE