segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Plenária dos Conselheiros da II URSAP - Conselheiros cobrando melhoras

No, dia 14 de setembro de 2018 foi realizada a IX Plenária dos Conselheiros da II URSAP, em Mossoró no próprio auditório da II URSAP. O objetivo deste evento foi o de reunir os conselhos municipais das 14 cidades que compõe esta regional e debater temas de interesse da saúde pública,  dos próprios conselhos e trocar experiências.

Sendo a atuação do controle social imprescindível na formulação, no acompanhamento e na fiscalização das políticas públicas de saúde municipal, faz-se necessário que este órgão de controle seja eficiente, organizado e totalmente independente.

Reunidos apenas representantes dos conselhos municipais  de saúde de 05  das 14 cidades da II URSAP todos os conselheiros tiveram a oportunidade de exporem sua situação, destacaram-se alguns entraves que dificultam o desempenho satisfatório das suas atribuições.


Vários assuntos foram recorrentes, mas dois se sobressaíram: a necessidade de capacitação dos conselheiros, pois a partir do momento que os conselheiros conhecem suas plenas atribuições saberá até onde pode ir para cobrar que o gestor faça sua parte no cuidado com a saúde pública. O outro tema, igualmente importante é a falta de recursos financeiros, que muitas das vezes impediram as ações mais básicas de um conselho, tais como: viagens para participar de reuniões intermunicipal e até dentro da cidade, para visitas em unidades de saúde, UPAs, hospitais. Dentro deste tema, houve muitos debates, várias ponderações foram apresentadas.

No encerramento desta plenária, o Sr. Valdo Teodósio, Coord. da Plenária de Santa Cruz, com sua longa experiência de militância em conselhos, dirimiu muitas dúvidas dos conselheiros. Desde como fazer um ofício e a quem encaminhar, mudar o regimento interno e até como fazer com que conselho seja contemplado com verbas para seu pleno funcionamento, ele forneceu inúmeras informações úteis, e colocou todo o seu know how à disposição destes conselhos que fazem o controle social da II URSAP.

Nesta plenária, ficou muito claro que existem grandes desafios para o controle social enfrentar, mas já foram percebidas conquistas através da luta insistente. Isto gera mais ânimo para continuarmos nesta árdua batalha.

O SUS e a saúde pública de um modo geral precisam urgentemente de mais apoio em todos os aspectos: de recursos humanos capacitados, recursos materiais ( equipamentos e serviços) e recursos financeiros, de tal forma que possa manter o padrão e abrangência de atendimento já conquistados e que prossiga em direção da busca da qualidade que a população brasileira precisa e merece.


Registre-se nesta plenária a atuação de Albaniza Bandeira de Albuquerque -Coordenadora de Plenária da II URSAP, que não mediu esforços para que este evento acontecesse dentro de toda normalidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário