terça-feira, 8 de outubro de 2019

PRESIDENTE DA (APDEC): Carnaúba dos Dantas se reuni com a Secretaria Municipal de Assistência Social Monaylla na manhã desta terça-feira (08)






O presidente da (APDEC) Associação da Pessoa com Deficiência e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Carnaúba dos Dantas/RN, José Fábio Dantas de Medeiros, esteve reunido na manhã desta terça-feira, dia 08 de outubro de 2019 com a Secretária Municipal de Assistência Social do Município de Carnaúba dos Dantas/RN Monaylla Fádylla da Silva.    

A reunião foi para discutir a eleição do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Carnaúba dos Dantas, tendo vista que o mandato da atual gestão já se venceu, ainda este mês será realizada a nova eleição.   

Em seguida foi tratados assuntos sobre parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e (APDEC) Associação da Pessoa com Deficiência, a secretária Monaylla enfatizou que a referida secretaria estará a disposição para contribuir com a Associação da Pessoa com Deficiência, no que for do alcance da referida secretaria. Por fim Monaylla enfatizou que a secretaria irá realizar parceria pela terceira vez consecutiva com Associação na Confraternização Natalina.    

O presidente José Fábio Dantas de Medeiros agradeceu a parceria quem sendo realizada com a secretaria municipal de Assistência Social do Município através da secretária Monaylla, vamos dialogar com as demais secretarias municipais para realizar parcerias. Por fim,  o presidente  enfatizou que ainda esse mês de outubro será realizada a nova eleição do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Carnaúba dos Dantas.

Fonte: Blog Fábio Locutor.




VEREADOR FABIANO PACÔMIO: Se reuniu com os moradores da Vila Santa Luzia para tratar sobre orientações básicas para solicitar a ligação e os cadastros do abastecimento de água do projeto que ampliou o abastecimento da Adutora parelhas/Carnaúba dos Dantas.


 O Vereador Fabiano Pacômio do (PT) A convite de alguns moradores da Vila de Santa Luzia, situada no Sítio Carnaúba de Baixo, estivemos reunidos para tratar sobre orientações básicas para solicitar a ligação e os cadastros do abastecimento de água do projeto que ampliou o abastecimento do Bairro: Santa Rita a Vila acima citada. O edil enfatizou aos moradores quais documentação necessária: Xerox do documento da casa ( Recibo de compra e venda ou escritura), comprovante de residência, declaração da prefeitura, Xerox de RG e CPF.

 O edil aproveitou para agradecer ao empenho da Governadora Fátima Bezerra, Deputado Francisco do PT, Diretor-Presidente do IGARN, Caramuru Paiva, O Diretor-Presidente da CAERN, Roberto Linhares, a Diretora Regional da CAERN do Seridó, a Sra. Rosy Gurgel, que autorizou Fabiano de Oliveira Moura, Coordenador da Unidade de Água da Regional do Seridó, Joelson de Dede Gama, operador de máquina e toda equipe da CAERN, por entenderem a importância da reivindicação coletiva em prol daquela população.

A união com os moradores local, Nana Medeiros, Francisco Silvério, Josiene de Fabinho, Marfran Medeiros, Marcelo de Zé Dantas e Nilson Araújo, proporcionaram uma belíssima conquista que em breve será inaugurada enfatizou o edil.



Fonte: Facebook Fabioano/ Blog Fábio Locutor.

Prefeitura de Cruzeta irá Promover nesta sexta-feira (11) uma Programação especial voltada para todas as Crianças


A Prefeitura municipal de Cruzeta promove sexta-feira (11) uma programação especial voltada para todas as crianças do nosso Município.

Com entrada gratuita, a ação promove uma tarde de atividades para os pequenos. Brincadeiras, apresentações musicais, dança, lanches e ainda parque de diversões gratuito.

Fonte: Facebook Prefeitura de Cruzeta 



Sarampo: campanha nacional começou nesta segunda-feira

Municípios devem dar início nesta segunda-feira, 7 de outubro, à Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em todos os postos de saúde do país. A prioridade é vacinar crianças de seis meses até menores de cinco anos. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária.
Além das crianças, o MS também recomenda a vacinação de pessoas com faixa etária de 20 a 29 anos e que não estão com a caderneta de imunização em dia e a pasta espera atingir 13,6 milhões adultos. Para esse grupo, a vacinação está prevista para iniciar no dia 18 de novembro. O Dia D da campanha será dia 19.
Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para o combate à doença nos Municípios. “Vacina é um direito da criança. Ela não consegue ir sozinha a uma unidade de saúde para se vacinar. Pais, responsáveis, avós chequem a carteira de vacinação como ato de respeito e de amor”, explica o Ministério da Saúde. Se a criança não tiver tomado nenhuma dose da vacina, ela deverá tomar a primeira e, na sequência, a segunda.
Incentivos
Para incentivar a vacinação de crianças, o ministério disponibilizará R$ 206 milhões destinados aos Municípios que cumprirem duas metas estabelecidas pelo ministério. “Para receber esse recurso adicional, os gestores terão de informar mensalmente o estoque das vacinas poliomielite, tríplice viral e pentavalente e atingir 95% de cobertura vacinal contra o sarampo em crianças de 1 a 5 anos de idade com a primeira dose da vacina tríplice viral”.
Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. Por isso, a meta é 39,9 milhões de brasileiros, 20% da população, que hoje estão suscetíveis ao vírus do sarampo, de acordo com o Ministério da Saúde. Apesar da faixa etária de 20 a 29 anos concentrar a maior parte desses brasileiros (35%), são os menores de cinco anos o grupo mais suscetível para complicações do sarampo.
Fonte: Agencia da CNM de Noticias.

Prorrogado prazo para cadastramento do fundo municipal do idoso

O prazo para que os Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa cadastrem seus fundos foi prorrogado até dia 20 de outubro. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) elaborou a Nota Técnica 20/2019 com mais explicações sobre o assunto. Para a entidade, com a ampliação do prazo, os Municípios têm um pouco mais de tempo para reunir as informações necessárias para o cadastramento dos fundos, como dados institucionais do conselho, número do CNPJ, dados bancários, gestor do fundo, etc.
Para a Confederação, quando não há uma estrutura de cofinanciamento regular que envolva os Entes federados na operacionalização das políticas públicas, os fundos especiais são uma alternativa. Dessa forma, é fundamental que Municípios os organizem como um instrumento de gestão e captação de recurso, principalmente em função da Lei 13.197/19 – que estabelece a possibilidade de doações ao fundo do idoso via imposto de renda.
A CNM explica que, ao fazer a declaração do imposto de renda completa, o cidadão pode optar por destinar ao fundo municipal do idoso parte do imposto, que varia de 3% a 6% no caso de pessoas físicas e 1% pessoa jurídica. Com base na Lei 13.197 e como forma de orientar os gestores municipais no processo de organização dos fundos foi feita uma Roda de Conhecimento, sobre o assunto, veja aqui.
A entidade orienta que gestores sensibilizem a população para contribuírem com o fundo, considerando outras fontes de receita que não só as destinações via imposto de renda. Trata-se de genuína participação social, onde o cidadão informa ao poder público local a política pública que gostaria de investir.
Acesse aqui o formulário.
Acesse aqui a portaria que prorroga o prazo para cadastro dos fundos.
Fonte: Agencia CNM de Noticias