sábado, 22 de julho de 2017

NÚCLEO DO RN CAPACITA PROFISSIONAIS PARA A IMPLANTAÇÃO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO



Foi realizado nos dias 17 e 20 de Julho, na sede do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte (NEMS/RN), o evento para a capacitação de profissionais da Saúde do município de Natal, que tem como objetivo dar apoio à implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão na rede de Atenção Básica da capital. O treinamento teórico foi realizado no Laboratório de Informática.
Na abertura do encontro, no auditório do NEMS/RN, em Natal, mais de trinta profissionais participantes, entre técnicos e chefias de Ação Básica e de Epidemiologia dos distritos e Planejamento, tendo como instrutor o sanitarista Mateus Rodrigues Rangel que colabora para disseminar temas pertinentes a políticas de saúde no Brasil, com o surgimento do Sistema Único de Saúde (SUS), e da Política Nacional de Informação e Informática em Saúde no Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica.

No período da tarde da segunda (17) e nos outros dias, até o encerramento dia 20, a capacitação ocorre no Laboratório de Informática do Núcleo e terá turmas compostas também de médicos, enfermeiros e dentistas, tendo como instrutores os profissionais do NEMS/RN, Jose Renato Francisco de Almeida, Francisco Júnior do Rego e Saulo Moreira.

A capacitação, através da Seção de Apoio Institucional e Articulação Federativa, é resultado de parceria com a Secretaria de Saúde do Natal (SMS), fomentada conforme dispõe a Portaria 1.419/GAB/MS, de 8 de junho de 2017, que define as novas ações dos Núcleos do Ministério da Saúde nos Estados, neste momento , orientado pelo chefe Substituto da Divisão de Gestão do Núcleo Estadual do Rio Grande do Norte (DIVNE), Fernando Luiz Rodrigues do Amaral.


A implantação deste novo sistema é uma verdadeira mudança no processo de trabalho dos profissionais de saúde e inicialmente será priorizada a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). “A capacitação está formando multiplicadores e todos os estabelecimentos do município receberão essa tecnologia”, ressalta a coordenadora do Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica (SISAB ), da Secretaria municipal de Saúde (SMS), Rosângela Maria de Castro Cortez.