quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Inter TV Cabugi mostra neste sábado (16) uma reportagem sobre Carnaúba dos Dantas-RN




Neste próximo sábado (16/11) às 08:00h da manhã na Inter TV Cabugi no "Programa Resenhas do RN", será reproduzida a reportagem realizada ultimamente na cidade de Carnaúba dos Dantas/RN.

A vinda da equipe do "Programa Resenhas do RN" foi uma articulação do poeta Cacá de Cirilo e da poetisa Clara Bezerra, com o apoio de Nana Medeiros, vereador Fabiano Pacômio e Escritório CA contabilidade. Os parceiros para gravação foram os amigos Dean Carvalho. Ransey Bivar, Silvana Tibé e equipe do Beco Cultural.

Vamos compartilhar para que os nossos munícipes assistam o que há de melhor no município carnaubense!

Fonte: Blog do Toscano Neto.


Saúde do homem vai muito além do exame de próstata

Novembro é conhecido como o mês de debate e promoção da saúde dos homens. Porém, é importante lembrar que o cuidado não se limita a um mês do ano ou ao tratamento de doenças quando elas aparecem. É importante a vinculação com a Atenção Primária à Saúde e o acompanhamento de sua saúde durante toda a vida.
Para homens que não apresentam sintomas, não há regra em relação à periodicidade de consultas médicas. Mas é aconselhável elaborar com um profissional de confiança um plano de cuidados que inclua medidas preventivas para se manter saudável, como integrar na rotina hábitos saudáveis, conviver com amigos e familiares, envolver-se na educação dos filhos e participar de atividades culturais ou esportivas. Essas ações poderão melhorar a saúde física e mental do homem e ainda evitar doenças que prejudiquem sua qualidade de vida.
E o câncer de próstata?
Embora muito se diga sobre a doença e a relevância que esta tem junto à população masculina, outras situações e agravos devem ser prevenidos, reduzidos e abordados, com base nas necessidades das pessoas, em seus planos de cuidado.
Por isso, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (Inca) não recomendam o rastreamento em massa do câncer no mês de novembro, e em nenhum outro mês do ano, já que não há evidências científicas que apontem efeitos dessa busca sobre a redução da mortalidade por câncer de próstata.
O que se recomenda, novamente, é um cuidado frequente, vinculado a uma equipe profissional para a prevenção desta e outras doenças, a discussão sobre hábitos cotidianos e o envelhecimento saudável durante toda a vida.
Esse cuidado exige ir além de iniciativas de rastreamento, mas focar na procura, ao longo de todo o ano, por ações e serviços de saúde a partir da Atenção Primária à Saúde. Quer saber como? 
Gestores e trabalhadores da saúde
Estruturem de forma permanente abordagens para o acesso e acolhimento aos homens nos serviços de saúde, a prevenção de violências e acidentes, o planejamento familiar, a saúde sexual, a saúde reprodutiva, a paternidade ativa, os hábitos de vida saudáveis e o cuidado de doenças como diabetes e hipertensão. Uma forma de fazer isso acontecer é aderir ao Programa Saúde na Hora, lançado pelo Ministério da Saúde em 2019, que amplia o acesso das pessoas às Unidades de Saúde da Família, uma vez que estende o horário de funcionamento das USF e oportuniza que populações trabalhadoras possam usufruir de um cuidado coordenado, longitudinal e integral. O horário de funcionamento pode ainda acontecer no horário de almoço e, opcionalmente, aos fins de semana. Saiba mais em: http://saude.gov.br/component/tags/tag/saude-na-hora
População
Cuide-se. Cuidar da saúde exige atenção, interesse e disponibilidade para olhar para si, seja no ambiente doméstico, seja no ambiente de trabalho, no espaço de lazer e em espaços sociais. Essa atitude proativa e responsável gera impactos reais na sua qualidade de vida e na das pessoas ao seu redor. A vinculação a uma equipe de Saúde da Família e da Comunidade possibilita o planejamento das ações de cuidado de sua vida, com escolha orientada para hábitos de vida, formas de cuidado e de envelhecimento com saúde.
Pais e filhos
Pais são exemplos para seus filhos, e isso inclui o cuidado em saúde. Incentivem que eles procurem os serviços de saúde, ainda que não haja uma necessidade clara ou sintomas de alguma doença. Pratique e os estimule a praticar exercícios físicos com regularidade. Converse sobre o que eles estão sentindo, para que eles saibam lidar com frustrações de maneira saudável. Evite o uso da violência para lidar com as situações da vida, cultivando bons hábitos de saúde, como manter a carteira vacinal atualizada e consumir alimentos saudáveis, entre outros.
Prevenção
Prevenir é uma estratégia excelente para quem quer manter o vigor e a saúde em dia! Os serviços de saúde também estão preparados para orientar em situações de estresse, de sobrecarga mental e de outras situações emocionais. É um espaço para tirar dúvidas e obter instruções acerca de tudo que envolva sua saúde.
Pense nisso!
Fonte: Blog da Saúde.