quinta-feira, 3 de agosto de 2017

BANCO MUNDIAL ACOMPANHA ANDAMENTO DE OBRAS DO PROJETO GOVERNO CIDADÃO

                      Na foto, as obras do Hospital Regional de São José de Mipibu

Em videoconferência realizada na manhã desta quarta-feira (2) a Secretaria de Estado da Saúde Pública apresentou o andamento das obras do Projeto Governo Cidadão (antigo RN Sustentável) ao representante do Banco Mundial e especialista em saúde, David Oliveira de Souza. A gerente geral do projeto, Fátima Amazonas, também acompanhou a apresentação.

Com previsão de entrega para janeiro de 2018, o Laboratório de Anatomia Patológica que já está em plena fase de construção, foi um dos temas da pauta. Está em discussão na Sesap como será o modelo de gestão da unidade, a distribuição de recursos humanos e a parceria com universidades para atuação no laboratório.

Também foram discutidos os indicadores de saúde, as reformas e adequações já realizadas em 15 maternidades do Estado, além de melhorias na portas de entrada de urgência e emergência de 7 hospitais, bem como a construção do Hospital Regional da Mulher, em Mossoró. Os investimentos neste hospital giram em torno de 100 milhões de reais, divididos entre realização da obra e aquisição de equipamentos.

“A unidade será referência em partos de alto risco, atendendo municípios da 2a, 6a e 8a Região de Saúde, e foi pensado dentro dos padrões de atendimento que preconiza a Rede Cegonha”, explicou Ana Petta, gerente do Governo Cidadão na Sesap.

A próxima Missão de Supervisão do Banco Mundial na área da saúde está prevista para o mês de setembro, com acompanhamento in loco das atividades e investimentos executados.


Fonte: Assecom/RN

DETRAN INICIA CRONOGRAMA DE TESTES DE DIREÇÃO VEICULAR NO INTERIOR DO RN; VEJA CRONOGRAMA




O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) iniciou a execução do cronograma de exames práticos de direção veicular que serão aplicados nos municípios do interior do Rio Grande do Norte durante o mês de agosto. Os examinadores iniciaram as avaliações nesta quarta-feira (02), pela cidade de Currais Novos e no decorrer do mês outros 20 municípios polos distribuídos em todas as regiões do Estado terão candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) avaliados pelo Departamento.

Somente no interior, a previsão é de que cerca de 2,5 mil candidatos passem pela avaliação no mês agosto. O processo de exames realizado pelo Detran é contínuo e após um planejamento estratégico realizado pelo setor competente do Órgão, vem evitando a demanda reprimida e possibilitando que os testes sejam realizados periodicamente sem espera por parte dos usuários, como é o caso das avaliações realizadas na sede do Detran em Natal onde o usuário, muitas vezes, consegue agendar e realizar o teste prático no mesmo dia.

Os peritos analisam o conhecimento prático de volante dos alunos que já foram considerados aptos nos exames médico e psicológico, e que também já concluíram a carga horária de aulas prática e teórica ministradas pelo centro de formação de condutor de sua escolha.
Para que o candidato seja aprovado no teste é necessário que ele não cometa nenhuma falta eliminatória e que a soma dos pontos negativos seja menor do que três. No caso de reprovação o candidato só poderá repetir o exame decorrido 15 dias da divulgação do resultado.

De acordo com informações divulgadas pelo setor de Estatística do Detran, durante o primeiro semestre deste ano foram realizados 28.851 testes práticos de direção veicular no Estado. A média mensal deste ano corresponde a 4.808 avaliações. Atualmente, no Rio Grande do Norte existe 745.207 condutores cadastrados no Detran. Já a frota é de 1.210.717 veículos.

Cronograma de Exame Prático de Direção Veicular – Agosto 2017:

 02/08- Currais Novos;
03/08- Lagoa Nova;
04/08- Angicos;
07/08- Alto dos Rodrigues e Macau;
08/08- João Câmara;
09/08- São Miguel do Gostoso;
10/08- Ceará Mirim;
11/08- Extremoz;
14/08- Parelhas;
15/08- Jardim do Seridó;
16/08- Acari;
17/08- Caicó;
18/08- Jucurutu;
21/08- Caraúbas;
22/08- Apodi;
23/08- Pau dos Ferros;
24/08- Alexandria;
25/08- Patu;
28/08- Jaçanã;
29/08- Santa Cruz;
30/08- Currais Novos;
31/08- Lagoa Nova.


Fonte: Blog Barra Pesada

FÓRUM DE ASSOCIAÇÕES COBRA RETORNO DO ABASTECIMENTO ÀS COMUNIDADES DA SERRA DE SANTANA









O abastecimento de água das comunidades rurais da Serra de Santana, suspenso há alguns meses por falta de pagamento à empresa, está sendo discutido na manhã de hoje, 2 de agosto, no centro Pastoral São Francisco de Assis, em Lagoa Nova-RN. A audiência pública foi convocada pelo Fórum de Associações Comunitárias Rurais, depois de discutir o problema em algumas reuniões, com assessoria de representantes do Seapac. As associações cobram a retomada do abastecimento d’água às comunidades rurais da Serra.

Representantes das Associações que compõem o Fórum e de vários órgãos públicos participam da Audiência Pública, que deve apontar uma solução para o problema. Entre os órgãos, estão representantes da Agencia Nacional de Águas (ANA), do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piancó-Piranhas-Açu (CBHPPA), SEAPAC, IGARN, SEMARH, CAERN, CONISA, Prefeituras, Sindicatos e segmentos organizados da sociedade.


Fonte: Facebook Seapac