quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Meteorologia da Emparn prevê boas chuvas no RN em 2021

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), realizaram nessa terça-feira (12), a apresentação do balanço das chuvas em 2020 e perspectivas para o período chuvoso no Rio Grande do Norte em 2021. O evento realizado de forma híbrida, virtual pela plataforma Google Meet, e presencial no auditório Governador Iberê Ferreira de Souza, localizado na sede da Emparn, reuniu representantes públicos e privados de diversos setores ligados a agropecuária e segurança hídrica potiguares, bem como veículos de imprensa.

Sobre o balanço das chuvas no ano passado, o Rio Grande do Norte apresentou chuvas entre as categorias de normal a acima do normal com volume médio de 910,1 mm, superando os volumes esperados nas regiões Oeste, Leste e Agreste. Em termos numéricos, a região Leste foi a que registrou o maior volume acumulado médio observado com 1.313,3 mm, enquanto que o esperado foi de 1.252,1 mm; seguida da região Oeste, com 919,7 mm, enquanto 790,6 era o esperado. O Agreste acumulou 710 mm e o esperado era de 714,5 mm. E por fim a região Central acumulou 697,1 mm e o esperado era de 627,7 mm.

No período, a cidade de Mossoró, no Oeste potiguar bateu o recorde de chuva diária com 176,4 mm ocorrida em 29 de fevereiro, sendo este o maior volume diário dos últimos 63 anos. Já Natal, localizada na região Leste, registrou em maio, volumes com 426,1 mm, sendo seu segundo maior índice pluviométrico desde 1963. O primeiro ocorreu em 2011 com 447,4 mm.

Já a previsão climática para o primeiro trimestre de 2021, estação pré-chuvosa no Rio Grande do Norte, é de ocorrência de chuvas dentro da média histórica, de acordo com a análise da Unidade Instrumental de Meteorologia da Emparn. “Estamos muito felizes com as boas previsões, com à possibilidade de termos um inverno acima da normalidade. As chuvas se iniciando agora no final do mês de janeiro, inverno se consolidando a partir da segunda quinzena de fevereiro, estamos atentos a tudo isso. A governadora professora Fátima Bezerra tem nos cobrado a questão da distribuição das sementes, de chegarem as mãos do agricultor familiar no momento certo”, afirmou o secretário da Sape, Guilherme Saldanha.

Para a região Oeste do Estado, a estimativa é do maior volume pluviométrico médio do RN com 315 milímetros (mm) para os meses de janeiro, fevereiro e março. As regiões Leste e Central, cada uma com previsão para o período com de 250mm e o Agreste com 188mm. “Desde meados de 2020 estamos presenciando a atuação do fenômeno La Niña. O fenômeno, em oposição ao El Niño, ocasiona o resfriamento da temperatura média das águas superficiais na faixa equatorial do oceano Pacífico, aumentando os ventos alísios de leste na superfície inibindo a formação de nuvens”, disse o meteorologista Gilmar Bristot.

As análises, de acordo com Bristot, sugerem que o ano de 2021 apresente características climáticas, no RN, semelhantes ao ano de 2011, quando a La Niña ocorreu pela última vez no estado em fase com a atividade solar em situação de mínima. “Com esse cenário espera-se um quantitativo normal de chuvas no RN, porém com de grande variabilidade temporal e espacial, característica inerente ao clima semiárido”, completou.

Fonte: ASSECOM/SAPE

PUBLICIDADE




Região da Areia é beneficiada com instalação de bueiros

A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria de Urbanismo, Transporte, Obras e Serviços Urbanos está realizando um importante trabalho de instalação de bueiros no riacho que transpassa a estrada que dá acesso a diversas comunidades, na Região da Areia.

Com uma malha vicinal de mais de mil quilômetros, Apodi é o segundo maior município do Rio Grande do Norte em extensão territorial e tem mais de 200 comunidades distribuídas nas quatro regiões.

Manter as boas condições dessas estradas é um grande desafio. Para levar mais qualidade ao tráfego dessas vias, a prefeitura por meio do Programa de Recuperação e Manutenção de Estradas Vicinais realiza diversos serviços, entre eles a construção de pontes, bueiros e muros de contenção.

“Com a chegada das chuvas esse local costuma dificultar o acesso dos moradores. Por isso estamos realizando esse importante serviço para melhorar o acesso resolvendo a problemática do local”, comentou o chefe do Executivo apodiense.

Fonte: Blog ApoDiário

PUBLICIDADE




Covid-19: Com 49 casos confirmados nesta quarta-feira (13) Carnaúba dos Dantas já chega a 101 casos positivos neste ano de 2021

93º BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO.⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, confirmou nesta quarta-feira (13/01), mais 49 (quarenta e nove) casos positivos para COVID-19 e mais 42 (quarenta e dois) casos curados no município de Carnaúba dos Dantas/RN. Carnaúba dos Dantas já registrou 101 casos positivos neste mês de janeiro de 2021.

Confira os números atualizados até o momento:

107 Pessoas monitoradas;

57 casos suspeitos;

3.417 Casos destacados;

553 Casos confirmados;

65 pessoas em tratamento;

482 pessoas curados e;

06 óbitos.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde do município de Carnaúba dos Dantas, via Facebook.


PUBLICIDADE