quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

O Governo do RN celebra convênios para área da agricultura e pesca, Carnaúba dos Dantas será um dos municípios que receberá equipamentos agrícolas

Em reunião realizada no final da manhã desta terça-feira (14), na Governadoria, o vice-governador do Estado, Antenor Roberto, assinou dois convênios que beneficiam pequenos agricultores rurais e pescadores artesanais do Rio Grande do Norte. Os convênios, que serão executados pela Secretaria de Agricultura, da Pecuária da Pesca (Sape), tratam da aquisição de equipamentos agrícolas e da aquisição de kits de pesca. As ações contarão com investimento de mais de R$ 5,6 milhões, com recursos provenientes de emendas parlamentares da deputada federal Natália Bonavides.

Os equipamentos agrícolas serão destinados às necessidades de pequenos produtores e comunidades rurais de 23 municípios potiguares - Carnaubais, Equador, Riachuelo, Umarizal, Doutor Severiano, Ipueira, Macau, São Fernando, Lajes Pintadas, Luis Gomes, São João do Sabugi, Ouro Branco, Jardim do Seridó, Serra Negra do Norte, São Vicente, Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Assú, Nova Cruz, Arez, Montanhas, Campo Redondo e Janduís.

Já o convênio que prevê a aquisição e distribuição de kit de apetrecho de pesca vai beneficiar 2.510 pescadores artesanais, impactando positivamente mais de 12 mil pessoas que dependem da atividade.

Para o vice-governador Antenor Roberto o momento traduz um ganho para a população do Rio Grande do Norte, principalmente ao pequeno agricultor e agricultora, bem como, aos pescadores e pescadoras artesanais. “A assinatura destes convênios demonstra um ganho e um incentivo aos pequenos produtores potiguares. O mandato da deputada Natalia Bonavides dialoga com o nosso Governo, no sentido de trabalhar para diminuir a desigualdade e proporcionar mais dignidade ao nosso povo.” 

“A celebração desse convênio é motivo de muita alegria para todos nós. Isso demonstra o compromisso que a deputada federal Natália Bonavides tem com o setor produtivo, com os pequenos produtores e com os agricultores do nosso estado”, declarou o secretário de Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Guilherme Saldanha.

Para o subsecretário da Pesca da SAPE, David Souza, a iniciativa visa desenvolver o setor. “A aquisição destes apetrechos de pesca são fundamentais para o fortalecimento da base dessa atividade econômica, vocação econômica de nosso estado", enfatizou.

“Esse é um momento muito importante porque vai tornar realidade esses recursos. A gente tem feito esse trabalho em parceria com a SAPE junto ao secretário Guilherme Saldanha e ao subsecretário David Souza, fundamentais em todo o processo”, disse a deputada federal, Natália Bonavides.

PUBLICIDADE



 


Conselho Estadual de Saúde realiza oficina de planejamento para 2022

Oficina de planejamento reúne Conselheiros de Saúde do RN


Aproximar os Conselheiros de Saúde, discutir ações para o próximo ano e fazer um balanço das atividades desenvolvidas nos 167 municípios do Estado do Rio Grande do Norte. Esses foram alguns dos objetivos da oficina de planejamento realizada nesta terça-feira (14) na Escola de Saúde Pública.

Para a abertura, a mesa foi composta por Lyane Ramalho, secretária adjunta da SESAP, Aldenisia Albuquerque, presidente do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte (CES/RN), Francinete Melo, vice-presidente do CES/RN, Valdo Teodósio, coordenadora de Plenária, Aline representante da superintendência do Ministério da Saúde e Sedru Cavalcanti, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Natal.

“Este é um momento marcante para o Conselho, pois conseguimos analisar os êxitos e o caminho que ainda precisa ser percorrido para a continuidade da construção do Sistema Único de Saúde no Estado. O Conselho sempre fez história e é reconhecido por zelar pelos nossos territórios e nossa proposta é fazer o bem para a saúde da população”, disse a presidente do CES/RN.

Atualmente o CES/RN conta com comissões em diferentes áreas como alimentação e nutrição, apoio e acompanhamento aos conselhos municipais de saúde, comunicação e informação, controle social, saúde das mulheres, saúde mental, saúde dos trabalhadores, recursos humanos, visita aos hospitais, além da comissão provisória de acompanhamento à Covid-19, mapeando a pandemia e apoiando os municípios.

A secretária adjunta Lyane Ramalho destacou a importância do Conselho e parabenizou pela atuação constante no enfrentamento à pandemia e no diálogo com todos os municípios do Rio Grande do Norte. “A parceria do CES é imprescindível. Sem essa parceria, não teríamos salvado tantas vidas. E esse encontro é fundamental para que possamos olhar para frente e perceber como podemos evoluir e melhorar cada dia mais os serviços de saúde no Estado”, finalizou.

PUBLICIDADE




Prefeito de Cruzeta Joaquim de Medeirinho cumpre agenda em Brasília

Em agenda administrativa na Capital Federal, o Prefeito Municipal de Cruzeta Joaquim de Medeirinho esteve nesta segunda-feira, 13 de dezembro, no Ministério do Desenvolvimento Regional.

O Gestor Municipal agradeceu ao Ministro Rogério Marinho, os investimentos em várias áreas neste ano de 2021 através do Ministério, que foram muito importantes para alavancar o desenvolvimento do município. Novos projetos foram postos à mesa de reunião. A solicitude do Gestor e proeza do Ministro Potiguar Rogério Marinho ressaltam a importância do cuidado e investimentos futuros prioritariamente debatidos para o município seridoense.

Outro importante encontro foi na Embaixada de Israel, discutindo atuações conjuntas em tecnologia e agricultura familiar. Uma visita oficial de representação diplomática ao Seridó poderá ocorrer no primeiro semestre de 2022.

Na Confederação Nacional dos Municípios CNM, aconteceu a reunião com o Presidente da instituição, Paulo Roberto Ziulkoski. Na oportunidade, foram tratadas causas municipalistas com mobilizações dos Gestores em Brasília/DF nos dias 14 e 15 de Dezembro.

Estiveram também na comitiva os Gestores de Acari Fernando Antônio, Caicó Dr Judas Thadeu, Parelhas Dr Thiago Almeida e Hudson Brito Santana do Seridó.




Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cruzeta

PUBLICIDADE