segunda-feira, 25 de novembro de 2019

PREFEITURA DE ACARI INAUGURA MAIS UMA OBRA: Reforma e Modernização do Prédio do (SCFV) e Programa Criança Feliz foi inaugurado nesta sexta-feira (22/11)


Com a presença de secretários, vereadores, pároco municipal, gestores escolares, usuários dos programas sociais e população em geral, o prefeito Isaias Cabral e equipe administrativa, realizaram no final da tarde de sexta-feira, dia 22 de novembro, a solenidade de entrega da REFORMA e MODERNIZAÇÃO do prédio onde funciona o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Programa CRIANÇA FELIZ.


O Prédio do Serviço de Convivência teve sua reforma iniciada em abril de 2019, tornando-se um espaço moderno e com total acessibilidade, para dessa forma, receber melhor os usuários atendidos através da Proteção Básica, assim como as famílias acompanhadas pelo Programa Criança Feliz.

Na tarde dessa sexta-feira (22), a população acariense teve a satisfação de prestigiar a entrega oficial desse espaço, agora reformado e equipado. Um investimento da gestão municipal, valorizando ainda mais o Bairro Petrópolis e seus moradores.

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). Realiza atendimentos em grupo, através de atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.

É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

PROGRAMA CRIANÇA FELIZ

O Criança Feliz foi criado em 2016 e é hoje o maior programa em escala do mundo com foco na promoção do desenvolvimento das crianças que estão na primeira infância, fase que vai do zero aos seis anos. Ele atende e abrange também: crianças de até seis anos e suas famílias que sejam beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC), crianças de seis anos que foram afastadas do convívio familiar.

O objetivo do programa é orientar famílias em situação de vulnerabilidade a impulsionar o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais nas crianças através de ações simples. As áreas de atuação do programa, são: educação, saúde, justiça e cultura. O programa combate à desnutrição, aos maus-tratos e doenças, visando à saúde plena e garantida das crianças.

O acompanhamento das famílias começa desde a gestação e impressiona pela variedade de aspectos que envolve. Da amamentação aos possíveis conflitos familiares e do parto à continuidade dos estudos no caso de mães muito jovens, a ideia é proporcionar uma abordagem global, já que cada uma dessas circunstâncias têm o seu impacto no desenvolvimento da criança.

Diferentemente de outros programas sociais, o Criança feliz não presta auxílio às famílias com nenhum tipo de remuneração em dinheiro. Apenas o acompanhamento dos bebês e crianças, assegurando-lhes o direito aos serviços e auxílios básicos para seu futuro.

Em Acari, o Programa acompanha 141 famílias que recebem visitas semanais, sendo acompanhadas e orientadas pelas visitadoras do programa.














Fonte: Facebook Prefeitura de Acari.


Nenhum comentário:

Postar um comentário