quinta-feira, 1 de novembro de 2018

CNS: repudia projeto de reforma da previdência, que pode voltar à pauta no Congresso Nacional em 2018

Durante sua 310ª Reunião Ordinária, realizada dias 10 e 11 de outubro, o Conselho Nacional de Saúde (CNS), publicou uma moção de repúdio à tentativa de desmonte da Reforma da Previdência. De acordo com o texto, o CNS repudia, “com veemência, qualquer tentativa de dar continuidade ao desmanche unilateral e autoritário da Previdência Social e exigir a ampliação do diálogo com as entidades diretamente relacionadas com a temática, para exposição dos riscos e prejuízos dessa reforma ao povo brasileiro”.
As mudanças propostas com o projeto de reforma aumentam o tempo de contribuição dos trabalhadores e trabalhadoras, dificultando o acesso ao benefício. O CNS já havia publicado a Resolução CNS nº 543, de 10 de março de 2017, por meio da qual o órgão posicionou-se contrário à retirada de direitos previdenciários, bem como a Recomendação CNS nº 14, de 12 de maio de 2017, que recomendava ao Congresso Nacional a interrupção da tramitação da Reforma da Previdência Social (Proposta de Emenda Constitucional – PEC 287/2017. O projeto deve voltar a ser discutido entre parlamentares ainda em 2018.
#PraCegoVer: A imagem do site Renova Mídia mostra um salão de uma agência do INSS com close em uma faixa azul onde está escrito “Previdência Social”.
Fonte: Conselho Nacional de Saúde

Fátima Bezerra quer manter “Governo Cidadão” com Banco Mundial



A governadora eleita do Rio Grande do Norte, senadora Fátima Bezerra (PT), participou na terça (30) e quarta-feira (31) de reuniões na sede do Banco Mundial, em Brasília, para tratar do Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte, o programa “Governo Cidadão”. Acompanhada do suplente de senador, Jean-Paul Prates, que vai assumir o cargo no Senado em seu lugar, ela expressou seu interesse na continuidade e expansão da atual parceria com o Banco Mundial.

“Esse projeto é muito importante para assegurar recursos complementares ao orçamento regular do Estado que viabilizam ações de cidadania e desenvolvimento sustentável. Por isso, quisemos vir, logo nestes primeiros dias após as eleições, garantir a prorrogação dos acordos e metas”, destacou. O projeto “Governo Cidadão” prevê recursos da ordem de R$ 1,3 bilhão para uma série de investimentos e benfeitorias nas áreas de segurança e saúde públicas, educação, gestão do estado, inclusão social, turismo e cultura.
Os executivos do Banco Mundial asseguraram à governadora eleita que encaminharão os pedidos de extensão do prazo e realocação parcial de recursos ainda durante esta semana. Fátima irá incorporar os novos termos ao seu plano de governo e poderá posteriormente solicitar novas adequações.
Participaram do encontro o diretor do Banco Mundial no Brasil, Martin Raise; o coordenador do projeto no Banco, Paul Procee, e a especialista sênior em desenvolvimento rural e gerente do projeto, Fátima Amazonas. Já na reunião desta quarta-feira, participou também, através de videoconferência, o secretário extraordinário para Gestão de Projetos, Francisco Vagner Gutemberg de Araújo, e sua equipe, devidamente autorizados pelo atual governador Robinson Faria.
Fonte: Portal no ar

Prefeitura de Acari iniciou drenagem e pavimentação da Rua Amélia Bezerra: um sonho se realizando





Iniciada em 09 de outubro, a pavimentação e drenagem da Rua Amélia Bezerra, no conjunto Terezinha Pereira (bairro Petrópolis) já começa a transformar o local, deixando o ambiente mais limpo, bonito e valorizado. Um sonho de anos, passa a se tornar realidade e impactar positivamente a vida dos moradores que ali habitam. Uma obra da prefeitura municipal de Acari, que mantem o compromisso com a cidade e com o seu povo.
Fonte: Facebook PMA