quinta-feira, 29 de novembro de 2018

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: CNS realizará seminário preparatório para 16ª Conferência Nacional de Saúde

As demandas por acessibilidade e inclusão nas políticas públicas de saúde são constantes. Por esse motivo, a Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde das Pessoas com Deficiência (CIASPD), que compõe o Conselho Nacional de Saúde (CNS), vai realizar o “Seminário de Saúde da Pessoa com Deficiência – Garantia de Assistência Integrada”. O evento vai acontecer dia 4 de dezembro, reunindo cerca de 100 participantes de várias partes do país na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília.
O seminário é mais um dos eventos preparatórios para a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8), que será realizada de 4 a 7 de agosto de 2019, também na capital federal, reunindo mais de 10 mil pessoas que vão deliberar sobre as políticas públicas de saúde no Brasil.
O seminário que discutirá assistência integrada acontecerá em auditório acessível, com presença de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo do evento preparatório é colher propostas que vão subsidiar os debates na área durante a 16ª Conferência. Devem participar ativistas da pauta, de todo o Brasil. A metodologia de inscrição e a programação serão divulgadas em breve, nas redes do CNS.
Sobre a 16ª Conferência
O tema da conferência será “Democracia e Saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)”. Esse é o maior evento de participação social do Brasil, que seleciona delegadas e delegados, de forma democrática, em todo o país, para definirem as políticas públicas de saúde que deverão ser executadas nos próximos anos.
Atuação do CNS diante da pauta
A CIASPD é composta por representantes de ministérios e especialistas nas áreas de deficiência sensorial, física e mental. Seu objetivo é assessorar conselheiros e conselheiras na articulação e formulação de estratégias e políticas voltadas à ampliação do acesso e melhoria da qualidade dos serviços de saúde destinados às pessoas com deficiência.
O esforço visa garantir a acessibilidade aos serviços de saúde e a incorporação de insumos, tecnologias e práticas de cuidado integral desta população. A comissão também atua no monitoramento da execução e no controle das políticas municipais e estaduais de saúde, com objetivo de acompanhar as ações de promoção, prevenção e reabilitação de acordo com a Política Nacional de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência.
Mais informações:
O quê: Seminário de Saúde da Pessoa com Deficiência – Garantia de Assistência Integrada
Quando: Dias 4 de dezembro de 2018 a partir de 9h.
Onde: Sede da OAB-DF – SAS Quadra 05 Bloco M Lote 01 Asa Sul Ed. Sede do Conselho Federal da OAB – Brasília – DF
Contato: 61 3315-2150 | 3315-3821
Fonte: Conselho Nacional de Saúde

Conselho municipal de saúde de Carnaúba dos Dantas se reuniu nesta segunda-feira (26)






 Aconteceu nesta segunda-feira, (dia 26 de novembro de 2018), na Casa dos Conselhos em Carnaúba dos Dantas/RN, a reunião mensal do Conselho municipal de saúde, sob a presidência do Drº Lucas Ritcher de Oliveira Dantas, a reunião contou com a presenças de todos os conselheiros municipais e a secretária municipal de saúde pública do município Maria das Vitórias Bezerra Dantas, a pauta da referida reunião foi apreciação das prestações de contas da APAMI, referentes aos meses de janeiro a junho de 2018, e a prestação de contas quadrimestral do município de Carnaúba dos Dantas, referentes aos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho e agosto de 2017. Todas as prestações de contas foram entregue ao conselho municipal de saúde a onde serão analisadas pelos conselheiros municipais e na próxima reunião será colocada em discussão e votação. 

A senhora secretária municipal de saúde Maria das Vitórias enfatizou que não sabe a onde se encontra o veiculo tipo DUCATE que transportava os pacientes para realizarem consultas em Natal, a informação que ela teve que o veiculo deu problema no motor e foi para uma oficina na cidade de Currais Novos e parecem que hoje se encontra numa oficina na Cidade de Caicó finalizou a secretária municipal de saúde. 

O presidente do CMS apresentou as recomendações apresentadas pelo conselheiro municipal de saúde José Fábio Dantas de Medeiros ao plenário e todas foram aprovadas a serem encaminhadas aos órgãos competentes.  

Por fim, o conselheiro José Fábio apresentou quatro recomendações a nº 001/2018 -Que seja feita aquisição de equipamentos /material permanente dos recursos que sobraram das emendas nº 20330007, 37840006 ou 29020005, repasse fundo a fundo, a serem instalados no Hospital Estelita dos Santos Dantas, Posto de saúde do Povoado Ermo e no PSF (II) no Monte do Galo, no município de Carnaúba dos Dantas/RN, nº 002/2018 Que seja enviada a prestação de contas do Conselho Municipal de Saúde município de Carnaúba dos Dantas/RN, referente ao ano de 2017 ao conselho municipal de saúde, nº 003/2018 Que seja feita readequações em todas as portas das enfermarias da Associação de Proteção e assistência e a Infância (APAMI) do município de Carnaúba dos Dantas/RN e a 004/2018 - Que seja cumprido o Art. 14º  § 5º do regimento interno do Conselho Municipal de Saúde de Carnaúba dos Dantas/RN, na preparação dos convites a serem entregues aos Conselheiros seja colocado a pauta da ordem do dia, com documentos e informações disponíveis, inclusive destaques aos pontos recomendados para deliberação, a serem distribuídos pelo menos uma semana antes da Reunião aos Conselheiros.
Por fim, o conselheiro solicitou verbalmente á secretária municipal de saúde do município Maria das Vitórias Bezerra que vise á possibilidade de junto a Secretaria Estadual de Saúde Pública do RN, de trazer a unidade Móvel “Amigos do Peito” para realizar  exames de Mamografia nas mulheres do município Carnaubense, tendo vista que existir uma demanda reprimida de Mamografias no município.

Veja as recomendações abaixo:



Fonte: Blog do Fábio Locutor