terça-feira, 22 de outubro de 2019

Vereador Fabiano Pacômio participou de uma importante reunião na manhã desta terça-feira (22) no STTR de Carnaúba dos Dantas com a EMATER, assunto Programa do Leite com os produtores que colocam leite nos tanques de resfriamento.


O Vereador Fabiano Pacômio do (PT) Participou de uma reunião promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Carnaúba dos Dantas/RN em parceria com a EMATER, para tratar do Programa do Leite e na ocasião foi esclarecido algumas informações para os produtores presentes que colocam leite nos três tanques de resfriamento de leite sobre o PAA - Programa de Aquisição Alimentar, PLP - Programa do Leite Potiguar, Compra Direta, Programa de Forragem e Feno no município de Carnaúba dos Dantas.

A reunião foi palestrada pela senhora Maria Elina Carvalho Medeiros dos Santos Assessora Regional de Mercados Institucionais da Emater Regional de Currais Novos/RN, também participou a Engenheira Florestal Extensionista da Emater Ana Maria Cordeiro Alves, Martim Bernardo da Silva e Valter José Dantas representando o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Carnaúba dos Dantas, Gildemara Dantas Dias da Silva presidente da Associação do Povoado Ermo, empresário Sebastião Azevedo (Basto de Joaquim Azevedo) e vários produtores de leite do município de Carnaúba dos Dantas.


Fotos: via Facebook de Ana Maria e texto Fábio Locutor.



Nove Municípios concorrem ao prêmio APS Forte; resultado sai em 29 de outubro

O Prêmio APS Forte para o SUS: Acesso Universal divulgou as onze experiências na área de saúde finalistas da iniciativa. Nove delas são de Municípios. As ações selecionadas melhoram o acesso da população ao Sistema Único de Saúde (SUS), priorizando e reforçando o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) como porta de entrada prioritária e coordenadora da atenção no sistema.
No total, a premiação registrou 1.294 estratégias adotadas para melhorar a saúde da população. Para a primeira fase da seleção, foram selecionadas 946. Dessas, 135 seguiram indicadas para o prêmio. A seleção engloba práticas das cinco regiões do Brasil. O resultado final – das três vencedoras – será anunciado em 29 de outubro, na Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (Opas), em Brasília.
Os Municípios de Abaetetuba (PA), Doresópolis (MG), Jaraguá do Sul (SC), Mombaça (CE), Salgueiro (RJ), Santo Antônio do Monte (MG), São Paulo (SP), Senador Canedo (GO) e Tefé (AM) estão entre os finalistas, ao lado dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Informações sobre as propostas selecionadas para o Prêmio APS estão disponíveis no portal da iniciativa.
Os vencedores vão conhecer uma experiência internacional de rede de atenção à saúde focado na Atenção Primária à Saúde (APS). O objetivo do prêmio é valorizar, sistematizar e divulgar experiências que ampliam o acesso do cidadão ao SUS.
A análise técnica das experiências inscritas ficou a cargo de um grupo de trabalho composto por gestores, profissionais de saúde, acadêmicos, especialistas nacionais e internacionais, convidados da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS) e da OPAS Brasil.
As experiências aprovadas pelos jurados técnicos a partir da primeira fase vão compor o NavegadorSUS – publicação técnica eletrônica editada pela OPAS e o Ministério da Saúde. As três práticas vencedoras estarão, ainda, sistematizadas em livro no formato de estudos de caso.
Da Agência CNM de Notícias, com informações da Ascom SAPS/Portal da Inovação.