terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Vereador Fabiano Pacomio solicita do Poder Executivo Municípal que seja feita limpeza no lixo, na Ladeira de Chico Zé Vitor.





O vereador Fabiano Pacômio (PT) solicitou através do oficio nº 001/20, ao Poder Executivo Municipal que seja feita uma limpeza no lixo, na Ladeira de Chico Zé Vitor. O edil enfatizou a conscientização da população no sentido de colaborar quanto ao descarte correto de lixo e entulhos.

Destacam que Carnaúba dos Dantas é uma cidade turística e o referido local fica próximo ao Castelo D'Bivar e é acesso ao Complexo dos Sítios Arqueológico do Xique Xique. Aproveitarmos para agradecer a compreensão de todos.
Fonte: Facebook de Fabiano Pacômio.

Comissão promove curso para Conselheiros Tutelares dos municípios do RN

O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e o Centro de Apoio às Promotorias de Justiça da Infância, Juventude e Família (CAOPIJF), em parceria com o CONSEC, COEGEMAS e FEMURN, disponibilizará um Curso Básico, na modalidade semipresencial, para atuação dos Conselheiros Tutelares eleitos no último processo de escolha, ocorrido no dia 06 de outubro de 2019, composto de aula inaugural presencial e o restante do curso em EAD.
A FEMURN reforça, a todas as prefeituras, a importância da participação dos conselheiros eleitos nos cursos.
As aulas inaugurais do referido curso serão ministradas em quatro polos (Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros), atendendo aos seguintes municípios nas referidas datas e locais:
Natal (Turma 1): Dia 21 de janeiro de 2020 – Auditório da Procuradoria-Geral de Justiça
Municípios: Arês, Bom Jesus, Baia Formosa, Brejinho, Caiçara do Rio dos Ventos, Canguaretama, Ceará - Mirim, Extremoz, Goianinha, Guamaré, Ielmo Marinho, Lajes, Macaíba, Maxaranguape, Monte Alegre, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Pedra Preta, Pedro Velho, Poço Branco, Pureza, Riachuelo, Rio do Fogo, Rui Barbosa, São Gonçalo do Amarante, São José do Mipibu, São Miguel do Gostoso, Santa Maria, São Paulo Potengi, São Pedro, São Tomé, Senador Georgino Avelino,Taipu, Tibau do Sul, Touros, Vera Cruz, Vila Flor.
Natal (Turma 2): Dia 23 de janeiro de 2020 – Auditório da Procuradoria-Geral de Justiça
Municípios: Macau, Pendências, Alto do Rodrigues, Pedro Avelino, Parazinho, João Câmara, Jandaíra, Bento Fernandes, Jardim de Angicos, Barcelona, Lagoa de Velhos, Tangará, Sítio Novo, Senador Elói de Souza, Serra Caiada, Boa Saúde, São José de Campestre, Serra de São Bento, Monte das Gameleiras, Nova Cruz, Lagoa Dantas, Passa e Fica, Montanhas, Santo Antônio, Serrinha, Lagoa de Pedras, Passagem, Várzea, Espírito Santo, Jundiá, Lagoa Salgada, Afonso Bezerra, Angicos e Fernando Pedrosa, Santa Cruz, Lajes Pintadas, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Jaçanã, São Bento do Trairi, Japi, Galinhos, Caiçara do Norte, São Bento do Norte, Pedra Grande.
Caicó: Dia 28 de janeiro de 2020 - na UFRN
Municípios: Caicó, Serra Negra do Norte, São João do Sabugi, Ipueira, Timbaúba dos Batistas, Jardim de Piranhas, São Fernando, Equador, Santana do Seridó, São José do Seridó, Parelhas, Ouro Branco, Jardim do Seridó, Cruzeta, Acari, Carnaúba dos Dantas, São Fernando, Jucurutu, Santana do Matos, Tenente Laurentino, Florânia, São Vicente, Bodó, Currais Novos, Lagoa Nova e Cerro-Corá.
Pau dos Ferros: Dia 04 de fevereiro de 2020 – na UFERSA
Municípios: Pau dos Ferros, Francisco Dantas, Severiano Melo, Itaú, Riacho da Cruz, Tabuleiro Grande, Rodolfo Fernandes, Viçosa, Portalegre, Umarizal, Olho D'Água dos Borges, Rafael Godeiro, Janduís, Patú, Messias Targino, Almino Afonso, Lucrécia, Frutuoso Gomes, João Dias, Antônio Martins, Serrinha dos Pintos, Martins, Pilões, Alexandria, Tenente Ananias, Marcelino Vieira, Paraná, José da Penha, Major Sales, Luis Gomes, Venha Ver, Coronel João Pessoa, São Miguel, Doutor Severiano, Rafael Fernandes, Riacho de Santana, Encanto, São Francisco do Oeste e Água Nova
Mossoró: Dia 06 de fevereiro de 2020 – na sede das Promotorias de Justiça de Mossoró
Municípios: Mossoró, Apodi, Dix-Sept Rosado, Felipe Guerra, Upanema, Caraúbas, Campo Grande, Areia Branca, Tibau, Grossos, Serra do Mel, Baraúna, Assu, Carnaubais, Porto do Mangue, Ipanguaçu, Itajá, São Rafael, Paraú, Triunfo.
Fonte: FEMURN



FPM de janeiro: Queda de 13,16% e 32 municípios potiguares com saldo zero

O ano de 2020 começou com dificuldades financeiras para os municípios do Rio Grande do Norte. O primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do mês de janeiro, ocorrido na última sexta-feira, dia 10 de janeiro, teve redução de 10,74%, em comparação com os valores transferidos em 2019. Ao aplicar a inflação, o impacto negativo chega a 13,16%. Além disso, 32 municípios potiguares tiveram o saldo zerado na primeira cota do fundo neste mês.
Na avaliação do Presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – Femurn e Prefeito de São Paulo do Potengi, José Leonardo Cassimiro de Araújo (Naldinho), a queda representa um forte impacto negativo para os municípios, que perderam 10% das receitas previstas em relação à primeira parcela de janeiro do ano passado: “Tivemos um repasse frustrante neste primeiro pagamento de janeiro, uma vez que em todos os meses de 2019 os municípios estavam recebendo uma cota sempre superior ao mesmo mês do ano anterior (2018)”, afirmou Naldinho.
Segundo o Presidente da Federação, a expectativa dos gestores é que ocorra reação já nos próximos repasses do Tesouro Nacional ainda em janeiro, a serem pagos nos dias 20 e 30 deste mês: “Esperamos reação do FPM já agora, na segunda e terceira cota de janeiro, para que a gente possa ficar superior a janeiro de 2019 e a ausência dos valores do fundo não afete ainda mais a crise financeira nos nossos municípios”, alertou.
A queda no repasse do FPM prejudica as finanças das prefeituras e inviabiliza investimentos, fazendo com que os gestores precisem readequar o planejamento financeiro dos municípios para 2020, amenizando os efeitos da redução desta transferência de recursos.
MUNICÍPIOS COM OS FPM ZERADOS NA PRIMEIRA COTA DE JANEIRO/2020:
AFONSO BEZERRA
ANGICOS
BARAÚNA
BREJINHO
CARNAUBAIS
EQUADOR
FLORÂNIA
GALINHOS
GOV. DIX-SEPT ROSADO
GROSSOS
IELMO MARINHO
JANDAÍRA
JOíO CÂMARA
LAGOA D'ANTA
MOSSORÓ
PASSAGEM
PEDRA GRANDE
PEDRO AVELINO
PEDRO VELHO
PENDÊNCIAS
PORTO DO MANGUE
PUREZA
RIO DO FOGO
SANTANA DO MATOS
SANTO ANTÔNIO
SíO BENTO DO NORTE
SíO JOSÉ DE MIPIBU
SíO PEDRO
SENADOR GEORGINO AVELINO
TENENTE LAURENTINO
TOUROS
VILA FLOR.
Fonte: FEMURN.